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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: AMSA em 31 de Maio de 2014, 13:54 pm

Título: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: AMSA em 31 de Maio de 2014, 13:54 pm
Boas pessoal,

A uns 6 meses para cá, ou até mais, o meu carro tem vindo a apresentar um sintoma algo estranho. Este incluí: variações no conta rotações em torno das 900rpm (quando o carro está a em ponto morto). Idas à baixo. Engasgues quando vou começar a acelerar nas rotações mais baixas.

Irei descrever este sintoma com um exemplo ou outro onde este sintoma se manifesta.

Quando vou a chegar a um semáfro e paro o carro (vou reduzindo progressivamente ou simplesmente paro mais bruscamente) este as vezes vai abaixo. Antes de ir abaixo, a luzinha da resistência acende (não sei porquê que existe essa luz, dado que o carro é a gasolina) e depois em seguida o conta rotações aumenta diminui e vai abaixo. Inclusivé, quando por exemplo estou a chegar ao semafro e começo a ver aquela luzinha da resistência a acender, dou umas aceleradelas para ver se o "engano".

Supondo que o carro foi abaixo, ao ligar e posteriormente ao começar a acelerar ele engasga-se, parace que está entupido.

Ao rolantim, nota-se as vezes essa falha em torno dos 900rpm e ouve-se à saída do escape um "brunbrun".

Já troquei as bobines e as velas. Embora note uma razoável diferença na respostas do carro, de facto até então só foi abaixo uma vez (neste caso, em duas viagens desde que mudei as bobines - tipo à 2 horas). Porém o tal "brunbrun" ainda se nota. Nota-se também aquela variação em torno dos 900rpm.

Não sei se ainda é cedo para tirar alguma conclusão e parece-me que o problema não seja daí.

Queria saber se alguém me pode ajudar caso já lhe tenha acontecido o mesmo sintoma, conheça alguém que tenha o mesmo carro e já lhe tenha acontecido o mesmo. Alguém mecânico aqui no forúm que já tenha apanhado uma situação dessas.

Já me disseram que pode ser:

Entrada adicional de ar no colector (as coisas que vedam os colectores podem estar a deixar entrar ar);
Injector;
Junta;

Falando em junta, de facto o reservatório da água vai perdendo água ao longo do tempo. Tenho que ir colocando água.

Just for the record, já mudei a correia, bomba de água (esta estava completamente folgada e era dali que saía muita água - o carro chegou a aquecer mesmo muito), etc.

Abraços
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Farfalho em 31 de Maio de 2014, 14:15 pm
Pode perder água pela junta da cabeça ou pelas tubagens, alguma abraçadeira mal apertada/com folga, junta do termóstato ou dano no radiador.

Tenta ver o corpo da admissão e se está limpo por causa do ir abaixo e relanti instável.

Enviado do Farfalhomóvel através de Tapatalk

Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Dom em 31 de Maio de 2014, 14:42 pm
Puseste bomba de água da concorrência? Por vezes duram pouco mesmo novas.
As velas foram as indicadas?
Quantos quilómetros tem o carro? Talvez seja borboleta de admissão suja. Se tirares o filtro de ar, tens óleo no fundo da caixa?
Também pode ser junta dos colectores estragada como te disseram.
Dá uma olhadela no sensor de temperatura.
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6162.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6162.0)
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Sls a GPL em 31 de Maio de 2014, 18:30 pm
Pontos a verificar:
Em oficina
captor pms
borboleta suja
vedantes da admissão (inclui o-ring da borboleta)

Em casa:
ver se o tapete na zona dos pedais esta molhado ( radiador da sofagem roto)
outras fugas visíveis nas tubagens do compartimento do motor a quente
ver se a ventoinha do radiador dispara
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: AMSA em 31 de Maio de 2014, 22:22 pm
Obrigado a todos pelas respostas.

