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OFF TOPIC => Tasca => Tópico iniciado por: Rui em 11 de Outubro de 2014, 17:50 pm

Título: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Rui em 11 de Outubro de 2014, 17:50 pm
A malta não aprende mesmo...
Depois admiram-se de medidas de merd*, como as restrições à circulação em algumas zonas de Lisboa por exemplo...
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: pjrcampos em 11 de Outubro de 2014, 22:24 pm

Sabes o que eu aprendi? Foi o caminho para a oficina de reboque duas vezes num ano por causa de uma treta de sistema, que devia avisar para fazer uma regeneração antes de parar na berma de qualquer estrada, a qualquer hora, em qualquer local. Foi o medo de ter a minha mulher a ligar aflita à noite, sozinha, na berma da estrada com uma porcaria que nem avaria é,mas que impossibilita o carro de andar. Isso é que são medidas de merd*... E nos dias que correm, acho que nem tenho de tentar explicar-te os riscos associados a uma situação dessas. Não tomei esta decisão da primeira vez que foi de reboque. Ainda aguentei a segunda. Mas não podemos viver em constante medo de ficar na berma da estrada por causa de um sistema que tem evidentes falhas de desenvolvimento e funcionamento. Acho inconcebível que não seja gerado um pre-alarme que permita, pelo menos, se não conseguirmos reunir as condições para uma regeneração, parar num sitio seguro à espera do famigerado reboque.
Isto foi o que aprendi. Não é uma questão de chico-espertismo, como era tirar catalisadores para ganhar 5cv. Chama-lhe, se quiseres, uma questão de sobrevivência... Fui forçado a tomar esta decisão. A minha mulher faz muita cidade, e não deve ser o carro a definir a nossa vida,mas exactamente o contrario.
Cada um acredita no que quer, mas esta é a minha realidade, e o unico motivo que me levou a esta decisão...
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Rui em 11 de Outubro de 2014, 22:36 pm
Eu compreendo isso tudo, mas se existe questão á qual sou bastante sensível, é justamente a da poluição.
E sim, tenho um carro que possui o tão famigerado FAP e se der problemas, pura e simplesmente troco por um novo e tenho o carro a andar de novo.
É uma opção como outra qualquer...
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: SepulRise em 12 de Outubro de 2014, 12:41 pm
Após fazer aquela operação, eu aposto que o nível de co2 vai ser o mesmo; e se eventualmente existir aumento vai ser uma coisa mínima, mas mesmo mínima.

Sent from Hell :-)
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Xmarine em 12 de Outubro de 2014, 12:59 pm
Nem é suposto haver alteração de CO2 com ou sem FAP. O FAP não serve para isso.

Em todo o caso... eu se tivesse um carro com FAP seria eliminado o quanto antes.

Rui, o FAP foi uma solução "feita à pressa" para os fabricantes poderem vender carros na Europa por causa da norma Euro V que visava a redução das partículas sólidas dos carros. Isto porque uma série de burocratas que estão sentados algures numa cadeira da comissão europeia, ou parlamento europeu ou outra merd* dessas que tenha a ver com a Europa, para calar os ambientalistas gay's que proliferam por aí que dizem que todos os problemas de poluição vêm dos carros, fizeram essas medidas das normas Euro que não têm absolutamente sentido nenhum...

Ao contrário da EGR (que todos os azeiteiros gostam de eliminar ainda que nem façam a menor ideia da sua utilidade), e um sistema que não trás nenhum valor acrescentado nem ao carro, nem ao condutor e muito menos ao ambiente porque apenas elimina particulas sólidas, que por acaso até são biodegradáveis e que, como são sólidas e pesadas, passa pouco tempo até que se fixem no chão!
 Porque ao contrário do que dizem na TV e nos jornais, toda a gente deveria saber que os carros, neste mundo são as peças que menos poluem e já assim o eram há 30 anos atrás.


Ora como qualquer solução feita à pressa e sem qualquer utilidade.... dá m****. Daí o pjrcampos e tantos milhares de pessoas que usam carros com FAP sofrerem disso!

Ah... já para não falar nos motores PSA, Mazda, etc em que a a diluição de gasóleo no óleo é altamente prejudicial para o motor. E não são raros os casos de motores em autoalimentação (desalvorados) em consequência disso. E no fim... peças partidas, óleo por todo o lado, sangue, morte, desastre.

Os borucratas de cu sentando na cadeira europeia e essa espécie esquisita dos ambientalistas não se lembraram disso. E duvido que tenham pago algum motor a quem ficou com ele partido devido ao FAP

Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Pedrob em 12 de Outubro de 2014, 15:16 pm
Apoiado :)
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: SepulRise em 12 de Outubro de 2014, 18:43 pm
Agoiro, em que motores a gasóleo actuais é que estão a misturar o gasóleo com óleo?


Sent from Hell :-)
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Xmarine em 12 de Outubro de 2014, 18:49 pm
Dos que conheço, 1.6hdi e o motor 2.0 da mazda. E qualquer motor com FAP que use o sistema de pós injecção. Este último então é bastante problemático. Tinha 2 clientes com esse motor, um num mazda 5 outro num Mazda 6 que tinham de trocar óleo e filtro quase de 3 em 3 mil km devido à diluição. Até ao dia em que acabaram com essa treta de vez.

Julgo (sem certeza porque nunca mexi) que na renault, só o 1.9dci 130 use este sistema. Os outros já usam injector próprio.
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Rui em 12 de Outubro de 2014, 19:04 pm
Injector no FAP só os 1.5 e 1.6 dCi. Sistema sem ele nos 1.9 e 2.0 dCi. O Artur ainda há algum tempo teve que forçar a regeneração na Laguna II.

X deixa lá os burocratas da treta com os seus cus sentados nos gabinetes de CE. Normas anti poluição, que se goste ou não, vão ser cada vez mais restritivas e a tua conversa soa muito a Jeremy Clarkson (o antigo é que era bom).A confusão sobre o FAP é uma versão actualizada do que aconteceu há 20 anos atrás, quando os construtores começaram a ser obrigados a montar catalizadores.
A EGR apareceu pelos mesmos motivos (reduzir poluição) e o FAP não foi uma solução feita á pressa, pois já existe há cerca de 40 anos, quanto muito em alguns casos foi mal aplicado e/ou integrado.
Quanto ás particulas, a OMS já provou que são cancerigenas, ou não ouviste falar disso?

De qualquer forma, esta discussão pode continuar noutro tópico. Não vamos encher o DB do pjrcampos com trocas de argumentos sobre o FAP. Já existe um tópico onde se fala do assunto. :smiley:
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Xmarine em 12 de Outubro de 2014, 19:50 pm
Injector no FAP só os 1.5 e 1.6 dCi. Sistema sem ele nos 1.9 e 2.0 dCi. O Artur ainda há algum tempo teve que forçar a regeneração na Laguna II.

