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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: acadilhe em 13 de Maio de 2010, 20:17 pm

Título: Imobilizador
Enviado por: acadilhe em 13 de Maio de 2010, 20:17 pm
Hoje fui chamado a um acidente de viação para limpeza de pavimento em que estava envolvida uma Mégane. A carrinha levou uma pancada por trás que lhe provocou o empeno da porta da mala e estilhaçou o vidro traseiro. Para efectuar o trabalho para que fomos chamados era necessario retirar a Megane do local, quando pedimos à condutora para o fazer disse não ser possivel uma vez que devido à pancada o sistema recebia a informação de porta aberta e o carro não pegava. Esta viatura é das que já tem cartão em vez de chave. A própria direcção do carro trancou o que logicamente impedia mover o volante.
A minha questão é esta, isto é normal acontecer ?
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: Hardcore em 13 de Maio de 2010, 21:00 pm
O meu se tiver a mala aberta também só pega se estiver o cartão inserido no leitor, caso contrario não pega.

Abraço!
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: Gonçalo em 13 de Maio de 2010, 22:45 pm
Precisamente, com a mala aberta tem de ter o cartão inserido na ranhura, é uma forma de nao perder a mala pelo caminho ao bater em algum local...
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: acadilhe em 14 de Maio de 2010, 00:16 am
Pois mas o esquisito nesta situação é que o cartão estava inserido no local a ele destinado e mesmo assim o carro não pegava. Então neste caso pode é ter havido alguma avaria embora esquisita uma vez que o embate foi na traseira.
A mala estava fechada apenas estava empenada do embate.
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: Gonçalo em 14 de Maio de 2010, 01:24 am
Podia o sensor de mala ter avariado e isso desencadear o bloqueio  :wink:
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: acadilhe em 14 de Maio de 2010, 16:53 pm
Pois pode ser uma boa razão, é o bom eo mau da electrónica. :tongue:
Com esta situação fiquei a saber mais uma coisa. :cool:
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: Gonçalo em 15 de Maio de 2010, 00:19 am
É mesmo, o bom e o mau... Nao podem ser só coisas boas  :tongue:
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: overlord em 16 de Maio de 2010, 01:58 am
apesar de ser um embate menor o sistema pode ter bloqueado o arranque devido a isso mesmo, ter acontecido um embate.
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: DanielNogueira78 em 16 de Maio de 2010, 04:51 am
Então temos aqui mais um Alentejano e nem dei por nada? Olha, Bem-Vindo! =)

um pouco de OT mas não muito: Clio 1 phase 2, pré-tensor dos cintos.

Pela minha análise visual e eléctrica follow-the-wires, deduzi que aquilo é um sistema da VOLVO, baseado numa caixinha debaixo do cinzeiro na consola central, que há-de ter um sensor cinético, algo que dispara as cargas explosivas em caso de redução mais violenta de velocidade, ou seja um impacto...

A minha pergunta é: como saber se o sistema tá OK? A que velocidade aquilo disparará?

O meu carro algures na vida já teve pelo menos um acidente, e algum espertinho forreta em vez de trocar os explosivos não, vai de desligar a ficha da tal caixinha... Troquei o clip direito, o do pendura, mas não consegui trocar o meu, o parafuso está de tal forma apertado que vai-lá-vai.. O que me deixou outra questão no ar:

Será possível o sistema disparar apenas um dos pré-tensores? Eu pensava que sim, porque a batida há-de ter sido do lado do pendura e era do lado dele que tinha o explosivo detonado. Mas como arranjei os dois tensores "novos" fui tentar trocar o meu também e fiquei com a idéia que o meu também já estava detonado, queimado, explodido, só não estava com o clip puxado pra baixo como estava o do pendura, só porque não calhou, pois há sinais de ter sido puxado também, só que talvez a força não tivesse sido suficiente para o baixar na totalidade. Vi que a manga plástica que reveste o cabo d'aço deve ter feito força demais, está um pouco rasgada e puxada pra dentro, mas o clip agarra bem o cinto e está a um nível normal. Ou seja, prá IPO até escapa como tem escapado mas pro efeito do sistema, aquele já há-de estar morto, tal como o irmão do lado..