@Dom
O kit completo de distribuição (incluindo a bomba de água) foi mudado a cerca de 2/3 meses; As velas que tinha no carro eram da champion (origem). Neste momento meti umas da BRUM ou BRUEM (não me recordo da marca, mas é alemão); O carro é tem aproximadamente 158000km.

Relativamente ao ter óleo no fundo da caixa onde está o filtro de ar ainda não verificar.

O quê que o sensor de temperatura tem a ver com o sintoma?

@Farfalho
De facto noto que o reservatório de água esvazia-se. Costumo colocar água quase de duas em duas semanas ou assim.

A tua resposta tem alguma coisa a ver com o sintoma de o carro ir abaixo (desligar-se), variações dos rpm em ponto morto, etc?

@rodinhas
As sugestões que apresentas para ser feito em casa tem a ver com a questão do ir abaixo conforme descrevi acima? Por exemplo, o caso das fugas está relacionado com o sintoma? Em relação ao radiador, ele trabalha de facto. Quando atinge uma determinada temperatura ele dispara e começa a funcionar.

A pessoa que me disse que poderia a parte dos colectores, não me lembro se referiu "junta". Essa parte dos colectores chama-se junta dos colectores? Ele entretanto colocou uma spray e tentou ver se estava a ser puxado ar por aquela zona, mas não pareceu; porém, foi um pouco à pressa.

O problema da questão do filtro de ar e verificar se tem óleo no fundo está relacionado com a borboleta?

O quê que é o captor, qual a sua função e em quê que poderá contribuir com o sintoma?

O mesmo pergunto para a questão dos vedantes da admissão?

Mas algum de vocês já apanhou algo assim, já teve um carro destes em que teve o sintoma que descrevi? Conseguiram perceber o problema que descrevi?

Muito obrigado pela prontidão nas respostas e pela vossa disponibilidade. Fico a aguardar as respostas.

Abçs.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: AMSA em 31 de Maio de 2014, 22:29 pm
rodinhas, vi que desmontas-te uma borboleta: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8615.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8615.0)

Consegues  colocar as fotos que já não estão disponíveis?

Dom, o link que me deste tem a maioria das fotos apagadas.

Abç

Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: samuelc em 31 de Maio de 2014, 22:53 pm
Em relação ao corpo da borboleta, tens um video no youtube https://www.youtube.com/watch?v=02OAzLkbgwk&list=PL032A6FCABE39ADEF (https://www.youtube.com/watch?v=02OAzLkbgwk&list=PL032A6FCABE39ADEF) , mas se não tiveres conhecimentos em mecánica mais vale estares quieto. Deve ser feito por quem sabe
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Farfalho em 31 de Maio de 2014, 23:00 pm
Por partes:

Sobre a perda de água - Podes ter o vaso de expansão com micro furos e com o líquido quente, o mesmo fica mais fluído e consegue passar. Pode ser uma abraçadeira com folga devido à vibração do motor e como não é suficientemente estanque, passa também pelos mesmos motivos. Junta do termóstato se estiver degradada pode também sair por aí.
Também te indicaram do tapete do condutor se estiver molhado, possível fuga no circuito da chauffage (é o líquido anticongelante que fornecem o calor para a mesma).
Ajuda para verificar onde tens a fuga, formação de cristais da cor do líquido.

Deste problema já passei o mesmo e por erro meu aquando a intervenção no termóstato que não usei logo silicone preto para juntas e abraçadeiras novas decentes, desde então o nível mantém-se tendo só descido uma vez devido à folga que as abraçadeiras ganharam, bastou apertar.

Sobre o relânti e carro ir abaixo - O corpo de admissão se estiver sujo pode restringir o movimento da borboleta tanto para uma abertura maior constante ou menor.

Deste problema nunca tive, comuniquei de acordo com a experiência com outros amigos nos seus carros e de frequentar os fóruns.

Pelo sim, pelo não, se tiveres possibilidade, pede uma vistoria à bomba de água se ela está nos conformes.

Se atinge determinada temperatura e ouves a ventoinha a trabalhar então desse lado está bom, desde que as temperaturas sejam as normais.

Quanto ao restante, os outros membros responderão pois nem detenho o conhecimento e prefiro ficar calado a induzir em erro.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Sls a GPL em 31 de Maio de 2014, 23:19 pm
A questão do relantim instável pode estar ligado com o sensor de temperatura a dar valores errados.
Captor pms - usa a pesquisa há vários tópicos com essa informação

Juntas e vedantes , é tudo o mesmo  :wink: os que influenciam o relantim são os que estão nos colectores e o o-ring da borboleta. Se os dos colectores não tem fuga, vê o da borboleta.

Se faltam fotos, agora é difícil repor. 
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: AMSA em 31 de Maio de 2014, 23:24 pm
Obrigado pelas respostas.

De facto vou fazer essas vistorias que são mais fáceis para mim, desde ver a água na zona dos pedais, tubos com o carro a quente.

A questão do captor PMS tem a ver com crank sensor? Eu pelas imagens que já vi, penso que já mudei isso a uns 2 anos ou algo do género. O carro não pegava/custava muito a pegar.

A questão da limpeza da borboleta de facto é obra. Quanto tempo é que poderá levar a fazer essa intervenção?

@rodinhas, como é que o sensor de temperatura pode ter algo a ver com o sintoma? Como é que ele funciona relacionando-o com o relântim?

Muito obrigado pelas dicas.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: samuelc em 31 de Maio de 2014, 23:29 pm
O tempo dependerá da experiência. Mas 2h devem chegar.

Podes ter mudado, não pegar é um dos sintomas
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Xmarine em 31 de Maio de 2014, 23:35 pm
Mede a compressão do motor ;)
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Sls a GPL em 31 de Maio de 2014, 23:46 pm
Por exemplo, se o sensor de temperatura estiver a dizer que estão -40ºC o calculador vai estar a debitar mais gasolina, mas como a temperatura do ar está muito mais quente que -40ºC, a mistura ar/gasolina, não vai ser a correcta, e  o trabalhar do motor não vai ser o correcto, o resto dos outros sensores vão detectar uma anomalia, que vai gerar uma correcção na admissão, e por ai adiante, e o resultado vai ser um trabalhar incerto ;)

Mexer na borboleta, tem que se lhe diga, pois é um componente muito sensível, se esta avariar prepara uns 500€ ou mais para por uma nova, alem disso, depois de limpa tem que ser feito um reset aos parâmetros da borboleta. Normalmente os sintomas, da borboleta avariada, é a dita luz da resistência sempre acesa e o carro entra em safe mode, trabalha, mas não desenvolve nada.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: AMSA em 01 de Junho de 2014, 11:14 am
Olá a todos.

Já medi a compressão do motor e esta estava com valores por volta dos 10. Acho que estava ali nos 10,5.

Relativamente ao tal sensor que disse já ter mudado, o carro pega e pega bem. Sem problemas. Será que pode ser desse sensor também uma das possibilidades?

De facto, antes de o carro ir abaixo a luz da resistência acende (mas o carro é a gasolina) e depois as rotações vai abaixo das 900rpm sobe e pronto o carro desliga-se.

Não sabia que o sensor de temperatura poderia fazer isso.

Vou ver se falo com o meu mecânico e ver o que ele diz sobre as possibilidade que falamos aqui.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Dom em 01 de Junho de 2014, 11:21 am
A resistência nos 1.2 é como se fosse um aviso de erro. O meu ex-16v acendia a luz da resistência por causa do potenciómetro do pedal de acelerador.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: AMSA em 01 de Junho de 2014, 21:14 pm
Olá a todos,

Já vi debaixo do pedal se havia vestígios de água e a conclusão que cheguei foi que não. Tentei dar uma vista de olhos na zona do motor e tudo mais mas não consegui concluir nada pois já estava um pouco escuro. Amanhã irei tentar de novo.

