Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: jonypaulo28 em 24 de Janeiro de 2014, 01:39 am

Título: Manete Velocidades Clio I 1.2 RN 1992
Enviado por: jonypaulo28 em 24 de Janeiro de 2014, 01:39 am
Boas amigo,
Tenho um clio 1.2 RN de 1992 que já conta com 192 mil km.
Acontece que estando em relantin e em ponto morto a manete das velocidades treme muito, fazendo com que o carro trema e se carregarmos um pouco no acelarador a manete deixa de tremer.
Consegue-me dizer o que possa ser?
Obrigado
Título: Re: Manete Velocidades Clio I 1.2 RN 1992
Enviado por: Sls a GPL em 24 de Janeiro de 2014, 02:09 am
Basta um tópico ;)
Quase de certeza que é o apoio central do motor com folga a precisar de ser trocado.
Já agora, o motor esta a trabalhar bem? se tiver a trabalhar a 3 cilindros as vibrações agrava-se e sentem-se mais, alem de que o carro deixa de ter a força habitual.
Título: Re: Manete Velocidades Clio I 1.2 RN 1992
Enviado por: jonypaulo28 em 24 de Janeiro de 2014, 10:14 am
boas rodinhas, pedi para eliminarem o outro topico.
o motor penso que está a trabalhar com os 4 cilindros porque o barulho do motor é o mesmo, não noto diferença, apenas noto isso na manete. Essa reparação consegue ser feita por mim sendo amador ou convem ir a um mecánico e nesse caso ficará muito caro o tombo?
Título: Re: Manete Velocidades Clio I 1.2 RN 1992
Enviado por: Sls a GPL em 24 de Janeiro de 2014, 10:56 am
Se for o apoio central do motor é simples ;) julgo que até há DYIs sobre isso. Mas se não te sentes à vontade para o fazer leva-o a um mecânico.
Preços é relativo, depende do preço da peça e do valor da mão de obra. Isso é coisa para demorar uns 10 min a fazer ;)
Título: Re: Manete Velocidades Clio I 1.2 RN 1992
Enviado por: jonypaulo28 em 24 de Janeiro de 2014, 12:28 pm
tive a ver nas DIY na parte da mecanica e não vi nada disso :(
vou mesmo ter de ir ao mecanico para ver o que se passa.
contudo tive a falar com o meu pai (visto ter sido ele o suposto causador daquela folga) e ele disse me que ao sair de um estacionamento a descer, colocou a marcha atras para tirar o carro depois o carro começou a descair e ele em vez de colocar a 1ª ou 2ª esqueceu-se que tinha a marcha atras engrenada e ao largar a embreagem o carro "esticou" e a partir dai que começou a tremer mas como já tinha dito, quando se acelera deixa de tremer.
Pode ser na mesma o apoio central do motor?
Título: Re: Manete Velocidades Clio I 1.2 RN 1992
Enviado por: Sls a GPL em 24 de Janeiro de 2014, 13:01 pm
É provável que com esse esticão o apoio tenha entregado a alma ao criador.
É pesquisares melhor ;) - Vê aqui - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6921.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6921.0)
Título: Re: Manete Velocidades Clio I 1.2 RN 1992
Enviado por: jonypaulo28 em 24 de Janeiro de 2014, 14:27 pm
obrigado rodinhas,
se eu colocar me debaixo do carro consigo com a mao ver se esse apoio está ou não estragado?
como se faz para ver os rolamentos das rodas e assim
Título: Re: Manete Velocidades Clio I 1.2 RN 1992
Enviado por: Sls a GPL em 25 de Janeiro de 2014, 17:23 pm
Nem é preciso isso. Abres o capot e com a mão na zona do carter, abanas o motor para trás e para a frente, se ele abanar demasiado já sabes que é dai.