Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: rui.costa em 03 de Junho de 2014, 13:11 pm

Título: Motor k9k 266 (do Suzuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: rui.costa em 03 de Junho de 2014, 13:11 pm
Olá a todos, há uns tempos o motor do meu clio foi-se. O famoso problema das capas das bielas.
Quando desmontámos o motor verificámos que um dos apoios da cambota, do mesmo lado do motor, bem como um dos cilindros e respectivo pistão já não estavam grande coisa.
Decidimos não reconstruir.

Agora comprámos um outro motor. Contratámos o motor e a montagem à mesma empresa e indicámos explicitamente que o motor era o k9k704. O carro ainda chegou a circular mais ou menos 100km mas entretanto começou a fazer barulho, parecia ser problema de injectores. Parámos o carro e já não pegou.

Entretanto, ainda não saiu da oficina, já trabalhou e parou várias vezes. Já verificámos que alguns dos injectores que vinham com o motor não estavam grande coisa e por isso estão agora a ser trocados. Tudo por conta da garantia que me deram.

Só que este fim de semana fui à oficina e reparei que a chapa do motor dizia k9k 266. Já fui verificar e parece que era o motor usado a partir de 2005 nos Susuki Jimny.

A minha questão é a seguinte, tendo em conta que a "centralina", não sei se é esse o nome correcto, não foi trocada e está a desligar o carro automaticamente, poderá estar a acusar um motor diferente e por isso mesmo a desligar o motor?

Agradecia alguma ajuda rapidamente se possível pois estou há semanas sem o carro e estou a ver que eles não me resolvem o problema.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: bluejimny em 04 de Junho de 2014, 08:03 am
boas.
eu tenho um jimny com esse motor. de 2005, deve ser o de 65cv.
aqui ha uns dias numa tread recente alguem postou um catalogo de peças de injecçao da delphi.
dei uma vista de olhos, e nesse motor, os injectores e mais algumas peças teem uma referencia diferente das usadas no 65cv do clio.
alem disso, no jimny o motor é muito mais reduzido. suponho que seja por causa da caixa de velocidades, nao sei se a centralina terá outra calibraçao.
em todo o caso, isso deve ser problema de centralina, em particular por os injectores que veem nesse motor serem referencias diferentes dos usados no clio.

seja como for, ja ai vem alguem mais entendido nisso pa te elucidar
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: rui.costa em 04 de Junho de 2014, 08:13 am
Sei que o jimny, nas versões diesel,  saiu com um motor Renault de 65cv e depois mais tarde com um de 83cv ou 86cv. É este que me colocaram no carro, já estive a verificar pela pela chapa que vem no motor, K9K 266.

E o meu problema é que poderá estar a acontecer a centralina detectar um motor com um comportamento diferente do original e por isso mesmo desligá-lo ao fim de pouco tempo a trabalhar.

Os poucos quilómetros que andei com o carro não notei diferença mas eu quase não andava com o ele. Já a minha mulher, que circulava com diariamente, disse-me logo que este motor tinha muito mais força que o original, que se notava bem a diferença.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Dom em 04 de Junho de 2014, 08:21 am
Grandes invenções que para aí vão. A solução é eles colocarem um motor igual ao que tinhas ou um de 80cv. Estarem a colocar um motor de outra geração em que é preciso fazer mais que simplesmente trocá-lo, não pode dar bom resultado. E intercooler? Nem o meteram, não é? Como o de 65cv não traz...
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Sls a GPL em 04 de Junho de 2014, 08:59 am
Foi feita a configuração dos injectores?
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: rui.costa em 04 de Junho de 2014, 09:47 am
É isso mesmo que estou a tentar saber. Sei que os injectores não são os que vinham com o motor. Dos que vinham 2 não estavam bons e ele montou outros 4 injectores Delphi o que está correcto porque era isso que o carro trazia de origem e segundo sei os que vinham neste motor que ele colocou também eram Delphi.

Estou a tentar saber se ele os configurou, só preciso que ele me atenda o telemóvel.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: rui.costa em 04 de Junho de 2014, 09:51 am
Grandes invenções que para aí vão. A solução é eles colocarem um motor igual ao que tinhas ou um de 80cv. Estarem a colocar um motor de outra geração em que é preciso fazer mais que simplesmente trocá-lo, não pode dar bom resultado. E intercooler? Nem o meteram, não é? Como o de 65cv não traz...

