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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: MRC em 17 de Junho de 2010, 16:29 pm

Título: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: MRC em 17 de Junho de 2010, 16:29 pm
Ora bem, aqui vai uma breve e simples explicação de como aceder ao corpo de admissão no 1.2 16v 75cv da Renault, aka D4F...

Nada mais fácil e apenas serão necessárias 1 chave de bocas de 7mm ou de fendas e uma lata de spray para limpar carburadores da Renault (de preferência)

(http://img526.imageshack.us/img526/8498/hpim4811.jpg) (http://img526.imageshack.us/i/hpim4811.jpg/)

(http://img38.imageshack.us/img38/1632/dsc1190d.jpg) (http://img38.imageshack.us/i/dsc1190d.jpg/)

Posto isto há que abrir "le capot-moteur" :D

(http://img684.imageshack.us/img684/2565/hpim4810.jpg) (http://img684.imageshack.us/i/hpim4810.jpg/)

Desapertar onde indicado a vermelho e puxar nos sentidos das setas para desencaixar

(http://img149.imageshack.us/img149/6133/hpim4812.jpg) (http://img149.imageshack.us/i/hpim4812.jpg/)

Depois temos que desencaixar o tubo de entrada de ar, indicado pela seta

(http://img121.imageshack.us/img121/2671/hpim4813.jpg) (http://img121.imageshack.us/i/hpim4813.jpg/)

Para isso, temos que premir na zona indica a amarelo (bem como no lado oposto/por baixo) e puxar no sentido da seta vermelha...

(http://img686.imageshack.us/img686/3899/hpim4814.jpg) (http://img686.imageshack.us/i/hpim4814.jpg/)

(http://img10.imageshack.us/img10/3776/hpim4815.jpg) (http://img10.imageshack.us/i/hpim4815.jpg/)

Depois para desfixar a caixa do filtro do motor é necessário apenas um pouco de força para cima

(http://img52.imageshack.us/img52/866/hpim4816.jpg) (http://img52.imageshack.us/i/hpim4816.jpg/)

(http://img443.imageshack.us/img443/2197/hpim4817.jpg) (http://img443.imageshack.us/i/hpim4817.jpg/)

Não esquecer também do respirador da caixa...

(http://img529.imageshack.us/img529/7014/hpim4818.jpg) (http://img529.imageshack.us/i/hpim4818.jpg/)

E pronto cá está ela! :P

(http://img820.imageshack.us/img820/2269/hpim4820.jpg) (http://img820.imageshack.us/i/hpim4820.jpg/)

Acesso directo ao que nos interessa indicado pela seta...

(http://img24.imageshack.us/img24/1814/hpim4821u.jpg) (http://img24.imageshack.us/i/hpim4821u.jpg/)

Pôr o motor a trabalhar (Nota importante: Já previamente quente!)

Como hoje em dia já nada é a cabo de aço, pedir a alguém que acelere o carro enquanto fazemos a limpeza, para o motor não se desligar! :D

(http://img716.imageshack.us/img716/5236/hpim4824.jpg) (http://img716.imageshack.us/i/hpim4824.jpg/)

Não tenho fotos do antes, pois a limpeza já tinha sido feita, e sinceramente neste caso o corpo não estava muito sujo, derivado ao uso de bons óleos... Ficam as do depois!

(http://img205.imageshack.us/img205/8554/hpim4823.jpg) (http://img205.imageshack.us/i/hpim4823.jpg/)

E já que estava com as mãos na massa, para fazer o DIY, decidir pegar no spray de contactos e dar um pouco nas fichas dos sensores de temperatura e afins, para evitar maus contactos futuros...

(http://img180.imageshack.us/img180/8668/hpim4826.jpg) (http://img180.imageshack.us/i/hpim4826.jpg/)

(http://img252.imageshack.us/img252/7830/hpim4827.jpg) (http://img252.imageshack.us/i/hpim4827.jpg/)

(http://img517.imageshack.us/img517/3065/hpim4829.jpg) (http://img517.imageshack.us/i/hpim4829.jpg/)

E claro, verificar os níveis!  :cool:

(http://img819.imageshack.us/img819/9427/hpim4828.jpg) (http://img819.imageshack.us/i/hpim4828.jpg/)

Para montar, é repetir o processo, mas mais fácil!

Espero ter ajudado aventureiros! eheh :D


Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: Gonçalo em 17 de Junho de 2010, 16:38 pm
Vá lá que seguiste o meu conselho  :cool:

Bom DIY  :tongue:
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: Gerimbeta em 17 de Junho de 2010, 16:45 pm
Grande trabalho.
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: MRC em 17 de Junho de 2010, 17:02 pm
Obrigado amigos.