Acredito.

X deixa lá os burocratas da treta com os seus cus sentados nos gabinetes de CE. Normas anti poluição, que se goste ou não, vão ser cada vez mais restritivas e a tua conversa soa muito a Jeremy Clarkson (o antigo é que era bom).

Soa como soar, sei que tenho plena razão. Porque o que move as leis e regras são interesses e não bem-estar das pessoas.

A confusão sobre o FAP é uma versão actualizada do que aconteceu há 20 anos atrás, quando os construtores começaram a ser obrigados a montar catalizadores.

Errado. O catalisador nunca pode provocar uma avaria no motor tal como no FAP. O pior que pode acontecer é o miolo partir e "abafar o escape". E se forem feitas as manutenções normais num motor a gasolina, i.e., mantendo o sistema de ignição e sonda lambda a funcionar correctamente, o catalisador dura toda a vida do carro. Motores diesel idem.

As únicas diferenças de usar ou não catalisador é a maior percentagem de CO e uma muito ligeira redução da potência do carro. O que provocou calafrios aos picões e por isso os arrancam fora.


A EGR apareceu pelos mesmos motivos (reduzir poluição)

Errado. A EGR começou a ser utilizada muito antes de saír a norma euro 3 que a tornou obrigatória (por volta do ano 2000). Tenho um mercedes W140 de 1995 a meu cargo, onde trabalho que já usa. Alguns w123 já usavam. Grupo VAG, há muito que usa. Renault também. E não foi pela poluição que se começou a utilizar. Foi pelo motivo que já expliquei algures por aí.

Quanto ás particulas, a OMS já provou que são cancerigenas, ou não ouviste falar disso?

Enquanto a OMS for financiada pelas farmacêuticas, tudo na vida é cancerismo....LOL

De qualquer forma, esta discussão pode continuar noutro tópico. Não vamos encher o DB do pjrcampos com trocas de argumentos sobre o FAP. Já existe um tópico onde se fala do assunto. :smiley:

Isso já é um problema teu. mas se não gostares que te respondam no local adequado, só tens de fazer o que fazes sempre aos meus post's... apagá-los.
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Rui em 12 de Outubro de 2014, 19:56 pm
Porreiro, diz-me lá onde é que apaguei os teus posts?
E onde é que não gostei das tuas respostas. Discordar de uma opinião tua é motivo para tanto?
Parece-me que levas demasiado a sério uma troca de argumentos num fórum...
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Artur em 12 de Outubro de 2014, 21:15 pm
podem continuar aqui ....

SAUDAVELMENTE SFF
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: MRC em 13 de Outubro de 2014, 00:03 am
Esta é fácil :)

Prós

- poluição (partículas altamente nocivas para a saúde)

+ ambiente

Contras

Eficiência/viabilidade (no que toca à manutenção) de alguns sistemas ainda com margem para evolução

Opinião: Acho muito bem a sua aplicação. É super desagradável ir por aí e apanhar um "fogareiro" (e eles cada vez até são menos por cá, not!) a largar aquela porcaria negra da queima de diesel. O FAP resolve isso. :)
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Sls a GPL em 13 de Outubro de 2014, 01:41 am
Também concordo, plenamente com com os equipamentos que reduzem as emissões de partículas dos diesel.
O meu pai trabalhou na praça do comercio em lisboa no M.A.I. e eu fui lá inúmeras vezes e lembro-me bem das carradas de pó preto que havia junto às portas e janelas, e zonas perto destas, para alem do cheiro característico.
Fiz também muitas vezes o percurso entre o meto do rossio e a praça do comercio a pé há hora de ponta, e muitas vezes era insuportável andar na rua a pé devido ao fumo e cheiro libertado pelos carros.
É por essas e por outras que concordo com a redução de veículos dentro das cidades, mas não quer dizer que concorde com as medidas utilizadas.

Se há dispositivos que reduzam esta poluição devem ser utilizados, e lá por darem problemas por má utilização, não é razão para se porem a retirálos. Pois ter um carro, não é só por combustível e andar, há que saber utilizálo. Se para o fap funcionar correctamente de x em x tempo é necessário dar umas "gazádas" com ele, é dar. Se de x em x tempo é necessário fazer uma regeneração forçada, é fazela.

Agora retirar um dispositivo anti-poluição só porque dá trabalho mantelo em bom funcionamento, é que acho uma parvoice.
Quem fala no fap, fala nos catalizadores, que a malta tira, só para dar mais uns pseudo-cavalos, ou para não entupir por causa da bufarada preta que fazem. Porque para fazer fumo, já temos os autocarros da carris e similares que fazem fumo que chegue e sobre.

 
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Dom em 13 de Outubro de 2014, 09:22 am
Se há dispositivos que reduzam esta poluição devem ser utilizados, e lá por darem problemas por má utilização, não é razão para se porem a retirálos. Pois ter um carro, não é só por combustível e andar, há que saber utilizálo. Se para o fap funcionar correctamente de x em x tempo é necessário dar umas "gazádas" com ele, é dar. Se de x em x tempo é necessário fazer uma regeneração forçada, é fazela.

Agora retirar um dispositivo anti-poluição só porque dá trabalho mantelo em bom funcionamento, é que acho uma parvoice.
Quem fala no fap, fala nos catalizadores, que a malta tira, só para dar mais uns pseudo-cavalos, ou para não entupir por causa da bufarada preta que fazem. Porque para fazer fumo, já temos os autocarros da carris e similares que fazem fumo que chegue e sobre.
Concordo que devem continuar a evoluir no combate contra a poluição mas não com esta última parte :P
Uma pessoa normal não deve fazer a sua vida em função das necessidades de um carro (fora a manutenção de filtros, óleos, etc).
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Sls a GPL em 13 de Outubro de 2014, 11:40 am
A serio? Então se o fap para funcionar como deve de ser tem que se utilizar o carro de uma certa forma e isso faz parte da boa manutenção do carro.
Se compras um carro que foi feito para ser um papa km e depois só andas com ele para ir ao café e vir, a utilização que lhe dás não é a correcta, para isso compravas um carro que estivesse adaptado às tuas necessidades.

Quando se escolhe um carro, tem que se ter em conta muita coisa, principalmente as características do mesmo vs a utilização que se lhe dá.
Comprar um diesel para fazer 20km por dia é uma escolha errada, comprar um carro a gasolina para fazer 200km por dia é uma escolha errada.
As pessoas escolhem carros que foram feitos para andar bastantes km por dia e depois só fazem meia dúzia e depois queixam-se que dão problemas.
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Dom em 13 de Outubro de 2014, 12:08 pm
Estás a falar das pessoas que fazem cidade ou que andam pouco tipo o Rui (e não é que ainda não teve problemas?) :laugh:
O problema é que também tens pessoas que andam bastante e fora da cidade com problemas no FAP.
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Pedrob em 13 de Outubro de 2014, 12:27 pm
Ó rodinhas é fácil falar, quando te vez parado a beira duma estrada secundária sem iluminação se calhar a história já era outra.  Comigo era igual se tivesse carro com FAP, ao primeiro problema saltava logo fora.
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Sls a GPL em 13 de Outubro de 2014, 12:31 pm
E fazem uma boa utilização do veiculo face Às condições de utilização e bom funcionamento do fap?

É a mesma coisa que comprares um telemóvel todo xpto com uma bateria ainda mais xpto e que dura uma vida (face a uma utilização com determinadas regras) e depois utilizas o telemóvel de qualquer maneira, carregas a bateria de qualquer maneira e feitio (sem cumprir as regras de bom funcionamento e manutenção das características da bateria) e depois queres que ela dure uma vida e não fique viciada?

Eu não sei como é que o rui conduz, nem os outros conduzem, mas o bom funcionamento do fap  requer regras e cuidados, que se calhar os outros não tem e o rui tem.

É como tudo, uns tem sorte e tudo funciona sempre bem, apesar de nem serem cuidadosos e outros tem azar, e por muito cuidado que tenham tudo avaria.

Se o motor traz o fap e o catalisador, é para andar com eles, se para o bom funcionamento destes, é preciso ter certas mariquices, é telas. Se não as querem ter, optassem por um motor que não os tenham de origem.

E não fiques admirado que daqui a pouco tempo , seja imposto aos diesel a utilização do adblue, mais uma vez para reduzir a poluição do diesel. 

Enganas-te, pedrob, eu já tive carros a diesel e a gasolina, e mesmo a fazer quase 40 mil km por ano prefiro de longe o carro a gasolina, apesar de inesperadamente as bobines irem à vida sem dar aviso prévio, e não é por isso que ando com o coração nas mãos, nem as vou tirar só porque dão problemas.
Acima de tudo a que saber utilizar bem o carro que temos, se há um componente que dá chatices só temos é que ter mais cuidado e fazer os possíveis para minimizar os problemas desse componente, sem comprometer nós e as outras pessoas do mundo.
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Xmarine em 13 de Outubro de 2014, 19:55 pm
Carros com FAP não dão para fazer isto:

http://www.youtube.com/watch?v=2myr8jJDJOo#ws (http://www.youtube.com/watch?v=2myr8jJDJOo#ws)

Nem isto:

http://www.youtube.com/watch?v=1yqY1fR5Z70# (http://www.youtube.com/watch?v=1yqY1fR5Z70#)

Por isso são uma m****!


E este é o melhor argumento que existe contra essa treta do FAp!
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Pedrob em 13 de Outubro de 2014, 21:29 pm
É a mesma coisa que comprares um telemóvel todo xpto com uma bateria ainda mais xpto e que dura uma vida (face a uma utilização com determinadas regras) e depois utilizas o telemóvel de qualquer maneira, carregas a bateria de qualquer maneira e feitio (sem cumprir as regras de bom funcionamento e manutenção das características da bateria) e depois queres que ela dure uma vida e não fique viciada?

Exemplo não muito bom. Um telemovel como qualquer outra coisa é para usar, se queres carregar varias vezes ao dia ele tem de aguentar a bomboca, não é por causa disso que a bateria vai deixar de funcionar de um momento para o outro... outra coisa é mau uso!!! mau uso entende-se em partir o telemovel / o display / as tampas.. deixar cair dentro de agua etc!
Exemplo ainda melhor ...  :laugh: :laugh: andares com uma gaja toda boa e não "usar" muito para não estragar  :laugh:

Eu não sei como é que o rui conduz, nem os outros conduzem, mas o bom funcionamento do fap  requer regras e cuidados, que se calhar os outros não tem e o rui tem.

É como tudo, uns tem sorte e tudo funciona sempre bem, apesar de nem serem cuidadosos e outros tem azar, e por muito cuidado que tenham tudo avaria.

Se o motor traz o fap e o catalisador, é para andar com eles, se para o bom funcionamento destes, é preciso ter certas mariquices, é telas.

E não fiques admirado que daqui a pouco tempo , seja imposto aos diesel a utilização do adblue, mais uma vez para reduzir a poluição do diesel. 

Há muita gente que não tem problemas com o FAP, talvez devido aos trajetos utilizados ou por sorte. Agora imaginando eu para ter o FAP em ordem ter que fazer X kms por dia a X velocidade, nao poder fazer muito para-arranca..ter o oleo do motor completamente fod*** ou qualquer coisa do genero, é impensavel! Um carro é para me servir a mim e não o contrario.

Enganas-te, pedrob, eu já tive carros a diesel e a gasolina, e mesmo a fazer quase 40 mil km por ano prefiro de longe o carro a gasolina, apesar de inesperadamente as bobines irem à vida sem dar aviso prévio, e não é por isso que ando com o coração nas mãos, nem as vou tirar só porque dão problemas.

Engano-me em quê? Não percebi a tua argumentação. Alem disso o exemplo não é muito bom, eu já tive problemas de injectores no meu carro e não os tirei  :laugh: :laugh:

Se não as querem ter, optassem por um motor que não os tenham de origem.

Tal e qual, mas há muita gente que não percebe "nada" de carros e só depois de dar problemas é que sabem que ele está lá
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: MaNeL em 13 de Outubro de 2014, 22:16 pm
eu até gostava de ouvir um vendedor na grande lisboa/porto a desaconselhar a comprar um carro deles a gasóleo porque não presta para o cliente :laugh: o mal mesmo é que o tuga também só vê carros a gasóleo à frente...
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Rui em 13 de Outubro de 2014, 22:27 pm
Vamos lá clarificar umas quantas coisas sobre o FAP do 1.5 dCi.

Ao contrário de muitos, a decisão de comprar um carro novo no ano de 2010, foi bastante ponderada.
Já há algum tempo que estava virado para o Megane III Sport Tourer, mas de imediato fiquei de pé atrás pois os diesel vinham todos com o "famoso" FAP. Na altura já tinha conhecimento (seja pela net em fóruns, conversas com pessoal que lida com carros e ainda com alguns proprietários)  de problemas com os sistemas usados nos HDi do grupo PSA (mesma treta na Ford) e os tão famosos Mazda. Estes então são do melhor, pois até o nível de óleo sobe no carter devido a contaminação com o diesel. O Xmarine ou Agoiro já mencionou estes detalhes.
Agora há que saber como é que a contaminação do óleo ocorre. Resulta de regenerações interrompidas e o diesel que não é queimado, acaba por escorrer da câmara de combustão para o carter, contaminando assim o óleo, com todos os inconvenientes que isso pode provocar.

