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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: outcastt em 16 de Março de 2014, 16:44 pm
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Boas,
Sou novo por estas andanças.
Andei a pesquisar varios posts no forum e a ver vários DIY. Onde ando cheio de vontade e energia para o conteudo das vossas partilhas.
Entretanto tem-me aparecido um problema, o carro anda aos "saltinhos" só me apercebo a conduzir, noto acentuação entre os 30/40 km. Tudo do meu lado direito sinto a saltar, no entanto pedi a alguem exteriormente ver as rodas num pequeno trajecto em andamento mas nao se apercebe de nada, visivelmente nos pneus todos nao tenho qualquer tipo de bolha, noto que as jantes de liga leve algumas têm o peso para as calibrar e outras não, será falta delas?
Menciono que ultimamente tenho ido a aquelas oficinas de pneus em segunda mao, certamente a direção esteja desalinhada assim como as rodas. Nao sinto trepidação no volante. Já mudei as rodas do lado direito com as do esquerdo (inclusive) das de tras, no entanto o problema persiste. No entanto vi aqui no fórum alguém que se queixava que tinha um tipo de aquário no carro, onde responderam que seria o esgoto entupido, onde tinha esse mesmo problema,aventurei-me e desmontei essa parte onde estava mesmo tudo entupido.
Ao montar as peças reparei que havia um problema no amortecedor do lado do condutor como mostra a foto. Será que tem haver com este caso da trepidação, ou será um misto disto tudo?
(http://imageshack.com/a/img716/4628/9w12.jpg)
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Topo lixado? Se calhar...
Não devias trocar as rodas.
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Porque dizes que não devia trocar as rodas?
Fiz-o para tentar despistar se seria algum pneu ovalizado.
É que mudar as rodas só com um macaco hidráulico ( ainda bem senão seria pior...) e um Suplente é dose. loooool
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Porque as rodas estão calibradas. Se uma tem mais peso que a do lado contrário, pode provocar vibrações.
Vê primeiro esse topo e o estado dos amortecedores.
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Tinha a ideia que as rodas eram só equilibradas por roda e não por cada lado que estejam inseridas. Está visto que aqueles que também trocam as rodas dianteiras para trás terão que re-calibrar elas.
Quanto aos topos não percebo muito bem disso mas para mudar seria as duas.
Mas como ouvi maravilhas da caçoilauto , vou lá ver.
Vi que ele faz diagnósticos e faz preços atractivos onde até faz uma lista de prioridades ao menino.
Basicamente vou ao médico queixar-me.
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Se calhar até nem tem problema, não sei.
Passa lá no caçoila que ele vê-te isso
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A questão ai na troca dos pneus, é que se os de trás estiverem mal calibrados não notas nada, mas se os colocares à frente notas logo. Sem teres a certeza que eles estão bem calibrados, não serve como método de diagnóstico.
As rodas são calibradas uma por uma, se há algum tipo de calibração especifico por eixo, já não sei, mas quando uso o pneu suplente mesmo no eixo da frente, mesmo quando era de jante maior que o que uso normalmente, e como o pneu suplente andava bem calibrado, nunca notei vibrações anormais no carro.
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Quando mudei as rodas mudei da direita para a esquerda sem mudar de eixo.
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É igual ;) se uma tiver descalibrada, tanto do lado esquerdo como do direito, vai fazer o mesmo efeito e vibrar quando o carro anda. o melhor é ires a uma casa de pneus e calibrar as 4 rodas.
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Fui a bocado verificar a pressão dos pneus e constatei o seguinte:
Eixo dianteiro lado direito - 2.4
Eixo dianteiro lado esquerdo- 2.6
Eixo traseiro lado direito - 2.5
Eixo traseiro lado esquerdo - 2.7
:assobio: :assobio: :assobio: :assobio:
Bela coisa que para aqui vai. A pressão para a minha carrinha é de 2.3 na frente e atrás 2.1 (vi no site da michelin).
Nota ela melhor mas a trepidação continua lá mas não tão acentuada.