Como é que vejo se a água está a ir para a junta ou se há água na junta?

Ligando o carro à máquina será que haverá uma grande probabilidade de conseguir detectar o que poderá estar a causar o sintoma que descrevi?

Abç.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Dom em 01 de Junho de 2014, 21:19 pm
O liquido do radiador não é do lado do condutor. É do lado do pendura.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Sls a GPL em 02 de Junho de 2014, 00:13 am
Depende, dom, porque o meu radiador da sofagem quando estava roto, molhava o chão do lado do condutor ;) e a agua saia pelo sitio por onde entra o radiador.

O diagnostico electrónico, a única coisa que te diz é se os parâmetros que estão a ser lidos pelos sensores, estão correctos ou não, não te vai dizer se a agua está a perder-se por aqui ou por ali, diz-te por exemplo a temperatura da agua, e consoante esse valor vs a temperatura real da agua (medida com um termómetro), ficas a saber se o sensor está ou não a funcionar bem.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Dom em 02 de Junho de 2014, 00:29 am
Sério? Sempre li que era do lado do pendura. Mas o teu Clio é diferente dos outros :laugh:
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Caçoilauto em 02 de Junho de 2014, 09:45 am
Apesar dos valores de compressão pode existir uma passagem de água para dentro do cilindro.

Verifica se uma das velas não se encontra com uma cor alaranjada num dos polos.

Por outro lado essas bombas de agua se não ficarem bem encostadas não vedam em condições.

Verifica ainda o corpo da borboleta que deve estar completamente sujo alem de ser necessário adaptar / reajustar electronicamente.

Tb deves verificar o corpo do termostacto e verificar se não existe uma micro fuga pelo vedante.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: AMSA em 02 de Junho de 2014, 10:09 am
Bom dia pessoal.

Já dei uma vista de olhos, com o carro a quente, na zona do pendura e não tem qualquer vestígio de água. Acontece que também dei uma vista de olhos na zona do motor (segui as tubagens) e não me pareceu haver água pelos locais onde estive a dar uma vista de olhos.

Com isto pergunto: se a perda de água for uma coisa ligeira, e tendo em conta que o motor está quente, a água não evaporará? Como é que conseguimos ver então esses vestígios de água?

Como é que posso ver se está a haver passagem de água para a junta?

E suma, no que diz respeito à perda de água temos:

- Água no lado do pendura (que já vi e não me pareceu haver ali vestígios de água);
- Junta do termóstato se estiver degradada;
-  Abraçadeira com folga devido à vibração do motor;
farfalho

quando a intervenção no termóstato que não usei logo silicone preto para juntas e abraçadeiras novas decentes, desde então o nível mantém-se tendo só descido uma vez devido à folga que as abraçadeiras ganharam, bastou apertar.

@rodinhas
"colectores e o o-ring da borboleta. Se os dos colectores não tem fuga, vê o da borboleta."


Isto que estás a dizer é relativamente à perda de água, correcto? Como é que posso ver se está a haver fuga nos colectores? Colector é diferente de junta correcto? Como posso ver também se há fuga na junta?

---

Relativamente ao sintoma que relatei, pouco nada posso então fazer. Resumindo, do que já foi aqui dito poderá ser:

- Borboleta Suja;
- Sensor de temperatura a dar valores errados;
- Captor pms;

@rodinhas
"Mexer na borboleta, tem que se lhe diga, pois é um componente muito sensível, se esta avariar prepara uns 500€ ou mais para por uma nova, alem disso, depois de limpa tem que ser feito um reset aos parâmetros da borboleta. Normalmente os sintomas, da borboleta avariada, é a dita luz da resistência sempre acesa e o carro entra em safe mode, trabalha, mas não desenvolve nada."


