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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: depx em 08 de Junho de 2010, 14:31 pm
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Boas,
Recebi um email com um powerpoint onde explicava tudo sobre pneus.
Como achei uma informação util fica aqui no forum para todos.
A maioría de nós conduzimos veículos diáriamente e quase nunca prestamos atenção a uma das partes mais vitais do veículo ou seja os pneus.
Lamentávelmente, muito poucos de nós mudamos este mau hábito a não ser quando já é demasiado tarde.
(http://img263.imageshack.us/img263/3947/pneu010.jpg) (http://img263.imageshack.us/i/pneu010.jpg/)
Sabia que os pneus possuem um prazo limite de quatro anos após sairem de fabrico e que num lado do pneu podes encontrar a data desse fabrico ?
(http://img412.imageshack.us/img412/2174/pneu011.jpg) (http://img412.imageshack.us/i/pneu011.jpg/)
É muito fácil averiguar qual é a data limite de um pneu. Se verificares num dos seus lados encontrarás um número de quatro digitos estampado que indica a semana e o ano em que foi fabricado, e o limite são exactamente quatro anos depois.
Este número indica que o pneu foi fabricado na sétima semana do ano de 2007, ou seja em Fevereiro de 2007, o que daria como limite de validade Fevereiro de 2011.
(http://img231.imageshack.us/img231/5106/pneu012.jpg) (http://img231.imageshack.us/i/pneu012.jpg/)
Se utilizar pneus caducados, é possível que estes rebentem e o resultado pode ser um acidente muito grave até mesmo fatal, seria um bom hábito inspeccionar os pneus regularmente para verificar se passaram a data limite.
Outro aspecto importante que se nos escapa muitas vezes é a pressão dos pneus. A maior parte dos postos de abastecimento calibram os pneus do seu carro a 28 PSI e se sai para a estrada, os pneus vão aquecer em andamento e a pressão voltará a subir. NÃO O PERMITA
Num dos lados do pneu, encontrará também a pressão máxima permitida para esse pneu em particular. Alguns pneus possuem uma pressão máxima de 32 PSI, outros estão desenhados para 44 PSI e alguns inclusivé para 50 PSI. Verifique os seus pneus para ver qual é a pressão máxima aconselhável. É habitual ter os pneus umas quantas libras abaixo da pressão máxima mas não muito.
MAX PRESS ACEITÁVEL
32 PSI --- 28 PSI
44 PSI --- 35 PSI
50 PSI --- 44 PSI
(http://img717.imageshack.us/img717/4013/pneu014.jpg) (http://img717.imageshack.us/i/pneu014.jpg/)
Há pneus diferentes desenhados para diferentes pressões, poder encontrar a pressão máxima para os pneus do seu carro num pequeno número cravado num dos lados do pneu. Nunca exceda essa pressão.
A pressão baixa aumenta a temperatura do pneu, fotos infravermelhas de pneus testados em alta velocidade, mostram que o calor produz grandes danos e aumenta com o baixar da pressão.
(http://img94.imageshack.us/img94/9443/pneu015.jpg) (http://img94.imageshack.us/i/pneu015.jpg/)
PERIGO!! O calor excessivo danifica os pneus
Outro ponto importante a considerar é a carga a que sujeitamos os nossos pneus, muitas vezes sobrecarregamos os nossos veículos sem dar muita atenção ao esforço que isto representa para os nossos pneus, exceder a capacidade máxima de carga sobre um pneu pode resultar numa falha do mesmo e poderá causar um acidente
A tabela mostra o índice de carga e a capacidade máxima de carga por pneu em quilogramas.
(http://img687.imageshack.us/img687/305/indicedecarga.jpg) (http://img687.imageshack.us/i/indicedecarga.jpg/)
Índice de Carga 109 máxima capacidade de carga 1030 kg.
(http://img517.imageshack.us/img517/8761/pneu016.jpg) (http://img517.imageshack.us/i/pneu016.jpg/)
O limite de velocidade para o qual um pneu está desenhado está indicado por uma letra junto ao índice de carga, a tabela mostra os limites de velocidade em Kms/h
(http://img72.imageshack.us/img72/4792/indicedevelocidade.jpg) (http://img72.imageshack.us/i/indicedevelocidade.jpg/)
Muitos de nós compramos pneus no passado e, quando nos perguntam de que tamanho, simplesmente lemos as indicações do pneu velho e damo-las à pessoa da oficina mas, que significam estes números?
