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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: acadilhe em 13 de Maio de 2010, 20:17 pm
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Hoje fui chamado a um acidente de viação para limpeza de pavimento em que estava envolvida uma Mégane. A carrinha levou uma pancada por trás que lhe provocou o empeno da porta da mala e estilhaçou o vidro traseiro. Para efectuar o trabalho para que fomos chamados era necessario retirar a Megane do local, quando pedimos à condutora para o fazer disse não ser possivel uma vez que devido à pancada o sistema recebia a informação de porta aberta e o carro não pegava. Esta viatura é das que já tem cartão em vez de chave. A própria direcção do carro trancou o que logicamente impedia mover o volante.
A minha questão é esta, isto é normal acontecer ?
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O meu se tiver a mala aberta também só pega se estiver o cartão inserido no leitor, caso contrario não pega.
Abraço!
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Precisamente, com a mala aberta tem de ter o cartão inserido na ranhura, é uma forma de nao perder a mala pelo caminho ao bater em algum local...
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Pois mas o esquisito nesta situação é que o cartão estava inserido no local a ele destinado e mesmo assim o carro não pegava. Então neste caso pode é ter havido alguma avaria embora esquisita uma vez que o embate foi na traseira.
A mala estava fechada apenas estava empenada do embate.
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Podia o sensor de mala ter avariado e isso desencadear o bloqueio :wink:
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Pois pode ser uma boa razão, é o bom eo mau da electrónica. :tongue:
Com esta situação fiquei a saber mais uma coisa. :cool:
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É mesmo, o bom e o mau... Nao podem ser só coisas boas :tongue:
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apesar de ser um embate menor o sistema pode ter bloqueado o arranque devido a isso mesmo, ter acontecido um embate.
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Então temos aqui mais um Alentejano e nem dei por nada? Olha, Bem-Vindo! =)
um pouco de OT mas não muito: Clio 1 phase 2, pré-tensor dos cintos.
Pela minha análise visual e eléctrica follow-the-wires, deduzi que aquilo é um sistema da VOLVO, baseado numa caixinha debaixo do cinzeiro na consola central, que há-de ter um sensor cinético, algo que dispara as cargas explosivas em caso de redução mais violenta de velocidade, ou seja um impacto...
A minha pergunta é: como saber se o sistema tá OK? A que velocidade aquilo disparará?
O meu carro algures na vida já teve pelo menos um acidente, e algum espertinho forreta em vez de trocar os explosivos não, vai de desligar a ficha da tal caixinha... Troquei o clip direito, o do pendura, mas não consegui trocar o meu, o parafuso está de tal forma apertado que vai-lá-vai.. O que me deixou outra questão no ar:
Será possível o sistema disparar apenas um dos pré-tensores? Eu pensava que sim, porque a batida há-de ter sido do lado do pendura e era do lado dele que tinha o explosivo detonado. Mas como arranjei os dois tensores "novos" fui tentar trocar o meu também e fiquei com a idéia que o meu também já estava detonado, queimado, explodido, só não estava com o clip puxado pra baixo como estava o do pendura, só porque não calhou, pois há sinais de ter sido puxado também, só que talvez a força não tivesse sido suficiente para o baixar na totalidade. Vi que a manga plástica que reveste o cabo d'aço deve ter feito força demais, está um pouco rasgada e puxada pra dentro, mas o clip agarra bem o cinto e está a um nível normal. Ou seja, prá IPO até escapa como tem escapado mas pro efeito do sistema, aquele já há-de estar morto, tal como o irmão do lado..
Conclusão: (e desculpem lá a minha longa prosa..) como saber se o sistema tá activo? A que velocidade disparará? Ao disparar, detona sempre os dois? Porque não há aparentemente diferença entre estar a ficha ligada à caixinha ou não? Porque não há uma indicação visual no quadrante? Haverá info sobre isso na consola que o mecânico liga à ficha na caixa de fusíveis/relés?
E porque que há gente "idiota" que deixa pré-tensores detonados no sítio e vai e desliga uma ficha e já-tá?...
DN
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eu no acidente do meu clio II fase III so e apenas tinha um pré-tensor disparado, tal com o airbag lateral desse lado.
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bem : os renault apartir de 2001 tem um sensor. se a mala tiver aberta o carro nao pega nem com o cartao ou sem ele e uma medida de seguranca aplicada na renault por isso e k e considerado um carro de 5stars :shocked:
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bem : os renault apartir de 2001 tem um sensor. se a mala tiver aberta o carro nao pega nem com o cartao ou sem ele e uma medida de seguranca aplicada na renault por isso e k e considerado um carro de 5stars :shocked:
Não é bem assim. O meu clio pega. Os clio's 3 também. E já mexi numa megane de 2007 que também pegava com a mala aberta...
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Vou testar na GtLine e logo deixo feedback.. :wink: Agora fiquei curioso..
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Os meus clios pegam todos com a mala do carro aberta. :wink:
Mas nenhum tem cartão. :tongue:
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Nunca experimentei liga-lo de mala aberta... normalmente já está a trabalhar quando se abre a mala.
Daqui a pouco experimento
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Aqui está um pequeno teste....
http://www.youtube.com/watch?v=n-bLLk_LGto (http://www.youtube.com/watch?v=n-bLLk_LGto)
Mito desfeito no meu clio III :tongue:
Com os de Cartão mãos livres não sei se será igual, é capaz de trabalhar na mesma.
Logo experimento com dois Clios MK2 de 2002.
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O meu nao pega com a mala aberta :wink:
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O meu nao pega com a mala aberta :wink:
Pronto, terá a ver com o cartão maos livres
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O meu nao pega com a mala aberta :wink:
Pronto, terá a ver com o cartão maos livres
São só mariquices nos carros...LOL
Os nossos pegam sempre. :tongue:
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boas...
fiquei curioso e fui testar na minha laguna II e pegou tanto com a mala aberta como só o óculo traseiro aberto...
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tenho de ver na minha :grin: :grin:
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Olá a todos.
Em relação a este assunto eu tenho como sabem uma Megane Break Sport Limited de 2005 com cartão mãos livres e o carro pega com a bagageira aberta desde que eu coloque o cartão na respectiva ranhura. Se o cartão estiver dentro do habitáculo mas não na ranhura não pega.
Cumprimentos
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O meu tem um cartão "mãos ocupadas" e basta introduzir na ranhura que pega com qualquer porta aberta, obviamente em ponto morto ou com o pé na embraiagem.
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Bem o GT Line também pega não estando o cartão na ranhura, e a mala aberta.
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Bem o GT Line também pega não estando o cartão na ranhura, e a mala aberta.
No gtline, com cartão mãos-livres, basta que o cartão esteja dentro do carro, desde que com o pé no travão, mesmo com todas as portas abertas, ele pega sempre :tongue: