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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Dervel em 20 de Maio de 2010, 12:50 pm
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Bem a minha dúvida é a seguinte:
O meu carro é um clio 1.5 dci 65 cv e anda com uns consumos de óleo fora do normal (1L/1000km).
O carro não pinga óleo por isso é problema interno...gostava de opiniões acerca de causas prováveis.
Já agora li algures que válvula de ventilação do cárter entupida pode causar consumos ou mesmo o tubo entupido. Gostaria que me ajudassem a localizar a referida válvula/tubo para poder ver se efectivamente está entupida p ir descartando hipóteses.
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Que óleo metes no carro?
Como ta esse turbo?
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O carro já consome óleo à uns km....tenho usado Elf 10w40 Turbo Diesel....mas ao preço do óleo agora estou a meter o Bp visco também 10w40.
Quanto ao turbo n posso afirmar nada em relação ao estado do mesmo...pode estar a passar óleo...tinha de o abrir p ver certo??
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pode ser turbo , segmentos , etc . muita coisa
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Basta tirares alguns tubos da parte de admição e ver se estão com bastante óleo. Começa por isso que é o mais simples. Se não for do turbo passa para outros componentes como disse o Artur.
Como está o carro de fumos?
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Aponto para o turbo...
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Basta tirares alguns tubos da parte de admição e ver se estão com bastante óleo. Começa por isso que é o mais simples. Se não for do turbo passa para outros componentes como disse o Artur.
Como está o carro de fumos?
Vou ver então o estado dos tubos de admissão, já agora vejo só que saem do filtro de ar? e vejo mais alguns? Não sou grande expert na matéria..
já agora em relação ao tubo de ventilação do cárter ninguém me ajuda a localiza-lo?
Já agora em relação ao problema estar nos segmentos, eu a conselho de um mecânico ao trocar o óleo coloquei um aditivo ao óleo p ele ficar “mais grosso” e dar protecção, mas c isto o consumo n diminuiu o que pode levar a querer que o problema não será dali ou n??
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Vê o tubo que sai do turbo para a EGR. que faz uma curva apertada.
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vou ver esse tubo q liga à egr p ver se ta c oleo.
Eu já mandei limpar a egr na renault uma vez p eles me reprogramarem a válvula e na altura disseram que limparam e nem me falaram de estar com oleo..o carro ja nessa altura andava a consumir oleo. Mas vou ver como esta o estado dela!!
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Vê o tubo que sai do turbo para a EGR. que faz uma curva apertada.
Esse tubo que liga à EGR vindo do lado direito é de plástico e tem uma abraçadeira? é que desapertei-a mas não consegui desconectar o tubo. Tenho de desconectar em mais algum lado?
Já agora segui o tubo que sai da caixa de ar e que liga ao motor, e está todo babado nessa junção, mas o carro não pinga óleo (pelo menos estacionado!!)
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Sim, esse tubo custa bastante a tirar...é mesmo meteres uma chave de fendas na junta e fazer alguma força.
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Bem após muito esforço e força consegui tirar o tubo e realmente apresenta óleo....que é mau sinal certo?? Qual a causa do aparecimento deste óleo??
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Depende da quantidade. Estes turbos fazem sempre um pouco de passagem. Agora se for muito óleo...tens o turbo nas couves...
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Pois não sei se a quantidade de óleo que tem é a normal ou se é mais que o a normal! Tenho de ver então o estado do turbo.
Como disse ele tá babado e não é pouco,onde o tudo do ar chega ao motor!! Esse vazamento será do turbo??
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1L/1000km quase parece um VAG...
Antes de concluir que é passagem no turbo convém colocares aí uma foto para se poder confirmar. Ele manda fumo branco?? O veio tem folga anormal?
Quantos km tem o carro? Que intervalo entre mudas de óleo estás a fazer?
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O carro não manda fumo branco, e não deita excesso de fumo (tb n tenho apertado com ele), mas deita sp algum fumo.
Não tirei o turbo fora, por isso n posso dizer se o veio tem folga.
Quanto à troca de óleo é aos 10 kkm mas até lá já lhe meti mais de 5l de óleo. O carro fez ag os 199 kkm.
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Costumas trocar o oleo de 10 em 10 mil?
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Sim....ás vezes n chega aos 10mil
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Ja alguma vez olhaste por baixo do carro a ver se se encontrava babado em algum local?
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vai na volta já teve 199 mil ....
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vai na volta já teve 199 mil ....
Não era o primeiro cá no forum...
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nem há de ser o ultimo
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pois é se calhar era carro de empresa já com uns valentes km em cima e para vender diminuíram isto é se o compraste usado se compraste novo ai já é outra história.
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Saber se os km são martelados ou não não ajuda a resolver o consumo de óleo.
Se dizes que o carro não pinga nem fuma branco, o que eu fazia:
- recuperador de óleo e tampa do motor fora. Inspeccionar bem o motor todo à procura de óleo a babar por algum lado. Atenção que óleo por baixo da caixa é normal.
ainda na mesma?
- turbo e egr e tubinhos fora. Com esses km já se justifica limpar isso tudo. Ver folga do turbo.
Está bom?
- teste de compressão a cada um dos cilindros para ver se algum segmento está roto.
Isto sou eu que não percebo nada disto.