Pois, essa parte também não sei. Obrigado pela informação.
Vou tratar de saber isso.
O problema é que montaram o motor, eu testei e estava tudo ok e como tal paguei. Ainda andámos mais ou menos 80km com ele. Só agora, após ter devolvido o carro, quando o estava a inspeccionar com o mecânico é que reparei na chapa e verifiquei que o motor era diferente.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Dom em 04 de Junho de 2014, 09:56 am
Se o mal fosse a chapa, vivias bem tu. O problema é ele não funcionar. Não sei se é possível "casar" essa mecânica com a tua centralina ou até utilizar injectores de um 65 nesse motor devido à norma EURO 4.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Sls a GPL em 04 de Junho de 2014, 10:31 am
dom, isso tem a ver com a poluição, e não com o funcionamento do motor.
Isso deve estar a precisar de ser feita a configuração dos injectores e de re-escrever o mapa de injecção, para que fique a funcionar bem.
Quando o carro deixa de trabalhar, acende-se alguma luz de aviso no quadrante? Alem disso devias fazer um diagnostico electrónico ao carro, com a CLIP de preferência a ver se existem erros ou se há algum sensor a dar informação errada, ou outro qualquer problema a nível electrónico.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Dom em 04 de Junho de 2014, 10:33 am
Sim. Só não dou certezas porque não me recordo muito bem mas acho ter lido que os injectores do meu (norma EURO 4) não davam num 65 ou 80cv. Como se falou aqui de um 86cv...
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Sls a GPL em 04 de Junho de 2014, 10:52 am
As normas euro X tem a ver com a poluição, por exemplo o motor com fap respeita a norma euro x, e o motor exactamente igual mas sem fap só respeita a norma euro y, claro que depois há outras pequenas diferenças, por exemplo valores de debito dos injectores, tamanho das partículas injectadas, etc. e ai é que pode fazer diferença em relação às normas euro
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Dom em 04 de Junho de 2014, 10:58 am
Man, estamos a dizer o mesmo...
Contudo, repara. Como podes ter menos poluição com um mesmo injector quando a electrónica já tira o melhor proveito do mesmo? Tens de aumentar a tecnologia do injector para ser mais eficiente. Isto não quer dizer que os do 65cv sejam diferentes do 86cv. Só referi que podiam não dar por já ter lido algo sobre isso.
Voltando ao assunto do tópico.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Pedrob em 04 de Junho de 2014, 11:00 am
Os injetores do 65 e 80 são diferentes dos 85 e não são compatíveis!!, assim como os do 85 são diferentes dos do 100 , e os do 105 são piezoletricos
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: rui.costa em 04 de Junho de 2014, 11:47 am
dom, isso tem a ver com a poluição, e não com o funcionamento do motor.
Isso deve estar a precisar de ser feita a configuração dos injectores e de re-escrever o mapa de injecção, para que fique a funcionar bem.
Quando o carro deixa de trabalhar, acende-se alguma luz de aviso no quadrante? Alem disso devias fazer um diagnostico electrónico ao carro, com a CLIP de preferência a ver se existem erros ou se há algum sensor a dar informação errada, ou outro qualquer problema a nível electrónico.

Obrigado por todas as respostas que aqui têm sido dadas.
Por partes:
Isso deve estar a precisar de ser feita a configuração dos injectores e de re-escrever o mapa de injecção, para que fique a funcionar bem.
Estou a tentar obter essa informação, se isso já foi feito. Infelizmente estou a trabalhar muito longe e não tenho hipóteses de me deslocar à oficina dentro do horário que está aberta. Se me atendessem o telefone dava muito jeito;

Quando o carro deixa de trabalhar, acende-se alguma luz de aviso no quadrante? Alem disso devias fazer um diagnostico electrónico ao carro, com a CLIP de preferência a ver se existem erros ou se há algum sensor a dar informação errada, ou outro qualquer problema a nível electrónico.
A primeira vez que o carro deixou de trabalhar (eram injectores) não acendeu nenhuma luz. Notou-se barulho, semelhante ao de uma falha nos injectores. Parou-se o carro e já não pegou. Depois quando se ligou o carro à máquina, penso que é o que chamam a CLIP, tinha realmente um erro assinalado.

Tudo quanto é sensores já foi substituído. Já foram feitos testes à centralina e está tudo ok.
Todo o circuito de combustível, incluindo válvulas e bomba de alta pressão já foram revistos e estão a funcionar em pleno.

O comportamento actual do carro é que começa a trabalhar, tudo certinho, sem barulhos ou comportamentos estranhos, andamos 1km com ele e ele pára. Penso que agora não está a acender luz nenhuma mas vou confirmar.

Parece-me que faltam mesmo aqui três questões:
1ª Colocaram-me um motor diferente do original e não sabem como o colocar a trabalhar devidamente;
2ª Aparentemente não sabem o que é necessário fazer em termos de centralina para adaptar este motor;
3ª Este carro, desde que foi trocado o motor,  já foi ligado à máquina várias vezes mas nunca na Renault. Tem sido um electricista automóvel que tem ido à oficina com uma máquina dele mas que possivelmente será uma qualquer genérica - se é que isso existe - e que provavelmente não está preparada em termos de hardware/software para fazer tudo o que é preciso.

E eu que só queria que me colocassem um motor igual ao original e que recebi a garantia de que tinham as condições e o conhecimento para fazer o trabalho.

Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Sls a GPL em 04 de Junho de 2014, 12:14 pm
Tens que fazer um diagnostico com a clip com o motor em funcionamento  para perceber o que provoca o desligar o motor. Até pode ser o sensor pms que não está nas melhores condições.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: rui.costa em 04 de Junho de 2014, 12:45 pm
Já estive a falar com eles. Aparentemente é o que vão fazer agora à tarde.
Vão meter os códigos dos injectores na centralina, pareceu-me que também iam re-escrever o mapa da injecção e ligar à clip com o carro em funcionamento. Se tudo correr bem, dado que isto de ter um motor k9k266 no Clio parece ser uma novidade, tentarei deixar aqui o relato do funcionamento do mesmo, uma espécie de diário de bordo.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: bluejimny em 04 de Junho de 2014, 16:20 pm
cheira-me que isso ainda pode dar mais um ou outro problema.
ha tempos andei a ver o que seria necessario para transformar o 65cv do meu no de 85 cv...
bem...para alem da repro..iria precisar de um intercooler, isto para ficar com 80cv. os 85cv...ja envolve injectores com outra referencia. nao sei se os do de 65cv dao para usar, mas enfim...
depois, o turbo funciona a uma pressao ligeiramente diferente, 1.0bar no de 65cv, 1.1bar no de 85cv...mas o turbo apesar de ter uma referencia ligeiramente diferente, é basicamente o mesmo turbo.
mais potencia do que isto, os 100cv ou 105cv para cima, igual ao de fabrica, tem de mudar os pistons, porque a bomba injectora funciona a uma pressao mais elevada e corre o risco de danificar os pistons do de 65/80/85cv, pelo que ou recorres a um sapateiro que brinca com a electronica, ou ja sai caro demais.
na etapa em que estas, podes ter de por um intercooler se nao tiver vindo com esse motor, uma repro á centralina, provavelmente uma codificaçao dos injectores ou outros injectores
isto vindo de um leigo, pode vir alguem corrigir-me
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Dom em 04 de Junho de 2014, 16:26 pm
Se for como no Clio, os turbos são diferentes. São os dois kp35 mas o do 65 tem algo mais estreito (não sei se o bocal da parte quente e/ou fria). Os pistons devem aguentar. Há por aí Clios com mais que essa cavalagem.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: rui.costa em 04 de Junho de 2014, 19:15 pm
cheira-me que isso ainda pode dar mais um ou outro problema.
ha tempos andei a ver o que seria necessario para transformar o 65cv do meu no de 85 cv...
bem...para alem da repro..iria precisar de um intercooler, isto para ficar com 80cv. os 85cv...ja envolve injectores com outra referencia. nao sei se os do de 65cv dao para usar, mas enfim...
depois, o turbo funciona a uma pressao ligeiramente diferente, 1.0bar no de 65cv, 1.1bar no de 85cv...mas o turbo apesar de ter uma referencia ligeiramente diferente, é basicamente o mesmo turbo.
mais potencia do que isto, os 100cv ou 105cv para cima, igual ao de fabrica, tem de mudar os pistons, porque a bomba injectora funciona a uma pressao mais elevada e corre o risco de danificar os pistons do de 65/80/85cv, pelo que ou recorres a um sapateiro que brinca com a electronica, ou ja sai caro demais.
na etapa em que estas, podes ter de por um intercooler se nao tiver vindo com esse motor, uma repro á centralina, provavelmente uma codificaçao dos injectores ou outros injectores
isto vindo de um leigo, pode vir alguem corrigir-me

