Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: gotcha em 11 de Janeiro de 2015, 15:52 pm
-
Boas malta venho pedir ajuda num problema que ao que parece é cronico neste tipo de bomba injetora eletrica que sairam ja nos últimos anos dos motores 1.9d equipado clios, Kangos entre outros... Pois é a bomba do meu avariou ou seja da o erro no regulador de pressão! entao ja se mudou a parte toda eletrica por uma reparada e ainda ta pior relantim instavel e mt fumo branco, mts casas nem mexem nessas bombas outras mexem mas por vezes dizem ter que se afinar por 2 ou 3 vezes enfim... ja diversas pessoas me aconcelharam a converter para bomba Bosh mecânica acabando assim com os problemas de vez sei que se tem que fazer algumas alterações e é ai que estou com mts duvidas :embarrassed: conheço dois casos que meteram bomba lucas e akilo ta mt mau fumo branco a frio preto a quente enfim mau mesmo o que me falam é que a da bosh é melhor de afinar motor mais certo entre outros... mas qual bomba bosh a colocar? sei que tenho que tb meter uma válvula de temperatura pois a mesma esta na bomba eletrica e ao mudar para mecânica tera de se adaptar so nao sei é os fio para a valvula de corte de gaoleo a da luz da resistencia... se alguem ja fez e me ajudar agradeço.... ja falei com alguns mecanicos na zona e esses numca fizeram essa alteraçao cumprimentos
-
Eu começava por utilizar virgulas, é que ler o teu texto sem pontuação, torna-se complicado ;)
-
Isso só tens 2 soluções viáveis ou reparas essa, ou convertes isso para a mecânica da Bosch. Lucas toda a gente devia saber que é lixo, electricas ou não.
A mecânica apenas precisa de ser colocada in loco a ponto, por isso de preferência por quem sabe o que faz. Sensores de temperatura, só precisa para teres informação no quadrante. Não sei se a cabeça desses F8Q com bomba electrica é igual aos com bomba mecânica. Se não for, recomendo a procurares um F8Q completo já com a respectiva bomba Bosch.
-
Reparar é uma opção, o problema é ja ter falado com algumas pessoas e todas dizerem que vai dar barracada, mais dia menos dia avaria novamente e ja vi quem altera-se para mecanica ja sei alguns passos mas nao todos dai pedir ajuda... é que metemos uma parte eletrica nova e ficou pior do que estava.... cumprimentos
-
antes de mais, revê a tua escrita e alem de pontuar , escreve as palavras corretamente .
Quanto a essa alteração, boa sorte na procura de bombas bosh ... E quanto a lucas ser lixo, é errado , pois equipam 90% desses motores e aprovam e bem . Se a bosh é superior, concordo , a outra ser lixo discordo plenamente .
Essa alteração é passivel de fazer e o caçoilauto já a fez ( para mim inclusive ) e para muitos clientes . Bem feito, não dá qualquer problema . Agora é necessario alem da bomba , outras coisas , como por exemplo todo o suporte em aluminio da mesma , alterar o cabo de acelerador , por vezes é necessario alterar tambem o temporizador das velas e ao que me lembre é necessario mais um ajuste ou outro .
ainda a semana passada vendi uma bomba dessas com o respectivo suporte a uma pessoa amiga que a bomba epic dele aconteceu o mesmo .
E é uma lucas e está a funcionar lindamente .
Já fiz essa alteração num clio 1.9 d há mais de um ano e até hoje , 0 problemas e continua a andar e a fazer quilometros
-
Eu sei que a maior parte dos últimos F8Q já com electrónica na bomba e os F8Q turbinados são Lucas, e por isso é normal existirem mais casos de falha, mas ainda assim a qualidade das bombas Lucas deixa a desejar.
Por isso e falando por mim, se os valores de reparação são elevados, recomendo a modificação para o sistema de injecção Bosch.
-
antes de mais, revê a tua escrita e alem de pontuar , escreve as palavras corretamente .
Quanto a essa alteração, boa sorte na procura de bombas bosh ... E quanto a lucas ser lixo, é errado , pois equipam 90% desses motores e aprovam e bem . Se a bosh é superior, concordo , a outra ser lixo discordo plenamente .
