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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: equemat em 08 de Outubro de 2014, 12:23 pm
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Boa tarde,
tenho uma Renault Laguna 2.0dci 175cv de 2006 com 180.000 kms que de um dia pro outro deixou de ter potência.
A carrinha não 'puxa' mesmo nada e o que me deixa intrigado é que não aparece nenhum erro no painel de instrumentos.
Já a levei a uma oficina e o mecânico informou-me que o carro não registou qualquer tipo de erro.
Alguém já teve a infelicidade de ter o mesmo problema?
obg
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Diagnóstico com a clip. Se não acusar nada fazer um teste de estrada com a clip
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Boas!
Tenho o mesmo problema na minha 1.9 de 2004.
Por enquanto é esporadico, mas acontece o mesmo, não responde ao acelarador.
Disseram-me que seria da MAF. Emprestaram-me uma para eu testar. Este FDS vou montar a ver se resulta.
Depois dou feedback.
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Tubo de IC com fuga, ou corpo da borboleta com fuga
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caçoila, nesse caso não deveria dar erro? a minha quando roupeu ela só perdia a potencia quando aparecia o erro...
apesar que houve uma altura logo após a ter comprado que do nada ela ficou sem puxar mas bastou desligar/ligar. e aí não apareceu erro nenhum
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Nem todas as avarias geram erros e fazem acender a luz service.
Por exemplo, a MAF pode não estar a funcionar bem e não provocar nenhum erro. Nesse caso, tem de se verificar em tempo real a leitura feita pelo sensor, nomeadamente voltagem, pressão e temperatura.
É que um diagnóstico não é só ligar a máquina e fazer pesquisa de erros, convém saber interpretar todos os valores fornecidos pela centralina.
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Obrigado pelas vossas dicas.
@alvesjc, no passado aconteceu-me exatamente o mesmo, na altura bastou desligar e voltar a ligar a carrinha... e siga....
@caçoilauto, o mecânico já deu uma vista de olhos e não detectou nenhum fuga.
neste momento o mecânico está inclinado para o filtro de partículas, anda a fazer alguns testes, quando tiver novidades informo.
Só espero não ter de mudar o filtro de partículas.
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Nem todas as avarias geram erros e fazem acender a luz service.
Por exemplo, a MAF pode não estar a funcionar bem e não provocar nenhum erro. Nesse caso, tem de se verificar em tempo real a leitura feita pelo sensor, nomeadamente voltagem, pressão e temperatura.
É que um diagnóstico não é só ligar a máquina e fazer pesquisa de erros, convém saber interpretar todos os valores fornecidos pela centralina.
Foi o caso do meu 1.5 dci 100cv, a maf dava a temperutara errada então o carro não tinha força, e não dava erro nenhum por causa disso
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Boas,
o meu cunhado têm uma Grand Espace 2.0 DCI (175CV) de 2007, e de um momento para o outro fez safe mode e não passava das 2500 rpm. Este problema surgiu-lhe duas vezes.
Da primeira vez o mecânico mudou-lhe a MAF, sensores do FAP e substituiu um tubo que passava ao lado do FAP visto ter derretido com o calor. Também foi verificado o potenciómetro do acelarador e encontrava-se OK.
Da segunda vez não deu com o problema, e teve de ir para a Renault onde lhe fizeram um reset aos valores dos sensores no FAP.
E problema resolvido.
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Verifiquem os tubos de vácuo
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Boas.
Bom a minha parece que era mesmo a MAF.
Ainda não falhou, vamos ver como corre!
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Depois de algumas suspeitas e testes (MAF, EGR e filtro de particulas) o mecânico detetou 'bocados' de esponja junto à MAF.
Pelos vistos a esponja era proveniente da caixa do filtro de ar que já não se encontrava nas melhores condições.
Limpou-se o circuito de ar, tirou-se o revestimento da caixa do filtro de ar e a máquina já puxa.
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Era esponja do filtro de ar? uiiiii esse tudo de admissão ao turbo deve estar jeitoso
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Boas.
Bom a minha afinal não é a MAF, hoje já falhou.... tou feito com isto...
fui comprar uma bela de uma dor de cabeça...
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Já viste o que o caçoilauto disse?
A carrinha faz fumo?
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Sim faz fumo e consome oleo tb. Já desceu uma bola....
mas se fosse fugas dessas, a falha não seria permanente?
é que se eu largar o acelarador e voltar a carregar, o carro recupera normalmente.
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E porque associaste esse problema ao MAF?
Pode ser o turbo a fazer já passagem de óleo
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Volto a dizer fuga de pressão
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Ok, vou ver as braçadeira se tá tudo bem apertado.
O corpo da borboleta é acessivel? desmonta-se bem?
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E porque associaste esse problema ao MAF?
Pode ser o turbo a fazer já passagem de óleo
associei à MAF pq fui lendo e era um dos sintomas.
O turbo o mecanico disse-me que tava bom, daí não desconfiar dele.
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Volto a dizer fuga de pressão
quase de certeza no tubo do ic ....
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Ja tens dois casos aqui no forum com esse motor e com tubos do ic rotos. O Artur foi no tubo que liga ao turbo na parte de borracha e o meu foi no outro tubo, junto à abraçadeira que aperta na borboleta e também na curva protegida pela aquela rede...