Os injectores que foram colocados não são iguais aos do 65cv original do carro. São próprios para o k9k266, por aí estou descansado.
Quanto ao intercooler, alguém me pode explicar qual é a sua função e quais as consequências de não o colocar?
Já agora, como quero estar prevenido, como posso verificar se o motor o tem ou não?
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: rui.costa em 04 de Junho de 2014, 19:23 pm
Agora disse-me que o motor foi retirado de um Nissan Almera. Pode ser verdade mas não consigo encontrar em sítio nenhum qualquer referência a este motor num Nissan.
A única coisa que encontro mesmo é Suzuki Jimny, de 2004 em diante.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Sls a GPL em 04 de Junho de 2014, 19:29 pm
Isso acho que é indiferente para o caso, vir de um almera ou do jimy. Não é a origem que vai fazer o motor trabalhar.

O intercooler, é um "radiador" que serve para arrefecer o ar que entra para o turbo,  se o ar for mais frio que à temperatura ambiente, entra mais ar o que faz com que se obtenha maior rendimento no funcionamento do motor.
A sua localização depende muito dos carros.
Nalguns jeeps e em alguns carros temos a entrada de ar para o intercooler no captot do carro e o intercooler está cá em cima ao pé da cabeça do motor. Nos clios costumam estar ao pé do radiador do carro.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Dom em 04 de Junho de 2014, 21:01 pm
Só uma pequena correcção. O intercooler não serve para arrefecer o ar que entra para o turbo mas sim para o motor. O turbo quando "comprime" o ar, torna-o quente e como os motores a diesel funcionam melhor com ar frio, coloca-se o intercooler entre os dois para arrefecer o ar antes deste entrar na admissão do motor.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Sls a GPL em 04 de Junho de 2014, 21:24 pm
Ya! tens razão enganei-me a explicar lol
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: rui.costa em 04 de Junho de 2014, 23:21 pm
 :angry:  :sad:  :gun:
Neste momento ainda não tenho o carro e estou a começar a não gostar nada disto.
Há 3 semanas que o carro lá está para resolver um problema criado por ele, bastava ter colocada um motor igual ao original, afinal era isso que estava contratado. E já agora não ter metido injectores que não estavam em condições.

A continuar assim vou-lhe pedir que me devolva o carro e o dinheiro. Há por aí muita empresa a vender e montar motores para estes clios e rapidamente encontro quem me faça um serviço em condições.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: rui.costa em 04 de Junho de 2014, 23:28 pm
Isso acho que é indiferente para o caso, vir de um almera ou do jimy. Não é a origem que vai fazer o motor trabalhar.

O intercooler, é um "radiador" que serve para arrefecer o ar que entra para o turbo,  se o ar for mais frio que à temperatura ambiente, entra mais ar o que faz com que se obtenha maior rendimento no funcionamento do motor.
A sua localização depende muito dos carros.
Nalguns jeeps e em alguns carros temos a entrada de ar para o intercooler no captot do carro e o intercooler está cá em cima ao pé da cabeça do motor. Nos clios costumam estar ao pé do radiador do carro.

Estando o motor sem o intercooler, dado que assim o ar entra mais quente para o motor, existe algum perigo de com isso aquecer demasiado o motor?
Em termos de rendimento e de consumos, alguém me sabe dizer se este motor estando sem intercooler, irá apresentar uma grande perda de rendimento ou algum aumento de consumos?
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: samuelc em 04 de Junho de 2014, 23:34 pm
Pelo pouco que já li um intercooler baixa os consumos, aumenta o rendimento do motor e tens melhores prestações do mesmo. Em relação à temperatura não sei, mas deve ser igual, ou entao o motor aquece mais rápido.

