Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: ASN em 16 de Fevereiro de 2015, 11:51 am
-
Bom dia,
Tenho, há pouco mais de duas semanas, uma Laguna Break III 1.5dci de 2011 (versão Blackline e conta com 98.000km) com a qual estaria totalmente satisfeito não fosse o que vos explico a seguir, e para o que peço a vossa ajuda!
Tenho notado algumas vibrações que me deixam preocupado. Noto-as em condução quando o motor está com bastante carga (carro cheio e em subidas mais ingremes), em 4ª , 5ª e 6ª velocidades e sempre por volta das 1800-2000 rpm.
Quando parado noto alguma vibração ao relanti mas não é nada de especial e poderia até passar por normal, mas se acelero ligeiramente e por volta das 1400-1500 rpm volto a sentir algumas vibrações que já me parecem exageradas... Isto é igual se o carro estiver ou não embraiado.
Já estive com o carro no mecânico indicado pelo stand onde o comprei, que mudou o apoio hidráulico do motor. Isto fez com que a vibração ao relanti diminuisse mas o resto continua igual...
Há alguém que tenha conhecimento de Renaults com estes sintomas?
Obrigado!
-
Viva,
Eu também tenho uma Laguna 1.5 de 2011, e desde que a tenho que sinto alguma vibração, mas apenas ao relanti. Em aceleração não sinto nada. Até me queixei na ultima revisão na Renault, mas disseram-me que não sentiram nada fora do normal. A verdade é que também fiquei sempre com a pulga atrás da orelha. No meu caso, embraiado ou desembraiado, é igual, mas apenas ao relanti.
No teu caso, se notaste diferença de comportamento... Não sei se o bimassa influencia em andamento, mas um dos sintomas do bimassa é precisamente vibração ao relanti...
Abraço, e boa sorte!
-
Obrigado prjcampos!
De facto já me tinha passado pela cabeça ser o bimassa. Mas queria tentar perceber se poderia também ser de outro apoio do motor, ou até algum problema de injecção...
Boa sorte também para a tua Laguna!
-
Estou com o mesmo problema no Clio II 1.5 DCi da minha esposa. Vibra bastante ao ralenti e sinto que ao puxar por ele tem um trabalhar muito mais ruidoso do que há pouco tempo. Na verdade só no último mês passei a andar nele frequentemente...
Já foi à Renault porque estava na altura de mudar o filtro do gasóleo e mudei também a correia dos acessórios, porque para além da vibração geral estava a fazer um "tik tik tik" meio metálico e os mecânicos viram que a correia estava a precisar de substituição, incluindo a polie.
Quanto à vibração, os mecânicos aumentaram ligeiramente as rotações no ralenti para ajudar a eliminar parte da vibração, o que até ajudou um bocado, mas disseram que era boa ideia deixar lá o carro mais tempo para fazerem testes de retorno aos injectores.
Claro que, ao falarem em injectores, até me arrepio todo... :cry:
P.S.: Nunca acendeu nenhuma luz no quadrante. Sendo problema de injectores devia acender, não?
-
1.5 é bimassa???
-
blurr o 105cv e 110cvs são bi-massa. penso que o de 100cv ainda não é...
-
Ahh não sabia.. Sempre aprendendo...
-
joserocha,
Em relação ao ruído não noto nada, só mesmo as vibrações...
Quanto à luz de aviso, também tenho essa dúvida. Mas a impressão que tenho é que nem todos os problemas a fazem acender.
Já agora, e apesar de provavelmente não estar relacionado, sinto por vezes muito pequenas hesitações em aceleração quando estou a baixa velocidade e por volta das 1400-1500rpm. Isto também só acontece se não acelerar muito; se acelerar a fundo não sinto nenhuma hesitação.
-
Boas,
O meu carro também tem esse sintoma, apesar de ser mais notório quando ainda está frio. Outra coisa é que parece que tenho de acelerar um bocado mais em 2ª quando quero fazer um arranque rápido, como por exemplo à entrada de uma rotunda, quando o carro não chegou a parar.
Daqui a umas 2 semanas devo levá-lo à Renault para fazer o teste de retorno dos injectores que me sugeriram. Orçamento 90€. O carro já tem 152000 km (e mais pózinhos certamente) e é normal que nesta altura os injectores comecem a dar os primeiros problemas...
-
Update:
Abri o capô, tentei abanar o motor com força mas sem sucesso. Pelo menos não parece ser um problema de apoios. Depois tirei a tampa de plástico do motor e voltei a encaixá-la. Deu 3 cliques ao encaixar, penso que não há mais nenhum ponto de encaixe da tampa :embarrassed:
Conclusão: deixou de haver tanto barulho vindo do motor e até as vibrações parece que diminuiram (pelo menos a manete das mudanças não está a vibrar tanto)! O problema da hesitação em baixas rotações, no entanto, mantém-se. O trabalhar do motor também não é suave como antigamente, nem a quente.
