Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => A Marca Renault => História => Tópico iniciado por: laguna1994 em 29 de Outubro de 2009, 19:50 pm
-
Os Renault 9 e 11 foram automóveis produzidos entre 1982 e 1988. No mercado norte-americano eram conhecidos como Renault Alliance e Encore respectivamente.
O R9 foi um 3 volumes de 4 portas, lançado em 1982 e foi vencedor do Carro do Ano Europeu do mesmo ano. Uma versão do R9 foi produzido pela American Motors Co. (AMC), nos Estados Unidos, onde era conhecido como Renault Alliance (embora também tivessem um discreto emblema AMC no vidro traseiro). O Alliance apareceu na "Car & Driver" na lista dos 10 melhores para 1983, e foi também "1983 Motor Trend Car of the Year". Além das 4 portas, o Alliance foi oferecido comuma versão de 2 portas, e a partir de 1984 um cabriolet. O R11 foi uma berlina de 2 volumes de 3 ou 5 portas, lançada em finais de 1983. Nos E.U.A., a sua versão era conhecida como o Renault Encore. Embora os dois carros tinham nomes diferentes, e silhuetas, eram na realidade idêntica, e foram destinados a substituir conjutamente o antigo Renault 14. O R11 também se distinguia do R9 pela sua frente, que incluiu as ópticas duplas, algo já utilizado no Alliance (E.U.A.). O R9 também recebeu uma nova frente em 1984 e ambos os modelos foram ligeiramente alterados pela última vez em 1987, com novas frentes e traseiras, nomeadamente novas ópticas.
Ambos os carros utilizaram motores com cilindradas de 1.1, 1.2 e 1.4 litros, o bom e velho motor do tipo C (Cléon) de 8 válvulas, e uma suspensão de concepção básica que resultou numa boa experiência de condução normal. A excepção foram os 9 e os 11 Turbo, que utilizaram o mesmo 1.4 Cléon, mas desta vez sobre-alimentado por um turbo Garret T2, o mesmo motor turbo do Renault Super 5. Embora mais pesados, a potência do motor foi suficiente para garantir um excelente desempenho, graças aos seus 115 cv DIN (85 kW). Houve ainda versão mais recente em relação a motorizações, o motor de tipo F (Font), que fora desenvolvido em colaboração com a Volvo, com 1.7 litros, inicialmente com 82cv, tendo depois visto a sua potência aumentada para os 90cv, que estimulou as versões TXE e GTX, ou seja a alta e média gama, respectivamente.
Os Renaults 9 e 11 continuaram em produção até 1988, quando o Renault 19 foi lançado como substituto. O Alliance e o Encore (que passou a Alliance a partir de 1986) foram abandonados após a aquisição da AMC por parte da Chrysler em 1987.
O 11 teve um momento de estrelato no filme do James Bond, de 1985 "A View To a Kill", onde Bond "rouba" um táxi, utiliza-o para perseguir a personagem interpretada por Grace Jones. Numa sequência coordenada pelo famoso duplo francês Rémy Julienne, o carro fica sem o tejadilho e é depois cotado ao meio, numa colisão com outro carro (um Renault 20).
(http://img203.imageshack.us/img203/479/renault9gtl1981800x600w.jpg) (http://img203.imageshack.us/i/renault9gtl1981800x600w.jpg/)
(http://img94.imageshack.us/img94/3875/renault9gt1982800x600wa.jpg) (http://img94.imageshack.us/i/renault9gt1982800x600wa.jpg/)
(http://img682.imageshack.us/img682/8485/renault11tseelectronic1.jpg) (http://img682.imageshack.us/i/renault11tseelectronic1.jpg/)
(http://img94.imageshack.us/img94/2979/renault9txe1985800x600w.jpg) (http://img94.imageshack.us/i/renault9txe1985800x600w.jpg/)
(http://img692.imageshack.us/img692/2646/renault9turbo1985800x60.jpg) (http://img692.imageshack.us/i/renault9turbo1985800x60.jpg/)
(http://img692.imageshack.us/img692/7481/renault11turbo1986800x6.jpg) (http://img692.imageshack.us/i/renault11turbo1986800x6.jpg/)
-
ainda se veem muitos destes
-
ainda se veem muitos destes
Olha que já se viu bem mais... Quando fui buscar o 11 a Lisboa, em mais de 500kms só vi um belo 9 GTS fase 1 em plena Lisboa, de resto, nem 9 nem 11... :rolleyes:
-
ainda vejo 2 r11 a virem fazer as revisões na marca :)
e tenho um vizinho que tem um 11 turbo que está irrepreensivel
-
ainda vejo 2 r11 a virem fazer as revisões na marca :)
e tenho um vizinho que tem um 11 turbo que está irrepreensivel
Olha que ir à revisão na Renault com um 11... São de senhoras não? :grin:
Já agora esse 11 turbo do vizinho, é de que fase e de quantas portas? :tongue:
-
3 portas , fase I
-
Bem levar um renault 11 a renault para fazer a revisão.. :P deve ser algo de muito raro..
Adorava ter um fase 1, 3 portas turbo, há pouco tempo o dono de um deve ter achado que eu lhe queria roubar o carro.. XD
-
Bem levar um renault 11 a renault para fazer a revisão.. :P deve ser algo de muito raro..
Adorava ter um fase 1, 3 portas turbo, há pouco tempo o dono de um deve ter achado que eu lhe queria roubar o carro.. XD
:grin: :grin: :grin: hummmmmmmmm coisa boa então não andavas a fazer :wink: para ele pensar nisso :cheesy:
-
Grande carro este, meu irmao aos 18 anos o seu primeiro carro foi um Renault 9 Turbo.
Grande maquina !
-
Relendo este topico verifiquei algo que me deixou curioso... Um 11 com lava faróis... O que já se fazia naquela altura :smiley:
-
Lava faróis não era inovação, inovação era computador de bordo.
-
Anuncio renault 9 y 11 "nueva gama" (http://www.youtube.com/watch?v=CGet8J5QEGs#noexternalembed)
-
Isso até parece uma estrada usada num fast and furious.
Grandes carros, daqui a pouco tempo vemos o MRC a tentar parar um camião com o 11 dele :laugh: :laugh: :laugh:
-
Isso até parece uma estrada usada num fast and furious.
Grandes caros, daqui a pouco tempo vemos o MRC a tentar parar um camião com o 11 dele :laugh: :laugh: :laugh:
Por acaso ate é a mesma... E na Argentina, o mesmo sitio onde foi rodado o filme. Google it...
-
Devia ter colocado que estava a ser irónico :wink:
-
Devia ter colocado que estava a ser irónico :wink:
Pois mas eu nao estou.
-
Ancienne publicité Renault R11 Turbo Phase 1 (http://www.youtube.com/watch?v=wud7r6i2IBk#ws)
-
Excellent!
-
Muito bom mesmo. :cool:
-
Ancienne publicité Renault R11 Turbo Phase 1 ([url]http://www.youtube.com/watch?v=wud7r6i2IBk#ws[/url])
PUB inspirada no filme "O Justiceiro"