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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: jonypaulo28 em 05 de Janeiro de 2015, 14:26 pm
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Boas pessoal. Tenho um clio mk1 1.2 Rn de 92 que da 155/160 velocidade ponta. Gostaria de saber se é possível trocar a caixa de velocidade para uma um pouco mais longa para que o carro de um pouco mais é a velocidade de auto estrada legal não vá o motor as 3500/ 4000 rpm. Conseguem me ajudar a identificar uma caixa que permita um aumento de ponta e que não perca muito rendimento ao carro?
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Tenta usar virgulas, que às vezes torna-se complicado tirar o sentido do texto!
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Desculpem o meu português. Conseguem ajudar?
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Mete a caixa dum diesel. Mas depois primeiro que chegue aos 120....
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Pois isso foi o que pensei, mas tambem penso que haja diferenças entre a do 1.2 e a do 1.4, mas nao consigo encontrar em lado nenhum essas diferenças.
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Procura a caixa de um Laguna 1.8 ou R21 1.7, que de certo que são mais longas.
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Parece que estão a levar para a brincadeira o assunto. Gostava de ter a vossa ajuda mas se nao sabem não façam comentários sem interesse algum...
Eu procuro um pouco mais longas mas que nao perca muito o desempenho do carro.
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Qual é a caixa que tens actualmente? (Tipo e índice)
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Tenho montada a JB1 046
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Suffix 1st 2nd 3rd 4th 5th Final drive Reverse gear Tachometer
JB1-046 11/34 22/41 28/37 30/29 39/31 15/61 11/39 21/19
Estas são as especificações da tua caixa. com isto já podes procurar uma que cumpra o que pretendes. é necessário ter em conta, que o tachometer da caixa "nova" tem que ser semelhante à tua actual para que o conta km marque correctamente.
Julgo que existe um tópico no fórum onde há já uma lista de especificações de varias caixas de velocidades.
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Obrigado Indeciso,
Diz me so mais uma coisa, em termos praticos, visto ser leigo nas relações das caixas, este modelo
Suffix - 1st - 2nd - 3rd - 4th - 5th - Final drive - Reverse gear - Tachometer
JB1-047 - 11/41 - 21/43 - 28/37 - 30/29 - 39/31 - 14/63 - 11/39 - 21/19
Que diferenças iria notar para a que tenho neste momento? Para ver se consigo começar a entender sobre caixas de velocidades.
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Pois, eu também nesse aspecto não te posso ajudar, porque também nunca entendi essa coisa do "mais curta" e "mais longa" em relação às caixas de velocidade.
Julgo que o valor por exemplo 11/41 seja a relação de nº de voltas que há entre o veio primário e o secundário, mas não tenho a certeza. Por isso o melhor é esperar que haja alguém que explique melhor isso ;)
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Procura a caixa de um Laguna 1.8 ou R21 1.7, que de certo que são mais longas.
Parece que estão a levar para a brincadeira o assunto. Gostava de ter a vossa ajuda mas se nao sabem não façam comentários sem interesse algum...
Eu procuro um pouco mais longas mas que nao perca muito o desempenho do carro.
Meu caro, a minha resposta ao teu pedido de ajuda foi séria e como tal, no sentido de ajudar. Se não percebeste isso, não deverias fazer observações sem nexo.
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MRC agradeço a tua ajuda, mas em termos praticos qual seria a diferença?
Ou seja iria ficar longa ao ponto de perder rendimento, ou iria ficar um pouco mais longa e perdia pouco rendimento?
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Na prática se traduzirá em 3000rpms para 110/120km/h em 5a velocidade. O 1.2 aguenta bem uma caixa com este escalonamento.
Se achares muito longa, podes arranjar uma de um Clio RT 1.4 em que 3000rpms são 100km/h em 5a, sempre deverá ser um pouco mais longa que a do 1.2.
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Obrigado MRC, já agora sabes me dizer qual o modelo da caixa, ou seja é a JB.....?
Se me souberes dizer agradecia para começar a procura de uma usada com garantia.
Obrigado
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JB3
r19, clios, lagunas 1.8 16v e 1.8 8v
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São todas JB3. Tens é que ter em atenção à versão/motorização do Renault que saiu a mesma, pois cada uma tem um tipo de escalonamento especifico, apesar de em muitos casos serem idênticos, e salvo versões desportivas do Clio I/R19/Megane I, todas elas para o longo.
Dos exemplos que enumerei, apenas a caixa do Clio I 1.4 é uma JB1.
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Boa noite, acham possivel colocar num clio 1.2 o chamado motor de plastico de 1998 colocar uma caixa de velocidades do clio 1.9d ?
Obrigado
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Vai ficar terrivelmente longa... Que ideia louca
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Hummm... Foi só uma questão, e uma caixa engraçada para o este clio ? Atenção que nao é o do meu avatar é a carroçaria a seguir faze 1 na mesma 1.2 motor de plastico de 1998
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E é preciso que o motor tenha força para essa caixa, tendo em conta as diferenças de rotações dos dois motores, pode depois o motor a gasolina não ter força para as relações da caixa.
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Que caixa aconselham para este motor ? Sei que nao fica nenhum aviao mas pelo menos mais despachado.
** Em breve posto fotos do menino
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A original...
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Impressionante, todas as marcas e modelos com pequenas alteraçoes as vezes so de caixa ficam outro carro este clio com a de origem é que está no maximo :P Os gajos escolheram bem !!
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Se não queres opiniões não perguntes ;)
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Se calhar até justificava a minha opinião mas depois dessa resposta irónica é para esquecer :D
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Pois bem, vou dar a minha opinião, mas antes...
O que esperas desse canhão é que um apenas 1149cc? A caixa de origem já tem uma 5a curta. Isso é um carro projectado para trajectos citadinos ou médias distâncias.
Melhor só quiçá uma JB1 do Clio 1.4 Energy que é um pouco mais longa. Talvez a mais equilibrada se fazeres bastante estrada/AE.
Se metesses a do diesel (que para diesel até é bem curta) não ias conseguir meter a 5a... :S