Essa alteração é passivel de fazer e o caçoilauto já a fez ( para mim inclusive ) e para muitos clientes . Bem feito, não dá qualquer problema . Agora é necessario alem da bomba , outras coisas , como por exemplo todo o suporte em aluminio da mesma , alterar o cabo de acelerador , por vezes é necessario alterar tambem o temporizador das velas e ao que me lembre é necessario mais um ajuste ou outro .
ainda a semana passada vendi uma bomba dessas com o respectivo suporte a uma pessoa amiga que a bomba epic dele aconteceu o mesmo .
E é uma lucas e está a funcionar lindamente .
Já fiz essa alteração num clio 1.9 d há mais de um ano e até hoje , 0 problemas e continua a andar e a fazer quilometros
Boas noites desde ja muito obrigado pela ajuda! quanto a minha escrita lamento farei os possíveis para melhorar... quanto a bomba procurava bosh, porque conheço 2 caso com lucas e aquilo não resultou muito bem, talvez tenha sido de uma ma adaptação/afinaçao... mas também es a primeira pessoa a dizer que lucas resulta na adaptação. No meu caso também se tem que adaptar a válvula que faz ligar ventoinha (samurai pick up) ja agora quanto vendeste a bomba? Porque dizes boa sorte na procura de bombas bosh sao dificeis de encontrar? se me puderes dizer mais algum pormenor que terei de adaptar agradeço... cumprimentos
-
A centralina continua lá para fazer a gestão da ventoinha. Não é preciso adaptar nada nessa parte.
-
Então mas não tem válvula de temperatura em nenhuma parte do motor como faz a leitura para trabalhar a ventoinha? dissera-me que era na bomba.
-
ja agora quanto vendeste a bomba?
175€ com respectivo suporte
-
Então mas não tem válvula de temperatura em nenhuma parte do motor como faz a leitura para trabalhar a ventoinha? dissera-me que era na bomba.
Disseram-te mal....
O sensor de temperatura na bomba só lê a temperatura do gasóleo. Serve para a centralina ajustar o avanço da injecção e o tempo de pós-aquecimento das velas... Isto numa bomba electrónica. Na mecânica não tem nem precisa de nada disso.
-
Então onde fica? :huh: no radiador não esta....
-
Por acaso no 1.9d não sei....
-
Vê lá se não está na bomba de agua, pelo esquema de peças, tem um sensor colocado na bomba de agua.
-
Não esta na bomba de agua porque ainda no outro dia a troquei e ai nao tem nada...
-
já viste no corpo do termostato, o sitio de onde sai o tubo que sai do motor para ir ao radiador?
-
Sim tens razão a válvula fica na mesma peça do termostato, ja ta resolvido bomba lucas mecânica a trabalhar e ficou com a centralina a trabalhar... so esta eliminada as funções da bomba eléctrica...
-
Boa ;)
-
Por prevenção vou adicionar outra válvula para a ventoinha, não vá a de origem ou a peça que elimina o imobilizado avariar... ate meto uma para trabalhar mais cedo...
-
Que achas? faço bem por uma válvula extra a ligar mais cedo?
-
Acho que não vale a pena o investimento e o tempo. Se o circuito de refrigeração estiver a funcionar sem problemas e limpo, não há muitos riscos para o motor.
Esse carro tem ponteiro de temperatura?
-
Tem mas o meu pai é distraído :cry: teve de levar la uma chip tuning para eludir o emobilizador porque ele pegava mas se nao colocasse uma canetazinha no leitor ele nao desbloqueava o imobilizado e depois nao ligava a ventoinha, entao meteu-se isso para nao haver um esquecimento de encostar a caneta... se akela peça falhar nao liga a ventoinha...
-
Sim, eu conheço esse sistema.
Por acaso o carro não é verde e aí de 2004-2005? Vai na volta é a que um familiar meu teve há uns anos, que tinha esse sistema instalado.
Instalar isso, mal não faz.
-
O carro em questão é um samurai 2002, ver se arranjo um T para lhe adicionar outra valvula.