A luz da resistência no meu caso só acende antes de o carro ir abaixo, por exemplo, nessa situação de estar a chegar a um semafro. Quando isso acontece dou umas aceleradelas para o gajo não ir abaixo e ele lá recupera (as vezes não). Outra situação é quando vou numa descido e coloco o carro em ponto morto, o gajo as vezes não se aguenta e vai abaixo.

Conforme disse, mudei as bobines e as velas. Com isto, desde que mudei isto noto que o carro puxa ligeiramente mais.

@Xmarine
Os valores da compressão do motor está dentro do normal?

Há algo a acrescentar a lista que fiz?

O quê que vocês podem sugerir-me em termos da ordem de intervenção que deveria tomar?

@caçoilauto
Obrigado pela tua resposta.

Relativamente às velas, de facto o que o mecânico (a quem já levo o carro a alguns tempos) disse (e verifiquei porque estive lá) é que duas das velas estavam um pouco mais sujas que as outras duas (em torno ou no próprio pólo, na parte branca também, tipo cerâmica).

Relativamente à bomba de água posso tentar verificar com ele, pois foi ele quem montou.

O quê que queres dizer com verificar o corpo da borbuleta? Isso involve desmontar a parte de cima toda do motor, conforme mostra o video que colocaram aqui?

Alguém sabe se existe alguma foto/fotos aonde identifiquem cada um dos componentes que referiram aqui?



Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Dom em 02 de Junho de 2014, 10:13 am
Lembrei-me agora também que já vi dois casos de perda de liquido de refrigeração pela tampa do vaso de expansão.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Sls a GPL em 02 de Junho de 2014, 10:46 am
Pois, não sei, mas a abertura do corpo da sofagem está virado para o lado esquerdo, não me lembro como é que é o corpo da sofagem por dentro, se há aberturas ou não para o lado direito. Não estarás a confundir com o corcovam entupido?

Quando falei nos vedantes e no o-ring da borboleta referia-me ao relantim instável, (entrada de ar que não está a ser controlada pela borboleta, e por essa razão o carro não consegue manter o relantim estável.

Era conveniente também fazeres um diagnóstico electrónico para saber qual é o erro registado, quando acende a luz da resistência, para mais facilmente encontrares o que está a causar esse erro,
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Dom em 02 de Junho de 2014, 10:48 am
Não estavas a falar do radiador? O radiador fica no lado do pendura e se ganhar fuga é por lá que costuma sair o liquido.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Sls a GPL em 02 de Junho de 2014, 11:00 am
Radiador da sofagem do lado do pendura no clio 2? só se for de um carro inglês  :laugh: :laugh:

(http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/853/7gds.jpg) (https://imageshack.com/i/np7gdsj)

Vê lá bem a foto, se junto ao suporte metálico que está no meio do sitio do tablier se não vês lá o radiador da sofagem ;)
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Dom em 02 de Junho de 2014, 11:11 am
Por acaso não vejo lá nada. Mas isso é porque tenho o monitor muito escuro :laugh:
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Sls a GPL em 02 de Junho de 2014, 12:29 pm
dá-lhe mais luz!!!

(http://i1279.photobucket.com/albums/y529/sls78/radiadorsofagem_zps6d5a76b6.png) (http://s1279.photobucket.com/user/sls78/media/radiadorsofagem_zps6d5a76b6.png.html)
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: AMSA em 05 de Junho de 2014, 09:04 am
Olá pessoal,

Esqueci-me de referir um pormenor que não sei se tem alguma influência na detecção do problema com mais rigor:

Quando ligo o ar condicionado (que por sinal é automático, painel digital) o carro deixa de ter aquele sintoma que referi, embora haja uma pequena instabilidade na manutenção das rpm ao relantim (continua ligeiramente instável).

Não sei se isto ajudará em algo, mas com este detalhe o quê que me podem dizer?

