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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: angelocampia em 23 de Fevereiro de 2014, 19:30 pm
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Boas hoje o meu laguna do lado esquerdo começou a fazer um tipo de rangido sempre que viro um pouco para qualquer lado, mesmo com o carro desligado, ou seja sem direcção assistida a funcionar, mas o pior é mesmo a passar de vagar em piso irregular até mesmo lombas parece um caro todo podre... tentei ouvir com uma pessoa a mexer no volante e parece que vem da parte de baixo da mola, mas não sei ao certo porque aquilo tipo que entoa..., pelo que vi aqui:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=15339.msg249881#msg249881 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=15339.msg249881#msg249881)
e mesmo aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=EWW2DAWEzHs (https://www.youtube.com/watch?v=EWW2DAWEzHs)
Poderá ser dos pendurais/tirantes/biellettes da barra estabilizadora, que acham? como posso despistar?
Abraços
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Não é que a ajuda tenha sido muito mas vou tentar ajudar para quem sofra dos mesmos sintomas descritos em cima... só descobri agora , pois com o tempo mais húmido não fazia e só voltava a fazer depois de passar pelo menos uma semana de sol seguida... o barulho que até me tinha habituado era do tipo quando passamos em piso irregular e ouve-se um tilintar como se fosse das pastilhas ou pinças, mas afinal isto também era uma consequência do problema... vídeos que mostram do que falo:
Rangido laguna 2 suspensão (http://www.youtube.com/watch?v=1WKL_1jm-a4#ws)
Barulho tilintante laguna 2 (http://www.youtube.com/watch?v=T312xQPRFoc#ws)
Causa do rangido na suspensão laguna 2 (http://www.youtube.com/watch?v=SLJp0bgc1ok#)
O problema está na rotula do braço oscilante, que ganhou uma folga considerável (parece que se enterrou), deixando mais espaço para a chapa que a protege e segura o fio do sensor ABS andando à solta e causando o barulho característico das pastilhas a bater... mas eu sabia que daí não era pois numa descida por exemplo a travar fazia exactamente igual... demorei mais, mas parece que encontrei a causa, já aqui tenho o baço oscilante comigo a ver se sábado faço eu a troca do mesmo e ver se mato dois coelhos de uma cajadada só... depois dou feedback...
Já agora do lado direito (aparentemente tudo OK para já)
Lado bom suspensão laguna 2 (http://www.youtube.com/watch?v=1cxAd6gbkhQ#)
PS: optei por mudar o braço todo em vez da rotula, primeiro esta é lacrada (apesar de se vender à parte a rotula, mas tinha de andar a deslacrar), depois tem mais duas buchas que se calhar estão perto de dar pau também... logo o preço é ela por ela...
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Não fazia ideia do que poderia ser devido à tua descrição, houve partes que assemelha a algo que aconteceu com o meu R19 mas nem faria sentido.
Ainda bem que conseguiste dar conta da origem do problemas, às vezes tem de ser mesmo por nós devido a não haver algum membro que tenha passado pelo mesmo e tratado do problema pelas próprias mãos.
Depois dá o feedback da operação :wink:
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nao é por nada mas no 3º video nao ha barulho nenhum... tas a dar musica...
:assobio:
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Esse vídeo é só para verem a folga que tem... Pois nem estava a fazer barulho... Depende do dia...
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É impressão minha ou esses discos estão a precisar de reforma?! Parecem ter grande calo!
Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk
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Eu julgo que não estão assim tão maus, acho que ao vivo pelo menos para mim estão aceitáveis, mas já agora qual o limite máximo seguro do desgaste deles? Alguém sabe?
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Diz-me o ano e cavalagem original do carro para te poder ajudar que vejo a informação no Autodata.
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Isso ta no autodata? Nunca vi isso :P
1.9 dci 120 vc laguna 2 2004
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Renault Laguna II 1.9dCi 120cv:
Espessura mínima dos discos - ventilados: Dianteiros - 23,5mm
Espessura mínima dos discos: Traseiros - 8,5mm
Empeno do disco: Dianteiro - 0,07mm
Espessura mínima do calço: Dianteiro - 7mm
Traseiro - 7,5mm
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Farfalho,
Obrigada, sábado com a roda tirada a ver se arranjo jeito de medir, pois o meu parquímetro é dos normais, mas arranja-se sempre um jeito,
Uma coisa na mister auto lá tem discos com estas medidas:
Diâmetro [mm]: 280
Espessura do disco de travão [mm]: 24
Deduzo que estes não sejam pro meu carro, se não tinha de andar sempre a trocar de discos todos os anos :P
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angelo campino para o ranjido é meteres um pudaço de mangueuria de rega nas molas .
nunca mais ranje :)
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Não percebi grande coisa :shocked:
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Tens que dar o desconto ao Tó Lopes.
É um gajo porreiro mas ás vezes é complicado perceber o alcance do discurso dele. :laugh:
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LOL :laugh:
Começo a perceber que sim!
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Boas
Já resolves te o teu problema ?
Estou com o mesmo stress :cry:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=15924.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=15924.0)
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Daqui a umas horas tenciono ter a coisa resolvida, a ver se corre bem as desmontagem do triângulo de suspensão, depois dou o feedback
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Triângulo da suspensão mudado, vou vos contar, quase que tive de desmandar a parte de baixo toda do carro para o tirar/meter... o velho aparentemente só tinha a rotula estragada (com folga, fole roto e sem lubrificação no interior), dá ideia de não ser já original, dizia só "feito na Alemanha" e uns números quaisquer nada a ver com as referencias renault:
(http://i.imgur.com/IyEdbVL.jpg)
(http://i.imgur.com/eP0NPJ5.jpg)
Parece que fiquei com a direcção desalinhada, muito pouco mesmo, o carro não parece fugir, mas para ir a direito o volante tem de estar uma coisa mínima virado pro lado esquerdo, por sorte ainda está dentro da tolerância de ângulo pro ESP não parecer uma árvore de natal :P Mas segunda já a vou alinhar, pois desde que tenho o carro nunca o fiz, aproveito calibro os sensores do ESP (ângulo e desvio lateral)
O barulho tilintante desapareceu, também não era para menos agora a chapa do fio do sensor ABS está completamente presa, o rangido só com o tempo é que posso ver, pois este só fazia às vezes, apesar de o conseguir provocar com o estrangulo cá fora, bastava rodar a rotula e carregar para baixo ao mesmo tempo...
A questão dos discos de travão eis a media de desgaste deles:
(http://i.imgur.com/1sTg6aW.jpg)
Julgo que ainda está dentro da tolerância (23.5mm)
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Bem já alinhei a direcção (e de graça :cool:), fiquei a saber que tenho o eixo traseiro a 100% mesmo, que alinhou frisou isso mais que uma vez nem sei porque mesmo ;) de resto a roda que mexi o camber também está a 100% na outra está bom, mas não a 100%...
Será que o braço que lá anda influencia nisso?
De resto sensor de ângulo e desvio lateral calibrados aquando do alinhamento e está a 100% ou pelo menos parece-me ;)
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Andas a dar-lhe bem, dou-te os parabéns.
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Bem lá foi à inspecção:
(http://i.imgur.com/OVMt5RM.jpg)
O próximo passo será mudar as buchas do eixo traseiro sem o tirar do sitio ;) pois já estão a começar a ceder, também com estas estradas não é para menos :cry:
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Ve os empenos do disco com o comparador se o tiveres, de resto continuo a ver que andas a trabalhar bem....
Abraço
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Epeno de disco? mas eu nem sequer tenho a mais pequena vibração quando travo, alias a única vibração que tinha era ao passar dos 180km/h, desde que troquei de pneus nem que passe dos 200km/h tenho vibrações ;)
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E pronto já mudei os sino-blocos sem tirar o eixo nem foi assim tão dificil como estava à espera ;)
(http://i.imgur.com/tPheacE.jpg)
(http://i.imgur.com/Tr8Cuv7.jpg)
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podias ter feito um DIY...
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Não sei se ia servir de muito, pois nem todos têm elevador e pistola pneumatica, mas o masi importante é uma ferramenta deste tipo:
(http://i.imgur.com/z08NJ3u.jpg)
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Mais uma para a lista :D
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Onde posso comprar esta ferramenta?!