(http://img709.imageshack.us/img709/4691/pneu017.jpg) (http://img709.imageshack.us/i/pneu017.jpg/)
P 265 / 60 R 18
P - Pneu para veículo de passageiros
265 - Largura do pneu em milímetros
60 - Relação entre a altura e a largura do pneu 60% da largura neste caso
R - Pneu Radial
18 – Diametro interno em polegadas
RESISTÊNCIA Á TEMPERATURA
SIMBOLO Área
A Área quente
B Área normal
C Área fria
(http://img231.imageshack.us/img231/7435/pneu018.jpg) (http://img231.imageshack.us/i/pneu018.jpg/)
As letras indicam a resistência de um pneu ao calor. Estas classificam-se da mais alta à mais baixa como A, B ou C
TRACÇÃO
A tracção é a capacidade de um pneu para parar em pavimento molhado. Um pneu com maior graduação deveria permitir-te deter o teu veículo num piso molhado numa distância mais curta que um pneu de menor graduação. A tracção está classificada do mais alto ao mais baixo como “AA”,”A”, “B” e “C”
(http://img188.imageshack.us/img188/4736/pneu019.jpg) (http://img188.imageshack.us/i/pneu019.jpg/)
DESGASTE
Este número indica o ritmo ao qual o pneu se desgasta, quanto mais alta a graduação, mais tempo ele demora a desgastar-se. Por conseguinte, um pneu de grau 400 deveria durar o dobro do que duraria um de grau 200
(http://img41.imageshack.us/img41/3674/pneu020.jpg) (http://img41.imageshack.us/i/pneu020.jpg/)
Fonte do powerpoint: "Pride"
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Artigo bastante interessante! :wink:
Desconhecia totalmente essa questão das datas de fabrico! :shocked:
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Obrigado pela partilha, havia informações que desconhecia por completo :wink:
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uma informação a ter em conta sempre!
Com pneus não se brinca!
Bom tópico depx
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Muito útil!
Obrigado pela partilha ! :wink:
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Ja começa as duvidas....eh eh eh eh
Os meus pneus frontais são da 5º semana (Fevereiro) de 2005 ( 0505 ), mas tem bastante piso e aparentam estar impecáveis, são Goodyear GT3.....mesmo assim é para trocar ou posso ainda usa-los pelo menos mais 2 anitos ou mais?
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Pois isso é uma pergunta que todos fazemos... :rolleyes:
Penso que ainda podes andar com eles, mas lembra-te que quando fores para a AE que os pneus já não são novos e por esse facto convém aliviar o pé do acelerador. :wink:
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Ja começa as duvidas....eh eh eh eh
Os meus pneus frontais são da 5º semana (Fevereiro) de 2005 ( 0505 ), mas tem bastante piso e aparentam estar impecáveis, são Goodyear GT3.....mesmo assim é para trocar ou posso ainda usa-los pelo menos mais 2 anitos ou mais?
Epa, isso da data maxima enfim... Fisicamente o Pneu tem rasgos nos tacoes de borracha do piso? A borracha esta macia ao toque e "facilmente" deformavel com a mao ou gretada? Tens ainda 2 vezes o piso minimo recomendado nos pneus? Se sim siga...
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Em relação à pressão dos pneus, é verdade que as casas de pneus, por regra aplicam a mesma pressão em todos os pneus, mas duvido que coloquem em todos 28psi (~2.7bar!)
Quanto à pressão que está no pneu, é isso mesmo, é a pressão máxima que o pneu aguenta, que não tem nada a ver com a pressão recomendada para o carro!
Na questão das pressões, esse pps tem umas incongruências...
Ja começa as duvidas....eh eh eh eh
Os meus pneus frontais são da 5º semana (Fevereiro) de 2005 ( 0505 ), mas tem bastante piso e aparentam estar impecáveis, são Goodyear GT3.....mesmo assim é para trocar ou posso ainda usa-los pelo menos mais 2 anitos ou mais?
Epa, isso da data maxima enfim... Fisicamente o Pneu tem rasgos nos tacoes de borracha do piso? A borracha esta macia ao toque e "facilmente" deformavel com a mao ou gretada? Tens ainda 2 vezes o piso minimo recomendado nos pneus? Se sim siga...
Tenho um Opel Astra com uns pneus de 2001, com 50% do piso, sem gretas nem com borracha ressequida. Não me deram problemas nenhum e continuam a agarrar bem.
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Em relação à pressão dos pneus, é verdade que as casas de pneus, por regra aplicam a mesma pressão em todos os pneus, mas duvido que coloquem em todos 28psi (~2.7bar!)
Apenas uma correcção, 28 psi equivalem a aproximadamente 1,93 bar.
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Em relação à pressão dos pneus, é verdade que as casas de pneus, por regra aplicam a mesma pressão em todos os pneus, mas duvido que coloquem em todos 28psi (~2.7bar!)
Apenas uma correcção, 28 psi equivalem a aproximadamente 1,93 bar.
Certíssimo, foi erro meu. Estava a pensar em psi e escrevi em bar...vou dormir! :tongue:
As casas de pneus, regra geral e se não souberem a pressão correcta, aplicam 32psi(2.2bar) à frente e 30(2.0bar) atrás
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Eu reparei nessas incongruências na parte das pressões mas não queria estar a alterar o que vinha escrito no powerpoint e por isso deixei ficar.
É logico que tudo isto é relativo, visto que a forma de conduzir e os cuidados que se têm com os pneus conta muito.
A grande vantagem de conhecer algumas destas informações é quando vamos comprar pneus nas grandes promoções dos hipermercados e afins.
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nice post.. :)
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Pois, os pneus estão impec's, então ainda posso andar com os mesmos....agora os de trás é para trocar já....pois tive a ver e ainda por ter bastante rasto, estão moles e com alguns rasgos....logo, não arrisco....obrigado Black Phoenix
Quanto á pressão, a recomendada é 2.1 bar ( frontais ) e 2.3 bar ( traseiros ) [pressão máxima] agora nos pneus marcam 44psi ( 3.0 bar ) a questão é, como óbvio não vou andar com 3.0 bar, contudo os 2.1 \ 2.3 que ando está incorrecto?
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O meu carro (clio 3 fase 2) é 2.2 frente e 2.0 atrás. Em AE penso que passa para 2.3 frente e 2.1 atrás (salvo erro).
Tenta confirmar no livro do carro ou na porta do condutor (pelo menos no meu tem um autocolante com as pressões).
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O meu carro (clio 3 fase 2) é 2.2 frente e 2.0 atrás. Em AE penso que passa para 2.3 frente e 2.1 atrás (salvo erro).
Tenta confirmar no livro do carro ou na porta do condutor (pelo menos no meu tem um autocolante com as pressões).
Na porta do carro tenho exactamente o mesmo, tambem deve ser o do teu. Muita pressao causa a Ovalização do desgaste do piso, em que o centro esta mais desgastado que nas laterais...
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E para além disso é mau para o chassi e seus componentes! :|
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Quanto á pressão, a recomendada é 2.1 bar ( frontais ) e 2.3 bar ( traseiros ) [pressão máxima] agora nos pneus marcam 44psi ( 3.0 bar ) a questão é, como óbvio não vou andar com 3.0 bar, contudo os 2.1 \ 2.3 que ando está incorrecto?
Está certo, eu também ando com o meu Clio com essa pressão (de AE). Com a pressão "normal" (2.0 / 2.1) nota-se bem a diferença, tem mais inércia e no meu caso consome cerca de 0.5litro a mais.
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O kapa...percebido....boa malha pessoal
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E para além disso é mau para o chassi e seus componentes! :|
E nao so, a ovalização pode fazer o pneu rebentar devido ao aquecimento, fazendo estragos ainda piores em caso de perca de controlo ( e isso nem os pilotos de F1 conseguem... E a vida deles e so conduzir a alta velocidade.)
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O meu carro (clio 3 fase 2) é 2.2 frente e 2.0 atrás. Em AE penso que passa para 2.3 frente e 2.1 atrás (salvo erro).
Tenta confirmar no livro do carro ou na porta do condutor (pelo menos no meu tem um autocolante com as pressões).
Eu ando sempre com 2,5 frente e 2,2 atrás
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O meu carro (clio 3 fase 2) é 2.2 frente e 2.0 atrás. Em AE penso que passa para 2.3 frente e 2.1 atrás (salvo erro).
Tenta confirmar no livro do carro ou na porta do condutor (pelo menos no meu tem um autocolante com as pressões).
Eu ando sempre com 2,5 frente e 2,2 atrás
Sim, está correcta. Eu fui confirmar no meu (clio 3 fase 2) e essa medida é a de AE.
Eu também costumo andar com essa medida porque faço muitas viagens em AE.
As medidas que pus antes são a do clio 3 de 2006 1.2 a gasolina com jante de ferro e pneu 165/65 R15.
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O meu carro (clio 3 fase 2) é 2.2 frente e 2.0 atrás. Em AE penso que passa para 2.3 frente e 2.1 atrás (salvo erro).
Tenta confirmar no livro do carro ou na porta do condutor (pelo menos no meu tem um autocolante com as pressões).
Eu ando sempre com 2,5 frente e 2,2 atrás
Sim, está correcta. Eu fui confirmar no meu (clio 3 fase 2) e essa medida é a de AE.
Eu também costumo andar com essa medida porque faço muitas viagens em AE.
As medidas que pus antes são a do clio 3 de 2006 1.2 a gasolina com jante de ferro e pneu 165/65 R15.
Certissimo. Eu n faço mt AE mas ando smp assim
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Alguém já usou pneus Kumho?
É que estou a pensar meter estes no meu carro, cerca de 75€ cada pneu já com montagem e equilibragem isto para 185 55 R15, já uns Michelin na mesma medida são 105€ cada um :shocked:, e por agora o orçamento só dá mesmo para meter os Kumho :grin:
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Eu não sou muito apologista de pneus "low-cost". Mas pelo que tenho ouvido dizer, dentro desse género são dos que têm melhor relação preço qualidade. :wink:
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Alguém já usou pneus Kumho?
É que estou a pensar meter estes no meu carro, cerca de 75€ cada pneu já com montagem e equilibragem isto para 185 55 R15, já uns Michelin na mesma medida são 105€ cada um :shocked:, e por agora o orçamento só dá mesmo para meter os Kumho :grin:
Os Kuhmo KH31 ou os KU31 são mt bons acredita. Em principio é os que vou por no meu. Mas tens uma maneira melhor, pro teu carro legalizas os 195/50r15 e nessa media já pôes uns brigestone turanza, michelin ou ainda melhor uns yokohama c-drive por 55€ cada +/-
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Pois essa medida é mais comercial e por isso os preços são mais baixos. :grin:
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Pois, dizem que os 185 55 R15 é uma medida mais "rara" diga-se de passagem... :grin:
Por acaso agora ando com o suplente e ainda deve ser de orige... é Continental e acho que os Renault trazem Continental de origem... :tongue:
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O meu trouxe continental mas o da minha mãe trouxe bridgestone 165/65 R15, que também é uma medida rara e são caros como tudo.
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Até estava capaz de legalizar o livrete, a inspecção é em Agosto, será que dá tempo de chegar o livrete, etc? :wink:
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Uiiii, com as férias a chegar é melhor arranjares um bom cadeirão para esperares sentado.lolol
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Pois :grin:
Terá mesmo que ser os Kumho 185... Pode ser que até sejam razoáveis :wink:
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Mas o carro passa se tiveres até 5% de diferença para os pneumaticos de origem por isso desse aspecto tas descansado. Metes os pneus pneus, poupas €€ , com esse €€ pedes papel na renault e legalizas. Na inspecção no maximo ficas com anotação
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Realmente só à segunda anotação é que reprova na inspecção. :rolleyes:
Mas penso que se tiver o azar de levar mais alguma anotação o carro chumba na mesma.
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Já tenho anotação da do ano passado, quando comprei o carro em Julho, ele em Agosto teve de ir à inspecção, de maneira que fiquei lá com a anotação :lipsrsealed:
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Sabia que os pneus possuem um prazo limite de quatro anos após sairem de fabrico e que num lado do pneu podes encontrar a data desse fabrico ?
Basicamente isto quer dizer que quem compre carro, no maximo no prazo de 4 anos pode / deve trocar de pneus... :grin:
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Ouvi dizer que está para sair uma lei que os carros só podem andar com os pneus durante 4 anos, após isso são chumbados em IPO e dá multa na policia... :lipsrsealed:
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Ouvi dizer que está para sair uma lei que os carros só podem andar com os pneus durante 4 anos, após isso são chumbados em IPO e dá multa na policia... :lipsrsealed:
O QUÊ? :shocked:
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É mais uma para a mama... Tanto para o estado como para as vendedoras e marcas de pneus. :|
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Ya, vi isso noutro forum...
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Lá vamos nós que ter que fazer rotundas a abrir para queimar os pneus em 4 anos. :grin:
Fora de brincadeiras... Se implementarem isso, vai haver muitos pneus em bom estado a serem jogados para o lixo o que vai prejudicar as nossas carteiras e o meio ambiente. :angry:
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lol então o meu carocha que tem os mesmos pneus ha 20 anos e só fizeram 15mil km nesses 20 anos vão ter que ser trocados lool.
infelizmente as leis em Portugal são tao estupidas como quem as faz...
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Concordo x... Vê o caso da minha pick up, em 4 anos fez a modica quantia de 8 mil km's... Eu nao deito assim pneus fora, que multem, ás tantas a multa compensa...
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Tanto o Sado, como o Kadett e ou mesmo o Mercedes devem fazer se tanto uns 100 km por ano.
Não vou andar a trocar os pneus de 4 em 4 anos, se não não ganho para sustentar os carros. :rolleyes:
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Mais algum do estado que deve ter algum negocio de pneus.
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Parece que em 2012 os pneus vão ter uma etiqueta de classificação:
(http://img696.imageshack.us/img696/7105/pneusl.jpg)
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Mais algum do estado que deve ter algum negocio de pneus.
Ora. Aí é que está a pólvora :grin:
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Já agora querem multar por tudo e por nada...eles sabem que os pneus tem mais de 4 anos olhando para a data do pneu, né? Isso não dá para raspar e ficar apagado?
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Já agora querem multar por tudo e por nada...eles sabem que os pneus tem mais de 4 anos olhando para a data do pneu, né? Isso não dá para raspar e ficar apagado?
Dá :grin:
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Nesse caso levas a multa por não teres essa identificação visivel ou em bom estado de conservação. :rolleyes:
É como o numero do quadro, nas IPO'S põem logo a anotação.
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não temos hipótese, espero que isso não entre em vigor, não tem lógica, há muito pneu que em 4anos estão novos, depois andam para aí a dizer que são contra a poluição e tal, isso vai fazer com que haja mais poluição no fabrico de mais pneus...
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Mais poluição no fabrico e respectiva destruição...
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já agora alguém sabe a pressão ideal para o clio 1.5 dci 2002 com um pneu 185/65 R14, é que não diz nada no livro nem nas portas...até porque o pneu não é de origem daquele carro...
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Pois...e essa medida de pneus é ilegal nos clios 2. A renault não a legaliza. Mas mete a mesma pressão que 185-15. Mal não faz
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Os meus estão legais, fui a renault legalizar, depois de uma operação stop, o policia queria multar, lá dei a volta ao policia e ele deixou passar, mas no dia a seguir fui logo a renault legalizar e depois a DGV...
E qual é essa pressão que também não sei???
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Ouvi dizer que está para sair uma lei que os carros só podem andar com os pneus durante 4 anos, após isso são chumbados em IPO e dá multa na policia... :lipsrsealed:
Não se isto vai para a frente ou não, mas pelo menos por agora, fui com a minha Megas à inspecção, os pneus são da 17ª semana de 2006 (sensivelmente inicio de Maio), e não me registaram absolutamente nada.
Independentemente disso, tenho mesmo de os trocar... :grin:
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Ouvi dizer que está para sair uma lei que os carros só podem andar com os pneus durante 4 anos, após isso são chumbados em IPO e dá multa na policia... :lipsrsealed:
Não se isto vai para a frente ou não, mas pelo menos por agora, fui com a minha Megas à inspecção, os pneus são da 17ª semana de 2006 (sensivelmente inicio de Maio), e não me registaram absolutamente nada.
Independentemente disso, tenho mesmo de os trocar... :grin:
Tal como foi sito sera uma lei que ainda ira sair, se for aprovada.
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Olha o que um gajo encontra ao passear no forum renaultpt.com:D desconhecia este topico tal como 90% da informaçao aqui apresentada e encontrei isto mesmo antes de meter 4 sapatinhos novos no laguna:D parabens pelo topico:D
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Parece que em 2012 os pneus vão ter uma etiqueta de classificação:
([url]http://img696.imageshack.us/img696/7105/pneusl.jpg[/url])
Pegando nesta imagem cá vai a descrição:
As etiquetas terão 3 níveis de informação:
1º critério: Consumo
A - Pneu ideal/de referência
B - Consome +0,10 l/100km
C - Consome +0,12 l/100km
D - este escalão não será atribuído
E - Consome +0,14 l/100km
F - Consome +0,15 l/100km
G - Consome +0,16 l/100km
2º critério: Travagem
A - Pneu ideal/de referência
B - Usa + 3 metros a parar
C - Usa + 7 metros a parar
D - este escalão não será atribuído
E - Usa + 12 metros a parar
F - Usa + 18 metros a parar
G - este escalão não será atribuído
3º critério: Ruído
+ de 3 dB abaixo do limite legal
Entre 0 e 3 dB abaixo do limite legal
Acima do limite (não permitido após Junho de 2016)
A partir de 1 de Novembro, todos os pneus feitos após 30 de Junho terão de ter a etiqueta de eficiência energética.
