Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Som / In Car Entertainment => Tópico iniciado por: Valarinho em 22 de Novembro de 2014, 15:13 pm
-
Malta,
Mudei recentemente a bateria do meu Renault Clio de 2009 com sistema GPS integrado, e infelizmente, como estava de viagem a um Domingo, acabei por fazê-lo fora de um posto de reparação da Renault.
Acontece que depois de mudar a bateria o meu GPS nunca mais funcionou. O rádio funciona, mas como o ecrã do GPS tem bloqueada uma mensagem de erro, impede que veja qualquer informação relativa ao rádio, temperatura, horas, etc.
Apesar de a imagem de erro ser bastante sugestiva, o que parece sugerir não resulta. Já actualizei o sistema no meu computador e o cartão parece estar a funcionar correctamente. No entanto, no carro, nada se alterou.
Já fiz uma marcação na Renault mas fiquei revoltado com o valor que me pediram para reparação, para um problema que me parece demasiado simples.
Alguém tem sugestões que possa ajudar a resolver o problema?
Obrigado a todos.
Abraço
-
Tentei colocar a imagem disponível, mas não percebi muito bem como isto funcionava!
Se alguém tiver interesse em ver o erro que aparece, podem ver a foto através do seguinte link:
https://www.dropbox.com/s/hui06ry92dlwzo2/2014-11-22%2014.19.53.jpg?dl=0 (https://www.dropbox.com/s/hui06ry92dlwzo2/2014-11-22%2014.19.53.jpg?dl=0)
Obrigado
-
É impressão minha ou na foto o cartão não está colocado devidamente? Ele tem de ir mais para dentro ;)
Na renault o que te disseram que era?
-
Sim, é verdade que não está devidamente colocado.
Mas foi devidamente testado anteriormente......
-
Ah, na RenaultMinuto, não me souberam ajudar e vim-me obrigado a fazer uma marcação...que tem o fantástico custo de 52€/h!! O que para me arranjarem um GPS que não uso, me deixa radiante.
A minha aposta é que o leitor de cartões do carro pifou....E estou para ver o que vai sair daí.
-
Também pode ser o cartão, já tentaste ligar para o serviço de apoio da tomtom?
Já tentaste desligar a bateria e deixar estar desligada por 2 min e depois voltar a ligar a mesma para ver o resultado?
-
O cartão parece funcionar. Testei-o no computador e parecia estar tudo normal (através do TomTom Home consegui fazer os updates gratuitos disponiveis).
Estou em contacto com a TomTom via email. A primeira solução que me enviaram já a tinha testado e não funcionou.
Estou à espera de uma 2ª opção.
Desligar e voltar a ligar a bateria também testei durante o fim de semana e não resultou.
-
Bom, já tenho um diagnóstico por parte da Renault: aparentemente, ao substituírem a bateria, devem ter provocado um curto circuito que queimou a central de localização que trata do GPS. Ao queimar, bloqueou naquela mensagem erro. Pensaram que ao mandarem o sistema totalmente abaixo e ao reiniciar que tudo voltaria ao normal. Pediram o respectivo software necessário para o fazer à Renault em França, mas não funcionou. Resultado, a única solução que têm é a colocação de uma nova central com o fantástico custo de 600€.
Maravilha, hein!!!
Como é evidente vou ter que arranjar maneira de resolver este problema sem pagar os 600€. Não faz qualquer sentido.
-
Então e quem substituiu a bateria? Foste tu? foi outro alguém? E responsabilidades se realmente foi por parte de quem substituiu a bateria?
-
Sim, também já me questionei sobre o assunto.
O problema já está a assumir contornos caricatos, verdade seja dita. Uma conjunção de azares acaba por tornar o problema praticamente insolúvel de uma maneira fácil, isto é, que não exija via judicial.
O apuramento das responsabilidades não é assim tão fácil, até porque, foi-me transmitido pela Renault que é frequente a substituição de baterias dar origem a azares. E atenção, não foram eles que a substituíram...Foi um mecânico que encontrei junto ao local onde empanei, e era um mecânico normal, até de alguma dimensão, aberto ao Domingo.
Por mais que reclame, se não puser alguém em tribunal, não terei grandes resultados.
-
Sendo assim a culpa é defacto do mecânico que trocou a bateria, contudo duvido muito que ele assuma a culpa ainda por cima falando em valores na ordem dos 600€. Se não conseguires provas de que realmente a troca da bateria queimou a central então bem podes esquecer.
-
Não estou a ver como é que uma simples troca de bateria possa causar um problema desses.
Acredito mais que tenha sido provocado por teres a bateria demasiado fraca quando tentaste por o carro a trabalhar do que durante a troca de bateria.
-
A não ser que na troca de bateria o positivo tenha tocado em algum ponto de massa e tenha feito faisca.
Já agora tentaste alguma vez ligares os cabos de bateria a outro carro?
-
Tambem custa-me a crer que ao mudar a bateria tenha causado isso, até porque ao ligar a nova bateria, o rádio/gps permanece desligado até alguém lá ir ligar, na pior das hipóteses estiveram a desligar a bateria com o gps ligado?? se é que ainda havia energia para isso...
-
Os componentes electrónicos sofrem mais com picos de corrente, por exemplo, quando se usa um booster para por o carro a trabalhar, o se quando ligaram a bateria tinhas o carro ligado, radio e gps ligados, o que seria pouco provável, ou se colocaram a bateria na posição errada.
A não ser que na troca de bateria o positivo tenha tocado em algum ponto de massa e tenha feito faisca.
A uma situação deste género, como é lógico, a corrente percorre o trajecto mais curto e por isso não chega aos circuitos do gps, e por isso é pouco provável que seja a causa do problema.
-
Talvez sim talvez não, já aconteceu isso no meu clio e resultados os vidros ficaram descontrolados (subia e descia aos soluços)
-
Sim, carlos, isso aconteceu porque ficaste sem energia, ou seja com o curto circuito, a energia passou directamente para a massa fazendo com que deixasse de haver corrente no circuito para a frente do ponto onde se deu o curto circuito ;)
-
No meu caso ouve sempre corrente porque não se deu com os cabos da bateria em si mas um artista tocou com um fio massa no positivo da bateria :S até o coração me ia saltando :D
-
Ouviste a corrente a passar?
Tens bom ouvido. :smiley:
Ou será que tens "houvido"? :laugh:
-
:D Simples tinha o rádio ligado ;) Quando isso aconteceu.
-
lol
-
big lol no meu ja desliguei a bateria com o radio a dar e voltei a ligar e realmente falhou numa coisa... estava a ouvir anselmo ralph na rádio quando desliguei e ele depois passou para cd, malandro do caneco! mas o gps continua a bombar!
-
A ouvires Anselmo Ralph, não sei como o próprio radio não avariou!!! :cool:
-
O rádio não foi malandro, foi esperto, quando voltou a ligar foi se por a ouvir alguma coisa de jeito :laugh:
-
Olá a todos,
Aconteceu o mesmo comigo na Megane II de 2009.
Troquei a bateria e o GPS deixou de funcionar.
O rádio funciona após colocação do código, mas o ecrã central escamoteável não funciona, ou seja, não apresenta qualquer informação.
É como se tivesse a televisão desligada.
Já vi o fusível e está tudo bem. Já me disseram que terá de ser ligado á máquina para fazer nova parameterização :huh:
Alguém me pode ajudar????
Obrigado
-
Da ultima vez que vi isso acontecer nos cni1 e cni2.. e já vi isso umas 5 ou 6 vezes, trata-se da central avariada
Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension
-
Ui!!!!
O que é isso????
Como é que se resolve?????
Quanto custa????
-
O que é o quê? A central do gps? É isso mesmo: a central do GPS
Como se resolve? Normalmente quando uma peça está avariada troca-se ou repara-se... mas isso é válido para tudo na vida...
Quanto custa? Depende... da avaria, se dá para reparar, se queres usado ou novo... depende se é cni1 ou cni2....
Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension
-
é um CNI2. Terá reparação? Qual será o preço novo?
-
Na altura que me apareceu um caso idêntico em cni2, novo era 1400€ mais troco menos troco.
No entanto foi para a empresa Workfix e foi reparado por um valor bem mais em conta.
Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension
-
Ou seja, parece que estou "frito". Só não percebo é como é que uma operação tão simples como o trocar a bateria, leva a estas coisas.
Gostaria também de saber se é possível instalar um sistema da Megane 3, pois o SW é Tom Tom e já trazem Bluetooth
Podemos falar por MP?
-
Não é o primeiro... como disse, conheço uns quantos.
Instalar esse sistema no megane não é facil. Muito mais facil é instalar os sistemas media-nav do clio 4 e captur num Megane 2. Já o fiz.
Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension
-
Surpreendentemente, num destes dias, o GPS começou a funcionar, mostrando os mapas e restante informação, como se nada se tivesse passado.
Adoro o carro que se auto repara :happy:
Fica a duvida sobre o que se terá passado na verdade. Será que com a falha de alimentação os componentes levam algum tempo a se reestabelecer?
Mas no final é que tudo ficou como devia ser