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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Pedro_mota em 11 de Maio de 2010, 22:03 pm

Título: Ventoinha
Enviado por: Pedro_mota em 11 de Maio de 2010, 22:03 pm
Boas,
em conversa com um amigo meu estavamos a falar da ventoinha do carro dele que nunca a viu trabalhar, por isso lembrei me que na verdade a minha tb nunca a ouvi trabalhar,  na verdade tb nunca vi o ponteiro da temperatura passar de meio que é a temperatura normal, mas sera essa situação normal?


cumps
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: santos.299 em 12 de Maio de 2010, 20:42 pm
qual é o carro???????
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: rodrigopt em 12 de Maio de 2010, 21:16 pm
Posso-te dizer que no meu Clio também não a oiço a trabalhar, mas a verdade é que trabalha, que aqui à tempos abri o capôt e mandei-lhe umas belas aceleradelas e ela lá disparou, isto porque eu metia o liquido de refrigeração e passado 1 semana ou 15 dias tinha aquilo praticamente seco! :shocked: O mecânico lá conseguiu descobrir de onde era a fuga, e não era nenhum tubo, mas sim tipo um vedante em plástico ou algo assim que estava estalado.
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: Pedro_mota em 13 de Maio de 2010, 00:07 am
É um Megane II.

Pois na verdade eu nunca ouvi a minha a trabalhar lol
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: el_pibe em 13 de Maio de 2010, 16:58 pm
Posso-te dizer que no meu Clio também não a oiço a trabalhar, mas a verdade é que trabalha, que aqui à tempos abri o capôt e mandei-lhe umas belas aceleradelas e ela lá disparou, ...

Lol, o mim foi o mesmo, quando o carro era novo questionei-me e perguntaram-me o mesmo, fiz o mesmo que tu e lá a vi a trabalhar  :tongue:
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: rodrigopt em 13 de Maio de 2010, 17:52 pm
Já no da minha mãe que é um 106 ouve-se bem ela a trabalhar  :grin:
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: acadilhe em 13 de Maio de 2010, 20:38 pm
Posso-te dizer que no meu Clio também não a oiço a trabalhar, mas a verdade é que trabalha, que aqui à tempos abri o capôt e mandei-lhe umas belas aceleradelas e ela lá disparou, isto porque eu metia o liquido de refrigeração e passado 1 semana ou 15 dias tinha aquilo praticamente seco! :shocked: O mecânico lá conseguiu descobrir de onde era a fuga, e não era nenhum tubo, mas sim tipo um vedante em plástico ou algo assim que estava estalado.

Colocas-te só liquido de refrigeração?! Nas embalasgens vem referido que deve ser colocado cerca de 50% de liquido de refrigeraçõ e o restante em águas destilada.
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: rodrigopt em 13 de Maio de 2010, 23:16 pm
Sinceramente era só liquido de refrigeração... :lipsrsealed:
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: acadilhe em 15 de Maio de 2010, 13:09 pm
Pois...há que ler bem os rotulos das embalagens. Se não estou em erro liquido de regrigeração sem " diluição" só nos paises mais a Norte ou seja paises em que as temperaturas descem a médias bem negativas...
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: Gonçalo em 15 de Maio de 2010, 22:51 pm
Português que é português não lê rótulos, instruçoes, tudo o que explique... 1º faz-se a asneira, depois vai-se a ler o porque de nao estar a dar... Viva Portugal!
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: Black Phoenix em 15 de Maio de 2010, 23:54 pm
Português que é português não lê rótulos, instruçoes, tudo o que explique... 1º faz-se a asneira, depois vai-se a ler o porque de nao estar a dar... Viva Portugal!

Pois entao eu estou muito mal habituado... Pois antes de tentar sequer em fazer, leio como o fazer... Se calhar foi dos tempos de Inglaterra... :grin:
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: Gonçalo em 16 de Maio de 2010, 00:07 am
Isso foi dos tempos em inglaterra... Ainda hoje já nao sei a fazer o que, já o meu pai ia a fazer asneira até ao momento em que eu disse "nao forces, nao é assim, lê aqui"  :rolleyes:
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: DanielNogueira78 em 16 de Maio de 2010, 06:11 am
Isso "dos tempos de Inglaterra" fez-me lembrar os Fire Drills, a malta toda contente a sair do ambiente de 28o ou lá quanto era, água quentinha na piscina, e se fosse na parte do SPA então é que era.. E vir pra rua num dia de 5o à sombra, todos sorridentes.. Aqueles tipos vivem meios drogados, digo-vos..

