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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: MRC em 17 de Junho de 2010, 16:29 pm
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Ora bem, aqui vai uma breve e simples explicação de como aceder ao corpo de admissão no 1.2 16v 75cv da Renault, aka D4F...
Nada mais fácil e apenas serão necessárias 1 chave de bocas de 7mm ou de fendas e uma lata de spray para limpar carburadores da Renault (de preferência)
(http://img526.imageshack.us/img526/8498/hpim4811.jpg) (http://img526.imageshack.us/i/hpim4811.jpg/)
(http://img38.imageshack.us/img38/1632/dsc1190d.jpg) (http://img38.imageshack.us/i/dsc1190d.jpg/)
Posto isto há que abrir "le capot-moteur" :D
(http://img684.imageshack.us/img684/2565/hpim4810.jpg) (http://img684.imageshack.us/i/hpim4810.jpg/)
Desapertar onde indicado a vermelho e puxar nos sentidos das setas para desencaixar
(http://img149.imageshack.us/img149/6133/hpim4812.jpg) (http://img149.imageshack.us/i/hpim4812.jpg/)
Depois temos que desencaixar o tubo de entrada de ar, indicado pela seta
(http://img121.imageshack.us/img121/2671/hpim4813.jpg) (http://img121.imageshack.us/i/hpim4813.jpg/)
Para isso, temos que premir na zona indica a amarelo (bem como no lado oposto/por baixo) e puxar no sentido da seta vermelha...
(http://img686.imageshack.us/img686/3899/hpim4814.jpg) (http://img686.imageshack.us/i/hpim4814.jpg/)
(http://img10.imageshack.us/img10/3776/hpim4815.jpg) (http://img10.imageshack.us/i/hpim4815.jpg/)
Depois para desfixar a caixa do filtro do motor é necessário apenas um pouco de força para cima
(http://img52.imageshack.us/img52/866/hpim4816.jpg) (http://img52.imageshack.us/i/hpim4816.jpg/)
(http://img443.imageshack.us/img443/2197/hpim4817.jpg) (http://img443.imageshack.us/i/hpim4817.jpg/)
Não esquecer também do respirador da caixa...
(http://img529.imageshack.us/img529/7014/hpim4818.jpg) (http://img529.imageshack.us/i/hpim4818.jpg/)
E pronto cá está ela! :P
(http://img820.imageshack.us/img820/2269/hpim4820.jpg) (http://img820.imageshack.us/i/hpim4820.jpg/)
Acesso directo ao que nos interessa indicado pela seta...
(http://img24.imageshack.us/img24/1814/hpim4821u.jpg) (http://img24.imageshack.us/i/hpim4821u.jpg/)
Pôr o motor a trabalhar (Nota importante: Já previamente quente!)
Como hoje em dia já nada é a cabo de aço, pedir a alguém que acelere o carro enquanto fazemos a limpeza, para o motor não se desligar! :D
(http://img716.imageshack.us/img716/5236/hpim4824.jpg) (http://img716.imageshack.us/i/hpim4824.jpg/)
Não tenho fotos do antes, pois a limpeza já tinha sido feita, e sinceramente neste caso o corpo não estava muito sujo, derivado ao uso de bons óleos... Ficam as do depois!
(http://img205.imageshack.us/img205/8554/hpim4823.jpg) (http://img205.imageshack.us/i/hpim4823.jpg/)
E já que estava com as mãos na massa, para fazer o DIY, decidir pegar no spray de contactos e dar um pouco nas fichas dos sensores de temperatura e afins, para evitar maus contactos futuros...
(http://img180.imageshack.us/img180/8668/hpim4826.jpg) (http://img180.imageshack.us/i/hpim4826.jpg/)
(http://img252.imageshack.us/img252/7830/hpim4827.jpg) (http://img252.imageshack.us/i/hpim4827.jpg/)
(http://img517.imageshack.us/img517/3065/hpim4829.jpg) (http://img517.imageshack.us/i/hpim4829.jpg/)
E claro, verificar os níveis! :cool:
(http://img819.imageshack.us/img819/9427/hpim4828.jpg) (http://img819.imageshack.us/i/hpim4828.jpg/)
Para montar, é repetir o processo, mas mais fácil!