No 1.5 dCi isto não acontece pois não há qualquer pós-injecção. Em vez do diesel ser injectado á bruta para a câmara de combustão (com consequências descritas acima), esse trabalho é feito pelo 5º injector, que injecta directamente para o FAP, fazendo assim a incineração das particulas retidas no filtro. Óbviamente que para ser iniciada a regeneração, devem estar reunidas algumas condições, nomeadamente relativas a temperaturas do motor e do próprio FAP. Face a isto, nestes motores o argumento da contaminação do óleo cai logo por terra, portanto é 1 problema a menos.
O sistema da Renault faz ainda micro-regenerações, logo não deixa em condições normais o FAP chegar ao ponto de ter que fazer uma regeneração digamos que completa, e a necessitar de ir dar uma volta extra com o carro.

Agora os cuidados que o Rui tem com o FAP.
ZERO, quero é que ele se fo**. Se está lá tem que fazer a função dele e tal como já referi, se avariar meto um novo e ponto final.
E só para verem que o sistema não é o "bicho papão" que querem fazer dele, as minhas deslocações diárias casa-trabalho-casa, são cerca de 10 km em ambiente urbano, tendo pelo meio alguma estrada, mas sempre a ritmo baixo, pois para além de semáforos existem várias rotundas. Saio de Alverca, passo depois em frente á fábrica de águas de Vialonga e depois vou até a um parque industrial próximo do MARL. Como podem ver é um caminho de merd*, sempre com muito trânsito (ás horas que lá passo), que não permite grandes velocidades e que por vezes no inverno quando chego ao destino, o motor ainda não está quente. Resumindo, a utilização típica para ter problemas no FAP, ou talvez não.
Tenho um colega que tem um Mazda 6, faz percusos idênticos aos meus, com o bónus de que ao fim de semana vai para a "casa do campo", logo vai andar a ritmo mais elevado durante 50 km e nem assim  se livra de uma regeneração forçada a cada 6 a 8 meses, mais a troca de óleo posterior. Eu ao contrário, muitas vezes ao fim de semana o carro fica parado.
Portanto, segundo o que já vi escrito por aqui, o meu carro a esta altura já devia ter o FAP nas lonas, já devia ter forçado alguma regeneração, mas no entanto continua lá e imaginem só, até funciona.

Mas como de costume, opta-se pelas generalizações sem que haja real conhecimento do funcionamento do sistema. Nos 1.5 dCi não há contaminações de óleo com diesel. O carro não fica a mandar um fumo parvo durante a regeneração e o unico sinal exterior que a regeneração está em curso, é apenas o ventax do radiador estar ligado sem razão aparente (AC off e temperatura do motor normal). Tudo o resto é treta e conversa de café.

Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Sls a GPL em 13 de Outubro de 2014, 23:05 pm
Pedrob e dom, quando vocês dizem "Um carro é para me servir a mim e não o contrario." tem que se lembrar que tem que ter um carro adequado para as vossas necessidades.
Voces não levam uma giratória para a praia para brincar Às construções na areia, nem um mini buldozer telecomandado à distancia de brincar para a construção de uma autoestrada, pois não? Cada coisa tem que estar adequada à sua função.

Alem disso, como acontece a muito boa gente, não sabem a diferença entre um motor a gasolina e um diesel, as suas principais características, cuidados a ter, condições de utilização,  etc.
Os motores diesel , por serem motores térmicos, necessitam de mais cuidados que os motores de explosão devido às dilatações e contracções a que o material está sujeito. Os motores diesel estão vocacionados para o trabalho intensivo e não para a utilização que muita gente lhes dá.
Se o motor diesel não aquecer/ arrefecer convenientemente acaba por ter problemas, por isso é que quem tem carros com fap e egr, e só faz cidade com poucos km percorridos, velocidades baixas, etc, que não dá o uso necessário para o bom funcionamento do motor diesel tem mais problemas que um carro a gasolina na mesma situação.
É verdade que o carro é para servir as tuas necessidades, mas para isso tens que ter um carro com as características adequadas Às tuas necessidades.

Como o português  gosta de imitar o vizinho, compram diesel só porque o vizinho comprou, sem saberem se o carro é adequado ou não para as suas necessidades.
Depois o mercado é perverso, ao impingir o diesel, como se fosse a melhor coisa que há à face da terra, prejudicando quem compra, pois acaba por comprar um veiculo desadequado Às suas necessidades, e que lhe vai constantemente ao bolso devido à desadequada utilização.
Por exemplo:
Para um percurso diário de 40 km dividido em duas viagens uma de manha e outra de tarde em percurso misto cidade e estrada nacional ,(representando o quotidiano de grande parte da população em geral) o mais adequado seria o que?
Um carro diesel ou um a gasolina?

Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: luisnogueira em 13 de Outubro de 2014, 23:06 pm
Eu como o meu Megane não tem FAP nem me vou preocupar muito com ela(podes bater-me Rui)  :laugh:  :laugh: :laugh:

Mas pelas histórias que tenho ouvido, se tivesse de comprar carro neste momento com o famoso FAP, possivelmente seria um 1.5 ou 1.6 Renault, pois dos PSA já ouvi historias mirabolantes semelhantes à que o Rui contou sobre o tal Mazda.

Tenho um exemplo de um carro com FAP em casa, a maria tem um Suzuki Swift 1.3 DDiS já com FAP que eu até pensava que ainda não tivesse FAP, mas descobri há pouco tempo que aquilo já tem FAP incluido no equipamento de série  :laugh: O que é certo é que até hoje nunca deu problemas, com 4 anos e cerca de 80000kms e ela não é nada de dar gás no carro, até mesmo em AE o andamento normal anda nos 100km\h 110Km\h, passando de vez em quando dos 120Km\h. Basta dizer que o consumo médio do carro dela anda nos 4,3l/100km. Portanto condução teoricamente favorável a dar problemas com o FAP.

Desconheço qual o sistema que a Suzuki tem montado nestes motores, que presumo que seja idêntico aos da Opel, mas que também desconheço. Já agora se alguém souber se é uma coisa mais parecida aos 1.5 da Renault ou algo mais parecido aos PSA, que diga ;)
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Rui em 13 de Outubro de 2014, 23:10 pm
Eu como o meu Megane não tem FAP nem me vou preocupar muito com ela(podes bater-me Rui)  :laugh:  :laugh: :laugh:


vou bater mesmo... :laugh:

é um filtro e não uma filtra.
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Pedrob em 13 de Outubro de 2014, 23:35 pm
Rui, eu quando falei em contaminação de óleo falei no geral visto que o tópico fala em FAP no geral e não específico Renault.

Rodinhas...... Bla Bla Bla Bla, falas muito mas acertas pouco.
Então um diesel é mais vocacionado para trabalho intensivo? Ah ahahah muito bom a sério! Sendo assim vou já vender o meu, é um desperdício estar a usá-lo pra ir pro trabalho e passear ao fim de semana ahahahah


Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: aacc em 13 de Outubro de 2014, 23:47 pm
""Eu compreendo isso tudo, mas se existe questão á qual sou bastante sensível, é justamente a da poluição.
E sim, tenho um carro que possui o tão famigerado FAP e se der problemas, pura e simplesmente troco por um novo e tenho o carro a andar de novo.
É uma opção como outra qualquer...""

Por momentos cheguei a pensar que trocava por novo... O carro.
Título: Re: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: SepulRise em 13 de Outubro de 2014, 23:59 pm
Desconheço qual o sistema que a Suzuki tem montado nestes motores, que presumo que seja idêntico aos da Opel, mas que também desconheço. Já agora se alguém souber se é uma coisa mais parecida aos 1.5 da Renault ou algo mais parecido aos PSA, que diga ;)

Eu presumo que o sistema da suzuki seja igual ao usado pela Fiat, isto porque a opel alterou a parte electrónico e não só nos 1.3...

Mas tenho a mesma duvida :-)

Sent from Hell :-)
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Rui em 14 de Outubro de 2014, 09:04 am
Rui, eu quando falei em contaminação de óleo falei no geral visto que o tópico fala em FAP no geral e não específico Renault.

Certo, mas a questão inicial deste tópico e que originou toda a discussão em torno do FAP, prende-se com o motor 1.5 dCi FAP.
Aliás, isto começou no tópico do Laguna III do user pjrcampos, tendo sido posteriormente feita a divisão dos tópicos, pois era escusado estar com uma discussão destas no DB dele.

Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: pjrcampos em 14 de Outubro de 2014, 12:17 pm
Boas,
Pelo que já li por aqui, concluo que agora temos todos de ser uns grandes experts em mecanica antes de comprar um carro, para saber exactamente o que precisamos. Pois lamento desiludir muitos dos que aqui deixaram a sua opinião. Há muita gente que nem sabe onde fica o motor! Quanto mais o que ele traz. Quanto mais de quantos em quantos km se tem de ir à autoestrada dar uma assapadela. E pior do que isso, durante quanto tempo, em que condições ideais, e exactamente como. É que esta assapadela deve ser feita durante x tempo, acima de uma determinada rotação, dentro de determinadas condições... E pior do que isso: mas quando é isto necessário, se o carro não me avisa que tenho de o fazer antes de parar na estrada? É que mesmo depois de sabermos perfeitamente como funciona o filtro, somos bestias, e sabemos que temos de ir à autoestrada fazer isto tudo. Mas esquecemo-nos de um factor: o carro, nessa assapadela necessária ao seu correcto funcionamento, pode simplesmente não fazer a regeneração. Se achar que não precisa (sim, porque ele sabe, mas nós não), não faz. E nós, conhecedores e dominadores da tecnologia, paramos o carro em casa, convictos de que ele regenerou, e afinal era mesmo aí que ele precisava de regenerar. E lá vamos nós, para mais duas ou tres semanas de cidade, tranquilos, até À proxima assapadela. So que como não estamos a usar o carro nas SUAS condições ideiais, ao fim de uma semana, lá ficamos nós na beira da estrada... E dou-vos um exemplo: Na semana seguinte à minha mulher ficar na berma da estrada, fiz mais uma viajem no meu clio IV 1.5 dci entre o Porto e a Covilhã. Mais ou menos 250 Km em autoestrada, a 140/150Kmh. Dirão os entendidos, ora aí está uma utilização para a qual foi feita o carro! Muito bem. Então não é que quando estaciono, me apercebo que está a fazer a regeneração? Tive de ficar 5 minutos à espera que a rotação baixasse e que o barulho do carro voltasse ao normal. Isto é um sistema mal desenvolvido. Essa é que é a questão! Devia gerar alertas antes de parar. Isso, por si so, resolvia montes de problemas.
Há quem escolha um carro a diesel, pensando nos anos que o pode ter, e quanto poderá poupar nesses anos em €. Então os vendedores e as marcas que nos digam na hora da compra que não podemos comprar, pois não se adequam. Q já que não dizem, pelo menos que nos dêem um curso intensivo de mecanica e FAPs na hora da entrega para, aí sim, se poder falar de má utilização. Quando nem os proprios mecanicos da marca sabem exactamente como funcionam estes sistemas, temos de ser nos a saber?
Epah, eu tenho uma amiga que nem as marcas de carros sabe. Para ela os carros são cores, e um Jaguar cinzento é igual a um Fiat uno cinzento, quanto mais o que é um FAP ou catalisador, ou o caraças...
Há uns anos atrás, as pessoas apenas tinham em conta um factor na hora de escolha entre diesel e gasolina: quanto tempo demorava a recuperar a diferença de investimento inicial, em função dos km feitos. E a questão morria aqui...
Eu sei o que é um FAP, qual o seu principio de funcionamento, que o carro o tinha quando comprei... Já disse por este forum que o 1.5dci não tinha o problema da contaminação do oleo porque o sistema era diferente... Não sou expert, mas vou sabendo algumas coisas. No entanto, num ano... Duas vezes de reboque...
E para quem também disse que se devia escolher, penso que hoje em dia não há carros a diesel sem fap. Por isso não se pode escolher.
Por fim, volto a dizer. Não o vou tirar por gosto. Dei-lhe uma "segunda oportunidade". Eu comprei um diesel porque faço km... Só que não tenho de os fazer todos de uma vez... Tenho periodos em que faço pouco, quase sempre em cidade, e depois, ao fim de um mês ou dois, posso fazer viajens de 600, 700, 800Km... Presumo, portanto, que a solução seria ter mais um carro, que foi o que me chegou a passar pela cabeça... Não me parece... Este sistema é util, mas é uma treta mal desenvolvida, e penso que se resume ao que me disseram "off the record" na Renault: será que querem que o sistema não falhe e que as pessoas saibam? Não, assim vêm cá fazer regenerações forçadas, e ganham dinheiro sem mexer uma palha...
Abraço a todos!
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Dom em 14 de Outubro de 2014, 12:23 pm
Como já disse anteriormente, concordo com a implementação do FAP. Discordo sim com a forma como foi implementado que só traz problemas e menos dinheiro na carteira do cliente final.
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Rui em 14 de Outubro de 2014, 12:51 pm
E dou-vos um exemplo: Na semana seguinte à minha mulher ficar na berma da estrada, fiz mais uma viajem no meu clio IV 1.5 dci entre o Porto e a Covilhã. Mais ou menos 250 Km em autoestrada, a 140/150Kmh. Dirão os entendidos, ora aí está uma utilização para a qual foi feita o carro! Muito bem. Então não é que quando estaciono, me apercebo que está a fazer a regeneração? Tive de ficar 5 minutos à espera que a rotação baixasse e que o barulho do carro voltasse ao normal.

Ora aí está uma coisa que não faço.
Se eu topar que o FAP está a regenerar e tenho que deixar o carro, desligo o motor e vou-me embora. Agora podem dizer que sou maluco e que estou fornicado que vão aparecer problemas. :laugh:
Por isso é que na nossa "troca de ideias" sobre o FAP do teu Laguna III, sempre duvidei de um problema nele mesmo.

De qualquer forma fica já aqui prometido, que da próxima vez que visitar o tasco auto de sua excelência Caçoilauto, vou pagar-lhe uma análise com a Clip ao FAP da minha sucata e depois mostro aqui o histórico.
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Sls a GPL em 14 de Outubro de 2014, 13:45 pm
Rodinhas...... Bla Bla Bla Bla, falas muito mas acertas pouco.
Então um diesel é mais vocacionado para trabalho intensivo? Ah ahahah muito bom a sério! Sendo assim vou já vender o meu, é um desperdício estar a usá-lo pra ir pro trabalho e passear ao fim de semana ahahahah

Então os construtores são uns loucos  e constroem maquinas, camiões, geradores e até comboios a diesel, e não é pelo preço do combustível nem pelo consumo que fazem essa escolha. até há países que a gasolina é mais barata que o diesel e não usam maquinas a gasolina, com excepção dos estados unidos .

Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: pjrcampos em 14 de Outubro de 2014, 13:59 pm
Ora aí está uma coisa que não faço.
Se eu topar que o FAP está a regenerar e tenho que deixar o carro, desligo o motor e vou-me embora. Agora podem dizer que sou maluco e que estou fornicado que vão aparecer problemas. :laugh:
Por isso é que na nossa "troca de ideias" sobre o FAP do teu Laguna III, sempre duvidei de um problema nele mesmo.

De qualquer forma fica já aqui prometido, que da próxima vez que visitar o tasco auto de sua excelência Caçoilauto, vou pagar-lhe uma análise com a Clip ao FAP da minha sucata e depois mostro aqui o histórico.
Não, Rui. O meu FAP nnão tem nenhum problema. Apenas não consegue concluir a regeneração, e pára. Aparentemente, ao fim de x regeneracoes falhadas, também dá avaria. Ao que sei, tem duas formas de dar avaria: ou por x tentativas falhadas, ou pelo sensor de pressão do próprio filtro. O que me disseram é que depois da regeneração forçada, o filtro ficou impecável. Foi precisamente por isso que disse que foi duas vezes de reboque por um problema que não era sequer avaria...:-) .
Sinceramente, antes que tenhas problemas, acho que devias prestar mais atenção a esses pormenores antes que tenhas chatices. E daí não, se calhar é como algumas mulheres: quanto melhor as tratamos, pior. Outros que as tratam mal, funciona melhor...:-) .
Abraço!
Título: Re: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Pedrob em 14 de Outubro de 2014, 14:54 pm
Então os construtores são uns loucos  e constroem maquinas, camiões, geradores e até comboios a diesel, e não é pelo preço do combustível nem pelo consumo que fazem essa escolha. até há países que a gasolina é mais barata que o diesel e não usam maquinas a gasolina, com excepção dos estados unidos .
Pois.  Tava a pensar agora em tirar o motor do meu carro e aplica-lo a um gerador pra quando faltar a luz
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Caçoilauto em 14 de Outubro de 2014, 14:59 pm
e não se esqueçam que o diesel provoca Ebola :laugh:
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Rui em 14 de Outubro de 2014, 15:20 pm
Não, Rui. O meu FAP nnão tem nenhum problema. Apenas não consegue concluir a regeneração, e pára. Aparentemente, ao fim de x regeneracoes falhadas, também dá avaria. Ao que sei, tem duas formas de dar avaria: ou por x tentativas falhadas, ou pelo sensor de pressão do próprio filtro. O que me disseram é que depois da regeneração forçada, o filtro ficou impecável. Foi precisamente por isso que disse que foi duas vezes de reboque por um problema que não era sequer avaria...:-) .
Sinceramente, antes que tenhas problemas, acho que devias prestar mais atenção a esses pormenores antes que tenhas chatices. E daí não, se calhar é como algumas mulheres: quanto melhor as tratamos, pior. Outros que as tratam mal, funciona melhor...:-) .
Abraço!


Pois eu aplico a teoria do "que se fo**". :laugh:
Não é o carro que me vai "dizer" que tenho que mudar alguns comportamentos.
Se calhar a utilização que faço está no limite da fiabilidade do FAP, se calhar a utilização do teu Laguna III é ainda pior nos trajectos citadinos que no meu caso, se calhar o 1.5 dCi de 90 cv da minha sucata é mais permissivo nesse aspecto que o de 110cv. Há muitos "ses" no meio disto.
Não mudo a minha opinião sobre o assunto, mas também não vou entrar numa de cavaco silva, o tal que nunca se engana e raramente tem dúvidas.

Relativamente á manutenção do FAP, ainda existe outra coisa: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7513.msg241615#msg241615 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7513.msg241615#msg241615)
Na revista Turbo de setembro passado, está um artigo onde é testado o produto em 3 carros diferentes, um deles um Laguna com o 1.9 dCi de 130cv (que não tem injector no FAP).

Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: aacc em 14 de Outubro de 2014, 15:59 pm
Sem ofensa para ninguém, mas em vez de FAPs, EGRs e outras invenções de caca,
que só servem para nos tirar do sério, porque é que os construtores não optam
por fraldas descartáveis, ficava mais barato 0:))
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Dom em 14 de Outubro de 2014, 16:06 pm
Tens o AdBlue que é parecido visto que tens de reabastecer o depósito. Mijas lá para dentro e está feito xD
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: aacc em 14 de Outubro de 2014, 17:45 pm
Esta paga direitos de autor :wink:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4214.msg249155#msg249155 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4214.msg249155#msg249155)
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: MRC em 14 de Outubro de 2014, 18:33 pm
Oh Agoiro, mas se achas tão bem a essa porcaria, porque não te candidatas ao escape de um "arrastão" desses, como bom defensor dessas ideias que és?  :laugh: :laugh:
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: aacc em 14 de Outubro de 2014, 18:52 pm
Não estou a ver onde é que disse que achava bem essa porcaria??
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Rui em 14 de Outubro de 2014, 19:19 pm
Tu és o aacc.
O Agoiro é outro user.
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Pedrob em 14 de Outubro de 2014, 19:51 pm
Um 1.4 gasolina a carburador tambem deve poluir bem  :grin:  :tongue: :tongue:
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Xmarine em 14 de Outubro de 2014, 19:57 pm
Mas é mais divertido. E quando isso acontece... que sa f**** as andorinhas :D
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: MRC em 14 de Outubro de 2014, 20:14 pm
Epah esse é meu :P  Já estava a ver que ninguém se chegava à frente com essa provocação...  :laugh:

E mesmo assim, por ser gasolina, polui muito menos que muitos diesel novos sem FAP e sem catalisador que por aí andam a mandar essas baforadas.

Carros de outro tempo poluiem mais, mas têm desconto, pois foram já assim criados e não alterados pelos donos para poluírem mais. Na altura a gasolina até tinha chumbo. Felizmente que os incompetentes dos jogos de interesses que estão lá sentados lá nos podios altos, como o Agoiro referiu algures, afinal não são assim tão incompetentes e puseram a saúde e o ambiente acima do dinheiro. É claro que em certos países do 3º mundo, os interesses de alguns ainda estão acima da saúde das pessoas e ainda se comecializa a infame gasolina com chumbo.
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Artur em 14 de Outubro de 2014, 23:53 pm
só lamento que no meio de uma argumentação / discussão que até podia ser construtiva , aparecam sempre "uns" artistas para destabilizar e com piadolas que nada abonam a uma boa "discussão"
Felizmente ainda existem alguns users por este forum com boa capacidade de argumentação que rapidamente apagam a atenção que os artistas gostariam de ter .
Acrescentando só e apenas , sirva a carapuça a quem lhe apetecer coloca la



Agora , aproveito para lançar a minha opinião , a minha laguna II ( 2.0 dci 175cv ) , tem fap e nunca tinha dado problemas até ao momento que passou a fazer uma condução citadina . Por 2 vezes que tive já de fazer regeneração forçada , das 2 vezes fiz leitura dos erros e lá estava , 10 vezes que não conseguiu regenerar , acende a luz de injecção e passado uns dias , a luz do fap . Nunca ficou na estrada por isso . Portanto, pjrcampos ( julgo ser assim que não me apetece voltar atras e confirmar ) a minha avisa e nunca ficou na estrada . Supostamente , as condições ideias para regeneração forçada sem maquina de diagnostico , é motor a temperatura de 90 graus e durante uns 30 kms ( acho eu ) conduzir as 2,500rpms ou 3,000 rpms ( ha de ser parecido com isto ) De qualquer forma , agora opto por quando troco o oleo , faço logo uma regeneraçao forçada pois uma vez o oleo tinha apenas 3000 kms e são 7,5 lts lá pra dentro

no megane da empresa ( 1,5 dci 110cv ) , ainda nem dei por ter fap , mas 40 mil em 6 meses e a quantidade de viagens que faz , julgo ser suficiente

Em certo aspeto , como em tudo na vida , existe evolução . Tal como eletronica veio acrescentar problemas e avarias , veio trazer mais comodidade com os muitos acessorios que se podem ter num automovel hoje . E se para os nossos filhos ( pelo menos eu tenho 2 e penso assim ) poderem ter um mundo melhor , coisa que os nossos pais não se preocuparam ( dai os efeitos estufa , os buracos de ozono , a extrema poluição , etc etc etc ) tem que se instalar sistemas que podem penalizar os carros de alguma forma , que seja . Se calhar , se todos fizessemos uma utilização mais racional de tudo , as coisas seriam menos radicais . Mas como cada um é livre de fazer o que entender , alguem com poderes ( e ainda bem ) arranjou forma de todos se sacrificarem . E sim , o problema poluição automovel não é o unico causador da poluição mundial , mas é um dos . E basta pensar que há 30 anos tinhamos estações bem defenidas ( primavera , verão , outono , inverno ) e hoje o que temos ? Há 30 anos não havia metade dos cancros que há hoje , metade das doenças que há hoje , por ai fora .

Portanto , não só o fap , mas tudo o que possa de alguma beneficiar a saude dos meus filhos ( direta ou indiretamente ) sou a favor , mesmo que me custe no bolso .

E não , não sou dos verdes , não sou ecologista , mas tento cumprir com coisas basicas
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: aacc em 15 de Outubro de 2014, 10:08 am
parece que não tem nada a haver, mas alguém sabe porque é que a  cidade de Los Angeles, não tem metro, apesar dos túneis lá estarem?
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Rui em 15 de Outubro de 2014, 11:12 am
Quanto muito, pode não ter nada a ver e não nada a haver.
Não faço a menor ideia de existirem tuneis e não andar por lá o metro. Risco sísmico da região?

Adiante, para complementar o post do Artur, é preciso ver que o Megane III, apesar  de no quadrante estar algures uma luz avisadora do FAP, ela está fora de serviço pelo menos nos 1.5 e 1.6 dCi. Quando tem montado o 2.0 dCi de 160 cv, não sei se estará funcional mas pressuponho que sim, pois neste caso o sistema é igual ao mencionado pelo Artur (2.0 dCi 175 cv).
No CB não existe nenhuma indicação de erro do FAP e não tenho neste momento qualquer certeza de que o "perigo de gripagem do motor" tenha mesmo efectivamente a ver com o FAP, pois a descrição no manual é: "Indica um sobreaquecimento do motor, uma deficiência do sistema de injecção ou da pressão de óleo do motor."

Deixo uma questão no ar, será que o problema do Laguna do pjrcampos não será uma falha no 5º injector?
Desde que existe o combustível low cost, é sempre o responsável pelas falhas de injectores, mesmo quando não é usado.
Agora aparece um erro no CB, é logo do FAP.
Digo isto porque em alguns tópicos por aqui e noutros fóruns, já vi ser atribuída responsabilidade ao FAP por "perigo de gripagem do motor", "mandar verificar a injecção", "mandar verificar o motor" e "mandar verificar antipoluição".
Parece um pouco a teoria do "bode respiratório"...
Mas isto sou eu, que tenho mau feitio...
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Artur em 15 de Outubro de 2014, 11:15 am
Aacc : Se não tem nada a ver , para que divagar e nada acrescentar a discussão fap ?
Vamos falar também do ebola ?
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: pjrcampos em 15 de Outubro de 2014, 16:35 pm
No meu caso, a mensagem de "perigo gripagem motor" foi efectivamente provocada pelo filtro de particulas. Isto foi confirmado na Bosch da primeira vez, e na Renault da segunda. Não fui eu que fiz a ligação entre o erro e o fap.
E também não me parece que seja um problema do 5º injector. Por dois motivos: o primeiro, é que em teoria, se fosse, deveria acusar na máquina; e segundo, porque se fosse, não se conseguiriam fazer as regenerações forçadas. Essas foram concluidas com exito na oficina, pelo que, para mais estando ligado à maquina, deverá ter funcionado bem. Se fosse, seria ainda mais grave, pois a própria Renault não o conseguia descobrir...
Se o que o Artur disse é verdade, e o dele dá um pré-aviso, então andamos para trás, pois o meu não dá. Simplesmente pára...
Como disse antes, o meu clio da empresa também não deu problemas com o FAP, mas também ainda só tem 33000Km, e a utilização é quase sempre em autoestrada.
E sim, também me preocupo com as questões ambientais. Mas de nada me valeria fazer regenerações forçadas aquando das revisões. Fui de férias em Agosto, fazendo quase 1000km, quase sempre em autoestrada. Aí, quase de certeza terá regenerado o filtro. Mas um mês e pouco depois, com utilização exclusiva em cidade, lá deu erro... Na Renault questionei se o filtro não poderia estar com problemas. Garantiram que não. Que depois da regeneração, as leituras estavam absolutamente normais. E tenho de acreditar, pois com certeza teriam todo o gosto em vender um fap novo... Por isso, parece-me mesmo uma questão de feitio, e não de defeito.
Eu não estou a dizer para todos tirarmos agora os fap. Se não chateiam, há que deixá-los estar. Mas no meu caso puramente pessoal, com a utilização do carro que tenho, não dá. E volto a dizer que não é com gosto nem felicidade  que tomei esta decisão. Foi apenas à segunda vez. E volto a dizer, se fosse tivesse um simples aviso, até nem me importava de ligar o carro uma vez por ano à máquina para forçar uma regeneração, e pagar 60 ou 70€... Mas ficar na estrada é que não. Sobretudo quando pode ser a minha mulher, sozinha, em qualquer estrada, e em qualquer situação, por causa de uma "não avaria". Já basta todas as outras possiveis avarias que o podem provocar.
Abraço!
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Dom em 15 de Outubro de 2014, 16:47 pm
E essa luz de aviso estando presente, não se consegue activar com a Clip?
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: ftomas em 17 de Outubro de 2014, 12:46 pm
Algumas questões sobre a FAP...

 - Li em vários posts atrás que se pode ler na centralina os erros de tentativas de regeneração, etc - é possível ler isso com um simples ELM ou só mesmo com o CLIP? se der com o ELM que programa usam?

 - Os k9k têm todos o 5º injector? ou a partir de que ano? fisicamente onde é que ele está? (quando mudei o óleo dei uma olhadela para lá e não reparei onde....mas deitado debaixo do carro tb não é bom sítio)

 - Fartei-me de procurar e nada de especial encontrei.... alguém arranja algum material +/- técnico sobre a FAP do 1.5

- Eu ainda só fiz 3000 km na laguna 1.5 de 2012 (usada), mas nunca me apercebi de estar a fazer a regeneração
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Rui em 20 de Outubro de 2014, 22:29 pm
Algumas questões sobre a FAP...

O FAP. É um filtro e não uma filtra:

 - Li em vários posts atrás que se pode ler na centralina os erros de tentativas de regeneração, etc - é possível ler isso com um simples ELM ou só mesmo com o CLIP? se der com o ELM que programa usam?

Não sei se o ELM lê isso.

 - Os k9k têm todos o 5º injector? ou a partir de que ano? fisicamente onde é que ele está? (quando mudei o óleo dei uma olhadela para lá e não reparei onde....mas deitado debaixo do carro tb não é bom sítio)

Os k9k têm o 5º injector desde que apareceram as versões de 90 e 110 cv. Inicilamente em 2009 com o lançamento do Megane III Sport Tourer, masi tarde na Berlina e Coupé. Em 2011 generalizou-se na restante gama.  

 - Fartei-me de procurar e nada de especial encontrei.... alguém arranja algum material +/- técnico sobre a FAP do 1.5

- Eu ainda só fiz 3000 km na laguna 1.5 de 2012 (usada), mas nunca me apercebi de estar a fazer a regeneração

Assunto abordado igualmente algures neste tópico: [url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9552.0[/url] ([url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9552.0[/url])


Respostas a azul. :wink:
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: ftomas em 21 de Outubro de 2014, 20:39 pm
Obrigado :cool:

Ela até pode ser um filtro... mas dizer A FAP em vez de O FAP soa muito melhor :evil:

eu tenho um ELM, mas confesso que ainda não perdi muito tempo com ele, basicamente liguei apenas com o android torque para ler erros e nada apareceu... estava a pensar em arranjar um CLIP (china version), mas não sei o que pode ou não fazer e ainda são carotes....

Quando tirar novamente a forra de baixo, tenho de ver melhor se vejo o tal injector.... mas como mudei o óleo há 1 mês e 1.500km ainda falta muito.

por último, obrigado pelo link, já o tinha visto, mas como inicialmente era sobre a 2.0.. acabei por não o ler todo, mas parte do que queria saber (experiência prática) está bem descrita numa parte de um "post" teu.
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: alvaro carvalho em 22 de Outubro de 2014, 10:02 am
Boas.

A minha opiniao, é realmente ter um carro que nao tenha, turbo, FAP, MAF, Catalisador, volante de motor, embraiagem disco seco, etc etc.

Simplesmente 4 (ou 3) rodas com uns paneis solares por cima, mas...depois faltam-nos outras coisas. Um dia será assim...?

Cumprimentos
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: Dom em 22 de Outubro de 2014, 10:09 am
Compra um Prius ou um eléctrico xD
Título: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
Enviado por: alvaro carvalho em 22 de Outubro de 2014, 10:45 am
Pois é Dom.
Há cerca de 2 meses andei com essa pancada. Desfazer-me da minha Laguna 2.0dci e comprar um Prius, mas depois de algumas noites sem dormir a pesar os prós e os contras, desisti. Era o problema das baterias, da visibilidade, do formato do carro, etc...
Continuo com a Laguna.

O ambiente lá terá que esperar...