Corrijam se estiver errado
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Sls a GPL em 05 de Junho de 2014, 00:01 am
O intercooler só vai fazer aumentar uns quantos burros ao motor, claro que em potencia e consumos vai fazer diferença, mas não é nada do outro mundo.

A diferença que faz o intercoler, é que o ar que entra dentro do motor tem menos volume que à temperatura ambiente, e por essa mesma razão entra mais mais ar.
Um exemplo par aperceberes melhor:
Num centímetro cúbico de ar à temperatura ambiente tens 100 unidades de oxigénio, se for arrefecido pelo intercooler nesse mesmo centímetro cubico consegues colocar 120 unidades de oxigenio.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Xmarine em 05 de Junho de 2014, 00:21 am
Os motores k9k de 65cv são todos paticamente iguais seja de que carro venham.

E são todos Euro 3. Não existe qualquer incompatibilidade. Simplesmente parece que tens os injectores estragados... ou apenas um com demasiado retorno, é o suficiente para não pegar ou trabalhar a matraquear.

Mas então... se o problema do outro motor foi as capas de biela... qual a dificuldade de meter os injectores do motor antigo no novo?

Acho que neste tópico li teorias bastante estranhas......
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Dom em 05 de Junho de 2014, 08:26 am
X, o motor "novo" não é igual. Pelos vistos, trata-se de um de 86cv.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: rui.costa em 05 de Junho de 2014, 09:17 am
Os motores k9k de 65cv são todos paticamente iguais seja de que carro venham.

E são todos Euro 3. Não existe qualquer incompatibilidade. Simplesmente parece que tens os injectores estragados... ou apenas um com demasiado retorno, é o suficiente para não pegar ou trabalhar a matraquear.

Mas então... se o problema do outro motor foi as capas de biela... qual a dificuldade de meter os injectores do motor antigo no novo?

Acho que neste tópico li teorias bastante estranhas......

Xmarine, o problema de meter os injectores do motor velho é que eu contratei a colocação de um motor igual ao original - k9k 704 - e quando dei por ela tinham-me colocado um motor diferente - k9k 266 - que segundo sei tem injectores diferentes. Ao que parece, embora estes motores exteriormente sejam iguais depois têm diversas diferenças e inclusive nunca saiu nenhum clio com este motor.
E eu infelizmente só depois de o carro me ter passado pelas mãos e já ter voltado à oficinaé que reparei que não eram motores iguais.

Agora não conseguem resolver o problema - que ainda não consegui perceber qual é em concreto - ou não querem gastar dinheiro parao resolver e andam a enrolar-me.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: bluejimny em 05 de Junho de 2014, 16:33 pm
antes de mais devias descobrir qual o ano desse motor.
o dci foi montado no jimny a partir de finais de 2004, inicialmente nao versao 65cv. depois, creio em 2006, passou para o de 86cv. nao houve os dois ao mesmo tempo.
diferenças estao na presença do intercooler, nos injectores e segundo disse alguem acima, no turbo.
o turbo de origem do de 65cv deve aguentar o aumento de pressao.
mas se tens o de 86cv vai precisar dos injectores e do intercooler.
de outro modo, o que podes fazer é colocar os injectores do de 65cv, nao mexer no turbo e nao colocar o intercooler, e ficas com o 704.
em todo o caso, tendo as peças,suponho que seja so uma questao de mexer na centralina
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: rui.costa em 09 de Junho de 2014, 12:30 pm
 :cry:
Sexta-feira desisti, após tanta desculpa de que ora não funciona isto ora não funciona aquilo...
Ora vai experimentar isto ora vai experimentar aquilo...

Tirei a conclusão óbvia de que entreguei este serviço de colocar este motor a alguém que ou não sabe o que está a fazer ou gosta de arriscar e fazer experiências com os carros dos outros.

Dei-lhe até Sexta-feira, dia 13. Nesse dia tem de me devolver o carro a funcionar em pleno ou devolve como está bem como o dinheiro que lhe paguei.

Empresas a vender e a montar motores DCI, inclusive reconstruídos e com garantia há várias.
E também começo a ficar tentado a vender o carro - que está impecável - a alguém que saiba fazer o serviço e o queira para lhe montar um motor e ficar com ele.

