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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: Breaker em 13 de Outubro de 2014, 22:14 pm

Título: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: Breaker em 13 de Outubro de 2014, 22:14 pm
Boas noites,

Como à poucos dias adquiri uma Mégane Break, decidi pesquisar para tirar dúvidas e conhecer melhor a viatura e vim cá parar, pois considero que não haverá melhor sítio para tirar dúvidas e partilhar conhecimentos do que o Fórum. :smiley:

Quais os cuidados especiais a ter com estes carros? Alguma dica? Qual o óleo mais indicado?

Tenho o manípulo da porta do condutor (interruptores dos vidros) com algum desgaste da película (rubber touch). Alguém sabe se é possível substituir apenas essa parte ou se será necessário substituir todo o módulo?
Quanto a retirar/limpar a película, será uma boa alternativa ou não?

Há alguma demonstração de como desmontar o módulo/manípulo?

Já agora, no caso de ser necessário substituir uma lâmpada como é que faço? Há algum DYS sobre como fazê-lo?

Obrigado
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: Bruno moff em 14 de Outubro de 2014, 10:47 am
Boa compra,ao contrario do que muitos falam.Oleo a usares elf sxr 5w40,mandas vir pela net 36e 5 lts,nao uses outro e trocas a cada 12k,15k ou anualmente.Atençao a niveis de oleo,refrigeraçao.Segundo a questao das capas das bielas,saberes minimamente a quilometragem da sw,revisoes que foram feitas.Na duvida mudas as capas fica em cerca de 300e,400e.Em relaçao ao desgaste interior há quem coloque carbono para emendar essas imperfeiçoes.Mas para conservares o interior tens varios produtos de detalhe que limpam e condicionam em condiçoes.
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: Breaker em 14 de Outubro de 2014, 22:26 pm
Obrigado pelas dicas.

A Mégane tem neste momento 110000kms. A manutenção da mesma foi efectuada até aos 70000kms na Renault durante a garantia e depois tem sido feita por um experiente mecânico da Renault, cujo contato foi-me facultado pelo ex-proprietário.

Quanto ao desgaste, a sugestão de carbono está fora de questão, pois gosto de manter os meus carros o mais originais possíveis. Antes da Mégane tinha um Golf IV 1.9TDI 110cv que tinha também esse problema, comecei a limpar a película para pintar as peças de preto fosco e após a limpeza decidi deixar assim, pois ficou perfeito. Por isso vou tentar fazer o mesmo serviço na Mégane e ver o resultado :smiley:

Hoje fui calibrar e alinhar a direção devido a vibração em andamento e quando lá cheguei, disseram-me logo que um problema crónico destas méganes com jante 17" é precisamente as jantes que empenam com muita facilidade e por acaso uma das jantes tinha um ligeiro empeno mas nada de preocupante. Afinal a origem da vibração era um dos pneus que se encontrava completamente deformado. Ou seja, la terei de gastar algum para colocar pneus novos, cuja medida segundo o que consegui apurar não é nada barata. :azn:

Por isso a substituição das capas das bielas não será para este mês de certeza. :azn:
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: Breaker em 14 de Outubro de 2014, 22:36 pm
Já agora, como posso saber qual a versão da Mégane e os respectivos extras?
É que pensei que vinha com os limpa vidros automáticos mas pelos vistos não vem, ou será que tem mas não funciona? Como posso confirmar? :smiley:
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: pjrcampos em 14 de Outubro de 2014, 22:44 pm
Basta olhares para o parabrisas e ver se tem o sensor junto ao retrovisor. Se não vires o sensor, é porque nãotem sensor de chuva.
Felicidades com a máquina.
Abraço!
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: Bruno moff em 14 de Outubro de 2014, 22:52 pm
Viva.Em relaçao a versao vem mencionada no documento unico.Ou entao uma pesquisa pela net ficas com mais info.Tens a vida mais facilitada ao saberes minimamente os kms que a carrinha tem e pelo que consta és dum meio mais pequeno,menos margem há para a aldrabice.De facto os pneus nesta medida 205-50-r17 sao caros mas com estas jantes a carrinha fica logo com outra estectica.Eu como so meto pneus em condiçoes,nao me aventuro em colocar logo os 4,prefiro meter 2 a 2 mas com pneus bons,a minha como sempre andou com continental baseio me nestes,que sao excelentes.Consegue se poupar em algumas cenas,mas pneus nao da para poupar.Em relaçao as capas ao menos sabes que é uma reparaçao que vais ter de fazer,se queres ter a consciencia tranquila e nao mandares o motor pa sucata,com este problema resolvido tens motor para 250k,300k sem stress.
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: Breaker em 18 de Outubro de 2014, 22:39 pm
Basta olhares para o parabrisas e ver se tem o sensor junto ao retrovisor. Se não vires o sensor, é porque nãotem sensor de chuva.
Felicidades com a máquina.
Abraço!

Boas,

Antes de mais obrigado.

Já reparei e sim, tem o sensor no retrovisor. Tenho de verificar o que se passa então. E o sensor das luzes fica onde?
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: Breaker em 18 de Outubro de 2014, 22:54 pm
Viva.Em relaçao a versao vem mencionada no documento unico.Ou entao uma pesquisa pela net ficas com mais info.Tens a vida mais facilitada ao saberes minimamente os kms que a carrinha tem e pelo que consta és dum meio mais pequeno,menos margem há para a aldrabice.De facto os pneus nesta medida 205-50-r17 sao caros mas com estas jantes a carrinha fica logo com outra estectica.Eu como so meto pneus em condiçoes,nao me aventuro em colocar logo os 4,prefiro meter 2 a 2 mas com pneus bons,a minha como sempre andou com continental baseio me nestes,que sao excelentes.Consegue se poupar em algumas cenas,mas pneus nao da para poupar.Em relaçao as capas ao menos sabes que é uma reparaçao que vais ter de fazer,se queres ter a consciencia tranquila e nao mandares o motor pa sucata,com este problema resolvido tens motor para 250k,300k sem stress.

Sim, sou de um meio pequeno mas por cá as aldrabices são uma constante em stands multimarcas, em concessionários e mesmo em particulares que fazem as seus negócios. Fiz negócio com o Mégane porque tenho o registo de todas as revisões, onde pude confirmar os kilómetros.

Quantos aos pneus, eu também partilho da mesma opinião, o barato muitas vezes sai caro e faço questão de colocar nos meus carros sempre pneus de boa qualidade. Normalmente tenho preferência pelos Bridgestone mas já coloquei Michelin, Continental, Dunlop e Pirelli também, se bem que os Pirelli não me agradaram muito e não voltei a comprar. Já fui meter dois pneus ontem, optei pelos Bridgestone Potenza. Daqui a alguns meses tenho de trocar os de trás também pois ainda são os Continental de origem que já contam com 7 anos e 110000kms.

Quantos às capas das bielas, o mecânico também aconselhou a fazer essa reparação por prevenção, diz que conhece bem o carro e o percurso habitual do mesmo e que posso andar mais alguns kilómetros sem qualquer problema porque é um carro que não teve muito esforço, no entanto diz que logo que possível convém fazer essa reparação.

Já agora, relativamente ao desgaste da película do módulo dos vidros da porta do condutor, já o limpei e ficou impecável.

Obrigadão pelas dicas
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: luisnogueira em 19 de Outubro de 2014, 00:14 am
Sensor de luz e de chuva são no mesmo local. É o mesmo sensor. Tens de ver se está activado ou não. Para isso e com o carro a trabalhar carrega no botão que diz "AUTO" na manete das luzes durante um pouco a ver o que aparece no CB. O de chuva para ficar activado tem de estar a manete na posição 1.
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: Breaker em 21 de Outubro de 2014, 13:46 pm
Pois, já tinha activado o automático das luzes mas os limpa vidros não funcionam automaticamente mesmo na posição um.
Poderá ser algum fusível?
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: Breaker em 21 de Outubro de 2014, 13:50 pm
Hoje disseram-me que estes carros costumam dar muitos problemas da caixa de direcçao, é verdade?
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: luisnogueira em 21 de Outubro de 2014, 14:00 pm
Experimenta depois de ligar o carro passar à posição zero e depois à posição 1 novamente e depois mandar-lhe com água para cima na zona do sensor, com um balde ou uma mangueira ou algo do género. Salvoerro de cada vez que se liga o carro tem de ser "reactivado" o limpa vidros automatico, fazendo essa operação de passar do 0 para 1. Testa isso.

Quanto a problemas nas caixas de direcção... o meu tem 130000km e quase 7 anos e nada(pelo menos que me tenha apercebido).
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: Dom em 21 de Outubro de 2014, 16:55 pm
O problema que pode ter será a caixa ficar desapertada. É re-apertar os parafusos e fica boa outra vez.
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: Breaker em 23 de Outubro de 2014, 15:15 pm
Experimenta depois de ligar o carro passar à posição zero e depois à posição 1 novamente e depois mandar-lhe com água para cima na zona do sensor, com um balde ou uma mangueira ou algo do género. Salvoerro de cada vez que se liga o carro tem de ser "reactivado" o limpa vidros automatico, fazendo essa operação de passar do 0 para 1. Testa isso.

Quanto a problemas nas caixas de direcção... o meu tem 130000km e quase 7 anos e nada(pelo menos que me tenha apercebido).

Certo, vou testar isso, realmente não me lembrei de testar dessa forma, pois já tive um Citroen C2 que também funcionava da mesma forma, sendo necessário reactivar sempre que ligava o carro.

Quanto às caixas de direcção, indicaram-me inclusive ums oficina cá da zona que tem três Meganes parados para substituir as caixas de direcção.

E quantos aos turbos? Tenho visto uns quantos que por volta dos 100000kms e até antes já precisaram de levar turbo novo.
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: Breaker em 23 de Outubro de 2014, 15:20 pm
O problema que pode ter será a caixa ficar desapertada. É re-apertar os parafusos e fica boa outra vez.

Certo, por agora também não noto qualquer folga da caixa de direcção mas ao ouvir isso a pessoa fica receosa.
Obrigado
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: Bruno moff em 23 de Outubro de 2014, 17:58 pm
Em relaçao aos turbos,tem a muito a ver com a utilizaçao.A minha tem 140kk e é o mesmo,nao foi ainda nada mexido.Deixar o carro a trabalhar um pouco ao relantim antes de desligar,quando em frio nao abusar.Em relaçao as caixas é no minimo estranho que tejam logo 3!! com essa avaria,no mesmo espaço temporal.Houve relatos do aliviar dos parafusos da caixa,pouco mais que isso.
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: luisnogueira em 23 de Outubro de 2014, 20:04 pm
E quantos aos turbos? Tenho visto uns quantos que por volta dos 100000kms e até antes já precisaram de levar turbo novo.

É correcto... e por volta dos 99000 convém ter um motor de reserva preparado que também morrem aos 100000. Basicamente é aplicar um conjunto novo.  :assobio:
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: Bruno moff em 23 de Outubro de 2014, 21:30 pm
E a melhor parte vem ai:Tendo em vista o fim de todos os problemas dos renault,desde o clio ao laguna,comprar um mercedes(desde que nao arda sozinho,neste campo a renault ja os ajudou fornecendo os blocos e portanto dali nao arde)comprar um bmw(desde que nao se passe a corrente de distribuiçao e berre a electrovalvula dos turbos mitsubishi,economics for life com revisoes a 2000e ou entao comprar um audi(desde que nao venha com os botoes estragados,cabeças com defeito e injectores a funcionarem a 100%)Mitos há muitos.
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: Breaker em 17 de Novembro de 2014, 22:22 pm
Boas.

Nos próximos dias irei fazer a revisão à máquina. Segundo o histórico de revisões, nesta preciso de mudar apenas o óleo e o filtro de óleo, uma vez que na última já foram substituídos o filtro de ar, do combustível e travões.

De qualquer forma estou a pensar fazer uma limpeza do circuito de refrigeração. Alguém pode indicar-me qual o anticongelante mais indicado?
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: Bruno moff em 18 de Novembro de 2014, 02:11 am
Aqui no continente arranjas esses dois filtros na casa dos 11e os dois,o oleo compras online o 5w40 que ronda os 36e 5 lts de oleo.Como ves com poucos euros tens carro para 15kk.O anticongelante compra na renault,21e sensivelmente.
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: Breaker em 18 de Novembro de 2014, 22:01 pm
Obrigado.

Em princípio vou substituir apenas o filtro do óleo, os outros foram substituídos na última revisão.

Quanto ao óleo, os mecânicos que vão fazer a revisão são mecânicos da Renault e o óleo que usam é o Motul com as mesmas especificações da Renault. Já tive a pesquisar e as críticas e indicações desse óleo são muito boas, por isso e por ser o óleo que sempre foi utilizado neste carro tou a pensar mantê-lo.
As revisões deste Mégane foram sempre efectuadas por estes mecânicos, quer no concessionário durante a garantia, quer após o fim da garantia fora do concessionário.

Tava com algumas dúvidas era quanto às especificações do anticongelante, pois pretendo fazer uma limpeza do circuito de refrigeração e gostava de ter algumas opiniões sobre o anticongelante mais indicado para este motor.
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 106cv
Enviado por: Breaker em 18 de Novembro de 2014, 22:27 pm
E independentemente do óleo que coloque, eu por norma faço as revisões sempre de 10000 em 10000kms.
Título: Re: Mégane Break II fase II 1.5DCI 105cv
Enviado por: Breaker em 31 de Janeiro de 2015, 19:12 pm
Boas pessoal,

A minha mégane anda a fazer uns ruídos estranhos provenientes dos vidros ou portas, notando-se mais consoante com aumento da velocidade. Fico com a impressão que quanto mais vento está mais ruído faz, não conseguindo no entanto descobrir qual a origem dos mesmos.
O ruído aparenta vir das portas/vidros traseiros.

Alguém sabe o que poderá ser?