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OFF TOPIC => Tasca => Tópico iniciado por: NEON em 04 de Junho de 2010, 14:32 pm
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Boas ando com ideias de pintar o meu carro e gostava de saber o que é necessário para tal, pois nesta altura mandar pintar ta fora de questão.
tenho compressor e pistola para pintar.
disseram-me que existem vários tipos de tinta e que se tem que adicionar umas quantas coisas.
se alguém me pudesse dar umas dicas e como se faz, misturas e que tinta é a melhor etc etc, agradecia.
a minha ideia era pintar com este branco, igual ao da foto:
(http://img96.imageshack.us/img96/8458/n5024901205406330585.jpg)
Cumps.
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amigo , tá sossegadinho ;)
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lol é assim tão difícil?
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amigo , tá sossegadinho ;)
Qual é o problema? Eu já pintei vários para-choques em casa em não tem grande dificuldade. O pior é o preço das tintas e vernizes...
Neon: Primeiro que tudo. Arranja uma garagem com as paredes pintadas, completamente vazia e com alguma circulação de ar. Lava bem as paredes a mangueirada para tirar o pó e deixa secar uns dias.
Depois disso é retirar todos os frisos ao carro. isolar muito bem todas as partes a não pintar, e dar uma boa lixadela a pintura antiga. Convém usar betume para tirar pequenas mossas. Deves usar uma lixadora orbital com prato de 125mm para este serviço.
Depois é desengurdurar bem e retirar todo o pó.
Não esquecer que os para-choques e saias são pintadas fora do carro. o capô e a porta da bagageira devem ser pintados semi-abertos. Claro que se tem de isolar o motor e bagageira.
E depois é dar tinta. Devagar, com cuidado para não criar escorrências. Depois aplicar verniz e ta feito.
Podes aplicar tinta de base aquosa. Metalizada ou opaca, como preferires. Depois aplica verniz, da Spies Hacker de preferência. É das melhores marcas...mas é caro.
Nunca descurar a protecção do utilizador: Máscara, luvas, óculos e todo o corpo coberto por roupa, de preferência materiais plásticos que não libertem pó/pêlos.
Não é dificil. mas dá trabalho fazer um trabalho bem feito e exige paciência. Mas qualquer pessoa o pode fazer
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Qual é o carro que queres pintar?
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amigo , tá sossegadinho ;)
Qual é o problema? Eu já pintei vários para-choques em casa em não tem grande dificuldade. O pior é o preço das tintas e vernizes...
Neon: Primeiro que tudo. Arranja uma garagem com as paredes pintadas, completamente vazia e com alguma circulação de ar. Lava bem as paredes a mangueirada para tirar o pó e deixa secar uns dias.
Depois disso é retirar todos os frisos ao carro. isolar muito bem todas as partes a não pintar, e dar uma boa lixadela a pintura antiga. Convém usar betume para tirar pequenas mossas. Deves usar uma lixadora orbital com prato de 125mm para este serviço.
Depois é desengurdurar bem e retirar todo o pó.
Não esquecer que os para-choques e saias são pintadas fora do carro. o capô e a porta da bagageira devem ser pintados semi-abertos. Claro que se tem de isolar o motor e bagageira.
E depois é dar tinta. Devagar, com cuidado para não criar escorrências. Depois aplicar verniz e ta feito.
Podes aplicar tinta de base aquosa. Metalizada ou opaca, como preferires. Depois aplica verniz, da Spies Hacker de preferência. É das melhores marcas...mas é caro.
Nunca descurar a protecção do utilizador: Máscara, luvas, óculos e todo o corpo coberto por roupa, de preferência materiais plásticos que não libertem pó/pêlos.
Não é dificil. mas dá trabalho fazer um trabalho bem feito e exige paciência. Mas qualquer pessoa o pode fazer
pintar um para choques é uma coisa ....
um carro todo é outra ....
para quem vem perguntar como se faz , acho que não o deve fazer ..... pois é uma coisa que para ficar minimamente bem feita , há que saber fazer ... sob pena de ainda gastar mais , em tinta para voltar a pintar escorridos , lixo que fica , etc ....
Alem disso , as tintas hoje em dia a venda para automovel , são a base de agua ... até nas estufas por vezes não se consegue um bom trabalho , em casa ou na rua , muito menos ....
