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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: JohnnyRS em 03 de Fevereiro de 2014, 19:04 pm
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Boa Tarde pessoal.
Peço aqui uma ajudinha aos entendidos.
Tenho um Renault 19 1.9D de 1993.
Já tive outro anteriormente com o mesmo motor e o procedimento que fazia era o mesmo e nada disto me acontecia, passo a explicar.
Não consigo sangrar o circuito da água. Tenho termoestato e tudo.
Encho o reservatorio com o motor desligado abrindo o sangrador do tubo de cima do radiador até deitar agua por lá. Fecho e abro o sangrador do radiador até sair agua por lá.
Ponho o motor a trabalhar e com o sangrador aberto do tubo de cima do radiador, assim que ponho o motor a trabalhar o sangrador deixa de deitar água e assim se mantém. O mesmo acontece com o do radiador. Se desligar o motor, começa logo a deitar agua pelo sangrador.
Já sangrei o circuito com ele desligado e ficam os tubos cheios de agua mas quando ponho o motor a trabalhar, se não tiver a tampa do reservatorio, acelero e o tubo de cima do radiador encolhe, se abrir a tampa e fizer o mesmo, jorra agua fora. No entanto dispara a ventoinha e não aquece alem da temperatura normal e o termoestato faz o seu trabalho, quando o circuito ganha pressão, abro o sangrador e sai ar e assim continua a encolher o tubo de cima.
No outro que tive isto não acontecia e sangrava sempre o circuito com o motor a trabalhar e ficava impecavel.
Alguem me pode dar uma dica? O carro já levou uma junta da cabeça à cerca de 20mil km porque estava podre.
Cumprimentos e desde já obrigado.
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Não terás os radiadores entupidos? O da sofagem aquece em condições?
Sangra normalmente e depois com o carro a trabalhar verifica se os tubos vão aquecendo, quer os da entrada como de saída dos dois radiadores.
Se a diferença de temperatura entre os tubos for muito grande possivelmente tens o radiador entupido.
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Boas. Obrigado pela resposta.
Esqueci-me de referir que o radiador do motor é novo, levou quando levou a junta da cabeça por causa da imensa ferrugem que tinha.
Também me esqueci de referir que a sofagem esta sempre morna/fria, penso que o radiador esteja entupido, não liguei muito porque disseram-me que não influenciava, que fazia o circuito "à parte".