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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: HugoT em 29 de Janeiro de 2014, 15:07 pm
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Boas a todos.
Recentemente surgiu-me uma duvida e gostava de ouvir a vossa opinião.
Para limpar o corpo da borboleta de admissão, basta remover o tubo do ar e mandar la para dentro um produto para limpar aquilo, ou é mesmo preciso desmontar completamente?
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Depende de onde esteja a borboleta. por exemplo no motor D4F, tem 2 tipos de borboleta, uns tem a borboleta dentro da caixa de admissão e para a limpar é preciso desmontar a tampa da dita caixa. outros tem a borboleta À entrada da caixa de admissão logo a seguir ao filtro do ar, e nesses casos, basta tirar o tubo e limpar sem desmontar nada.
No caso do megane não sei, mas é veres onde está a borboleta e se estiver à vista, consegues a limpar sem a desmontar.
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Errado.
Limpar asem desmontar apenas limpas a borboleta de um dos lados, por conseguinte o produto seja ele qual for vai entrar na admissão o que é de todo condenável.
Por outro lado após limpeza a borboleta deve ser reajustada efectuando com a clip um procedimento específico, em alguns caso bem complexo por sinal ( EX : Megane III com M9R)
Como podem ver não é só tirar e limpar como quem limpa um plástico do interior.:)
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é por isso que pergunto... se limpar sem desmontar depois o produto vai todo (ou uma boa parte pelo menos para dentro do motor).... juntamente com os residous.
Então resta a questão de quão complicado é de desmontar esta peça no megane 2 1.6 (K4m)
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Volto a dizer complicado não é até o meu Miudo de 4 anos desaperta os parafusos que eu lhe indico.
Nesse motor principalmente a borboleta é bastante sensível como tal os procedimentos devem ser todos seguidos incluíndo a reiniciação dos registos ( reprogramar )
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Já agora acrescento que o corpo da borboleta costuma ter uns vedantes que devem ser substituídos quando se faz a dita limpeza.
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A acrescentar também que após a limpeza, recomendo o uso de um excelente óleo sintético, tipo Elf 5W30 ou 5w40. Os maus óleos, produzem muitos vapores com o aquecimento do motor, sujando por isso a borboleta, ao ponto de começar a formar uma mistela, a que lhe damos o nome de carvão.
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Tenho usado ELF SRX 5w40. Num motor disel troco a cada 15mil. E o corpo de admissao fica cheio de carvao ha mesma. Mas é a disel sera diferente
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Volto a dizer complicado não é até o meu Miudo de 4 anos desaperta os parafusos que eu lhe indico.
Nesse motor principalmente a borboleta é bastante sensível como tal os procedimentos devem ser todos seguidos incluíndo a reiniciação dos registos ( reprogramar )
Sensível... porque? qual o motivo que faz com que estes motores tenham as borboletas mais sensíveis?
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Por norma só fica com carvao nos casos em que a egr fica antes da borboleta
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A minha resposta era para o mrc
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Não Caracol, eu falei para motores otto... Nos diesel o carvão nos componentes é mais derivado dos fumos da queima do gasóleo.
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alem de ainda não ter percebido o porque de este motor ter borboleta mais sensível, também ainda não percebi qual o motivo da reprogramação depois de uma limpeza.... alguém me pode explicar?
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Como a borboleta é eletronica e de grande precisão, qualquer mau trato vai fazer com que deixe de funcionar bem. Ao longo do funcionamento ela vai se auto calibrar. O carvão que se vai acumulando na borboleta vai obrigar a borboleta a auto calibrar-se. Se retiras o carvão , é necessário fazer a devida calibração da borboleta se não vais andar com o carro a trabalhar com uma má mistura de ar.
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antes de mais obrigado pela explicação.
Mas, continuo confuso num ponto.
Então se a centralina tem capacidade para se ir adaptando a acumulação do carvão, por que motivo é que ela não se adapta ao facto de removeres o carvão da borboleta?
Não nos podemos esquecer que devido aos sensores, (temperatura, sonda lambda...entre outros) a centralina consegue perceber em que estado está a mistura.....
Sendo assim, para que a reprogramação depois de limpar?
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O corpo da borboleta engloba várias peças electrónicas: o motor que abre/fecha a borboleta e o sensor de posição. Nos carros com acelerador por cabo, em vez do motor de abrir fechar tem um motor que abre ou fecha ligeiramente a borboleta mas apenas para controlo do ralenti.