Espero ter ajudado aventureiros! eheh :D
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Vá lá que seguiste o meu conselho :cool:
Bom DIY :tongue:
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Grande trabalho.
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Obrigado amigos.
Devo dizer que para os 1.2 de 8v (D7F) usados nos Clios I ph 3 e nos Clios II e para os primeiros D4F's, o processo é o mesmo, mas mais fácil e óbvio, pois está tudo mais à vista. :P
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Para o meu é que a coisa muda de figura ne? :tongue:
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Nice job.
Bom DIY. :wink:
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Ui se muda... O teu há que desmontar as tubagens do circuito do turbo... Dá mais trabalho.
Mas o teu não deve precisar de limpezas tão cedo, e nós sabemos porquê... lololol :D
Thanks Rui! :cool:
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Ui se muda... O teu há que desmontar as tubagens do circuito do turbo... Dá mais trabalho.
Mas o teu não deve precisar de limpezas tão cedo, e nós sabemos porquê... lololol :D
Thanks Rui! :cool:
LOL aos 60 mil espreito para lá a ver como está a coisa :wink:
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Miguel, tens a certeza que nos D4F de primeira Geração ( caso do meu clio), está montado no mesmo sitio a borboleta?
Cumps
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muito bom, então e diferenças na resposta do bicho, notas-te alguma coisa ou mantem-se igual? (sinal que tava tudo ok...)
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Bom DIY, tenho de fazer o mesmo ao meu.
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Bom DIY :wink:
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Miguel, tens a certeza que nos D4F de primeira Geração ( caso do meu clio), está montado no mesmo sitio a borboleta?
Cumps
De certeza absoluta...
A única coisa que difere este do teu, é a cobertura do motor, em que no teu tem apenas uma pequena tampa que cobre apenas parte do colector de admissão enquanto neste não se o colector vê. :P
muito bom, então e diferenças na resposta do bicho, notas-te alguma coisa ou mantem-se igual? (sinal que tava tudo ok...)
Por acaso não notei, pois o meu tinha o corpo pouco sujo, pois o rapaz é bem tratado em termos de revisões, levando sempre óleo do melhor que há para ele e tão pouco anda muito em pára-arranca ou na "brasa".
Obrigado pessoal! ;)
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Como se limpa isto? Coloca-se o spray apenas na zona visivel e depois limpa-se com um pano?
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Se quiseres podes passar um pano no final.
O spray proporciona um jacto que limpa a borboleta... É só fazer actuar na sujidade do corpo e respectiva borboleta.
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Miguel, tens a certeza que nos D4F de primeira Geração ( caso do meu clio), está montado no mesmo sitio a borboleta?
Cumps
De certeza absoluta...
A única coisa que difere este do teu, é a cobertura do motor, em que no teu tem apenas uma pequena tampa que cobre apenas parte do colector de admissão enquanto neste não se o colector vê. :P
Então ajuda-me por favor e indica-me na foto seguinte o que devo desmontar para chegar a borboleta:
(http://img228.imageshack.us/img228/1706/dsc07950u.jpg)
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ora bem, graças ao aviso do energyprivilege, pude confirmar que nos primeiros D4F's, o corpo de admissão está no interior dos colectores de admissão, sendo que para limpar o mesmo, é mais complicado... Há que desmontar os colectores a fim de chegar ao corpo de admissão.
A partir dos Clios II fase III, creio que os D4F passam a ser como nos Clios III, ou seja, com a borboleta no exterior.
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Bom trabalho, MRC.
Por acaso, tenho me esquecido de fazer isto mesmo. A borboleta do Clio de cá de casa está toda babada de óleo, já são 30000km sem nunca ter sido limpa.
Já agora, reparei que o teu Clio tem um tubo de "pesca" de ar diferente do que o de cá de casa tem, parece-se com os tubos que vinham nos primeiros ClioIII 1.2 de 2005. :grin:
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Boa malha MRC.....
Tens muita atenção pelo teu carro...continua assim rapaz.
Cumprimentos
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A partir dos Clios II fase III, creio que os D4F passam a ser como nos Clios III, ou seja, com a borboleta no exterior.