Em vez de ir à Renault fazer o teste de retorno, em breve vai mas é directo a uma Bosch Car Service fazer uma limpeza. Infelizmente quase todas trabalham só durante a semana, o que é complicado para o meu dia-a-dia.
-
Eu não tenho novidades... Na 2ª feira vou deixar a Laguna no mecânico outra vez para ver se se descobre o problema...
-
Boas,
Alguma novidade?
O meu Clio continua com a vibração. Hoje por acaso vibrou um pouco menos...
O meu Clio está com uma vibração na manete das mudanças, aliás a vibração é visível em todo o motor e a tampa de plástico por causa disso faz algum barulho a bater.
Para além desta vibração e do barulho do plástico, não ouço nenhum "matraquear" nem nenhum outro batimento.
Na Renault andaram a ver os apoios do motor e dizem que o problema não vem daí, mas que desconfiam dos injectores e querem fazer testes de retorno.
Nunca acendeu nenhuma luz no quadrante.
Pergunto:
A falha de um ou mais injectores não faria acender uma luz no quadrante? Não será antes algum problema mecânico no motor, como alguma folga na caixa ou problema no volante do motor? Alguma vela de incandescência (poderá influenciar mesmo em andamento)? Não noto nenhuma diferença ao carregar na embraiagem.
Faz-me bastante confusão deixar o carro na Renault por causa dos injectores, sem eles terem certeza de que é isso. Também ainda não pude ir lá porque me faz bastante transtorno. Ainda me cobram injectores novos sem mais nem menos. Não posso estar lá para ver o que eles estão a fazer por causa do trabalho.
Algum palpite?
-
Não... foi outra vez ao mecânico do stand e continua tudo na mesma, mas agora diz que não acha anormal a vibração, quando já trocou um apoio por causa dela. Por isso ou não faz ideia do que se passa, ou o tipo do Stand já lhe disse para não gastar mais dinheiro com o meu carro... Mas estou a tentar encontrar uma solução. Daqui a pouco mais de uma semana já devo ter novidades e darei logo feedback!
-
Bom dia,
Este fim de semana levei a Laguna à Caçoilauto (é um dos moderadores aqui do fórum) e em primeiro lugar queria deixar aqui a excelente impressão com que fiquei! A disponibilidade, profissionalismo, explicações dadas, tudo excelente!
Em relação às vibrações da minha Laguna, e à partida, será apenas uma questão com o mapeamento da injecção. Tenho que lá voltar durante a semana para que seja verificada a versão do mapeamento e possíveis actualizações.
Pelo menos já estou mais descansado!
joserocha, alguma novidade do Clio?
-
Não, não voltei à oficina...
O comportamento do carro tem dias: umas vezes faz mais barulho a trabalhar e sentem-se vibrações na manete das mudanças, e outras vezes sente-se menos barulho e não se sentem quaisquer vibrações.
Vou no 2º depósito com gasóleo premium e o comportamento tem sido este, parece que a coisa melhorou um bocado e por enquanto está "estável" assim, com este comportamento variável.
Mas não estou nada satisfeito com o carro, pois ainda:
- Nos arranques em 1ª noto um "poço" desde o momento em que carrego no acelerador até que o carro comece efectivamente a acelerar;
- Arrancadas em 2ª provoca hesitações com frequência, o carro já não se aguenta tão bem como antes a andar devagar;
- Faz mais barulho do que o normal dentro do habitáculo, principalmente acima dos 100 km/h.
- Em arranques mais fortes (com motor quente), não passa das ~3000 rpm. Tive dificuldades em passar dos 130 km/h na AE em plano.
Por enquanto vou andar assim. Estou à espera de um tempo livre para levar o carro a um mecânico de confiança, da terra dos meus pais, para despistar possíveis problemas que não envolvam o sistema de injecção.
-
Bem, uma semana depois do último update e após terminar mais um depósito com gasóleo premium, eis que o carro está a trabalhar quase como se fosse novo. Impressionante :shocked:
Já não sinto vibrações na manete das mudanças, as vibrações na tampa de plástico do motor reduziram-se ao mínimo, e o carro está com um andamento muito suave. O consumo médio reduziu de 5.1 para 4.8 e mantém-se estável nos percursos típicos que tenho feito, a velocidades até 120 km/h.
Presumo que o gasóleo premium tenha feito uma boa limpeza nos injectores, porque agora nem sequer a velocidades muito baixas em 2ª (10, 20 km/h) não soluça e já pouco noto hesitações nos arranques. Mais um depósito de premium e fica como novo :happy:
-
Pelo que já li em muitos locais da internet, "aconselha-se" a que se meta por cada 5 depósitos de gasóleo "normal", um aditivado...
Confesso que nunca fiz isso no C2, mas no Clio será um dos cuidados a ter... ;)
-
Se calhar o gasóleo que tens estado a por, tem menos humidade (agua) que o anterior que utilizavas.;)