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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: el_pibe em 29 de Junho de 2010, 15:25 pm
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Boas, o meu irmao tem um clio II fase II de 2002 como eu, só que é 16v :tongue:
A mala dele este fim semana deixou de abrir, abrem as 4portas mas a mala não abre, que será?
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Motor do fecho da mala avariou. Problema muuuuito comum nos clios 2...
Acho que na renault custa uns 40€
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Já mudei um.
Ao que parece, esses motores com o tempo, "cansam-se".
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Para mim os Clios 2 Fase 2 depois têm o defeito de o fecho da mala não dar para abrir com a chave, como nos Clios 2 Fase 1... Se a pilha da chave ou o comando da chave der o berro, lá ficamos agarrados... ou pelo menos eu não sei como abrir :undecided:
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Não há maneira de abrir. A maneira é abrires os bancos traseiros, desforrares a tampa da mala e com jeito abrires o trinco.
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Então é isso que tenho de fazer, abrir a forra da mala por dentro não deve dar muito jeito...
é o fexo fa mala, se precisares da um toke ke tenho la uns quantos.
abraço
tens a mais em casa?
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Se for comercial é tramado, mas desmontando a rede ou um dos bancos depois o acesso é melhor e tudo.
Quanto ao fechar, não é problema, pois a mola do trinco está lá, pelo que o problema está apenas em abrir.
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Há uns Clios Fase 2 que na porta do pendura também deixaram de ter o canhão, não sei se foi a partir de 2003 ou algo do género... :undecided:
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Não...todos teem canhões em ambas as portas.
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Nunca reparei...mas sempre pensei que tinham....
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Boas.
a mala do porta bagagens do meu clio II phase II 1.5dci não abre?
alguem ja passou pela mesma situaçao?? :shocked:
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tanta gente já passou pela mesma situacao. tanta mesmo...
o motor do fecho estragou-se.
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pode não estar estragado! no meu clio tive que entrar por dentro para abrir a mala! depois desmontei tudo e lubrifiquei.
ficou 5***** e nunca mais encravou!
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É a tal historia... Renaults com manias.....
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Tinha o carro à uma semana, e isso aconteceu-me em viagem.
Resultado, motor do fecho avariado. Por sorte, meu avariou aberto.. tinha la tudo, desde roupa, tendas tudo mm lol
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O motor avaria com facilidade. A boa noticia é que ja se vende só o motor aí por fora e não é preciso dar 60 e tal € a renault pelo fecho todo.
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obrigado pela ajuda pessoal,
a mim aconteceu-me de repente,ate hoje sempre funcionou na perfeição.se for do motor é facil de substituir?
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Ja desmomtei o sistema de fecho central da bagageira...o motor esta a funcionar bem. a avaria está na roda dentada de plástico k está engrenada ao motor electrico. tem um pedaço partido no interior,tranca mas para destrancar fica preso e o motor não consegue fazer recuar o "picolete"
duvido é que consiga arranjar so a roda dentada de plastico nova. porque o resto ta a funcionar bem...
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Substitui essa peça no carro do meu irmão a semana passada, há uns anos atrás foi o meu...
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e onde conseguiste arranjar a peça?
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é simples pegas numa marreta de das com força na mala e já abre ou fazes o seguinte rezas uns pai nossos e dizes abre te cessamo ;) vai a um concessionario renault que eles resolvem te isso ;) ou aproveitas falas com o vendedor e compras outro clio ;) tou na brinca ctg vai a um concessionario e fica fixe e nao te levam guito nenhum.
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ja esta a funcionar, vamos ver é pk knt tempo...
o tuga e os remendos nunca falham...
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é simples pegas numa marreta de das com força na mala e já abre ou fazes o seguinte rezas uns pai nossos e dizes abre te cessamo ;) vai a um concessionario renault que eles resolvem te isso ;) ou aproveitas falas com o vendedor e compras outro clio ;) tou na brinca ctg vai a um concessionario e fica fixe e nao te levam guito nenhum.
