Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: rkomarco em 16 de Fevereiro de 2015, 13:52 pm
-
Boas :) Antes de mais peço desculpa se estou a postar no sitio errado. Tenho um clio IV dci com esse sistema e gostava de saber qual a maneira de fazer com que o motor n entre em standby quando paro o carro de vez. Por norma desengato o carro e deixo o ir devagar ate que o paro com o travão. Quando sei que vou parar o carro e desliga-lo carrego no botao para desactivar o stop&start antes do carro parar mas havera outra forma ?
-
Então eu quando andei nele, ao de parar carro no botao start ele desliga tiro o cartão e pronto.
-
Boa tarde,
Aproveito este tópico para questionar:
Tenho verificado que ultimamente o sistema Start Stop do meu Clio não tem andado muito bem.
Por vezes tenho a mensagem de indisponível e hoje, estando o carro parado com o sistema ligado, do nada o motor ligou sem eu ter solto a embraiagem.
O que poderá ser?
Obrigado
Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk
-
Não conheço o sistema do clio, mas não deve ser muito diferente dos outros.
No caso de hoje ele funcionar
Em outros carros que conheço o sistema analisa diversos parâmetros e quando verifica que é necessário uma qualquer correcção o sistema volta a accionar o motor.
Por exemplo. Tens o carro parado e desengatado numa descida e ele desliga, entretanto para andar um pouco para a frente tiras o pé do travão e voltas a travar outra vez. Ao final da 2 ou 3 vez ele percebe que tem falta de vacuo e como tal acciona o motor para compensar.
Por isso se ele se ligou sem soltares a embraiagem pode ter sido uma coisas dessas.
-
Se tiveres o ac ligado por exemplo, faz com que o sistema start/stop deixe de funcionar normalmente porque necessita de manter o ac a trabalhar. Julgo, sem certezas, que o sistema calcule o consumo de energia eléctrica e que obrigue o motor a ligar sozinho sempre que este consumo seja demasiado.
-
no meu carro, de uma marca concorrente, funciona assim:
quando tens ventilação ligava para o vidro o carro nao desliga
quando tens ventilação para os pés o carro nao desliga
quando tens a ventilação direccionada para o habitaculo funciona
quando tens recirculação do ar activa não funciona
quando tens desembaciador traseiro activo nao funciona
quando tens AC ligado nao funciona
-
Isso não é defeito é feitio. Já na minha Laguna é igual. Só funciona quando lhe apetece.
Pelo que li tem a ver com muitos parâmetros.
Na minha laguna por exemplo já reparei que mesmo sem AC ligado se tiver a sofagem a marcar 20 graus e não estiver essa temperatura dentro do carro o motor não desliga.
-
Precisamente Demoniac, esqueci-me da temperatura...
-
Quando usei o Clio IV houve alturas que tinha o sistema da chauffage a funcionar e pensei ser o obstáculo. Afinal tem de salvaguardar a bateria.
Com tudo desligado, excepto rádio, no último dia o sacrista só no final do dia quando tinha menos necessidade é que funcionou. Por vezes eu forçava por engatar o carro, avançar um pouco, desengatar e travar até parar.
Outro factor que o faz acordar do Stop, carro desengatado e a rolar, assim que se atinge cerca de 10 km/h o carro volta a ligar.
-
Obrigado pelas vossas respostas.
Tinha tudo desligado exceto o rádio.
Estava ligeiramente inclinado (subida).
Deverá ser feitio :-)
Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk
-
Acerca dos sistemas start and stop, aprendi que apenas após estar parado 30 segundos ou mais é que compensa o sistema.
Eu na Espace desligo e ligo à pata. Até porque a carrinha tem uma sede que não acaba...
Com certeza dá para desligar o sistema.
-
No Clio dá, lado esquerdo tem o botão para ligar/desligar o sistema, junto à regulação de faróis.
Enviado com aprovação Jacques Cousteau
-
Por mim até podia nunca funcionar :laugh:
-
boas
sou novo nestas andanças e preciso da vossa ajuda; comprei o mes passado uma megane sports tourer gt line e tudo bem ate hoje que apos um ponto de embraiagem que nao correu muito bem( subida acentuada e o carro foi abaixo) apareceu a mensagem : "start and stop a comandar" que so desapareceu depois de desligar o carro e voltar a ligar. contudo no manual manda-me ir ao representante mas antes gostava de saber o que significa e alem disso se foi erro meu ou e normal...
obrigado
-
Se tens o carro à um mês, nem penses duas vezes: garantia com ele ;)Não percas muito tempo ;)
No entanto fiquei curioso com uma coisa:
Então eu quando andei nele, ao de parar carro no botao start ele desliga tiro o cartão e pronto.
Isto faz com que ele se desligue de forma permanente, ou só até que se ligue o carro novamente?
A indicação que tenho, pois tenho todo o interesse em desligar o Start/Stop de vez, é que após a "desactivação" ele acusa um erro permanente no quadrante...
-
Boas,
Gostava de saber se alguém já instalou este sistema nalgum dos seus carros? Tenho uma laguna coupé, e esta apesar de não ter stop & start, está preparada para o ter, tem o espaço para o botão, e no manual do carro vem a mencionar que poderá ter. Sabem se é só mudar e acrescentar o botão, e activar com um sistema de diagnósticos? para além de ter que mudar de bateria..
-
Acredita: não queiras meter isso só para dizer tens... :assobio: :assobio:
-
Eu se soubesse que havia maneira de desativar isso de vez era o que fazia no meu... é coisa que desligo sempre quando ando com o carro, chega a ser irritante o carro estar constantemente a desligar no pára-arranca...
-
É das coisas mais irritantes dos actuais motor, eu pessoalmente acho que não trás grande benefício, mas ok...
Só o desgaste que aquilo deve dar, enfim...
Pelo que me disseram na Renault à forma de "forçar" a desativaçao do S&S, mas com um erro permanente no quadrante...
-
Boas
Não percebo o porquê de tanta guerra com o S&S.
O S&S só traz é de bom e que acaba por se traduzir em poupança de combustivel
Não querem que ele actue! Não tirem o pé da embraiagem.
Eu comungo perfeitamente com o meu S&S; se estou em pára arranca desligo no botão; se estou no semaforo que vi que mudou ou sei que é "espera galego" desembraio, se vejo que a paragem é instantânea, não desembraio.
Pessoalmente acho que é mais uma questão de nos educarmos a conduzir.
Pronto, agora vamos ao restante das questões!
Se o motor, no caso dos Renault, já é "energy" significa que o S&S trabalha através de alternador reversível à semelhança dos PSA eHDI. O alternador reversível na prática é quem faz o re-arranque do motor com o sistema S&S, não é o motor de arranque e sim o alternador (o sistema S&S da PSA é considerado o mais suave)
Outra forma de se saber se é através de alternador ou motor de arranque é saber se o carro já tem travagem regenerativa que é a situação de que os alternadores se servem (grosso modo) para carregar os condensadores de auxilio ao arranque.
Se o motor , no caso da Renault, não é energy significa que o S&S trabalha através do motor de arranque, estes motores de arranque são especificos (equacionados e construidos especialmente) para este fim.
Há desgaste dos motores de arranque, alternador e baterias? Claro que sim!
Como fácilmente se compreende no caso do S&S através de alternador o desgaste á bateria é muito menor que no caso dos através de motor de arranque, no caso dos por alternador mais deverá sofrer a correia de acessórios, a bateria no caso dos S&S por alternador sofre muito menos pois é o próprio alternador que com a ajuda de uns condensadores fornece a sua propria energia elétrica mas e no caso dos PSA (nos renault desconheço), li em tempos e verifiquei efetivamente serem, são de 5V, ora as nossas baterias são de 12V e os motores de arranque são de 12V, logo julgo ser pacifico considerar que o desgaste à bateria neste sistema será muito menor mas também a bateria certamente será chamada a dar algum contributo, tanto mais que uma das condições para o S&S trabalhar é existir um bom nível de carga na bateria, nível este que é controlado permanentemente por um sensor de carga que existe no pólo negativo da bateria (ora vão lá ver se não existe)
Carga da bateria não é tensão elétrica e sim amperes (isto só para esclarecer que não basta a atensão mas sim a corrente)!
As bateras para os carros S&S são mais caras! Pois são graças à manietação comercial de que nós enquanto consumidores somos vítimas; como já disse num outro tópico tratam-se só de baterias "heavy duty", agora chamam-lhes outro nome AGM e outor nome que nem lembro agora e venha de lá mais uns euros; é a vida!
Técnicas para desligar o S&S
Uma das técnicas para desligar o S&S e que num outro tópico indiquei ao kovinha (julgo que ele se deve lembrar) é, nos carros que possuem, chegar ao microswitch que existe no fecho do capot do motor e passar uma braçadeira plástica de forma a que esse microswitch esteja permanentemente (mesmo com o capot fechado) a fazer o contacto elétrico como se estivesse aberto.
(Este microswitch normalmente vem nos carros que trazem pré instalação para o alarme e constiuti o interruptor de capot para o alarme)
Este microswitch é também uma forma de em oficina se impedir o carro de entrar em funcionamento o S&S.
Esta jogada dá efetivamente um erro ao condutor, indica que o capot está aberto no painel de instrumentos, como aliás julgo que alguém (talvez mesmo o Kovinha) verificou.
Outra possivel técnica não testada!
Eu escrevi acima que entre outras (só a titulo de curiosidade o S&S do captur trabalha muito mais facilmente com o AC ligado que com o AC desligado, e esta hein?) circusntâncias, uma das circunstâncias pelo qual o S&S pode ou não trabalhar e o nível de carga da bateria e existe um sensor de carga da bateria no borne negativo dela. Será que desligando esta ficha (que tem lá um ficha claro) como a ECU do carro não tem info sobre a carga da bateria o S&S trabalha? Se calhar não!
Por outro lado pode provocar outro tipo de erros, fica ao critério de quem quer desligar o S&S testar e depois vir aqui dar o seu feedback sobre isto!
Espero ter trazido alguma luz ao assunto, pelo menos a minha opinião e algum meu conhecimento trouxe.
Cumprimentos
-
Como já disse noutro tópico, basta desligar o sensor do pedal de embraiagem ou ligá-lo de forma a que o carro pense que tens o pé sempre em cima do pedal de embraiagem.
Outra coisa importante saber, é que a embraiagem só deve ser pressionada quando é necessária.
Estar parado num semáforo, com o pé em cima do pedal da embraiagem é um tremendo erro. Pois o rolamento de encosto vai estar a pressionar as molas da pensa de embraiagem, como a prensa esta a rodar, e apesar do rolamento rodar também, vai haver duas coisas, desgaste da superfície de contacto e desgaste das molas, reduzindo a vida útil dos componentes.
Por isso, o comportamento correcto será, parar e desengatar a mudança, esperar que chegue o sinal verde, e engatar a primeira e arrancar.
-
É exactamente isso a que me refiro: ter o sistema S&S tem demasiados custos envolvidos...
Manter a embraiagem pressionada é para ir à vida num instante...Manter o S&S activado, é para dar cabo da bateria associada ao mesmo em 3 tempos e posso-vos garantir que mesma é bem mais cara que uma dita bateria normal...
Comigo não: tenho mesmo "problema" no Peugeot, mas não me importo mesmo nada de pressionar um botão de cada vez que ligo o carro...
-
Isso de desligar o sensor do pedal da embraigem é um erro, o meu quando tinha esse sensor avariado o carro ao mudar de mudança demorava a baixar a rotação.
Há que saber as coisas como deve ser antes de propor algo assim
-
Boas
Às vezes fico com a sensação que não me consigo "espremer" em condições!
Quando digo mantenho a embraiagem em baixo é por poucos instantes, se antevejo mais de 10 segundos largo e pronto.
Eu disse que ficava ali no semáforo parado à espera que ele abrisse? Não, o que falei é que se sei que a imobilização é "instantânea" ou coisa de 2 a 5 segundos, deixo-a premida; ah pois deixo. Faz mal? Se calhar faz; epá em 30 anos a conduzir, em 13 carros que tive até agora nunca tive de mudar uma embraiagem e o estilo de condução pouco ou nada mudou.
O sensor de embraiagem não serve só para o S&S, serve também para controlar o corte do débito de combustível, daí e como o Pedrob disse quando avaria o controle de rotações do motor não ter um comportamento normal; não se esqueçam que o acelerador agora é uma "resistência variável".
Cumprimentos
-
E ainda voltando aqui para dizer algo que não me lembrei.
Não conhecendo o sistema elétrico Renault a bateria deixando de ter capacidade de carga para o S&S funcionar em pleno não têm de ir a correr comprar outra.
Pelo menos no meu 3008, com 12,45V na bateria (lá está a conversa da carga), o carro pegava bem, tudo bombava em condições normais e o S&S não funcionava e o motivo era mesmo a bateria pois como tenho um carregador de baterias dei-lhe uma altura um encosto de 3 horas e lá ficou o S&S a bombar, passados 3 dias de cidade lá se cansou, vai uma viagem de 250km e lá estava o S&S a bombar novamente.
Cumprimentos