é apenas o meu conselho ;)
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Eu tenho uma opinião um pouco diferente. Acho que se temos mínimas condições para fazer as coisas, para quê dar 1000 ou mais € a um pintor se podemos fazer em casa por menos de 150€. Se fizermos borrada, e também já o fiz muitas vezes, a responsabilidade é nossa. E de certeza que aprendemos a fazer mais e melhor e ha-de ser sempre conhecimento útil que se retira da experiência.
Já fui a pintores e arrependi-me pois ja me levaram 50€ de pintar um aileron e 100€ de pintar um para-chokes. Por isso, e como eu também tenho de pintar todo o meu carro em breve, serei eu a fazê-lo.
É assim com a pintura, e é assim com a mecânica e parte electrica. Desde 2007 que o meu clio não vai a oficinas a não ser para ligar a clip. Tenho sido eu a fazer a mexer em tudo. As vezes corre bem, outras vezes mal, mas aprendo sempre com os erros que cometo.
Sim, as tintas são de base aquosa. Mas até são mais faceis de pintar do que com base celulosica. Demora é muito mais tempo a secar. Daí eu ter dito para arranjar uma garagem bem limpa e com ventilação. Claro que com uma estufa é melhor...em 15minutos está seco, enquanto que na garagem, se estiver calor, deve demorar umas 4-h no mínimo.
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o pior é que gastas esses 150 euros e depois a maior parte das vezes acabas por ter de ir ao pintor pagar os tais mil ou mais lol
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Qual é o carro que queres pintar?
estou a pensar pintar o meu mercedes, ha uns tempos pus umas fotos dele aqui no forum, é um 200D, o chassi é igual ao que ta na foto em cima.
se tudo correr bem pinto também o R11.
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hoje tive numa loja e a mulher de la disse que se tinha que misturar umas coisas com a tinta, não se podia dar apenas a tinta.
ela falou num endurecedor se não me engano.
a função do endurecedor é apenas para secar mais rápido?
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Tens de dar tinta. Depois o verniz é que leva endurecedor. Podes misturar outros componentes a tinta, se quiseres dar algum tipo de textura ou pigmentos. Como és da margem sul, aconselho-te a loja LTintas no feijó. Os gajos la são especialistas e mostram-te exactamente o que precisas :wink:
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Tens de dar tinta. Depois o verniz é que leva endurecedor. Podes misturar outros componentes a tinta, se quiseres dar algum tipo de textura ou pigmentos. Como és da margem sul, aconselho-te a loja LTintas no feijó. Os gajos la são especialistas e mostram-te exactamente o que precisas :wink:
ok obrigado, então a tinta so em si nao precisa de levar nada para pintar? depois no verniz é que se mistura o endurecedor? correto?
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sim
75% verniz e 25% endurecedor salvo erro
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Mas atenção que antes da tinta podes precisar de colocar mais algum produto, depende do estado geral do carro :wink:
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Boas,
Podes sempre ler o manual técnico do cepra para os formandos.
Aqui fica o link para o manual sobre aplicação de tintas e para o de tipos e preparação de tintas.
http://portal.iefp.pt/xeobd/attachfileu.jsp?look_parentBoui=16268314&att_display=n&att_download=y (http://portal.iefp.pt/xeobd/attachfileu.jsp?look_parentBoui=16268314&att_display=n&att_download=y)
http://portal.iefp.pt/xeobd/attachfileu.jsp?look_parentBoui=16268294&att_display=n&att_download=y (http://portal.iefp.pt/xeobd/attachfileu.jsp?look_parentBoui=16268294&att_display=n&att_download=y)
Podem encontrar mais manuais da cepra através do google, estão alojados no servidor do iefp.
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obrigado pelas opiniões, agora com tempo vou andar a pensar bem no assunto e depois dou noticias se pintar o carro :wink:
Cumps
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Parece que o Xmarine me vai pintar o carro.... :tongue:
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Parece que o Xmarine me vai pintar o carro.... :tongue:
LOOOOOL se arranjares sítio e o compressor...porque não? :tongue:
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Oh X, então e lá pra Coruche não arranjas onde fazer uma-espécie-de estufa? :) ainda arranjavas mais um cliente.. ;p
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Oh X, então e lá pra Coruche não arranjas onde fazer uma-espécie-de estufa? :) ainda arranjavas mais um cliente.. ;p
Espaço tenho muito. T€€€€mpo é que não :grin: