Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: ccaetano em 11 de Março de 2015, 13:10 pm
-
Olá a todos,
Sou proprietário de um Scénic II 1.9 dci 120cv de janeiro 2005. Comprei-o à Vesauto em março 2006 com 11.000km (carro de serviço), ainda cheirava a novo.
Sempre gostei do carro, pelas prestações, consumo, conforto.
Ao longo dos anos tenho tido vários problemas mas básicamente a nível eléctrico, como elevador de janela, botão de controlo de retrovisores exteriores, substituição da 3ª luz de stop,...
Há 2 anos e aos 130.000km, a primeira grande reparação foi a substituição do quadrante e da cablagem por ter ficado inundada de água: o escoamento da àgua da chuva entupiu e a água ficava retida na carroçaria e entrava para a cabine.
Nunca tive grandes problemas de motor. As revisões nunca foram feitas na marca e eram sempre a básica mudança de óleo e filtros de 30k em 30k, pneus, pastilhas e discos quando necessário.
Há cerca de 4 meses acendeu-se o aviso de "service" com a mensagem de "verifique nível de óleo", tinham passado 6 meses e cerca de 7k km da última muda. Verifiquei que não havia fuga nem derrame no chão nem fumo anormal pelo escape em aceleração. Comprei uma garrafa de 1L para repor os níveis e assim andei durante mais um tempo, até a luz acender de novo. Nesta altura, precisava de fazer viagem semanais ao Alentejo e não podia deixar o carro na oficina, por isso e por negligência, voltei a repôr os níveis de oleo com uma garrafa de litro. Nunca notei falha de resposta do motor, os consumos mantiam-se estáveis nos 7L/100 em urbano e a temperatura nunca passava de pouco mais de meio na escala.
Nesta última semana o aviso apareceu mais cedo que o esperado e calculo que o motor esteja a consumir perto de 2L de óleo por 1000km. Em paralelo, comecei a ouvir um ligeiro matraquear metálico no ralenti, vindo do lado da correia de distribuição.
Levei o carro à Renault e expliquei estes sintomas. Um dia depois, ligam-me a dizer que o motor tem que ser aberto para ser reparado. O mecânico disse que pôs mais óleo e ligou o motor sem a tampa do óleo e pouco depois começou a sair fumo e que o som parecia "uma chaleira"...
Valor mínimo da reparação: 3000€
Factos notados por mim, que sou uma nulidade em mecânica auto: Nunca senti falta de resposta no motor; o indicador de temperatura nunca passou do normal (ligeiramente acima de meio); nunca notei aumento no consumo de gasóleo; nunca reparei em fumo anormal pelo escape; Noto um cheiro forte a gazes do escape quando paro o carro sem desligar, para descarregar coisas da bagageira ou para sair alguém...
Posto isto, qual é a vossa opinião? Será que ficará por estes valores ou poderá escalar para muito mais? será que vale a pena gastar tanto sabendo do Km que tem (+-160.000Km) e do valor comercial do carro?
Será seguro colocar um motor em 2ª mão? Onde o ir buscar com um mínimo de garantia?
O problema é que não tenho neste momento capacidade financeira para adquirir outro carro mesmo em 2a mão. Além disso gosto muito de conduzir este modelo... Poderei vendê-lo ou trocá-lo mesmo avariado?
Enfim... muitas dúvidas... agradeço qualquer ajuda possível.
Cumprimentos
-
Eu pedia uma segunda opinião noutra oficina de confiança ;) tens a caçoilauto, que é parceira do forum, podes ver aqui - http://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0)
Na minha opinião, julgo que ficas mais bem servido em fazer a reparação ou trocar de motor por um reconstruido, só vai é depender dos valores de uma coisa ou de outra ;)
-
Exacto. No entanto revisões de 30 em 30 mil km é um exagero
-
Obrigado, rodinhas e Pedrob.
Vou tomar em consideração a Caçoilauto mas tenho algum receio de andar com o carro...
Pedrob, 30k em 30k é o indicado pela marca, pelo menos a muda de óleo... aliás, é o que a contagem decrescente no quadrante me indica. Em princípio, eu não devia de ter razões para contrariar a própria marca...