Conclusão: (e desculpem lá a minha longa prosa..) como saber se o sistema tá activo? A que velocidade disparará? Ao disparar, detona sempre os dois? Porque não há aparentemente diferença entre estar a ficha ligada à caixinha ou não? Porque não há uma indicação visual no quadrante? Haverá info sobre isso na consola que o mecânico liga à ficha na caixa de fusíveis/relés?

E porque que há gente "idiota" que deixa pré-tensores detonados no sítio e vai e desliga uma ficha e já-tá?...

DN
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: overlord em 16 de Maio de 2010, 22:57 pm
eu no acidente do meu clio II fase III so e apenas tinha um pré-tensor disparado, tal com o airbag lateral desse lado.
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: electro1 em 02 de Agosto de 2010, 19:08 pm
bem : os renault apartir de 2001  tem um sensor. se a mala tiver aberta o carro nao pega  nem com o cartao ou  sem ele e uma medida de seguranca aplicada na renault por isso e k e considerado um carro de 5stars :shocked:
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: Xmarine em 02 de Agosto de 2010, 19:50 pm
bem : os renault apartir de 2001  tem um sensor. se a mala tiver aberta o carro nao pega  nem com o cartao ou  sem ele e uma medida de seguranca aplicada na renault por isso e k e considerado um carro de 5stars :shocked:

Não é bem assim. O meu clio pega. Os clio's 3 também. E já mexi numa megane de 2007 que também pegava com a mala aberta...
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: Timoteo em 02 de Agosto de 2010, 21:42 pm
Vou testar na GtLine e logo deixo feedback.. :wink: Agora fiquei curioso..
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: depx em 03 de Agosto de 2010, 12:20 pm
Os meus clios pegam todos com a mala do carro aberta. :wink:
Mas nenhum tem cartão. :tongue:
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: Lipe em 03 de Agosto de 2010, 12:34 pm
Nunca experimentei liga-lo de mala aberta... normalmente já está a trabalhar quando se abre a mala.

Daqui a pouco experimento
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: Lipe em 03 de Agosto de 2010, 13:29 pm
Aqui está um pequeno teste....
http://www.youtube.com/watch?v=n-bLLk_LGto (http://www.youtube.com/watch?v=n-bLLk_LGto)

Mito desfeito no meu clio III  :tongue:
Com os de Cartão mãos livres não sei se será igual, é capaz de trabalhar na mesma.

Logo experimento com dois Clios MK2 de 2002.
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: Gonçalo em 06 de Agosto de 2010, 17:56 pm
O meu nao pega com a mala aberta  :wink:
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: Lipe em 06 de Agosto de 2010, 19:51 pm
O meu nao pega com a mala aberta  :wink:

Pronto, terá a ver com o cartão maos livres
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: depx em 08 de Agosto de 2010, 03:38 am
O meu nao pega com a mala aberta  :wink:

Pronto, terá a ver com o cartão maos livres

São só mariquices nos carros...LOL
Os nossos pegam sempre. :tongue:
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: deathophobia em 08 de Agosto de 2010, 10:57 am
boas...

fiquei curioso e fui testar na minha laguna II e pegou tanto com a mala aberta como só o óculo traseiro aberto...
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: octávio em 08 de Agosto de 2010, 18:40 pm
tenho de ver na minha  :grin: :grin:
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: abvs em 19 de Agosto de 2010, 23:05 pm
Olá a todos.

Em relação a este assunto eu tenho como sabem uma Megane Break Sport Limited de 2005 com cartão mãos livres e o carro pega com a bagageira aberta desde que eu coloque o cartão na respectiva ranhura. Se o cartão estiver dentro do habitáculo mas não na ranhura não pega.

Cumprimentos
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: Rui em 20 de Agosto de 2010, 08:11 am
O meu tem um cartão "mãos ocupadas" e basta introduzir na ranhura que pega com qualquer porta aberta, obviamente em ponto morto ou com o pé na embraiagem.
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: carlosjcm em 08 de Setembro de 2011, 11:57 am
Bem o GT Line também pega não estando o cartão na ranhura, e a mala aberta.
Título: Re: Imobilizador
Enviado por: Timoteo em 11 de Setembro de 2011, 09:06 am
Bem o GT Line também pega não estando o cartão na ranhura, e a mala aberta.

No gtline, com cartão mãos-livres, basta que o cartão esteja dentro do carro, desde que com o pé no travão, mesmo com todas as portas abertas, ele pega sempre  :tongue: