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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Pedro Silva em 02 de Julho de 2014, 15:43 pm
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Boas, tenho uma laguna fase 2. Há algum tempo tenho notado que quando faço viagens grandes( mais de 150Km seguidos) começa a notar-se umas gotas de óleo no chão. No dia á dia não acontece (poucos Km diários). No indicador de óleo nesse mesmo andamento dia a dia não sofre alterações, assim que faço uma viagem grande, o indicador baixa e bastante. Fui ao mecânico que me disse que a nível de carter e de motor não há fugas. Há um tubo perto do turbo que esse está sempre babado creio ser daí. É normal? Se não o que poderá ser?
Abraço
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O turbo deve estar a fazer passagem de óleo
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Boas, obrigado pela resposta. Isso é grave? implica ter que reparar o turbo?
Obrigado
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Reparar ou turbo novo. Mas antes de mais, convém acertar o sintoma para não andar a trocar peças ao calhas.
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Vai a uma casa de turbos ou mesmo à Renault para te limparem o turbo. Isso já aconteceu no meu Laguna, tive sorte em não ter partido.
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Obrigado pelas respostas. Já agora e não querendo abusar, há uns dias comecei a ouvir zumbido, parecido como uma ventoinha a trabalhar entre as 2000 e as 2500 rotações e só a quente. a frio não faz esse zumbido. O meu mecânico disse que poderia ser um tubo estar com uma pequena fissura e ouvir-se o turbo em funcionamento. Será?
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O meu também anda com um barulho semelhante. Penso ser o tubo da EGR com fuga mas só vendo. No teu caso, o facto de teres consumo de óleo, pode mesmo significar avaria no turbo.
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Boas,
Mais novidades, este fim de semana notei que ao por a laguna a trabalhar saia uma bufarada de fumo mas que depois desse primeiro escape voltava ao normal. Normal é que não foi quando no fim de uma viagem de 2,5h e chegando ao destino, o CB me indicou nível de óleo do motor no mínimo. No domingo coloquei novo óleo. Mais 2,5h de viagem de regresso e quando chego a casa e desligo o carro e ao voltar a ligar novamente a indicação de óleo no mínimo. De ambas as vezes o chão cheio de óleo. Não perdeu potencia. só fiquei um pouco alarmado quando puxei por ele numa subida e começou a sair uma fumarada negra pelo escape, coisa que nunca tinha acontecido. Verifico que o óleo sai por cima do motor da parte de trás junto ao coletor da admissão. Será alguma junta queimada?
Agradeço resposta, apesar de o ter que ir por no mecânico gostaria de ter opiniões.
Abraços
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Não será o turbo com uma grande fuga de oleo?
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Boas,
Novidades, o sopro que ouvia era um tubo rachado, foi substituído. Em relação ao óleo, andei 1h com a laguna, não foi em serras, mas puxei por ela e no fim não verifiquei óleo no chão. Passadas umas horas verifiquei que havia uma pinga no chão, levei-a ao mecânico e foi verificado que o tubo do respiro de óleo que está ligado ao tubo que vai do filtro do ar ao turbo em quente dilata e deixa passar óleo. foi colocada uma abraçadeira. No entanto o indicador de óleo no CB não teve alteração. O mecânico disse que é normal que ainda vá cair um pouco de óleo que está ainda a escorrer. Vou dando noticias.
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Boas,
Novidades e não são boas. Ao fim de 2 dias voltou a haver óleo no chão. Depois de uma verificação notei que ao por a abraçadeira no respiro do óleo que está no tubo entre o filtro de ar e o turbo, deixou de verter por aí no entanto agora sai pela junção do tubo ao turbo. Começo acreditar que sempre será o turbo a dar passagem de óleo. E quando ligo o carro a 1ª vez sai uma fumarada, penso ser devido a haver óleo na admissão de ar. Alguém sabe onde poderei mandar verificar o turbo e se o tiver que reparar quais os custos + -, aqui em gaia? Agradeço respostas
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publicidade nao autorizada nao é permitida
mas tens que ir com o turbo já desmontado senão nada feito, dependendo do problema eles tem kits de reparação, no caso do meu como era o veio com folga ficou por 325 euros
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Boas, novidades,
depois do fado de que era isto e depois era aquilo, que não podia ser o turbo, mas afinal que poderia ser, mudei de mecânico. Foi detetado que o óleo sai pelo coletor de escape. 2º ele o turbo está a fazer passagem de óleo e com a pressão começa a sair pela junta do coletor. Solução reparar turbo. O que acham? não queria me meter noutra.
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O meu também anda com um barulho semelhante. Penso ser o tubo da EGR com fuga mas só vendo. No teu caso, o facto de teres consumo de óleo, pode mesmo significar avaria no turbo.
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Caro Dom, eu li a sua citação de algum tempo, mas o que me fazia duvidar é que sempre falavam em "consumir óleo" e no meu caso o óleo caia para o chão e não consumia. Como não sou um expert em mecânica pensava que turbo a passar óleo este tinha que ir pela tubagem para a admissão ou para o escape e nunca podia escorrer pelo motor. Abraço
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O óleo só deve passar no turbo para o lubrificar e quando há óleo na zona, é sinal que está aí uma fuga e o mais provável é ser o turbo a deixar passar o óleo para fora do circuito.
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Se escorre pelo motor neste caso é a junta do colector de escape que já só está a enfeitar... digo eu...
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Boas, hoje fui ao mecânico para ver o turbo. Uma das turbinas estava toda cheia de carvão e tinha palhetas partidas. A outra turbina estava com óleo por fora e as palhetas partidas o eixo estava todo empenado. Depois digo como ficou.
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Finalmente, parece que tenho o problema resolvido. Mudança de mecânico, turbo reparado, mudança de juntas e vedantes e verificação da bomba de óleo. Dia e meio de trabalho e 500,00€ fora do bolso. Só espero que não haja outro problema. Agora é juntar €€€ para substituir o modulo ABS/ESP.
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Boas.
O teu carro fazia muito fumo?
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Boas. Sim, fazia muito fumo preto. Segundo este mecânico como as patilhas da turbina estavam partidas, não fazia entrar ar e estava a queimar mais combustível. Disse também que tive sorte que a fuga de óleo não entrou na admissão, estava a sair pelo coletor de escape. Como era raro passar das 3000rpm o turbo não atingia as rotações astronómicas e que foi outro fator para não partir o turbo.
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Ok.
O meu tb faz muito fumo, tenho de o levar de uma vez por todas ao mecanico.
Espero não ter um estouro igual ao teu... ARGH... :sad:
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Uma coisa que não estou a perceber, a centralina não devia detectar que entra menos ar pela MAP e ajustar o combustivel de acordo?
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Boas pessoal.
Como referi antes, com a substituição do turbo, os problemas de óleo estão resolvidos ou em parte pois no tubo de óleo que entra no turbo está um pouco babado, penso estar mal apertado e vou ao mecânico ver. No entanto queria a vossa opinião em relação ao turbo. Desde que foi montado, com as janelas abertas, ao puxar as velocidades ouço o turbo a trabalhar parecido como um assobio mas muito mínimo. A questão é: é normal ouvir-se o turbo a funcionar?
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Acho que se foi mesmo uma coisa mesmo ligeira, julgo ser mais ou menos normal...
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Boas,
Ao fim de poucos meses, voltou o problema. Acrescentar 1L de óleo a cada 1000Km. Mais uma vez vejo óleo a sair pelo coletor de escape e por um componente que vou tentar por imagem. Como o turbo foi reparado em Novembro e só andei 5000 Km não estou a colocar essa hipótese. Será algum vedante ou junta? Agradeço resposta
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Pessoal, como posso meter uma imagem no fórum?
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Boas Pedro. Existem vários sites mas eu uso bastante este http://imgur.com/ (http://imgur.com/) em que podes facilmente fazer o upload da foto que queres. Depois de teres feito o upload copias o link da imagem e colocas assim:
Colocas isto no fim [/IMG]
[IMG] link da tua imagem.
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Tens tutoriais neste quadro: http://www.renaultpt.com/index.php?board=3.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?board=3.0)
Independentemente do servidor que aloja as fotos, a forma de as colocar no fórum é sempre igual. Recomendo a utilização do link directo.
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(http://i.imgur.com/GTJRsQD.jpg?1)
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Isso parece-me que é a bomba de vácuo, .
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Mete uma foto melhor que isso está horrivel....
Se fosse um clio 2 a gasolina dizia logo que sabia o que era mas isto é outra fruta... Mas assim não se consegue ver..
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Isso é a bomba de vácuo, se calhar é algum retentor pois esta é ligada à arvore de cames e se calhar é dai que sai o óleo...
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Obrigado pela informação. Pelo que vi dos 4 parafusos que tem a bomba, vi que por um deles nota-se óleo a sair. Será só reaperto e fica resolvido ou é algum retentor interno? É normal circular óleo nesta bomba? Estou tramado, ao ver melhor, este não é o único sitio com óleo a verter. Outro local é por baixo da EGR. Esta foi limpa há cerca de um ano e não notei que o mecânico tivesse posto algum vedante. também é possível sair óleo pela junta da EGR?
Pessoal, tenham paciência, mas desde que comprei o carro só tenho tido Stress, no entanto gosto do bichano, boa condução, consumo médio, confortável.
O orçamento é baixo e tenho que ir por fases, mas ainda há pouco meses gastei quase 500€ para reparar o turbo
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Na bomba de vácuo tem uma junta que provavelmente já deu o berro.