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Boas.
OK, tenho de ver isso no FDS.
Hoje voltou a fazer, 2 vezes de seguida, e é sempre a frio.
Depois já não faz.
Hoje aconteceu ainda outra.
Qd reduzia para uma saida do eixo norte-sul, acendeu a dizer "dificiência na Injecção".
Esteve aceso durante algum tempo, mas acabou por apagar sozinho, sem sequer ser necessário desligar o carro.
Durante o tempo que teve aceso, não notei nada de diferente no comportamento do carro....
Este depósito está com o liquido de limpeza dos injectores, poderá ser disso este alarme?
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Boas, tenho uma laguna 1.9dci, que está no mecânico para ver a questão de uma fuga de óleo( 1L por 150Km), foi mandado ver o turbo e está OK, agora é uma junta...mas isso é de outo tópico colocado por mim. Em relação a este tópico, a laguna teve o mesmo problema de "injeção deficiente" que nem a clip dava erro por ser inconstante. No tubo que vai ao IC há um sensor com uma ficha de 3 condutores( do lado direito do motor quem olha de frente. Foi limpo e nada, a EGR igualmente. Por um acaso ao tirar a ficha puxei pelos cabos e um deles ficou-me na mão. Fui a uma sucata, comprei a ficha e soldei corretamente os cabos pois as cores não eram iguais. Nunca mais deu o erro. Pode ser um desses cabos que esteja partido e só seguro pelo plástico envolvente. Espero que no teu caso seja o mesmo.
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Boas.
Obrigado pela dica tb.
O que vejo é que pode ser "N" coisas, e para não andar a estourar tempo e dinheiro, pedi ao mecanico para averiguar.
Ele vai ligar o computador a ver se detecta alguma coisa por aí, lendo mesmo os valores dos sensores a ver se fazem sentido.
No entanto, vou validar os tubos como sugerido..
O mecanico falou-me de falha de pressão do turbo, sensor do acelarador.
Disse que pode ser maus contactos em outros sensores tb.
Isto vai de encontro o que já ouvi mts vezes sobre este carro, tem sensores a mais.... :(
No entanto sugeriu que continue a andar com o carro, pode ser que haja mais indicios que levem mais facilmente à origem do problema.
Vamos ver como me safo desta.
Obrigado a todos pela ajuda que têm dado. ;)
Abraço,
João
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Desculpa mas não vejo que seja boa ideia continuar a rodar.
Se algo está mal só têm tendencia a piorar o que por sí só não vai trazer saúde a outros tantos compostos .
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concordo, no meu caso uma gota de óleo no chão para o mecânico não era nada e força a andar. deve ser uma pequena fuga sem importância dizia, depois já podia ser o turbo, ou isto ou aquilo. Agora na garagem ou onde paro parece um lago, só faltam os peixes. Claro que depois chamou-me de picuinhas. Mas o resultado foi que há 15 dias tenho o carro no estaleiro.
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E deixaste o carro no mesmo mecânico? (quanto mais me bates mais eu gosto de ti :laugh:)
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A habilidade de "pode ser isto...ou isto...ou se calhar isto...de alguns zes cambota actuais continua a espantar me...Ainda julgam que tao a mexer nos renaults 19...Tens parceiros no forum,o que precisas mais?
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Andar com um carro com problemas, ir ao mecânico e ele sugerir continuar a andar com o carro para piorar e se ver o que realmente é, lembra-me ir ao cardiologista, indicar que por vezes nos sentimos muito cansados, e ele dizer "olhe, deixe-se andar mais uns tempos, pode ser que tenha um ataque cardíaco e assim ao menos já vemos em concreto o seu problema"... if you know what i mean...
Agora, cada um sabe do seu dinheiro e dos seus bens, eu não continuava a andar com um carro com problemas, preocupava-me sim em arranjá-lo e não prolongar e criar mais problemas ;)
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Boas.
Epa, é meu mecanico há mt tempo e tenho total confiança nele. O clio III 1.5 que tb tenho, há mt que é assistido por ele e anda 5* ;)
Não me iria dizer para continuar a andar se fosse algo grave acho eu.
Mas agradeço os vossos comentários e chamadas de atenção.
No entanto, o padrão repete-se sempre. hoje igual.
Carro frio, a rolar em 2ª a rotação constante, acelero e não responde.
Largo e carrego, responde.
Este é de facto o padrão.
Depois entro na AE e qd chego ao transito a lx não se revela mais o problema.
Hoje não acendeu nada da injecção.
Não me chegaram a responder, o facto de usar liquido de limpeza de injectores neste depósito, não pode provocar o erro da injecção?
Tou com a sensação que o consumo está a baixar, mas tb pode ser da minha adapatação ao carro.
Mas comecei com 6.3 no 1º depósito no percurso que faço, ou seja, 50% AE, 50% transito, e agora tou com 5.8.
O consumo instantaneo nos 140 pareceu-me hoje mais baixo. Mas tb como vejo isto na Vasco da Gama, posso estar a ser enganado pelos ventos.
Epa, espero que isto tudo se resolva sem ter de ser obrigado a desfazer-me do carro, estou a gostar bastante dele.
É muito confortavel e até anda razoavelmente transmitindo bastante segurança.
Vou dando novidades. ;)
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Boas. Como ficou esta situação?