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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: eluis em 29 de Janeiro de 2015, 14:20 pm
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Olá,
A minha carrinha avariou na passada semana. Parece que foi a bateria que pifou por completo.
Levou com uma carga em cima para a meterem a trabalhar e lá pegou. Foi do Vasco da Gama até perto da área de serviço de Aveiras. Perto da Área de serviço começou a falhar corrente na carrinha (em andamento pela autoestrada) cortando o motor, luzes, tudo... Foi aos engasganços até à área de serviço onde foi colocada no reboque.
Após ter sido trocada a bateria, e aparentemente tudo ok, deixou de pegar. Não reconhecia as chaves - as 2 chaves que tenho.
O mecânico diz que tirou a centralina e que desactivou o corte de corrente pois dizia que não chegava corrente às velas.
Agora, há uma carrada de promenores que estão diferentes na carrinha que eu gostava de tentar perceber se poderão ser controlados pela centralina ou se estas alteraçãoes provêm de outro local:
a) As luzes do habitáculo apagam logo ao fim de 1 segundo depois de fechar a porta - antigamente estavam acesas uns 10 segundos e começava a apagar lentamente.
b) Quando tinha o limpa pára-brisas a trabalhar apenas à frente e quando carregava no STOP, automaticamente o traseiro accionava - agora nada.
c) O limpa pára-brisas traseiro não funciona bem - só anda aos 1/3. Para trabalhar sozinho e fazer um ciclo completo tenho de o ligar e desligar manualmente umas 3 a 4 vezes.
d) Quando ligo o carro em relantim (não sei se é assim que se escreve) baixou para as 5000 rotações e o carro vai abaixo se não acelerar.
A minha pergunta:
Isto são promenores que são programados pela centralina? Terão sido "desprogramados", onde? A centralina "baralha-se" assim desta forma? Queimam-se "partes" da centralina? Em que raio terem desprogramado o corte de corrente afecta as outras coisas? Como se processa essa "reprogramação" da centralina? quando se reprograma, são repostos TODOS os parâmetros que ela controla?
:angry:
Obrigado.
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Primeiro... tens o alternador avariado.
Segundo, tens de programar a UCH
Terceiro... se o carro for a diesel, as 5000 rpm já tens o motor a arder...
Quarto, tirou o corte da centralina porque não chegava corrente as velas? Não percebi...
Sent from my BMW using a rubish engine!
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Acho que é a gasolina , e deve ser 500 rotações e não as 5000 :|
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O alternador foi testado e está ok.
Desconfio que tivesse sido a bateria que tinha anteriormente ser fraca demais - 45 Amp apenas. Agora meti uma de 62.
Quando falo em "tiraram o corte de corrente" estou a referir-me à verificação do código da chave. Foi isso que tiraram, pois após terem colocado uma bateria nova, o carro não pegava porque não reconhecia as 2 chaves... assim de um momento p/ o outro.
Sim, são 500 rotações e não as 5000....
:huh:
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Ah. Já percebi. Então tens a UCH avariada.
Sent from my BMW using a rubish engine!
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Ok,
Já agora podes dizer-me o que e isso da UCH e o que faz? UCH = centralina??
Isso é coisa cara normalmente?
Obrigado.
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Unidade de Controlo do Habitáculo.
Controla o imobilizador, luzes interiores, escovas, etc etc. Sim, é caro.