Adiante.. Então e ninguém encara como possível a hipótese de haver líquidos que não precisam de ser diluídos?... O que eu tenho usado, comprado ali na "Oficina Mendes", é desses.. Acho eu, que se li o rótulo já foi há muito tempo! Eheheh..

DN
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: acadilhe em 16 de Maio de 2010, 14:14 pm
Anticongelante
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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Os anticongelantes são compostos químicos que se adicionam aos líquidos para reduzir seu ponto de solidificação (ponto de fusão), logrando desta forma que a mistura resultante se congele a uma temperatura mais baixa. Uma aplicação típica é adicioná-los à gasolina e o diesel para evitar sua solidificação no inverno e climas frios, assim como a água do circuito de refrigeração dos motores para que funcionem expostos a temperaturas extremas. Outra aplicação é inibir a corrosão dos sistemas de refrigeração que normalmente contém uma gama de metais eletroquimicamente incompatíveis (alumínio, ferro fundido, cobre, soldas de chumbo, etc). :angel: :laugh:
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: jcps001 em 26 de Junho de 2011, 06:38 am
Desculpem desenterrar este tópico, mas para evitar abrir outro, aproveito este para perguntar se há problema em usar o anticongelante da marca "continente". De cor vermelha. Tenho o líquido no clio no mínimo e aquilo está a fazer-me confusão. Posso usar este? Há algum problema? Conheço alguém que o usa num Yaris há anos, sem problemas...
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: Xmarine em 26 de Junho de 2011, 08:10 am
Desculpem desenterrar este tópico, mas para evitar abrir outro, aproveito este para perguntar se há problema em usar o anticongelante da marca "continente". De cor vermelha. Tenho o líquido no clio no mínimo e aquilo está a fazer-me confusão. Posso usar este? Há algum problema? Conheço alguém que o usa num Yaris há anos, sem problemas...

Todos os renault usam do verde. Salvo erro com solução a 20%
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: jcps001 em 26 de Junho de 2011, 09:19 am


Todos os renault usam do verde. Salvo erro com solução a 20%

Portanto, vermelho não presta... Só mesmo o verde...
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: Gonçalo em 26 de Junho de 2011, 15:37 pm
Vermelho, branco, verde, amarelo, etc etc, é feito pelo corante usado... Não se trata de não prestar, apenas tens de ver a diluição mais indicada para o teu carro e colocar... Ter em atenção que esses produtos de marca branca muitas das vezes são basicamente água...  :wink:
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: jcps001 em 26 de Junho de 2011, 16:54 pm
Vermelho, branco, verde, amarelo, etc etc, é feito pelo corante usado... Não se trata de não prestar, apenas tens de ver a diluição mais indicada para o teu carro e colocar... Ter em atenção que esses produtos de marca branca muitas das vezes são basicamente água...  :wink:

Ah, OK, certo. O que interessa é ver se aquilo tem qualidade e se a diluição é a certa. Vou resolver o assunto.
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: Gonçalo em 26 de Junho de 2011, 17:10 pm
Vai a uma casa de peças e vê se arranjas um da valeo á cor do que tens de origem... Eu cores nao as misturo e prefiro algo de jeito para evitar ferrugens no circuito  :wink:
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: Hardcore em 26 de Junho de 2011, 19:19 pm
Aproveita e faz uma limpeza ao circuito, depois então metes o liquido novo.
Título: Re: Ventoinha
Enviado por: scenick em 26 de Junho de 2011, 20:31 pm
Podem chamar-me esquisito com essas coisas mas liquido de refrigeração ou anticongelante convém por sempre da mesma marca ou acrescentar sempre igual, tipo verde = verde , vermelho = vermelho, sendo o ideal saber que marca lá está e acrescentar igual, tudo isto porque as bombas de água são esquisitas e costumam dar-se mal com anticongelante diferentes.