Ya, concordo. Compra outro clio ;D
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Não adianta, tenho um clio III e também troquei o meu no outro dia :lipsrsealed:
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Boas, acabei de passar por essa situação chata que é o fecho da mala avariar !
Li atentamente as respostas dadas aqui e nenhuma se encontra correcta...
Passo a explicar !
os Clios ( excepto os comerciais ) no trinco da mala tem 1 patilha preta em forma de quadrado... para abrir a mala pela parte de dentro basta apenas rebater os bancos e fazer um pouco de ginastica com 1 chave de fendas ou um busca poles para levantar a tal patilha e voilá..... mala aberta ! não precisam desmanchar nada a mala...é só levantar a tal patilha !
o problema nestes fechos é onde o sistema de trancar e destrancar ocorre dentro do mecanismo ..é feito de uma peça de plástico que com o tempo acaba por partir.... foi o que me aconteceu, por muito engenhocas que seja nao há conserto para a dita peça.
A renault vende a peça nova de origem por cerca de 43 euros já com iva... ( não tenho a certeza mas axo que era 47 euros e fizeram uns 10% de desconto de cliente )
a montagem é simples, o chato mesmo é tirar a peça plástica que protege a mala pois só tem 1 parafuso normal..o resto é akelas molas chatas que se arrancarmos com muita força partem todas....consegui montar e desmontar 2 xs sem partir nenhuma ! :dance:
Deixo algumas fotos...
Botão da Mala ( vista de fora )
(http://img402.imageshack.us/img402/1347/74068866.jpg)
Botão da Mala /vista de dentro )
(http://img845.imageshack.us/img845/8945/32413841.jpg)
Vista Lateral
(http://img845.imageshack.us/img845/1574/72654290.jpg)
Mecanismo Eléctrico
(http://img94.imageshack.us/img94/3215/82987920.jpg)
Mecanismo desmontado
(http://img189.imageshack.us/img189/3396/66285476.jpg)
Peça que partiu..
(http://img43.imageshack.us/img43/7196/94495676.jpg)
(http://img23.imageshack.us/img23/2660/52906152.jpg)
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Boas,
Verifica se ao abrir com o comando ouves o motor, se ouvires o motor tens de desmontar isso e onde tem um batente de plástico (que deve de estar partido) resolve-se com um bocadito de borracha rígida, no meu foi tal e qual.
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Boas amigos,fiquei com o fecho da mala trancado :sad:mas o mais grave o meu clio dci 03 é comercial,e não sei como abrir novamente o fecho...haverá alguma maneira de abrir o fecho porque dá a ideia que ficou cravado talvez falta de lubrificaçao :huh:...
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se for de 5 lugares experimenta deitar os bancos de trás para ires á mala e vê se o fecho tem um orifício para deslizar para o lado (abertura manual)
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é comercial :tongue:
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Desculpem...escapou-me essa parte...sendo assim não sei. Mas já agora ó lipe...o clio tem essa possibilidade de abertura por dentro? já me aconteceu na laguna e dá.
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sendo comercial , não vai ser tarefa facil
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Chave torx que estão no kit de ferramentas no pneu suplente e berbequim com broca de aço e uma chave de fendas.
Tiras a rede, galgas para a bagageira e, com a chave de fendas, abres o portão da mala.
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não sei se é geral...mas o clio 3 do meu vizinho já vai no 3 fecho da mala!!
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Chave torx que estão no kit de ferramentas no pneu suplente e berbequim com broca de aço e uma chave de fendas.
Tiras a rede, galgas para a bagageira e, com a chave de fendas, abres o portão da mala.
O salazar já te respondeu :)
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fui a precision ver que hipótese haverá disseram só tirando a grelha...agora nao sei o que fazer???mas acho estranho não haver outra hipótese dentro do carro??
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outro problema a chave torx que vem com o kit pneu suplente esta na mala !!:w00t:
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fui a precision ver que hipótese haverá disseram só tirando a grelha...agora nao sei o que fazer???mas acho estranho não haver outra hipótese dentro do carro??
Dentro do carro para chegares à mala só mesmo tirando a grelha.