Abçs
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Dom em 05 de Junho de 2014, 09:25 am
O carro tem de compensar a rotação devido ao compressor de AC. Verifica o que já te dissemos
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: AMSA em 05 de Junho de 2014, 09:34 am
Okay, obrigado mais uma vez.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Sls a GPL em 06 de Junho de 2014, 02:07 am
Verifica se uma das velas não se encontra com uma cor alaranjada num dos polos.

Caçoila, quais são as causas dessa cor alaranjada nos pólos das velas?
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Caçoilauto em 06 de Junho de 2014, 11:01 am
Entrada de água na combustão
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Sls a GPL em 06 de Junho de 2014, 13:35 pm
É que dei conta que na vela do cilindro 3, que coloquei agora nesta ultima revisão, e  que no inicio da semana estive a confirmar se estavam com a folga certa e se os cachimbos estavam bem encaixados, pois noto uma falha esporádica no relantim,   na cerâmica tem um risco avermelhado +/- na ponta da cerâmica junto ao polo da vela, mas só em metade da circunferência, a ver se coloco foto. Engraçado ser no mesmo cilindro que da ultima vez a bobine queimou.
Nas velas velhas, reparei que devem ter estado de molho, possivelmente agua acumulada por causa das várias lavagens ao motor que fiz.

No entanto não tenho tido nenhum consumo de agua do circuito de refrigeração.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Sls a GPL em 06 de Junho de 2014, 21:58 pm
Ficam as fotos, não se nota lá muito bem porque o telemóvel é uma treta  :sad:

(http://i1279.photobucket.com/albums/y529/sls78/foto0825_zps3cf14659.jpg) (http://s1279.photobucket.com/user/sls78/media/foto0825_zps3cf14659.jpg.html)

(http://i1279.photobucket.com/albums/y529/sls78/foto0826_zps92f8f18d.jpg) (http://s1279.photobucket.com/user/sls78/media/foto0826_zps92f8f18d.jpg.html)

Ainda tentei gravar as falhas do motor, mas depois não se consegue notar na gravação, nem a nível de som nem nas vibrações do motor, o raio do telefone reduz o barulho de fundo, e mesmo estando em cima do motor , mal se consegue ouvir o ruído que o motor faz, e por isso mal se consegue perceber as falhas do motor. Tenho que ver se consigo arranjar uma câmara melhorzita para o fazer.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Sls a GPL em 12 de Junho de 2014, 11:36 am
E um vídeo onde se nota as falhas do motor
Untitled (http://www.youtube.com/watch?v=BPIR-X8XTOw#ws)

Estas falhas só se notam ao relantim, parece que falha um disparo de uma vela. Até aqui não é grave, o pior é que já me aconteceu, precisar de arrancar e logo por azar deu-se uma falha nesse momento e o motor foi abaixo, a sair de um entroncamento com carros a vir na estrada principal  :shocked:

Alguém tem ideia do que possa ser? Não tem registado nenhum erro, pelo menos que o ELM veja.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: angelocampia em 12 de Junho de 2014, 11:57 am
o relantim disso é 500rpm?
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Caçoilauto em 12 de Junho de 2014, 12:04 pm
730 rpms+/- 20

Onde é que voçês já viram 500 rpms?

Rodinhas se a cerâmica têm marcas de água significa que não está a cumprir a função.

Verifica ainda se um dos cachimbos não está estalado junto do encaixe da vela.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: samuelc em 12 de Junho de 2014, 12:06 pm
Não é 500rpm mas no meu fica antes das 1000rpm

Rodinhas antes de mudar o injetor no meu andava pela net e cheguei a ver um video em que se passava o mesmo que no teu, e o gajo tinha na descrição algo sobre os injetores.

No meu nunca reparei se fazia isso mas eu no teu caso verificava os injetores.