Devo dizer que para os 1.2 de 8v (D7F) usados nos Clios I ph 3 e nos Clios II e para os primeiros D4F's, o processo é o mesmo, mas mais fácil e óbvio, pois está tudo mais à vista. :P
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: Gonçalo em 17 de Junho de 2010, 17:10 pm
Para o meu é que a coisa muda de figura ne?  :tongue:

Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: Rui em 17 de Junho de 2010, 17:11 pm
Nice job.
Bom DIY. :wink:
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: MRC em 17 de Junho de 2010, 17:16 pm
Ui se muda... O teu há que desmontar as tubagens do circuito do turbo... Dá mais trabalho.

Mas o teu não deve precisar de limpezas tão cedo, e nós sabemos porquê... lololol :D

Thanks Rui!  :cool:
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: Gonçalo em 17 de Junho de 2010, 17:56 pm
Ui se muda... O teu há que desmontar as tubagens do circuito do turbo... Dá mais trabalho.

Mas o teu não deve precisar de limpezas tão cedo, e nós sabemos porquê... lololol :D

Thanks Rui!  :cool:

LOL aos 60 mil espreito para lá a ver como está a coisa  :wink:
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: energyprivilege em 17 de Junho de 2010, 18:02 pm
Miguel, tens a certeza que nos D4F de primeira Geração ( caso do meu clio), está montado no mesmo sitio a borboleta?

Cumps
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: hetfield em 17 de Junho de 2010, 18:41 pm
muito bom, então e diferenças na resposta do bicho, notas-te alguma coisa ou mantem-se igual? (sinal que tava tudo ok...)
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: acadilhe em 17 de Junho de 2010, 19:03 pm
Bom DIY, tenho de fazer o mesmo ao meu.
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: RenaultTurbo em 17 de Junho de 2010, 19:25 pm
Bom DIY :wink:
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: MRC em 17 de Junho de 2010, 19:35 pm
Miguel, tens a certeza que nos D4F de primeira Geração ( caso do meu clio), está montado no mesmo sitio a borboleta?

Cumps

De certeza absoluta...

A única coisa que difere este do teu, é a cobertura do motor, em que no teu tem apenas uma pequena tampa que cobre apenas parte do colector de admissão enquanto neste não se o colector vê. :P

muito bom, então e diferenças na resposta do bicho, notas-te alguma coisa ou mantem-se igual? (sinal que tava tudo ok...)


Por acaso não notei, pois o meu tinha o corpo pouco sujo, pois o rapaz é bem tratado em termos de revisões, levando sempre óleo do melhor que há para ele e tão pouco anda muito em pára-arranca ou na "brasa".

Obrigado pessoal! ;)
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: acadilhe em 17 de Junho de 2010, 21:20 pm
Como se limpa isto? Coloca-se o spray apenas na zona visivel e depois limpa-se com um pano?
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: MRC em 17 de Junho de 2010, 21:29 pm
Se quiseres podes passar um pano no final.

O spray proporciona um jacto que limpa a borboleta... É só fazer actuar na sujidade do corpo e respectiva borboleta.
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: energyprivilege em 17 de Junho de 2010, 21:33 pm
Miguel, tens a certeza que nos D4F de primeira Geração ( caso do meu clio), está montado no mesmo sitio a borboleta?

Cumps


De certeza absoluta...

A única coisa que difere este do teu, é a cobertura do motor, em que no teu tem apenas uma pequena tampa que cobre apenas parte do colector de admissão enquanto neste não se o colector vê. :P



Então ajuda-me por favor e indica-me na foto seguinte o que devo desmontar para chegar a borboleta:

(http://img228.imageshack.us/img228/1706/dsc07950u.jpg)
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: MRC em 17 de Junho de 2010, 22:01 pm
ora bem, graças ao aviso do energyprivilege, pude confirmar que nos primeiros D4F's, o corpo de admissão está no interior dos colectores de admissão, sendo que para limpar o mesmo, é mais complicado... Há que desmontar os colectores a fim de chegar ao corpo de admissão.

A partir dos Clios II fase III, creio que os D4F passam a ser como nos Clios III, ou seja, com a borboleta no exterior.
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: tiagojpt em 18 de Junho de 2010, 12:15 pm
Bom trabalho, MRC.
Por acaso, tenho me esquecido de fazer isto mesmo. A borboleta do Clio de cá de casa está toda babada de óleo, já são 30000km sem nunca ter sido limpa.

Já agora, reparei que o teu Clio tem um tubo de "pesca" de ar diferente do que o de cá de casa tem, parece-se com os tubos que vinham nos primeiros ClioIII 1.2 de 2005. :grin:
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: men_on_fire em 18 de Junho de 2010, 13:33 pm
Boa malha MRC.....

Tens muita atenção pelo teu carro...continua assim rapaz.

Cumprimentos
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: tiagojpt em 18 de Junho de 2010, 13:39 pm
A partir dos Clios II fase III, creio que os D4F passam a ser como nos Clios III, ou seja, com a borboleta no exterior.

O D4F-K saiu no ClioII de 2004, não sei se já era o ph3 ou não, comparativamente ao motor anterior, disse-se, na altura, que demonstrava mais genica, mas julgo que também veio com a caixa que se usa nos Modus e ClioIII (mais curta), pelo que as diferenças poderão advir daí.. 
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: MRC em 18 de Junho de 2010, 15:28 pm
Bom trabalho, MRC.
Por acaso, tenho me esquecido de fazer isto mesmo. A borboleta do Clio de cá de casa está toda babada de óleo, já são 30000km sem nunca ter sido limpa.

Já agora, reparei que o teu Clio tem um tubo de "pesca" de ar diferente do que o de cá de casa tem, parece-se com os tubos que vinham nos primeiros ClioIII 1.2 de 2005. :grin:

Este foi limpo perto dos 36 mil kms e estava praticamente limpo, mas como disse, o tipo de andamento que leva e o óleo que leva, são factores decisivos nesse aspecto. Conta agora com 36500 e sempre tranquilo. :P

Quanto aos D4F-K é possível que a genica advenha da caixa mais curta, pois em termos de specs são iguais. Apenas em 2004 com o Modus e mais tarde com o Clio III é que a caixa de 5 velocidades da Nissan chegou, a meu ver mais precisa, mas tipicamente japonesa, ou seja, muito rija, especialmente a frio e é das coisas que mais critico nestes Clios é a caixa por isso, pois prefiro a suavidade das caixas francesas, ainda que sem a precisão destas de origem Nissan.

Boa malha MRC.....

Tens muita atenção pelo teu carro...continua assim rapaz.

Cumprimentos

Sempre amigo... Do que de mim depender, este "rapaz" terá sempre o que há de melhor para ele, sempre de origem e original, pois se nada de mal acontecer, os meus netos ainda o vão conhecer! eheheh  :cool:
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: tiagojpt em 18 de Junho de 2010, 18:10 pm

Este foi limpo perto dos 36 mil kms e estava praticamente limpo, mas como disse, o tipo de andamento que leva e o óleo que leva, são factores decisivos nesse aspecto. Conta agora com 36500 e sempre tranquilo. :P

Quanto aos D4F-K é possível que a genica advenha da caixa mais curta, pois em termos de specs são iguais. Apenas em 2004 com o Modus e mais tarde com o Clio III é que a caixa de 5 velocidades da Nissan chegou, a meu ver mais precisa, mas tipicamente japonesa, ou seja, muito rija, especialmente a frio e é das coisas que mais critico nestes Clios é a caixa por isso, pois prefiro a suavidade das caixas francesas, ainda que sem a precisão destas de origem Nissan.



Eu não gosto muito do tacto desta caixa, não gosto da forma como as mudanças entram, especialmente em reduções. Só é possível engrenar 1ª com suavidade com o carro praticamente parado, para passar de 3ª para 2ª em rotações mais altas também é preciso comer um javali.

Não sei se a questão dos óleos será muito decisiva, relativamente à sujidade da TB. Dando o Clio de cá de casa como exemplo, começou com Elf Competition ST, fez uma troca de óleo pelo mesmo óleo, entretanto foi substituído pelo Visco 5000 e agora anda com um Galp manhoso 5W40.

A borboleta já está um bocado suja e penso que a única forma de tal não acontecer seria anulando a recirculação de gases...
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: MRC em 18 de Junho de 2010, 19:10 pm
A recirculação de gases é necessária a qualquer motor pelo respirador, no entanto os vapores de óleo aumentam quando a qualidade do óleo é mais baixa, especialmente em situações de utilização severa, como altas rotações ou muito pára-arranca.

Experimenta usar um bom 5W30, de marca que melhorará esse aspecto.
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: OCRAM00 em 14 de Julho de 2010, 11:07 am
o meu clio 2 tem a tampa igual ao do teu clio 3, pois ja é a ultima fase dos clio 2.
para ja fiquei a saber que tubo da caixa de ar irei comprar para meter a entrada de ar na grelha :p pois no clio 2 está de traz do farol do outro lado.

e como aplico o spray? nas paredes internas do corpo de admissão?

qual o preço do spray e ja agora referencia se tiveres?
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: MRC em 14 de Julho de 2010, 17:27 pm
Sim, como está numa das fotos... Paredes internas e consequentemente a borboleta, claro.

O preço não tendo a factura aqui comigo não te sei precisar nos cêntimos, mas fica-te pelos 9,xx euros.

A referência é: 77 11 236 177 ! ;)
Título: Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
Enviado por: OCRAM00 em 14 de Julho de 2010, 22:27 pm
obrigado  :wink: