Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Brunoaz em 20 de Junho de 2014, 09:44 am
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Boas!
Então é o seguinte, venho aqui contar a minha situação destes 2 últimos dias.
Ao entrar numa rotunda, o carro começou-me aos soluços ao arrancar, e parou. (Com meio deposito de Gasóleo).
Ainda consegui fazer uma viagem de 40km depois de puxar um pouco por ele mas quando cheguei dirigi-me à Renault onde me disseram que seria do catalisador.
No dia seguinte vou para o colocar a trabalhar era só fumo por todos os lados (gases) a sair do capot e do escape.
Não o consegui meter a andar enviei o de reboque para uma Bosh car service onde depois de uma analise disseram me que seria a válvula EGR.
Trocaram-me a válvula EGR e fui buscar o carro, vi quem me foi experimentar o carro e realmente já não havia nem fumos nem soluços, porreiro!
Não... Qual não é o meu espanto quando vou para casa acelero o carro e ele não me desenvolve como antes.. Conseguia subir por exemplo uma subida em 3ª e agora tem que ser em 2ª e mesmo assim demora a desenvolver.
Liguei para a oficina em questão disseram me que faltava fazerem reset à EGR ou lá o que é, mas mesmo depois de feito deixou um bocado a desejar, praticamente ficou na mesma.
Liguei à CLIP e não deu erros.
Será que é MAF obstruído por ter havido tantos gases??
Desde já obrigado! :D
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De que cor era o fumo a sair do escape? Trocaram-te mesmo a EGR ou limparam-na?
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Não era necessario trocar ha EGR bastava limpar!
Provavelmente a reprogramacao da egr foi mal feita!
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Não é tão linear como isso. O problema pode não ser acumulação de carvão.
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Não era necessario trocar ha EGR bastava limpar!
Provavelmente a reprogramacao da egr foi mal feita!
E se a EGR estiver avariada, do que vai servir a limpeza?... Bela análise de diagnóstico, sim senhor....
Brunoaz, verifica o turbo e se as tubagens do turbo.
MAF obstruída por gases de escape? mas o massa de ar é na admissão....
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O fumo que saiu era branco, até pelo capot saiu.
A EGR Trancou, tenho aqui a velha estava mesmo danificada.
Nunca notei nada em relação ao turbo, e só me queixo em relação à baixa velocidade, em altas puxa bem na mesma.
(O que quis dizer é se poderá ser ainda gases no catalisador)
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Na hora de almoço fui onde montaram a EGR, ligaram me o carro à máquina onde não apresentava erros.
A única coisa que estava "anormal" seria na MAF acho que os valores estavam a 400 qualquer coisa (:S) e devia estar pelo menos a 600.
O estranho é isto ter se dado depois da troca da EGR, demora bem mais a desenvolver.
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E se a EGR estiver avariada, do que vai servir a limpeza?... Bela análise de diagnóstico, sim senhor....
Brunoaz, verifica o turbo e se as tubagens do turbo.
MAF obstruída por gases de escape? mas o massa de ar é na admissão....
Turbo lol. Não te ponhas a inventar, se não em vez de 1, ficas com 2 problemas....
Leva mas é o carro a Renault.......
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Boas, o carro ficou ok depois de levar a MAF.
:)
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Boas, venho cá para expor a minha situação de momento.
Depois de fazer 40 km e ter parado, voltei a ligar o carro e qual não foi o meu espanto:
LUZ do SERVICE ligada e do motor.
Cheguei a casa, liguei o carro ao computador, e o que me apareceu foi tudo a ver com EGR.
E agora pergunto, mudei a EGR à 2000km, ou seja 1 mês, será possível que a EGR foi à vida outra vez?!
Mudei numa Bosch car service será que a peça tem garantia?!
Estou a achar estranho esta situação....
Já aconteceu a alguém??
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A EGR foi calibrada?
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Boas, supostamente sim..
Passou um mês e uma semana de mudar a EGR, estou a achar estranho já que não noto nada no carro, nem a falhar, nem consumos mais elevados, nem perda de potencia
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Então vê se a ficha ficou bem encaixada, ou se esta a fazer bom contacto.
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rodinhas, por acaso ainda não vi isso...
Mas vou dar uma vista de olhos agora num instante ao carro ;)
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rodinhas, fui la agora, continua igual.
Também tenho erro no sensor maf, mas isso já tenho à algum tempo (coloquei uma usada e ficou o erro sempre).
A EGR é nova, custou cerca de 160 euros, meti-a porque a outra "morreu".
Erro que sempre apareceu:
P0100 (Mass air flow sensor) - Sempre apareceu desde que mudei o sensor de massa de ar sem dar luz nenhuma
Estes são os que apareceram desde que apareceu a luz do service:
- P0400 (EGR flow malfuncion)
- P0409 (Exhaust Gas Recirculation Sensor "A" Circuit)
- P0487 (Exhaust Gas Recirculation Throttle Control Circuit "A" /Open)
- P2413 (EGR System Performance)
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Boas, supostamente sim..
E dizes supostamente porque era suposto ter sido, ou porque te disseram que o fizeram?
Além disso, se trocaste a EGR, se levou nova e numa oficina, e agora te dá "problemas" supostamente relacionados com EGR, não seria suposto ires reclamar ao local onde essa intervenção foi feita!!??
Isto apenas estando eu a entrar no campo das suposições...
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Boas!
Para dar feedback, fui à Bosch car servisse onde me disseram que o erro parecia ser de fichas desligadas ou mau contacto.
Apagaram os erros e até agora a luz do servisse + luz do motor apagaram-se.
Hoje estou para ir mudar o óleo já que a luz do service acendeu para verificar o nível do óleo e sendo que já está na altura de mudar o óleo.
Eles vao ligar hoje também à máquina para ver se os erros se a situação da EGR está estável.
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Eu já tive problemas que chegue com EGR de marca duvidosa, sei que em dois meses passaram 4 EGR's pelo carro :P com o aquecimento passado uma semana a ficha que sai do rabo delas começava a rodar dando mau contacto...
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Boas, dando feedback o carro mantém-se com os mesmos erros (EGR + MAF).
A EGR é nova, e a MAF também.
Fui à bosch car service disseram que poderia ser no circuito, algum fio ou qualquer coisa que estava a gerar o erro já que o erro parecia de alguma ficha desligada.
Agora, será?? Estou a achar estranho, antes de mudar a EGR nunca tive erro nenhum relativamente nem a EGR nem à MAF, a MAF mudei por falta de rendimento do carro, o que noto com mais "pedalada" com esta MAF, por isso deduzo que a MAF não esteja também estragada.
Cumps
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li por aqui algures no forum...
que quando mudas a EGR ou limpas...
tens de levala ao computador para calibrar....
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Boas,
Sim, a EGR foi calibrada na Bosch car servisse e na Renault (2x por descargo de consciência).
Continua igual a nível de erros
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Alguém tem ideia se poderá ter alguma coisa a ver com a MAP (sensor de pressão de admissão) salvo erro.
Realmente essa peça quando mexo parece pouco presa, meia solta.
Isso tá ligado à EGR e à MAF? ao circuito?
Obrigado
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Há uma coisa que é comum a esses e outros sensores do carro... mas que por acaso passa exactamente pelo mesmo sítio quando vai para o sensor de pressão e para a EGR....
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Boas, na Renault minuto disseram que era à partida de cablagem.
Tenho que levar ao eletricista, tá visto :/
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As vezes acho que eu falo mandarim....
O que é que é comum a esses dois sensores e que passa pelo mesmo sítio... e por acaso um sítio propício a apanhar muito calor e óleos?
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Sim, exacto so estava a dar feedback do que apareceu na CLIP :)
Aquilo na da bosch dizia que a egr tinha valor de gases inferior ao ideal. Para mim até pode ser a EGR com a avaria.
Mas não sei, estou a espera que marquem intervenção no eletricista para lá ir.
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Alguem sabe um sitio barato para comprar uma MAF?
Não vá a MAF que comprei antes estar com problemas, queria testar com outra.
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Que tal pegar num multimetro e testar as peças e cablagens antes de trocar peças?
Senão passas a vida a trocar sem sentido nenhum.
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Xmarine devia ter visto antes.. Troquei de maf liguei ao computador e continuam lá os erros.
E considero que esteja igual a antes. Mas paciencia, fica já com uma MAF nova.
Agora, eu noto mais lentidão à mesma até as 2000rpm deve mesmo ser da cablagem.
O erro da maf apareceu depois de desligarmos a 1ª vez a maf, mas o estranho é desligar a ficha da maf e ficar igual, não deveria ter outro rendimento sem a ficha ligada?
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Será que a EGR nova da concorrência que levou não vinha com defeito?! eit.. Já não sei o que pensar..
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Alguem me consegue tirar uma duvida..
Será que o filtro de ar pode estar na origem disto?
É que na revisão anterior não mudei, nem sei quando foi mudado a ultima vez.
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Não me parece
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Independentemente de poder ou não ter algo a ver para o problema... diria que se nem sequer sabes quando foi mudado a ultima vez, no minimo é ver em que estado está. E tendo em conta o que ele custa, é troca-lo!
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Bom dia!!!
Venho dar novidades do Megane!
A semana passada foi apagar de novo dos erros depois de levar a nova MAF, mas nada... Tudo igual.
Apareceu a luz do service a mesma e a do motor.
O carro na segunda feira foi de novo para a oficina, testaram todo o circuito electrico, tudo ok..
Testaram o carro com uma nova EGR, não fosse a nova ter algum defeito de fabrico, ontem fui buscar o carro, nem parecia o mesmo!
O MEGANE voltou!
Por agora penso que acabou a SAGA... Vamos ver até daqui a quanto tempo não voltam problemas!
Obrigado a todos pela ajuda
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E o problema estava onde ? na egr, ou em outra coisa ?
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Boas!
Rodinhas, o problema estava na EGR, nova, que veio com defeito.
Cumps
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Boas,
Tenho uma Kangoo 1.5Dci de 2003, e os sintomas são bastante parecidos com os meus...
A diferença é que na Bosch Car Service a que me dirigi...após o diagnostico deu o erro P0225 (sensor do acelerador) e o P0409 (EGR) apesar de a mesma estar a dar valores correctos!...
Decidiram "ver" melhor e antes de começar a substituir material...vão corrigir um problema de fábrica na cabelagem que vai do sensor até "qualquer lado" :wink: e depois anular os erros e novo diagnostico.
Porque segundo eles é um problema comum nestas séries...a ver vamos