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Àrea Tecnica => A Marca Renault => Tópico iniciado por: SergioTrindade em 16 de Dezembro de 2014, 12:59 pm
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O sucesso do C4 Cactus da Citroen tem inspirado alguns construtores e a Renault não podia ficar a assobiar para o lado e por isso, de forma secreta e dentro das portas do Centro de Inovação da Renault em Paris, nasceu um protótipo, ainda desconhecido e que dificilmente sairá daquelas instalações.
O protótipo da Renault chama-se “Value Up” e foi pensado com a mesma abordagem de construção leve, eficiente e barato de produzir, exatamente a mesma ideia do C4 Cactus.
A plataforma é nova e servirá para base da futura gama de utilitários da Renault, tendo o modelo 3,8 metros de comprimento, ou seja, encaixando entre o Twingo e o Clio, na atual gama da casa francesa.
Protótipo, o Value Up utiliza materiais como o bambu para incrementar a rigidez mas reduzir o peso. E nesse particular, o Value Up tem apenas 830 kgs. Sabe-se, também, que o motor do Value Up é um bloco de três cilindros com 1.0 litro e que está pensado para emitir apenas 100 gr/km de CO2, existindo uma variante híbrida Plug-in a emitir apenas 45 gr/km.
O estilo do Value Up é pouco conhecido, mas sabe-se que foge aos cânones habituais da industria, com uma zona vidrada que se prolonga até muito abaixo daquilo que é normal e as portas traseiras com abertura antagónica para melhor acesso.
No interior, o bambu reina nos forros das portas, piso e base dos bancos, enquanto à frente e atrás, os bancos são corridos. Naturalmente que os revestimentos em bambu e o chassis dos bancos no mesmo material não vai surgir na produção e série, muito por culpa da filosofia de baixo custo de produção. Já o tablier está dominado por um ecrã sensível ao toque que vai de um lado ao outro do carro!
Depois há mais dois ecrãs LCD em frente ao condutor e mais dois ecrãs com 76x17 cm. Os primeiros funcionam como painel de instrumentos para o condutor, os outros controlam o sistema de info entretenimento e o ar condicionado e outros elementos. Refira-se que a ligação com o exterior é total e que podem ser passados filmes ou fotos, através da ligação com um smartphone. O sistema é compatível com Android e Apple. Os ecrãs possuem o mesmo tratamento utilizado pela Jaguar e Land Rover que permite que o passageiro veja tudo e o condutor... não.
A Renault, infelizmente, já avisou que o Value Up não vai sair dos muros da sala onde foi concebido no Centro de Inovação da Renault em Paris, pois serve, apenas, para desenvolver novos modelos e novas ideias, sendo muito improvável que a casa francesa o revele em salões ou sequer mostre imagens do modelo.
http://auto.sapo.pt/Novos/Noticias/Renault-trabalha-num-pequeno-citadino-6013.aspx
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Grandes cromos.
Então se não vai sair da lá, qual o interesse de se falar nele?
Só se for pelo "ah e tal, temos um carro feito de bambu"...
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O C4 Cactus é a maior aberração que já vi sair da equipa de design da Citroen. Ao lado do feio C-Elysée, este é um cisne! E digo eu que também sou fã da Citroen.
Quanto ao Renault com a mesma filosofia, só é assunto relevante até sair para a produção. Até lá não passa de um projeto e como tal curiosidade.
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O cactus fez sucesso?! Impressionante... Há mesmo gente para tudo...
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Pois bem que o meu futuro carro ou vai ser um Mégane IV ou um C4 Cactus (logo se verá como vai ser a carripana Mégane)
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Não acho o Cactus muito feio...é diferente sem duvida mas feio não acho :cool:
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Bom, se todos os gostos fossem iguais, só se vendia um carro... Mas realmente não gosto do cactus... o banco da frente corrido e as almofadas nas portas dão cabo de mim... São coisas que não me convencem...
O conceito de SUV, embora não me apaixone com o seu centro de massa elevado, até compreendo que realmente dê conforto na cidade, para passar nos buracos e subir passeios calmamente... Mas o banco corrido... só escorrega nas curvas... A não ser que a ideia seja fazer o acompanhante escorregar-nos para o colinho, não vale mais ter uma coisa confortável e ergonómica para as viagens? E as almofadas nas portas? Os pequenos frisos de plástico que as portas têm já protegem o suficiente a porta para aqueles encostos levezinhos na porta do colega ou na parede da garagem... Quão trapalhão(ona) é preciso ser para ter de almofadar a porta toda? E nos faróis? É para poder esmurrar o carro à vontade nas manobras?
Mais uma vez peço desculpa a quem gosta do carro, não é minha intenção ofender, é só mesmo a minha opinião e vale o que vale (nada).
Mas, voltando ao tópico, a renault fez o captur como concorrente do juke e superou o original, por isso até tenho alguma curiosidade em ver o que sairá deste projeto...
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Para não estar a abrir um novo tópico, ficam aqui as imagens de um suposto pequeno citadino que a Renault quer "encaixar" entre o Twingo e o Clio.
(http://renaultnews.gr/wp-content/uploads/2015/01/r5_front_0-1024x682.jpg)
(http://renaultnews.gr/wp-content/uploads/2015/01/r5_rear_0-1024x682.jpg)
Será que é este o Renault para mercados emergentes?
Só me ocorrem 3 palavras, sendo que 4 são asneiras... :laugh:
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Aborto da natureza na área :huh:
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Parece um mini...
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A Renault já tem muitos carros no segmento dos citadinos/pequenos urbanos. Acho que não precisa de mais carros nesta categoria, porque depois se podem canibalizar uns aos outros.
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O mal infelizmente hoje em dia da grande generalidade das marcas é sobrepor versões e modelos de carros...
Basta-se olhar para o caso flagrante da BMW hoje em dia: tem 50000 modelos, uns incompreensivelmente sobrepostos sobre outros..