O D4F-K saiu no ClioII de 2004, não sei se já era o ph3 ou não, comparativamente ao motor anterior, disse-se, na altura, que demonstrava mais genica, mas julgo que também veio com a caixa que se usa nos Modus e ClioIII (mais curta), pelo que as diferenças poderão advir daí..
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Bom trabalho, MRC.
Por acaso, tenho me esquecido de fazer isto mesmo. A borboleta do Clio de cá de casa está toda babada de óleo, já são 30000km sem nunca ter sido limpa.
Já agora, reparei que o teu Clio tem um tubo de "pesca" de ar diferente do que o de cá de casa tem, parece-se com os tubos que vinham nos primeiros ClioIII 1.2 de 2005. :grin:
Este foi limpo perto dos 36 mil kms e estava praticamente limpo, mas como disse, o tipo de andamento que leva e o óleo que leva, são factores decisivos nesse aspecto. Conta agora com 36500 e sempre tranquilo. :P
Quanto aos D4F-K é possível que a genica advenha da caixa mais curta, pois em termos de specs são iguais. Apenas em 2004 com o Modus e mais tarde com o Clio III é que a caixa de 5 velocidades da Nissan chegou, a meu ver mais precisa, mas tipicamente japonesa, ou seja, muito rija, especialmente a frio e é das coisas que mais critico nestes Clios é a caixa por isso, pois prefiro a suavidade das caixas francesas, ainda que sem a precisão destas de origem Nissan.
Boa malha MRC.....
Tens muita atenção pelo teu carro...continua assim rapaz.
Cumprimentos
Sempre amigo... Do que de mim depender, este "rapaz" terá sempre o que há de melhor para ele, sempre de origem e original, pois se nada de mal acontecer, os meus netos ainda o vão conhecer! eheheh :cool:
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Este foi limpo perto dos 36 mil kms e estava praticamente limpo, mas como disse, o tipo de andamento que leva e o óleo que leva, são factores decisivos nesse aspecto. Conta agora com 36500 e sempre tranquilo. :P
Quanto aos D4F-K é possível que a genica advenha da caixa mais curta, pois em termos de specs são iguais. Apenas em 2004 com o Modus e mais tarde com o Clio III é que a caixa de 5 velocidades da Nissan chegou, a meu ver mais precisa, mas tipicamente japonesa, ou seja, muito rija, especialmente a frio e é das coisas que mais critico nestes Clios é a caixa por isso, pois prefiro a suavidade das caixas francesas, ainda que sem a precisão destas de origem Nissan.
Eu não gosto muito do tacto desta caixa, não gosto da forma como as mudanças entram, especialmente em reduções. Só é possível engrenar 1ª com suavidade com o carro praticamente parado, para passar de 3ª para 2ª em rotações mais altas também é preciso comer um javali.
Não sei se a questão dos óleos será muito decisiva, relativamente à sujidade da TB. Dando o Clio de cá de casa como exemplo, começou com Elf Competition ST, fez uma troca de óleo pelo mesmo óleo, entretanto foi substituído pelo Visco 5000 e agora anda com um Galp manhoso 5W40.
A borboleta já está um bocado suja e penso que a única forma de tal não acontecer seria anulando a recirculação de gases...
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A recirculação de gases é necessária a qualquer motor pelo respirador, no entanto os vapores de óleo aumentam quando a qualidade do óleo é mais baixa, especialmente em situações de utilização severa, como altas rotações ou muito pára-arranca.
Experimenta usar um bom 5W30, de marca que melhorará esse aspecto.
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o meu clio 2 tem a tampa igual ao do teu clio 3, pois ja é a ultima fase dos clio 2.
para ja fiquei a saber que tubo da caixa de ar irei comprar para meter a entrada de ar na grelha :p pois no clio 2 está de traz do farol do outro lado.
e como aplico o spray? nas paredes internas do corpo de admissão?
qual o preço do spray e ja agora referencia se tiveres?
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Sim, como está numa das fotos... Paredes internas e consequentemente a borboleta, claro.
O preço não tendo a factura aqui comigo não te sei precisar nos cêntimos, mas fica-te pelos 9,xx euros.
A referência é: 77 11 236 177 ! ;)
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obrigado :wink: