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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: pedro gomes em 31 de Maio de 2010, 18:06 pm
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como é que sabemos se as ditas pastilhas estao gastas? acusa no cb? ou tenho de desmontar uma roda para ver?
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Podes olhar através da jante e notas se esta no ferro ou se ainda la tem pastilha para gastar :wink: Em alguns carros acusa, mas esse sistema (em alguns tambem) não é 100% fiável :lipsrsealed:
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Tanto quanto sei as pastilhas não têm indicadore de desgaste. O que pode acontecer é que, com o desgaste, o nível de óleo dos travões baixe (pois os pistões que accionam as pastilhas têm que estar bastante para fora quando as pastilhas estão nas últimas), e aí accione alguma mensagem de erro no CB. Mas lá está, isto não é 100% fiável (se as pastilhas da frente estiverem com desgaste e as de trás não, ou vice-versa, ou se foi acrescentado óleo de travões por o nível estar "artificialmente" baixo).
Portanto sim, toca a desmontar a roda! :azn:
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Podes olhar através da jante e notas se esta no ferro ou se ainda la tem pastilha para gastar :wink: Em alguns carros acusa, mas esse sistema (em alguns tambem) não é 100% fiável :lipsrsealed:
Acusa em todos os carros, agora pode é não estar a funcionar da melhor maneira. No meu caso quando troquei as pastilhas de travão vi que os fios electricos responsaveis por dar a informação do desgaste estavam cortados. Emendei-os, agora devem estar a funcionar mas vou verificando sendo a olhometro tal como aconselhou o Coolwater.
As pastilhas convem serem verificadas todos os 20.000km, dependendo da utilização este intervalo pode ser menor.
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Posso-te dar o exemplo, o meu carro levou agora pastilhas novas aos 40 mil, o do meu pai tem as pastilhas ha 80 mil km's... Depende das condições em que são usadas... Pois, eu também reparei que ha la cabos que estão meio cortados (no caso da tempra que tem indicador) mas nao sei até que ponto vai avisar se tiverem gastas... o melhor é ver :wink:
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ok gracias
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a maior parte das viaturas mais recentes , como o nelson disse , acusa atraves do nivel de oleo baixo . quando adicionam oleo , o nivel passa a estar errado e poderá não acusar . pior ainda , vai deitar fora quando as pastilhas forem substituidas .
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a maior parte das viaturas mais recentes , como o nelson disse , acusa atraves do nivel de oleo baixo . quando adicionam oleo , o nivel passa a estar errado e poderá não acusar . pior ainda , vai deitar fora quando as pastilhas forem substituidas .
Eu sempre ouvi dizer que no oleo dos travoes, dito nivel nunca se mexe... So se troca o oleo aquando do parameterizado se ja nao tiver a consistencia necessaria (Basta porem um pouco nos dedos. Se ao passarem os dedos eles deslizarem, epa troquem que ja nada faz, se sentirem os dedos a agarrar, esta inpec). Atenção que foi assim que me disseram sempre, posso estar muito errado. Sei e que o oleo que vem la dentro vem com a quantidade necessaria para funcionar e acusar a luz de falta de pastilhas no quadrante quando as mesmas estao gastas. Se for adicionado, alteram o nivel, e faz com que tenha-mos ferro com ferro e a luz nada, porque o nivel supostamente maximo e na verdade minimo devido a ter sido adicionado oleo com as pastinhas a meio uso.
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ok obrigado a todos
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a maior parte das viaturas mais recentes , como o nelson disse , acusa atraves do nivel de oleo baixo . quando adicionam oleo , o nivel passa a estar errado e poderá não acusar . pior ainda , vai deitar fora quando as pastilhas forem substituidas .
há muita gente que acrescenta
Eu sempre ouvi dizer que no oleo dos travoes, dito nivel nunca se mexe... So se troca o oleo aquando do parameterizado se ja nao tiver a consistencia necessaria (Basta porem um pouco nos dedos. Se ao passarem os dedos eles deslizarem, epa troquem que ja nada faz, se sentirem os dedos a agarrar, esta inpec). Atenção que foi assim que me disseram sempre, posso estar muito errado. Sei e que o oleo que vem la dentro vem com a quantidade necessaria para funcionar e acusar a luz de falta de pastilhas no quadrante quando as mesmas estao gastas. Se for adicionado, alteram o nivel, e faz com que tenha-mos ferro com ferro e a luz nada, porque o nivel supostamente maximo e na verdade minimo devido a ter sido adicionado oleo com as pastinhas a meio uso.
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a maior parte das viaturas mais recentes , como o nelson disse , acusa atraves do nivel de oleo baixo . quando adicionam oleo , o nivel passa a estar errado e poderá não acusar . pior ainda , vai deitar fora quando as pastilhas forem substituidas .
Exacto. E esse óleo em cima da pintura ou de plásticos faz desgraças!!
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ok temho de por maos á obra e desmontar uma roda para verificar, obrigado
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Tanto quanto sei as pastilhas não têm indicadore de desgaste. O que pode acontecer é que, com o desgaste, o nível de óleo dos travões baixe (pois os pistões que accionam as pastilhas têm que estar bastante para fora quando as pastilhas estão nas últimas), e aí accione alguma mensagem de erro no CB. Mas lá está, isto não é 100% fiável (se as pastilhas da frente estiverem com desgaste e as de trás não, ou vice-versa, ou se foi acrescentado óleo de travões por o nível estar "artificialmente" baixo).
Portanto sim, toca a desmontar a roda! :azn:
Falo por experiência própria pois já ajudei a desmontar uns, por exemplo nos BMW aquilo trás um sensor (tipo um pin) e aquilo é ajustado para o mínimo da pastilha a utilizar, então quando a pastilha está gasta esse "pin" toca no disco travão e acusa no CB..
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Quando troquei as pastilhas de travão do meu Laguna coloquei umas Bosch e traziam os sensores. Tive foi que emendar os fios que dão a indicação do nivel das pastilhas e que ligam aos sensores referidos uma vez que estavão cortados.
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Quando troquei as pastilhas de travão do meu Laguna coloquei umas Bosch e traziam os sensores. Tive foi que emendar os fios que dão a indicação do nivel das pastilhas e que ligam aos sensores referidos uma vez que estavão cortados.
acho que quando vem assim cortados nao funciona no quadrante...
mas é uma questao que os entendidos podem confirmar ou entao esperar que fiquem gastos e ver se realmente acusa algo ou nao...
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Negativo, o meu é de 1994. Estavam cortados a meio numa extremidade dos fio a ficha que liga aos sensores das pastilhas e a na outra a que liga ao ao quadrante. Devido ao desgaste das pastilhas os oleo de travões também estava quase no nivel minimo, o que é como já aqui foi dito um indicador da " saude " das mesmas.
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o meu megane nao tem nada por isso pensei isso...
se tem fios cortads ou nao nao sei apenas nao leva nada nos calços...