Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: jony18 em 19 de Maio de 2014, 23:16 pm
-
boa noite
eu tenho um clio 3 1.5dci ele de uns tempos para ca em ralatim ele treme um bocado como fosse abaixo mas vai ao normal e faz smp isso por exemplo ele esta nas 9.000Rpm sinto um balanço e o ponteiro desce prai ate as 7.000 e sobe sem carregar no acelarador... sera da Egr ?
desde ja orbigado pelas futuras informaçoes
-
Tens a certeza que é um dci? É que a fazer essa rotação o motor é de algum F1.
-
Verifica se nos tubos do gasóleo que vem do filtro até aos injectores, se não há bolhas de ar.
-
Tenho quase a certesa que querias dizer 900 RPM, mas por curiosidade, o carro é de que ano? quantos kilometros tem? Isto para te perguntar se alguma vez mudas-te o filtro do gasóleo?
-
isso que descreves não é uma situação aleatória, mas que acontece mais quando estás no para-arranca sempre a carregar na embraiagem.
se for isso eu e um colega meu temos isso e penso que seja da bomba da embraiagem
isto para ser mais preciso:
(http://img.tapatalk.com/d/14/03/04/a6uqe3a2.jpg)
créditos ao Dom :P
-
sim é 900 tem um 0 a mais XD.
o carro é de 2007 KM reais nao sei so sei que ele no painel marca 130.000KM mas ele deve ter prai uns 300.000.
o ultimo filtro de gasoleo foi mudado nos ultimos 20.000km que ele agora esta-me a avisar para fazer revisao que eu vou
mudar tudo oleo filtro de oleo filtro de gasóleo e a distribuição.
nos tubos nao ah bolhas de ar.
nao o carro faz sempre por exemplo eu de manha meto a trabalhar e ele começa a fazer ao parar fica um tempo ao relatim nos semáforos mesmo que carregue ou nao na embraiagem ele faz a mesma coisa
o que reparei é que as vezes sai uma nuvem de fumo quando puxo por ele. E eu a acelerar em 1º quando carrego na embraiagem ele acelera um bocado a por 1º se acelerar ate as 2.000 carrego na embraiagem e ele sobe ate as 2.500
-
Se tem esses quilómetros todos que pensas ter, devias fazer-lhe um diagnóstico.
A nuvem de fumo é preta? Se for, é gasóleo por queimar.
Isso do acelerar acontece porque pisas a embraiagem sem teres levantado totalmente o pé do acelerador. Se tirares o pé do acelerador e carregares no da embraiagem vais ver que a única coisa que faz é manter a rotação durante um bocadinho.
-
ah uns 2 messes teve a luz do airbag acesa e tive que ir apagar mas o mecânico nao disse mais nada
sim o fumo é preto
ele esta-me a beber praí 1 litro de oleo 10 em 10 mil
-
E não sabes de onde vem a fuga? Pode ser o turbo a fazer passagem de óleo.
O mecânico tem Clip? Se não tiver, aconselho-te a ires à Renault. Perdes o amor a uns 35~40€.
-
tem a entrada de ar ligada ao filtro na caixa do filtro ou no tubo que vai ao motor tem la outro ligado pequeno esse esta babado de oleo acho que se chama respiro do motor .
o mecânico nao sei se tem clip.
agora quando for fazer a revisao vou desmontar o turbo e o intercooler a ver se tem oleo
-
boas
o meu intercooler tem oleo assim como nos tubos como poderei proceder a uma limpeza ?
dento do intercooler tem la um fio no meio de um lado de outro que sera aquilo?
desde ja obrigado
-
E o estado do turbo?
-
o turbo ainda nao vi ... amanha se conseguir verifica-lo
-
o turbo esta mais para la de que para ca esta com folga deixa andar ate ele ir a vida ou mando ratificar ou algo? tinha a EGR toda entupida agora vou ver as vielas e assim fazer uma revisao geral.
