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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Brunoaz em 24 de Março de 2014, 16:13 pm
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Boa tarde,
Sou novo no fórum, mas já me apresentei claro :D
Estou com um pequeno problema. Esperava que me conseguissem ajudar. Comprei um Megane de 2005 1.5dci de 101cv, comercial.
De vez em quando (raro) desliga-se quando o desengato/relantin.
Pede para clicar de novo no start e liga sem qualquer problema.
Algum de vós já aconteceu e já conseguiu resolver? Já vi em vários sitios a falarem da borboleta de admissão/borboleta do motor suja.
Estava a pensar mandar limpar essa tal borboleta para ver se resolve, podem dar me feedback?
Obrigado
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O 1.5dci não tem borboleta nenhuma. Isso é nos carros a gasolina.
Num carro a diesel, começa por ver se existem bolhas de ar no tubo de alimentação do gasóleo para a bomba de alta pressão. Não é no tubo de retorno, é mesmo no de alimentação!
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É visivel a olho nú ou tenho que ir a um mecanico? (Peço desculpa a ignorancia)
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É visível a olho nu. Os tubos são transparentes.
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Vou tentar descobrir esses tubos :azn:
Já dou feedback, obrigado :smiley:
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Já vi os ditos tubos. Têm bolhas lá dentro, será o filtro do gasóleo? É que não foi mudado
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X, isso da borboleta não é assim tão linear. olha vê:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11996.msg253276#msg253276 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11996.msg253276#msg253276)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1301.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1301.0)
porem não é como nos carros a gasolina em que controla a entrada de ar. serve simplesmente para um desligar mais suave do motor. não sei é se o 1.5 dci tem este borboleta ou não...
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Não quer dizer que seja a causa nem a solução do problema, mas podes começar por trocar o filtro.
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Manel, Sei perfeitamente que muitos carros diesel as têm. Eu falei do motor k9k que não tem!
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Fui com ele à renault minuto a Leiria o rapaz ligou o carro à máquina e não foram detectados erros.
Porém viu aquilo que já falámos e disse que a causa mais provável seria o filtro de gasóleo sujo e estar ar na tubagem.
Ele confirmou que este motor não tem borbuleta.
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Boas,
Podes me informar quanto te levaram por levar o carro a maquina clip certo?
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Sim, o rapaz ainda me viu o oleo.
13.28€ iva incluido para ligar à clip.
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serio :shocked: esse valor
:cry: :cry: :cry:
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Ya foi esse valor o rapaz disse que no máximo seria 25euros.
:cry: porquê? Lol
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Desculpa ter perguntado
Vou contar então o porque, há uns bons meses(novembro/dezembro) andei a ligar (sondar mercado) liguei para todas as Renaults da zona prai umas 7/8 +- , a perguntar valores para ligar o carro a maquina devido a um erro que tinha basicamente dizia só isso.
Os valores rondavam todos pelos 45/55 € não menos porque dependia do tempo que estivessem a volta do carro, e tal e coisa e tal e coisa, menos um que disse anda pelos 15€ mais iva, eu pronto e este que vou ver atenção renault(uma mais pequena) na mesma, mas devido ao trabalho que tinha nessa altura deixei andar, pois antes de ir achei por bem ligar e confirmar valor outra vez e ficar com o nome de quem falava, disseram que o dono não estava não sabiam o valor pediram para ligar mais tarde, eu liguei e após muita conversa foi me dito que não tinha valor pois ao por o carro lá reparavam o problema que tivesses, e enfim tentei contestar mas pouco ou quase nada adiantou.
Já agora liguei para uma car bosch e valor era pelos 25€, mas queria ligar mesmo a uma clip na renault, mas estou a ver que ca alem de levarem bem mais também complicam
Como vejo o pessoal aqui falar liga a uma clip e vez isso "por tudo e por nada"( não e bem o termo mas), resolvi perguntar se os valores eram os mesmo ou não já achava que o pessoal dai andava "rico" looool
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Olá!
Também achei em conta, foi na Renault minuto eles costumam estar abertos até à meia noite, lembrei me de lá ir para ver se o carro acusava alguma coisa.
Quanto à avaria, vou mudar o filtro de combustivel para ver se resolve.
EDIT: Brunoaz, agradeço que vejas este topico http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8238.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8238.0) e limites as citaçoes ao estritamente necessario. Para resposta existe um botao que nao o citar.
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Boas!
Volto aqui para dar feedback quanto a este problema.
Fui hoje colocar o carro ao mecânico para substituir os bronzes da biela.
Falei nesse problema de desligar-se em relantin, falei-lhe do ar nos tubos do gasóleo e pedi para mudar o filtro mas ele falou que podia ser qualquer coisa num injetor tipo entupimento ou assim (não percebi).