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muito bom...irá ajudar bastante na hora de trocar de pneus
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Informação bastante útil ;)
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"Um grupo de investigadores da Universidade de Leipzig, na Alemanha, está a desenvolver o primeiro pneu «inteligente», que se adapta ao clima, mesmo quando o carro está em movimento, noticia o New York Daily News. A equipa de cientistas liderada por Detlef Riemer revelou um protótipo do pneu adaptativo esta semana na feira anual de Hannover, um dos maiores eventos dedicados ao setor industrial à escala global.
Para o professor alemão esta poderá ser uma forma de o utilizador não ter de se preocupar em mudar pneus quando conduz num piso específico. Reimer descreve este pneu, entretanto já patenteado, como estando equipado com sensores eletrónicos que reconhecem os diferentes tipos de terreno, seja em alcatrão da autoestrada ou terra batida, com estrada seca, com chuva ou neve. Consequentemente, o pneumático altera a sua forma automaticamente, expandindo o perfil alterando o desenho do rasto em conformidade com o piso. Tais características permitem otimizar o desempenho em tempo real, o que reflete também, em última análise, nos consumos.
Este pneu ainda está longe de ser considerado um produto acabado, uma vez que o foco da pesquisa está atualmente nos «materiais com memória» que podem ser usados para as partes móveis dos seus perfis."
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Muito bom este tópico, ficamos a conhecer melhor que pneus temos nos carros, por exemplo os meus toyo ja reparei que se desgastam pouco, sao da semana 10 de 2010 e tem o treadwear 400, quanto tem os vossos de treadwear so para ter uma noçao?
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isto dos 4 anos sempre foi para a frente? temos que trocar ao fim de quatro anos os pneus? vou ter de mudar uns pneus com 11mil km por causa dos 4 anos????
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Só mudas os pneus quando eles tiverem gastos (fora dos limites), ou com alguma anomalia.
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Bom tópico sem dúvida nenhuma ;)
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A Goodyear anunciou o lançamento de tecnologia AMT que permite manter a pressão correta dos pneus sem ser necessário recorrer a bombas externas.
Esta tecnologia, criada em 2012, e já distinguida pela revista Time permite redução do consumo de combustível, das emissões de CO2 e melhora, consideravelmente, o níveis de segurança do veículo, diz o fabricante. «Em estudo sobre as melhorias na poupança de combustível para o proprietário, em dezembro de 2001, conclui-se que os pneus de baixa pressão traduzem uma economia de combustível entre os 2,5 e os 3,3%», explica a Goodyear.
Ainda é prematuro prever o momento em que a tecnologia AMT será introduzida no mercado, mas a empresa já confirmou apoios por parte do governo dos EUA e do Luxemburgo que ajudarão, com certeza, a acelerar o seu desenvolvimento.
Autofoco
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Só vejo vantagens se o sistema for fiável.
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... desenterrando este tema ...
Estou a verificar que os pneus da frente estão a perder o rasto nas laterais. Supostamente será por pressão inferior ao normal.
Tenho respeitado o que a Renault diz.
O piso central parece-me ainda em bom estado.
As regras dos tais 2mm para o piso central servem também para o piso lateral?
(http://f.cl.ly/items/2Z1x3e3h2c3z0Y0Q0A2O/IMG_20140102_162909-1.jpg)
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mas estão as duas laterais comidas ou só por fora?
se são as duas parece ser realmente da pressão baixa.
se for só por fora ou só por dentro deverá ser mau alinhamento.
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Pois...
A minha procuração neste momento é perceber se devo trocar os pneus agora ou aumentar um pouco a pressão e usa-los mais uns meses
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Isso já esta um bocado lambido, se fosse a ti metia dois novos e aumentava a pressão um pouco para nao voltar a acontecer isso...
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A Renault no meu aconselha 2.2 a frente, e 2.0 atrás, salvo erro. Quando fiz a primeira revisão na Renault, a dos 20000km, o funcionário que lá estava aconselhou me sempre a colocar mais 0.1 ou 0.2 em cada pneu. Pois estavam gastos nas extremidades. A partir daí gastaram sempre de forma igual. Ou seja, coloca mais um bocado de pressão.
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Já agora acrescento uma informação engraçada sobre os fabricantes e as subsidiarias.
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_tire_companies (http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_tire_companies)
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Em relação a Continental a lista esta desatualizada