Ora a centralina vai ajustando o ralenti conforme os dados dos sensores e um dos mais importantes é o da posição ou ângulo da borboleta. Ora imagina que a centralina comanda a abertura da borboleta a 3º para manter o ralenti, mas depois o sensor de posição está sempre a ler, imagina 6º. Há uma discrepância, dá erro na gestão do motor e o carro pode ficar sem acelerar. É comum isso acontecer nos 1.2 16v com borboleta dentro do colector.
Ou seja, como tem muita acumulação de sujidade, a centralina fica a trabalhar com dados que podem não ser os reais. Ela vai-se adaptando as condições (mas pouco), mas isso demora tempo e a sujidade na borboleta não se acumula de um dia para o outro.
Só que a limpeza é feita em minutos. A centralina não ajusta em minutos sozinha. Com a máquina de diagnóstico o que se faz é sincronizar o valor lido com o valor real da abertura da borboleta com o valor real lido pelo sensor.
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Certo, ou seja a centralina demora a ajustar, porque a sujidade também demora a acumular!!!
Quando nós aceleramos e a borboleta abre instantaneamente, é certo que o carro já tem uma base de dados, mas seja como for a centralina têm imediatamente de retirar dados dos sensores e ajustar os parâmetros de imediato....
ok, é claro que se limparmos a borboleta, ela não vai ajustar assim que metemos a trabalhar, mas se calhar ao fim de 10 min, já está direitinha!!!!
Já agora eu não estou a afirmar, estou a falar da maneiro como eu penso que funciona!!!
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Não é assim tão linear.
Só para terem uma ideia no ano passado tive um Megane III que tinha uma avaria no corpo da borboleta, troquei por uma nova e o carro em determinado ponto nem pegava, Após a programação ( e digo-vos que é bem complexa ) além de desaparecer o erro automaticamente o carro estava completamente apto para Rolar.
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mrc, desculpa mas não tinha reparado nesse pormenor
desabafo...
fds mais os engenheiros... No caso do meu carro então as partes fundamentais para um bom funcionamento f*-se umas às outras... :gun:
A porcaria do vapor que vem do carter "lambe" a maf toda, pelo seguimento da admissão esse vapor "baba-me" a borboleta, logo a seguir a egr toda ciumenta manda-me "escarradelas" para a borboleta. Que romance que aqui vai.
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Andamos as voltas com um problema num PT-Cruiser parecido. Há uma discrepância entre o valor lido e o valor real de abertura. Quando se carrga a fundo no acelerador, o carro deixa de acelerar.
A borboleta nova não resolveu e a máquina de diagnóstico que usamos não serve para quase nada neste tipo de carros...
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pois.... mas isso provavelmente é avaria.....
em questões normais era expectável que actualiza-se....
é como diz o caçoilauto.... já teve um caso que depois de limpar só foi lá com reprogramação....
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Eu há tempos numa revisão limpei a borborleta de um VW Polo de 2000 otto multiponto, e após a limpeza o motor ficou com o relanti acelerado nas 1200rpms. Como o acelerador era por cabo, o problema deve-se ter centrado no motor de relanti, o qual quando desligava a respectiva ficha o o acciona, o relanti voltava para valores perto dos normais, ou no sensor MAP que fica logo abaixo da borboleta no colector de admissão ou ainda na sonda lambada, a julgar pela porcaria que saiu pelo escape.
Limpei o MAP, nada, dava-lhe uns apertões em estrada, nada. Decidi ir à VW fazer um diagnotico a ver se era problema algum sensor ou se precisava de novo alinhamento da borboleta. Como tive que marcar, tive que esperar um dia mais. Coincidência ou não assim que saio da VW, o carro fica com um relanti certinho ali nas cerca de 800rpms, como se nada fosse, e até hoje! Lá tive que voltar atrás e desmarcar o diagnóstico! :laugh:
Desde deste incidente nunca mais limpei os corpos de admissão em carros de I.E. com o spray "limpa carburador".
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MRC os VAg's tb são carros com corpos de borboleta bastante sensiveis, tanto é que tb requerem sempre e repito sempre Inicialização de parametros de registo.
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Pois são, eu fiquei a saber disso da forma mais directa possivel. Felizmente que aquilo se auto resolveu! :laugh:
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Mas isso tambem é sinal que a centralina se "auto-ajusta" depois da limpeza.....
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Eu creio que sim, pelo no caso daquele Polo os sintomas desapareceram por completo, mas o ideal, tal como o Caçoilauto disse, é fazer o diagnostico para fazer um reset/inicialização dos parametros de registo, para ficar como vem de fábrica.