Agradeço a ajuda e as dicas de todos.
Quando tiver mais novidades voltarei aqui a relatar como acabou esta embrulhada.

Se a coisa correr mal deixo aqui as indicações de a quem não devem comprar, para evitar que outros passem pelo mesmo.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Dom em 09 de Junho de 2014, 12:31 pm
Não te desfaças do carro pá
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: angelocampia em 09 de Junho de 2014, 17:04 pm
Isso realmente..., nem eu que não percebo nada de mecânica fiz tanta asneira/ou invenções, digo isto porque o meu irmão estoirou o motor do carro dele, teve azar, a polia da árvore de cames andou uns graus em falso e lá se foi um pistons válvulas e bielas... isto num audi A4... compramos um motor por uma bacatela... deduzimos logo que algo podia correr mal, só tive de mandar fazer a plaina da cabeça, montei tudo de novo, junta nova mais parafusos novos e está como novo agora, antes fazia passagem de compressão para o sistema de refrigeração... agora não percebo como pessoas que dizem que percebem, fazem cenas que mais parece de um filme de terror... e sexta-feira 13 é uma data mesmo a calhar...

Mas vamos torcer para que tudo corra bem ;)
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Artur em 09 de Junho de 2014, 23:11 pm
Os motores k9k de 65cv são todos paticamente iguais seja de que carro venham.

E são todos Euro 3. Não existe qualquer incompatibilidade. Simplesmente parece que tens os injectores estragados... ou apenas um com demasiado retorno, é o suficiente para não pegar ou trabalhar a matraquear.

Mas então... se o problema do outro motor foi as capas de biela... qual a dificuldade de meter os injectores do motor antigo no novo?

Acho que neste tópico li teorias bastante estranhas......

este homem as vezes até escreve umas coisas .....

o problema desse carro está ..... principalmente no que falam e tentam inventar como problema .....

em 20 minutos fica resolvido , esse motor dá e funciona na perfeição com os injectores antigos .
se lhe metem os novos na centralina antiga , não funciona

E ao autor do topico , sim, entregas te o trabalho ao sapateiro e não ao mecanico
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: rui.costa em 26 de Junho de 2014, 15:27 pm
Bom, finalmente surgiu uma "luz ao fundo do túnel" sobre como resolver o problema do carro.
A empresa que me montou o motor acabou por levar o Clio para uma Bosch Car Service.
Veredito, o problema é e sempre foi injectores. E, embora possa ficar resolvido com injectores reconstruídos, avisam desde logo que é muito falível.

Só dão garantias com injectores novos.
Resumindo, alguém me sabe dizer onde posso obter preços de injectores, novos ou reconstruídos, para um DCI K9K 266?
É o tal motor que equipava os Susuki Jimny.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: rui.costa em 26 de Junho de 2014, 16:58 pm
Já estive a dar uma palavrinha para a Caçoilauto, para obter preços. Agradeço desde já os esclarecimentos que me foram dados.
Tenho de ir obter mais informações sobre como está efectivamente montado o motor e só depois me posso desenrascar.
Título: Re: Motor k9k 266 (do Suzuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: Xmarine em 27 de Junho de 2014, 00:30 am
Mas então... se o problema do outro motor foi as capas de biela... qual a dificuldade de meter os injectores do motor antigo no novo?
Título: Re: Motor k9k 266 (do Suzuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
Enviado por: rui.costa em 27 de Junho de 2014, 16:28 pm
Xmarine, o problema é que meti o carro nas mãos de alguém que pelos vistos não sabe o que está a fazer.
Ele já colocou lá os injectores do motor antigo e não de uresultado. Mas, vou dizer aqui o que me disseram a mim: será que verificou se estavam colados (estiveram parados um ano e qualquer coisa)? Será que quando os colocou no motor novo também colocou a bomba de alta pressão oriunda do motor antigo?
Será que andou a experimentar injectores ao calha sem fazer as coisas a preceito?

Eu infelizmente trabalho bem longe e não tenho hipóteses de andar a correr para a oficina para acompanhar tudo.
Notoriamente calhei com alguém que não sabe o que está a fazer e que não tem capacidade para assumir as garantias que dá ao cliente.
E estou a ver que também não tem capacidade financeira para desfazer o negócio, que é o que quero neste momento.