De outra forma também não estou a ver.
o salazar tem um comercial como o teu, aí acredito que seja um dos melhores para falar desse assunto.
outro problema a chave torx que vem com o kit pneu suplente esta na mala !!:w00t:
Tenta com outra chave, não será obrigatório essa... penso eu
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fui a precision ver que hipótese haverá disseram só tirando a grelha...agora nao sei o que fazer???mas acho estranho não haver outra hipótese dentro do carro??
Queres a resposta ao problema ou queres a resposta que queres ouvir??
A única coisa que me faltou dizer foi: ou fazes tu, ou pagas para alguem fazer.
A vantagem de o fazeres num agente ou concessão é que te trocam logo o fecho e colocam parafusos no lugar do rebites. Assim, da próxima vez que acontecer (e vai acontecer), é mais fácil tirar a grade.
outro problema a chave torx que vem com o kit pneu suplente esta na mala !!:w00t:
:D:D:D
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Pois se calhar vai ter que ser!!
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É verdade que é chato, mas tb não é o fim do mundo.
Marcas num agente, de modo a terem logo o fecho e os parafusos em stock.
Mesmo que contem uma hora de MO, deve ficar por menos de 100€. Em todo o caso, podes pedir um orçamento.
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ja tive que tirar a grelha a um clio 2 de 2003, justamente pelo mesmo problema. posso dizer que aqueles rebites sao um granda pincel de furar :angry:
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boas..isso é bastante facil de resolver. ja me aconteceu o mesmo.resolvi e nao gastei dinheiro nenhum...
tiras os rebites pra tirar a rede. de pois pra montar colocas parafusos M6 salvo erro.
desmontas o interior da bageira( plastico preto) e abres a mala manualmente.
ao desacoplares o motor electrico esta la uma roda dentada de plastico onde trabalha o motor electrico.
no interior dessa roda dentada esta um rasgo em espiral.
as pontas desse rasgo estao danificadas pelo uso da mala.
è so encher com madeira corta a medida e nunca mais dá problemas.
espero ter ajudado.quando fiz ao meu não tirei fotos. :sad:
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Tal e qual, já fiz no meu só que coloquei uma borracha rígida em vez da madeira, é mais fácil de trabalhar.
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Boas amigos!!Já resolvi o problema :happy: o que me deu mais trabalho foi tirar a grelha,mas enfim consegui de seguida levantei a patilha de encaixe do fecho e voilá...e afinal era só a mola que faz o puxo dessa patilha que estava perra,lubriquei bem e voltou a funcionar 5 estrelas :dance: valeu o trabalho e esforço.
Obrigado a todos pelas dicas!!!
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E fotos? nada?
Cumps
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Boas, tenho um megane III coupe e já me ando a passar com o maldito fecho da mala...
Aqui à uns tempos abria-se sozinha em andamento, agora nem abre de maneira nenhuma, nem por fora nem com o comando...
Há alguma maneira de abri-la por dentro? e o problema, alguém sabe o que poderá ser?
Bgd ;)
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fecho novo. tive exatamente os mesmos sintomas que tu ;)
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E quanto te ficou a brincadeira? :huh:
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Pessoal só uma coisa visto a maioria do pessoal com clios 2 já ter tido esse problema.. Não troquem os parafusos por rebites, pois acho que no futuro fica muito pior para os remover caso volte a acontecer (e garanto que vai voltar a acontecer.. Os fecho dos clios 2 de 2001 para cima são muito fracos os antes eram muito mais fortes). O que aconselho é colocar vedantes de borracha entre todas as uniões ferro com ferro. Fiz isto nos meus 2 clios e nunca mais tive barulhos da grelha que acho que é o principal motivo de colocares rebites.. Só um detalhe as borrachas alteram um pouco o alinhamento da grelha pelo que vao ter que apontar todos e depois ir apertando. Senão não conseguem apertar o ultimo parafso...
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Coloquei ainda em garantia :)
salvo erro há neste forum uma maneira de consertar estes fechos, segundo o que me recordo é uma patilha qualquer que parte ;)
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bem, depois de mais de 15 dias com a mala trancada, decidi k tinha de abri-la de qualquer jeito...
lá me pus eu a espreitar por baixo do carro, qd reparei que uma peça de plástico junto ao fecho estava fora do sitio (desencaixada), não sei se a dita pertence ao sistema de fecho sei que passou a abrir sem problemas.
já agora deixo aqui uma foto da maldita... sabem me explicar o que é/o que faz?
(http://img39.imageshack.us/img39/9447/26042012023.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/39/26042012023.jpg/)
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tive o mesmo problema, com a peça de plastico partida. na renault pediam 49.70€
consegui arranjar uma por 25€, apesar de achar um pouco cara, mas corri a qta do carmo em sacavem (para quem não conhece, é uma rua com dezenas de sucatas) e só encontrei num sitio. é muito procurada essa peça.
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Nem todos os clios 2 têm canhão na fechadura do pendura... Os de 3 portas a partir de 2004 deixaram de ter
Este tópico já existe no forum inclusive um video do sls a desmontar um novo.. E sim essa peça consegues arranjar sem ter que comprar novo.. Tens é que saber o que fazer... Eu no meu tópico arranjei a do meu pai... Um pouco de vontade e paciencia e tambem um bocado de cabeças a pensar...
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O meu é fase 3 e não tem canhão na porta do pendura.
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O teu é de 5 portas?? Pensava que era apenas nos de 3
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para terminar o off-topic no que toca a questao de ter ou nao canhao, se nao estou em erro depende tambem da versao, pois ha clios 2 fase 2 com canhao na bagageira tambem, e cujo sistema de fecho e diferente deste a que se refere o topico
( desculpem la a falta de acentos, mas nao estou a conseguir polos a partir do telemovel :( )
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Desconheço essa fechadura...
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boa noite ja nao foncionava bem a mala mas hoje a mala nao abrio mais... nao sei que se passou. alguma sugestao?
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usar a pesquisa :)
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Primeiro ajudava saber por um lado qual o carro, clio mas qual I, II, III, IV.
Segundo ponto como disse o MaNel usando a pesquisa
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1751.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1751.0)
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Bom dia...
Bem tive a tratar do tal problema da mala esta manha e explico como "resolvi".
Para ter acesso á mala, não é necessário partir nenhum vidro, a grelha tira-se bem, berboquim e broca de ferro e tirar os arrebites(1min), depois em cima tirar os parafusos(1min) e pronto grelha fora...
Para abrir a mala por dentro, á lá uma patilha e com uma chave de fendas e só tocar e ela abre, simples também.
Depois tirar a forra com cheito e desmontar o fecho por dentro.
No meu caso as peças estavam todas boas, portanto o problema foi o motor não trabalha :(.
Alguem tem ou sabe onde encontar este tipo de motor?? tipo o motor é daqueles que estão nos carros de brincar.
O meu problema é que ele ao abrir trabalha num sentido e depois ao fechar trabalho no sentido ao contrario.
E o proprio motor faz isto ou a centralina???
Obrigado
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O motor trabalha nos dois sentidos, a centralina é que ao mandar a corrente inverte os polos, para fazer o motor rodar para a direita ou para a esquerda.
Mas se o motor trabalha, não faz o fecho trancar e destrancar? Tens a certeza que não tens o mecanismo do fecho partido?
E chega corrente ao motor? é que podes ter a cablagem partida, e ai o motor não trabalha mesmo.
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não tenha nada partido, desmostei tudo mesmo, peça a peça e até limpei pois tinha já massa seca e negra...
se é a centralina que faz rodar o motor para um lado e depois inverte os poles, fixe menos mal.
Se chega corrente, tipo quando desmontei o motor, tive a ver e depois ele trabalhou um pouco e depois nunca mais deu, e eu ligueio á bateria do carro e não trabanhou, por isso digo que é do motor, e tipo ao rodar o motor manualmente, passado um bocado ele prende.
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Nesse caso foi mesmo o motor que foi à vida, tenta a tua sorte procurando num centro de abate pelo motor, caso contrário só comprando um fecho novo (+/- 60€) no entanto vê isto, pode ser que te safes - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=14292.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=14292.0)