Agora 1L/1000km não é normal num dci com 200 000km a 10w40. Isso está roto. Agora é preciso ver onde..
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Saber se os km são martelados ou não não ajuda a resolver o consumo de óleo.
mas ajuda a ter uma ideia de onde procurar ;)
se tiver muitos mais , o melhor é começar por abrir o motor e ver como está .
se apenas tiver esses , alguma coisa de errado ha de ter , terá que se ir a procura
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Mas essa questão dos km's acho que hoje em dia já é complicado martelar (acho eu), porque nas IPO eles registam os km's que o carro tem quando foi lá, ou seja se na próxima o carro levar menos km's algo está mal :lipsrsealed:
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quando estacionas o carro nalgum local, quando o tiras nao vez oleo no chao?
ve onde estiver babado, se tiver oleo liquido e claro, é porque e oleo recente... mete o carro em cima das preguiças e ve bem o carter, a junta da cabeca...
tira o tubo que passa por cima da cabeça, por cima do motor, e ve la se tem oleo, esse tubo e o tubo que vai do turbo para o IC...
se tiveres duvidas, apita... o pessoal aqui tem bons conhecimentos e partilhas de mecanica.
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O carro não pinga óleo por isso é problema interno...gostava de opiniões acerca de causas prováveis.
Eu já mandei limpar a egr na renault uma vez p eles me reprogramarem a válvula e na altura disseram que limparam e nem me falaram de estar com oleo..
mas o carro não pinga óleo (pelo menos estacionado!!)
O carro não manda fumo branco
para o pessoal que continua a perguntar se o carro pinga oleo no chão , tem ai as respostas ;)
do que aqui está , concluo eu pelas causas relatadas e baseando me nisso , segmentos colados ou danificados ....
se não há oleo no chão , não há fugas ....
se não há fumo branco , não há oleo em excesso queimado no turbo ....
dai ter referido km´s , pois com 190 mil , não é normal estas causas , apesar de poderem acontecer , são muito pouco provaveis
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Obrigado por as respostas!!
Os Km's do carro são reais, não foi comprado novo, mas c um ano e n tinha 40mil, acho impossível terem martelado os km's com essa idade...e tenho o carro em casa à 7anos.
O carro não pinga óleo , pois estaciono o carro em casa e notava logo óleo no chão.
Pois as causas dos problemas podem ser qlq uma das indicadas...tb me falaram das juntas das válvulas estarem com passagem. será?
Quanto a verificar problemas nos segmentos?Quando meti aquele aditivo no óleo se o problema fosse dos segmentos o consumo d óleo n devia ter diminuído?
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Boas,
Aproveitando este tópico faço a questão:
Tenho um Clio 1.5 dCi de 2002 com 204mil km's e tenho usado desdo que o comprei com 84mil tenho usado o óleo 5W30 da ELF.
Acontece que antes dos 10mil km's fico com a luz de serviço acesa por ter o óleo no mínimo.
O mais estranho é ele não ter óleo pingado no chão.
O que pode ser isto?
Cumps.
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Enganei-me.
Uso o 5W40 e não o 5W30.
Cumps.
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para o pessoal que continua a perguntar se o carro pinga oleo no chão , tem ai as respostas ;)
do que aqui está , concluo eu pelas causas relatadas e baseando me nisso , segmentos colados ou danificados ....
se não há oleo no chão , não há fugas ....
se não há fumo branco , não há oleo em excesso queimado no turbo ....
dai ter referido km´s , pois com 190 mil , não é normal estas causas , apesar de poderem acontecer , são muito pouco provaveis
dois posts acima do teu um resumo da "doença" e um "diagnostico"
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Turbo/segmentos/vedantes de valvulas....
Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension
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Boas,
Então não é do óleo que uso.
Pensei que pelos km's tivesse de usar o 10W40.
Pois e agora descobrir de onde é isso vai ser uma porr*
Se fosse o turbo ele não assobiava?
Não existe um produto da Renault para esses segmentos?
Cumps.
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http://www.renaultpt.com/index.php?topic=15466.msg251801#msg251801 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=15466.msg251801#msg251801)
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Manel,
Agradeço a indicação.
Será que o BARDAHL Engine Flush 300mmAuto faz o mesmo efeito?
Cumps.
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não sei. esse está mais que testado e aconselhado. alem disso custa à volta de 12€
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Boas,
Custa 14,03 já com IVA.
Já agora pelo que estive a ler desse tópico também limpa a EGR ou foi impressão minha?
Cumps.
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Boas,
Já agora depois de aplicar este produto devo continuar a usar o ELF Evolution 900 SXR 5W-40 Sintético ou o SHELL Helix HX7 10W-40 Sintético?
Cumps.
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na minha opinião continua com o 5W40
foi impressão tua.
isto descarboniza tudo por onde passa o óleo. onde o óleo não passa ele não altera nada
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Manel,
Certo deve ter sido mesmo.
Obviamente são circuitos diferentes.
Já adquiri o liquido agora espero bem que me resolva o problema.
Quanto ao óleo 5W40 está esgotado para meu azar.
Não sei se opte pelo SHELL Helix HX7 10W-40 Sintético visto que tem a norma RN0710 e é 100% sintético o que achei raro visto que o 10w40 é semi-sintético.
Cumps.