E a vela que estava "por cima" do injetor que foi mudado estava com um aspeto igual a essa
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: angelocampia em 12 de Junho de 2014, 12:09 pm
ya, esqueçam esse conta rpms não começa do "0" dá o meu engano na leitura do mesmo ;)
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Sls a GPL em 12 de Junho de 2014, 12:32 pm
luis essa vela quando tirei a foto tinha menos de uma semana, se apanhou humidade só se foi a das minhas mãos quando a montei.
Eu só notei esta falha, mais acentuada quando coloquei estas velas novas. No entanto vou ver essa questão dos cachimbos, mas não me lembro de ver nenhum estalado.

A não ser que a vela tenha vindo com defeito...
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: AMSA em 28 de Agosto de 2015, 11:29 am
Bom dia pessoal,

Tinha aberto outro tópico mas não me lembrava que já tinha cá discutido o problema.

Dando, já agora, seguimento ao que tinha acontecido naquela altura e a resolução para futuros utilizadores do forum, o que estava a acontecer é que existia uma entrada de ar adicional e esta entrada de ar estava a ser feita através do sensor que fica por cima do motor.

Relativamente à água, era a bomba de água que fica de lado, no motor, também resolvido na altura.

Agora o que acontece é o seguinte:

Penso que para relatar o problema o melhor é tomar como exemplo o que acontece:

- Supondo que estou a aproximar-me de um semáfro, o carro começar a falhar, ou seja, as rotações começam a oscilar e o carro vai abaixo e a luz da resistência acende (estranho para um carro a gasolina, pensava que essa luz era importante só os carros à diesel).

- Estou no trânsito, quando estou no pára e arranca o carro as vezes não aguenta e vai abaixo.

Para contornar essa situação, tendo eu já a experiência de quais as situações mais ou menos em que isto acontece, dou uma aceleradelas.

Este problema começou no ano passado, por um longo periodo de tempo, mas depois esteve uns tantos sem acontecer, entretanto voltou.

Alguém que tenha um Clio deste tipo já lhe aconteceu o mesmo? Alguém sabe qual poderá ser o problema?

Cumprimentos.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Gonçalo em 28 de Agosto de 2015, 12:33 pm
Passagem na junta da cabeça, tal como já foi dito anteriormente...
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Xmarine em 28 de Agosto de 2015, 12:44 pm
Medir compressão...

Sent from my german saloon car with 2 german blonde women on the back seat.

Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: AMSA em 28 de Agosto de 2015, 13:02 pm
Obrigado pelas sugestões.

Permitam-me perguntar o seguinte:

- Levando o carro à máquina, é possível aferir qual é o problema e de ontem vem?

Cumps.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Xmarine em 28 de Agosto de 2015, 13:13 pm
Como já disse algures...

A máquina não dá avarias. Dá pistas para as procurar ;)
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: RenaultTurbo em 28 de Agosto de 2015, 19:01 pm
O carro pode estar ligeiramente fora de ponto. No meu 1.6 ao trocar a correia ficou ligeiramente fora de ponto e acontecia o mesmo que te está a acontecer de ir abaixo e já que ela foi trocada pode ter a ver com isso (a não ser que já estivesse assim).

De resto faz teste de compressão a ver, a máquina de diagnóstico existe para ajudar mas não deteta tudo. Muitas vezes existem mil e um testes a fazer para chegar a uma conclusão, a máquina só ajuda a saberes aquilo que tens de tomar atenção para ajudar a "filtrar" os testes.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: AMSA em 15 de Outubro de 2015, 09:39 am
Bom dia pessoal,

A uns meses atrás coloquei aqui uma questão relativamente a um problema que o meu Clio 2 (ano 2003) estava a dar.

Acontece que era a borbuleta, pois o mecânico a quem eu costumo levar o carro deu uma limpeza na mesma e o carro ficou a trabalhar normalmente (o relântin, não sei se é assim que se escreve estava instável).

Ora bem, tendo este problema sido resolvido, aconteceu-me a pouco dias uma situação.

Quando vou a andar com o carro e vou a travar, reduzir a velocidade, fazer uma curva, parar numa passadeira, fazer um movimento um pouco mais brusco para desviar-me de algo, a luz da resistência acende e o carro não acelera tanto. Acho que nunca passei do 40km/h a subir e uns 60km/hr em linha recta (até nem consigo colocar as mudanças mais altas sob pena de o carro não conseguir desenvolver, mesmo o pouco que consegue nessa situação.

Ora bem, os exemplos que dei são exemplificativos e não acontecem SEMPRE. Ou seja, posso fazer esses movimentos todos num dia e não acontecer, como pode acontecer uma ou duas vezes num dia ou então uma ou duas vezes numa manhã.

Quando desligo o carro e volto a ligar (simulo que saio do carro e volto a entrar, secalhar é um pouco parvo estar a fazer isso) a luz apaga e lá volta tudo ao normal.

Houve duas ou três vezes que acendeu tbm a luz do motor, mas esta também se apaga quando desligo e ligo o carro.

Alguém faz a minima ideia do quê que possa ser? (DESTA VEZ  :angry:)

Cumprimentos.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: AMSA em 15 de Outubro de 2015, 09:40 am
Esqueci-me de referir que o carro é a gasolina, 75CV e 16 válvulas.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Sls a GPL em 15 de Outubro de 2015, 11:31 am
Se o problema é o mesmo devias continuar no tópico inicial.

Primeiro que tudo, faz uma pesquisa  no forum por "luz resistência", existem vários tópicos a falar do mesmo.
Verificar todas as sugestões referidas nesses tópicos, fazer um diagnóstico com uma maquina de diagnostico para identificar qual é o erro que aparece.

O mais comum é ser mau contacto na ficha do pedal do acelerador, ou na ficha que liga as Varias cablagens dos pedais À cablagem do carro, situa-se por cima do pedal da embraiagem, e frequentemente leva umas quantas joelhadas e pontapés que podem provocar esses maus contactos, e por ultimo, ser a borboleta que está a dar as ultimas, problema que ocorre com alguma frequência.
Em relação À ficha a solução melhor é soldar os fios e o problema fica resolvido.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: AMSA em 02 de Novembro de 2015, 19:54 pm
Obrigado pela resposta. Relativamente a tal ficha, como inclusive vi num post de outro user, fica mesmo pertinho do acelerador?

Será este:
(http://s23.postimg.org/lpb1pphfb/IMG_20151016_184524.jpg) (http://postimg.org/image/lpb1pphfb/)
?

Abçs
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Sls a GPL em 02 de Novembro de 2015, 21:49 pm
Uma das fichas e a que liga ao potenciómetro do acelerador, nesse sitio como na foto, a outra ficha, fica para ai para os lado do pedal da embraiagem e junta os fios numa só ficha provenientes do acelerador e sensor do pedal de travão.
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: AMSA em 02 de Novembro de 2015, 21:59 pm
Obrigado pela resposta.

É esta a ficha?

(http://s2.postimg.org/qqmmxgtrp/IMG_20151016_184902.jpg) (http://postimg.org/image/qqmmxgtrp/)

Abçs
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Xmarine em 02 de Novembro de 2015, 22:01 pm
Não.

Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension

Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: AMSA em 02 de Novembro de 2015, 22:37 pm
Eish, ok.

Vou tentar procurar melhor.

Mas está à vista? Ou tenho que desmontar algo?
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: scenick em 02 de Novembro de 2015, 23:30 pm
Tens de seguir o molho de fios que sai do pedal de acelerador, isso que mostras são do pedal de travão e de embraiagem
Título: Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
Enviado por: Sls a GPL em 05 de Novembro de 2015, 07:35 am
Na foto, é a ficha da esquerda, é a que vem do pedal do acelerador.