Penso que ainda hoje tenho o carro, depois dou mais alguma informação.
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Isso acontece mais quando andas com o AC ligado?
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Não, nem tenho o AC carregado :azn:
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A mim também me acontecia no meu ex megane II, o 1.5dci 100cv.
Fui uma vez a Renault e foi ligado a clip e não foi detectado nada, disseram-me so para mudar o filtro do gasóleo com mais frequência. Durante um tempo correu bem mudava o filtro a cada 15mil com a revisão. Agora quando troquei de carro ele já andava a fazer isso com frequência mesmo depois de mudar o filtro, um colega meu que já foi mecânico(ainda é nas horas vagas) que ligou para uma oficina que repara bombas injectoras e o que lhe disseram pelos sintomas e sem ver era mesmo a bomba que tava pifada. felizmente nunca cheguei a saber o que era pois troquei o carro
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Se tiveres oportunidade, numa oficina, experimenta tirar a correia e ver se o alternador e a polie do compressor de AC rodam bem á mão e sem resistência. Já tratei um caso parecido num renault mas a gasolina que era o alternador com os rolamentos gripados e estava bastante preso.
Daí eu ter perguntado se acontecia quando usavas o AC. Já vi compressores gripados que fazem isso.
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Olá!
Ontem fui buscar o carro à oficina.
Mudaram os bronzes da biela e filtro do combustivel, quanto ao problema que aqui mencionei o mecânico disse que podia ser de um injetor.
Disse que até podia ser porque o carro esteve parado algum tempo e precisasse de ser lubrificado, aconselhou-me a colocar bom gasóleo (não só do mais caro avisou apenas para colocar na Galp ou Repsol) mas se pudesse pôr do Geforce ou algo do género, melhor.
Coloquei à pouco um produto que custou 7.5€ para limpar os injetores, e durante algum tempo vou encher o depósito e em cada depósito colocar 2dl de óleo de 2Tempos, o mecânico disse que isso é bastante bom que iria lubrificar e até pode ser que o problema desapareça.
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Já vi imensos renault's com problemas de injectores mas nunca nenhum com esse sintoma....
E mecânicos que trocam injectores e bomba AP quando o carro tem outro problema conheço alguns!
Que testes foram feitos para chegar a conclusão de que um injector está estragado?
E quanto ao gasóleo..... acho que há por aí tópicos sobre o assunto. Mas o que a DECO provou foi que eles são todos exactamente iguais..... portanto não vejo qual a lógica de gastar mais €€ em gasóleo mais caro por causa de um possível problema de injectores.
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E juntar óleo ao gasóleo não é penso eu grande solução,já se falou disso por cá. Mas se o mecânico diz que vai fazer bem... Siga! :lipsrsealed:
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Pois claro, que faz bem! Faz bem à carteira do mecânico que prevê mais trabalhinho para fazer e mais peças para trocar.
Essa tecnica do oleo era capaz de dar resultado em carros antigos com bombas injectoras mecânicas, nos actuais com bombas de alta pressão, e com injectores mais sensíveis, e capaz de dar é menos saúde ao material - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=14947.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=14947.0)
Já os ditos aditivos para o combustível que se vendem por ai, faz mais efeito psicológico (segundo o que se tem falado pelo fórum) que físico nos injectores e afins.
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Boas!
Após trocar o filtro de gasoleo a tubagem ficou sem ar, e realmente o carro não foi a baixo hoje..
Será que se mantém....
Mas para estava lá ar, tem que estar a entrar por algum lado....
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Sim, entra. Pelo filtro. Se a bomba está a sugar e se não vem liquido pelo tubo, cria-se vácuo, e as junções dos tubos não são 100% estanques, deixando entrar o ar ;)
Caso contrario ficavas com os tubos espalmados :laugh: :laugh:
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Tem logica lol
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Boas, aqui me encontro para dar feedback.
Após a mudança dos bronzes das bielas e do filtro do gasoleo, o carro só voltou a desligar-se 1 vez.
Tenho andado a pesquisar, e vi que convém limpar a valvula EGR que acumula muito carvão.
Aconselham?
Será isso que faz o carro "morrer"?
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É bom limpar, não só a EGR mas também o tubo curvo da admissão. Se o mesmo tiver obstruído pode ser uma das causas sim.
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Começa por trocar de mecânico...
Recomenda gasóleo de "marca" e aditivos para um motor common-rail, sim senhor.
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Boas ;)
Só para dar feedback, nunca mais aconteceu..
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Aproveitando, só para dizer que aqui está um exemplo do que deve ser a postura de quem cria um topico;
vai dando feedback do andamento das soluções