Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: luisfl em 22 de Janeiro de 2015, 23:47 pm
-
Boa noite pessoal,
Gostava de ouvir a vossa opinião sobre as seguintes situações:
Como indica o assunto, tenho um Megane I Ph.2 1.6 16v actualmente com 100.000km. Comprei o carro quase à 3 anos com 50.000km's.
Tenho vindo a notar algumas coisas que me pergunto se será defeito ou feitio. A primeira tem a ver com a estabilidade do carro. Em estrada deixo de sentir segurança quando passo dos 120km's, começo a sentir demasiadamente o vento de frente e lateral, o barulho do vento torna-se demasiado desconfortável, qualquer irregularidade da estrada faz-se sentir no volante, não sinto segurança nas curvas e parece que às vezes anda aos saltinhos.
Outra coisa estranha é o facto de qualquer aceleração ou desaceleração ser transmitida à manete das mudanças de forma brusca. Mexe muito para a frente e para trás.
Relativamente a velocidade, penso que o carro para os seus 107 cv, não tem a genica que deveria ter. Mas sinceramente, também nunca passei muito dos 140 por uma questão de receio. Acima dessa velocidade não tenho confiança nenhuma.
-
Primeiro problema: Esses amortecedores devem estar pior que mortos. Ver também folgas na direcção/suspensão, principalmente os cinoblocos do eixo traseiro.
Segundo problema: Deve haver 20000000000 tópicos sobre ele em todos os foruns onde haja um renault. O apoio traseiro de retenção de binário, vulgo, "Dogbone" deve estar estragado.
Terceiro: tens um carro com 107cv mas com uns 1200 kg de peso.... mas de qualquer maneira, ver filtros, principalmente o de ar e gasolina.
-
Obrigado pelas dicas.
A revisão dos filtros e óleo é feita sempre a horas.
Em relação aos outros aspetos que mencionas, já não sei... mas 100.000kms não é pouco para já ter problemas nos amortecedores?
Como posso dissipar estas questões?
-
Não. Tens 100.000 mas o carro não tem 2 meses de idade.. E isso trás consequências a nível de borrachas e vedantes que ressecam e estragam-se. Pode ver também se as rodas possuem folgas (triangulos, cabeços, tirantes... )
-
Ok. Então como devo abordar a questão? Vou ao mecânico e peço para ver:
- Amortecedores;
Folgas na direcção/suspensão ---> principalmente os cinoblocos do eixo traseiro;
Apoio traseiro de retenção de binário (Dogbone);
Folgas das rodas ---> triangulos, cabeços, tirantes.
Ou existirá algum tipo de verificação que englobe este tipo de peças sem eu ter de as mencionar...
Como devem imaginar não costumo fazer a manutenção na marca. Vou a um mecânico fazer a revisão anual dos filtros e óleo e não sei bem como devo abordar a questão.
Sei que o carro não é uma máquina XPTO mas queria disfrutar o melhor que ele possa oferecer em condições normais.
Sou da zona de Lisboa.
-
Solução simples e rápida: Caçoilauto.
Parceiro do fórum: http://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0)
Tipo impecável que mexe em tudo quanto é Renault. Desde os Renault numéricos (R5, R9, R11, etc.), até aos mais recentes incluindo o Megane RS.
Queres melhor que isto? :smiley:
-
Estou de acordo como Rui.
Vai á Caçoilauto, que tens na pessoa do Sr Luis, que é uma pessoa muito profissional, as respostas para as tuas duvidas.
Cumprimentos
-
Já agora que pneus tens nesse carro e quando puderes mede a pressão...
-
Michelin energy saver - 185/60/15
Já com alguns anos, mas parece que não se gastam.....
Pelo que sei, gastar estes pneus é difícil pois as camadas de borracha do pneu vão ficando cada vez mais duras e com menor capacidade de aderência.
-
Mas não é por ai.. Tenho nos meus carros todos esses pneus (excepto no de 2006) e alguns com muito anos e não tenho esse problema...
Pedi para veres a pressão pois ainda hoje estava a ver a pressão e tinha os traseiros com 13 psi.. E estava a queixar à minha esposa que os amortecedores estavas despachados pois o carro fugia imenso em curva.. Afinal era algo mais simples...