Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: AndreR32 em 16 de Fevereiro de 2015, 16:53 pm
-
Boa tarde a todos.
Há já algus dias que pesquiso uma informação, e foi devido a esse "problema" que vim dar com o vosso fórum.
Comprei há dois anos um clio II phII 1.5dci 9/2005. Na altura que o comprei fui um pouco apressado, e não olhei como deve ser para o motor, não fazia fumos, o trabalhar era "normal", apenas já se notava algum Martelar das tuches, o preço agradava e então fiquei com ele.
Passado alguns dias reparei que o motor estava muito sujo, e que certos componentes não estavam a 100% (caixa do filtro, etç.) reparei também que a vareta é de um renault, mas que não era deste um clio, pelo menos pelo que tenho visto, pois esta é toda plástica, enquanto as que tenho visto aqui no forum, são de metal, possivelmente tem o mesmo tamanho.
Mas vamos á minha grande duvida, pelas fotos que encontro aqui, consigo identificar o sensor do nivel de oleo, assim como a ficha que está ligada a este, mas quando rodo a chave, nunca me apareceu um check-up nem mesmo apenas o nivel do oleo, estará algo estragado? (sensor) ou precisarei mesmo de o levar á Renault, pois poderá ser alguma configuração?
desde já agradeço as vossas respostas.
-
Eu tenho o meu sensor avariado e quando ele avariou de vez, deixou de aparecer o status do nível de óleo quando se liga o carro.
-
Obg pelo comentário. E não aparece nada mesmo nem um ok, nem mesmo nenhum traço ou algo do genero?
E que no meu, assim que rodo a chave, vai logo para os Kilometros.
-
Exactamente ;)
Se o teu quadrante tiver CB, quando se faz o teste ao CB, num dos menus aparece um código que indica erro no leitor de nível de óleo, se pesquisares pelo fórum, existe essa informação. Se não tiver CB, julgo que não dá para ver essa informação.
-
penso ter encontrado.
O meu é este :
clios sem cb - botao do quadrante e dar a chave ou mesmo ligar o motor e cntinuar a carregar no boatao ate começar o teste
obrigado pela ajuda :)
Assim que chegar a casa vou experimentar.
-
E apenas para dar como encerrado este "problema".
Fiz o tal teste ao quadrante, e pelo menos pelo que percebi, não deu nenhum erro.
Desloquei-me a uma sucata, e encontrei alguns sensores iguais, como a ficha está bastante acessivel, consegui experimentar a ver se estavam bons. O 1º sensor com o mesmo na vertical e fora do motor (entenda-se no ar) aparecia no cb "OIL OK", disse ao sr. da sucata que este devia estar estragado. Ele procurou outro e ao realizar o mesmo procedimento, no cb apareceu a seguinte indicacação "------", desenrosquei o meu sensor velho e coloquei o novo, deu a indicação de "OIL OK" e quando carreguei uma vez no botão do quadrante, mostrou a indicação de "000000" penso ser o nivel no máximo.
Como a minha vareta entra apenas até ao o'ring, ficando uns 1.5cm de fora, devo ter oleo a mais. O nivel da vareta está a meio, mas se estes 1.5cm, entrassem ficaria no máx. de certeza.
Se algúem me puder ajudar, quantos cm tem a vareta da ponta até ao "batente", de um clio 1.5dci motor k9k S 4092) tenho encontrado na net a 545mm; 477mm; 523mm; 525mm e estou com algumas duvidas.
-
Se algúem me puder ajudar, quantos cm tem a vareta da ponta até ao "batente", de um clio 1.5dci motor k9k S 4092
Ajudava.... mas não existe nenhum motor dci com esse índice. Portanto não sei qual é o motor....
Sent from my german car with flying parts!
-
No duplo post que fiz, não sei como se edita, corrigi esse engano. O numero de motor é k9k S 7042
-
Assim esta melhor. Um k9k 704 1.5dci 65. Quando tiver em casa ja tiro a medida a vareta.
Sent from my german car with flying parts!
-
ok. e Obrigado ;) ....
Já agora, como edito um post que me tenha enganado?
-
Quando fores um user "privilege"
Sent from my german car with flying parts!
-
Oh poxa....o meu dicionario ortográfico não me avisa quando me engano nos numeros ;).
-
ou então clicas no "denunciar ao moderador" e pedes para fazer a edição caso se justifique.
-
okappa. e Obrigado :)
-
Essa da vareta ser em metal quem é que te disse? Nunca vi um dci num clio 2 com vareta de metal.. E as varetas são iguais no k9k 702,700,704.
-
Um amigo meu tem no clio. Comprou na renault. Saiu em algumas kangoo e da na perfeição no clio 2 dci. Salvo erro ronda os 25€. Muito mais resistente que a de origem em plastico.
Sent from my german car with flying parts!
-
Essa da vareta ser em metal quem é que te disse? Nunca vi um dci num clio 2 com vareta de metal.. E as varetas são iguais no k9k 702,700,704.
Ningém me disse, vi eu em imagens, não sei já precisar onde foi, nem em que resposta foi. Sei que a minha no intervalo onde se vê o nivel de oleo, tem umas "grelhas" por decalque e o restante corpo é de plástico, as que são de metal tenho imagens que têm junto ao batente por cima do o'ring umas garras que seguram a bainha de metal. O corpo da vareta, é de metal, o olhal é de plástico. Perguntei na Renault quanto custaria e deram-me o preço de 21.72€ s/iva. Sei que uma imagem ajudava, mas neste pc apenas consigo colocar links.
-
Nos clios nunca tinha visto. Estique pode ser muito mais resistente mas tambem nunca conheci ninguem que partiu uma vareta de pastico
Agora o que noto é nos meus 1.2 d7f, a varete de metal consegue-se ver muito melhor o nivel de óleo do que nas de plástico. As de plástico ficam muito sujas com a idade
-
O sr. da sucata onde fui buscar o sensor de nivel de oleo dsse-me a mim, que conhecia alguns casos em que as varetas se partiam nas pontas (plastico) , sinceramente, não consigo perceber o porquê... No post anterior esqueci-me de referir, o porquê de o meu sensor de nivel de oleo não trabalhar, assim que o despaertei para colocar o "novo" reparei que o meu só tinha metade do comprimento do "novo", das duas uma, ou está um pouco de plástico no carter, ou então apenas foi colocado para (tapar buraco).
-
Ou entao o sensor não é para esse motor....
Sent from my german car with flying parts!
-
Até pode ser isso, mas uma coisa é certa... o velho estava partido, agora se era 2cm ou 10cm, já não sei.
-
Viva,
Tenho um Laguna II 1.9 dci ano 2002 e parece que o indicador do nivel de oleo no CB está com algum problema!
No CB aparecia indicacao de 1/2 ... devido situação aproveitei para mudar o oleo e o nivél ficou cheio!
No entanto o CB continua a dar 1/2 ...
Poderá o sensor do nivel de oleo estar avarido? Onde se localiza este sensor? Pode-se proceder sua verificacao ou limpeza de alguma forma?
Que sugerem?
Obg
-
Sensor avariado :)
-
Isso é o sensor avariado, ele encontra-se junto ao cárter, é fácil de identificar. Quanto muito com uma limpeza pode ficar bom, mas não é muito garantido.
-
Desta vez safei-me... leva é algum tempo para actualizar o nivél!