-
Quanto ao turbo deixa andar , assim mudas de motor também ;) pois se parir sabe-se lá aonde vai parar o resto da turbina... uma coisa é só deixar passar óleo, é fácil parar o motor em red line, o pior é se partir mesmo...
-
pois a minha duvida é de mando ou procuro outro ou deixo que ele estoure
estou a pensar em tirar o miolo do cat nestes modelos faz algum mal ao motor ?
tenho um tdi sem cat sei que nao ah problemas agora no dci é que nao tenho muita matéria sabia
desde ja obrigado pelas informaçoes
-
Troca de turbo. De preferência, novo. Limpa bem as tubagens e o IC se ainda não o fizeste. Limpaste a EGR?
O único senão de tirar o miolo do cat é a poluição. És capaz de notar uma ligeira perda de força em baixas.
-
Dom, perde forças em baixas? por acaso estava na ideia que ganhavas força na saida (baixas) e perdias ponta (altas)
em relação ao turbo... o pessoal fala sempre em trocar o turbo completo, mas neste caso não será mais rentável só o troca do núcleo?
pergunto isto porque vejo à venda os cores para os turbos mas nunca vejo pessoal a seguir essa via... não faço mesmo ideia se esta reparação é viável ou não...
-
Perdes provavelmente pelo menor "back pressure" que existe sem catalisador. E remover o miolo nem é o melhor. No Clio III, mete-se downpipe que na IPO não conseguem vê-lo.
O problema dos cores é que tu não o podes fazer em casa, ou seja, tens de recorrer a uma casa especializada e mesmo essas às vezes fazem asneira. Ao menos novo, não há chatices ou pelo menos tantas.
-
eu segunda vou começar a ver turbos ou algo para mudar... eu aumentei-lhe os bares no turbo mesmo assim sem cat ele perde? ... sim ja limpei tudo o ic tinha oleo e a EGr estava toda cheio de carvão amanha vou experimenta-lo
o que é um downpipe ?
desde ja obrigado
-
Aumentaste os bares?
Downpipe é um tubo no lugar do catalisador.
-
sim.. mas isso nao fui eu foi um conhecido meu que me aumentou os bares ele a agora a puxar sente-se o turbo o senão daquilo é que ele caga-me fumo.
então tiro o miolo do cat e meto o tubo é isso?
desde ja obrigado
-
Não devias ter aumentado a pressão do turbo com catalisador...
Ou tiras o miolo do catalisador(pior opção), ou passas um tubo por dentro do catalisador, ou tiras o catalisador e metes um tubo.
-
Eu tambem aumentei para ele me dar mais força ate nao meter um turbo novo q ele ja me estava a perder força. O motivo de eu querer tirar o cat é q ele deve estar ou a ficar intopido
-
Tens as ideias todas trocadas. Aconselho-te a dar uma leitura sobre o assunto.
-
Este tópico tá a levar um rumo!!! De um problema de instabilidade ao relantim já vai na retirada do catalisador, de turbos avariados e mexidos, sabe-se lá onde irá parar.
Já agora, portanto tinhas um turbo com problemas e a solução que encontraste foi dar-lhe mais carga até ele rebentar de vez!!?
E porque não nessa altura em vez de dares mais carga, tivesses visto se tinha reparação(por exemplo). Depois é só queixar que as coisas dão problemas... continua, estás no bom caminho, em vez de resolveres os problemas que tens primeiro, vai potenciando o aparecimento de outros problemas! Chama-se a isso, fuga para a frente!
-
Ya, é como uma gajo partir uma perna em vez de dares descanso, pedes a esse mesmo gajo para ir correr a maratona...
-
so lhe deu mais bares para experimentar ... ele segunda ou terça vai ser desmontado para ver o que se pode fazer
-
Então deste-lhe mais pressão porque ele tava a andar pouco derivado dum problema?
-
ele tinha o relatim esquecido e depois tinha perdido potencia e aumentei os bares so depois a fazer a limpeza é que vi o turbo assim