Haverá entre nós aqui no forum, alguém que tenha tido uma experiência parecida e que me queira falar dela?
É que este mínimo de 3.000 está muito para além do que eu alguma vez pensei ter que pagar numa reparação... :rolleyes:
-
Será que ficará por estes valores ou poderá escalar para muito mais?
Depende do que for substituido ou arranjado. Pode ser menos como pode ser mais.
será que vale a pena gastar tanto sabendo do Km que tem (+-160.000Km) e do valor comercial do carro?
Isso não tem kms nenhuns. Se tivesse o dobro ou mais dos kms não te compensaria tanto
Será seguro colocar um motor em 2ª mão? Onde o ir buscar com um mínimo de garantia?
A grande maioria das empresas especializadas em motores reconstruidos / em 2ª mão conseguem te vender um motor em condições e com garantia. Agora depende de onde o comprares, qual o estado do motor, qual a qualidade das peças usadas se for reconstruido...
Poderei vendê-lo ou trocá-lo mesmo avariado?
Podes, mas não te vale a pena vender essa carrinha por meia duzia de tostões
Posto isto, qual é a vossa opinião?
Pede uma segunda opinião, tenta saber o estado real do motor e vê se te compensa reparar ou reconstruir esse ou por outro em 2ª mão. Não vendas a carrinha que acabas por ficar pior. Se decidires manter a carrinha e mudar /reparar o motor não faças as revisões assim tão espaçadas que muito certamente esse foi um factor que ajudou a um maior desgaste do motor. Apesar de ser o que está no manual não é muito aconselhavel fazer isso
-
Obrigado, thegt4man. Vou levar o carro a outro lado para uma 2ª opinião... se vier a reparar o motor, vou pedir parar programar o quadrante para o aviso de revisão de 15K em 15K Km.
-
Pede uma opinião na oficina Caçoilauto. É alguém muito experiente e conhecedor em mecânica, principalmente Renault.
-
Obrigado pela dica. Vou contactá-los, sim...
-
Arranja um motor reconstruído, é o melhor que tens a fazer.
-
Viva,
Antes de mais, o meu pesar pela avaria do motor.
Quanto a soluções, a opção de comprar um de um salvado numa sucata é sempre um risco, pois não sabes o estado real do mesmo. Em minha opinião, a solução passaria entre a reparação desse motor e a compra de um reconstruído. Claro que a reparação terá que ser entregue a quem saiba do que faz - e já te deram uma boa recomendação de um mecânico com experiência. Tendo em conta que com um motor reparado fica "como novo", se o problema for apenas de segmentos, acho que será uma boa solução (se não houve aquecimentos excessivos nem nada, poderá ser bom sinal), e ficas com um motor "novo". Aproveitas e mandas mudar a distribuição (se o carro é de 2005 em 2015 deveria levar a 2ª mudança de distribução, e com o motor fora custa menos)
Quanto aos intervalos de manutenção, já foi dito tudo... os 30.000 km são excessivos (apesar de ser o preconizado pela marca). Já agora, qual o óleo que habitualmente levava nas revisões? 5w40 ou 10w40? Este último com intervalos de 30k km, e pode estar aí a explicação da avaria precoce.
Curiosidade: sabes qual o índice do motor (F9Q ???) ou pelo menos a potência (105 ou 120 cv)?
Boa sorte com a resolução do problema
-
Obrigado, thegt4man. Vou levar o carro a outro lado para uma 2ª opinião... se vier a reparar o motor, vou pedir parar programar o quadrante para o aviso de revisão de 15K em 15K Km.
Como já foi dito em cima leva à oficina Caçoilauto. Ele conhece bem a marca e sabe-te aconselhar sobre o melhor a fazer com a carrinha. Quanto às revisões apesar de a marca aconselhar (se não me engano)30.000km ou 2 anos, o óleo antes de chegar a esse tempo ou kms já não tem as propriedades que devia para manter o motor devidamente lubrificado. Daí causar bastante mais desgaste. A cada 15.000km ou 1 ano é mais indicado.
nelson, a Scenic só trouxe o 1.9DCI de 105cv até 2003 (só na Scenic I) esta já é de 120cv
-
nelsonjrgomes, muito obrigado. Já recebi vários conselhos no sentido de pedir uma 2ª opinião e espero levar o carro à Amadora muito em breve, idealmente ainda esta semana... :)
E sim, aproveita-se e muda-se o kit de distribuição, que nunca foi feito.
No fundo até acho que tenho tido sorte com o carro porque apesar de ter sido sempre um pouco negligente quanto a revisões sérias regulares, em auto-estrada costumo puxar por ele e nunca tive problemas de motor ou turbo. Tenho que mudar de atitude no futuro...
Oleo tem sido ultimamente Elf 5w40 sintético mas ultimamente, como tenho sido eu a meter litradas para repor os níveis, tenho comprado uma marca mais barata mas na mesma 5w40 e obviamente com as normas RN0710.
O motor é 120cv.
thegt4man, muita coisa vai mudar de aqui em diante, e as revisões de 15k em 15k é uma delas! ;)
-
A questão do tempo entre revisões já foi falado noutros tópicos, se lerem bem no manual, lá diz de 30 em 30 mil km se se fizer uma condução normal, se for uma condução citadina ou porta a porta o intervalo deve ser reduzido para metade ou coisa do género, não me recordo de quais são as palavras em concreto.
Julgo que não há ninguém que faça uma condução tipo "normal", por essa mesma razão não se deve ter em conta o prazo entre revisões dado pela marca como o mais correcto. Alem disso há carros cujo DB vai corrigindo o prazo entre mudanças de óleo consoante o tipo de condução que se tem. E como já foi dito, a qualidade do óleo e dos filtros (óleo e ar) também é importante.
-
Os carros só se ressentem do uso/cuidado que lhes damos ao final de uns anos de uso correcto/incorrecto...
Infelizmente corremos o risco de que estas coisas aconteçam e não és o único, se bem que o caso que conheço é muito mais flagrante pois a pessoa em questão levou SEMPRE o carro à Renault para as manutenções necessárias com o material todo necessária e a Megane de 2008 com motor 1.5Dci de 105 cv, com cerca de 135000kms rachou a cabeça do motor... Resultado 4800€ para reparar o motor...
Quanto às revisões: certamente que o que a marca preconiza não é para prejuízo dos motores, mas no mínimo, e independentemente dos kms que se possa fazer, pelo menos uma vez por ano se deve levar o carro para fazer a revisão.
Na minha opinião, penso que deverias reparar o motor, pois sendo o trabalho bem feito, tens ai um dos melhores motores feitos pela Renault e que te vai certamente durar uns bons anos extra.
-
Kovinha, eu devo ter tido muita sorte mesmo... sempre que faço viagens de centenas de Km em auto-estrada é muito fácil chegar aos 160+km/h sem dar por isso. Quando reparo, levanto o pé. Tenho que usar mais o limitador ;) ... Depois é aquela de ir esticar as pernas a uma estação de serviço e desligar logo o motor, sem dar tempo ao turbo de estabilizar... Por estas e por outras, admiro-me de ter chegado aos 160.000 sem grandes problemas!
Se a e$timativa que me derem for viável, vou reparar o motor... senão, fica parado até chegar uma oportunidade :sad:
Mas quero crer que a maleita não seja muito grave. Como já disse antes, a ausência de fumo anormal no escape, o consumo de combustível que nunca passou do esperado, tal como o indicador de temperatura, o não notar falta de potência ou resposta do motor,... tudo isto me deixa menos preocupado, mas posso estar enganado. As únicas coisas a apontar são mesmo o consumo de óleo e o ligeiro ruído metálico que oiço no ralenti mas que nem sempre se faz notar...
Vamos a ver... Por enquanto estou pacientemente à espera de notícias da Caçoilauto.
-
Posso te dar o meu exemplo: o meu percurso diario para o trabalho é de 70 kms para cada lado e tds, mas tds os dias, em cada viagem que faço, independentemente de estar atrasado ou não, e é rarissimo passar dos 100/105 km/h, deixo o motor a trabalhar cerca de 30segs a 1min para ele não arrefecer bruscamente e os liquidos do carro assentarem todos de forma mais homogenea possível...
Se já tenho estes cuidados com o C2, quando vier o Clio (que deve chegar daqui a semana e meia) ainda mais cuidados vou ter, que por exemplo não tive com este: pelo menos uma vez por mês, dar uma esticadela no motor; uma vez por mês por gasóleo aditivado para manter o motor o mais limpo possível, entre outras coisas...
Que tenhas sorte e o €strago não seja tão grande como esperas...
-
Boas noites, só para fazer uma actualização, deixei hoje o carro internado na Caçoilauto para cirurgia completa ao motor. Desejo ao Luis Caçoila um bom trabalho e desejo também que não haja surpresas na operação. Até breve :)
-
Foi decidido reparar então?
Qual foi o diagnostico?
-
E quais são os prognosticos em termos de t€mpo para o arranjo do carro?
-
Digamos que o diagnóstico ainda não foi feito, só depois de abrir o motor haverá novidades. Mas em princípio será segmentos. No entanto resolveu-se fazer uma reparação total, não considerando - para já - a substituição de pistons, bielas e turbo.
Se tudo correr bem, poderá demorar 10 a 15 dias.
-
Quanto ao outro t€mpo, prognósticos, só no fim do jogo ;) Mas posso dizer que está bastante aquém dos valores que me foram indicados no primeiro local onde fui.
-
Isso é o mais importante e tendo em conta que o carro esta em boas mãos, certamente que vai voltar ainda melhor ;)
Ficamos a aguardar novidades.
-
Kovinha, darei novidades sempre que se justifique. E obrigado pelo interesse :)
-
Boas!
Tendo passado cerca de 20 dias a cargo da Caçoilauto, fui buscar a minha Scénic na passada quinta-feira.
O principal problema era, como se esperava, os segmentos espatifados e o turbo a sugar o oleo. Assim, aproveitou-se e a intervenção no carro foi praticamente um motor novo. Só o bloco do motor, pistons, cambota, bielas, bomba de óleo, são as mesmas. O turbo foi reparado, e tudo o resto foi substituido: kit distribuição, bomba de água, junta da cabeça, capas e bronzes, segmentos, filtros, oleos, etc...
Fui buscá-la a tempo de a levar até ao Algarve para a Pascoa. Fomos pela A2 e viemos pelo IC1. Para rodar o motor, nunca cheguei aos 140 Km/h. Fizemos cerca de 700km com as voltinhas por lá. Achei a carrinha com o comportamento de motor muito bom, suave e estável. Fez um consumo médio de 6.2L/100 com 5 pessoas a bordo e a mala cheia. Acho excelente!
Quanto ao €strago, ficou tudo por 2000 e picos, contra os 3000 que me pediram no concessionário só para abrir o motor... faço ideia do que seria depois do trabalho feito!
Em resumo, dos ainda poucos dias de que tenho o carro, estou satisfeito. Gostei de conhecer o Luis e sublinho a sua disponibilidade e simpatia e o trato personalizado com o meu caso. Espero que não seja em breve :wink: mas concerteza voltarei a recorrer aos seus serviços na Caçoilauto.
Obrigado a todos pelos conselhos e comentários!
-
Vi por lá a carrinha a meio da operação. Ainda bem que correu tudo bem e que estás satisfeito. o Luis não falha ;)
-
O Luis e uma máquina
-
O importante é ter terminado da melhor forma ;)
-
O Caçoila devia era começar a pensar em mudar a oficina para o norte. Ia lá fazer as manutenções todas aos meus charutos. :grin:
-
Eu sou da opinião que o amigo Luis Caçoila deveria ter uma oficina no Norte durante o dia e á noite continuar na Amadora...lol
cumptos
-
Na Renault os 2000€ é tipo o cliente a pagar 30% de um motor novo e montagem :grin:
-
É mesmo! Sem dúvidas que 2ªs e 3ªs opiniões são sempre de considerar.
-
Ainda bem que tudo correu pelo melhor e que a máquina está de volta à estrada e com mais força ainda :D