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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: jpferreira1981 em 17 de Abril de 2015, 12:29 pm
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Boa tarde pessoal,
Eu tenho uma Megane Break II 1.5 Dci de 105 cv e ultimamente ando com um problema difícil de detectar, até porque o carro não acusa nada no painel de instrumentos e já o liguei duas vez à máquina em oficinas diferentes. O que me tem acontecido uma vez por semana é, estar a acelerar, travar e quando volto a acelerar não reage... largo o acelerador e volto a carregar e lá ganha vida novamente. Aqui há tempos o corpo da borboleta fazia um vibrar estranho assim que desligava o carro e na Renault impingiram-me uma nova. Associei que o problema poderia vir daí, visto que o vibrar, provocava movimentos irregulares na borboleta... E foi assim que a Renault me vendeu o problema, mas o que é facto é que o problema continua e não aparece qualquer mensagem de erro no painel. Alguém já teve esse problema?
Obrigado!
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Eu verificaria se o sensor do pedal de travão está a funcionar correctamente.
Sent from my german saloon car with Quim Barreiros playing "Cabritinha" on the radio.
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Tenho exactamente o mesmo problema no meu megas sedan 82cv....
Mas é de maluqueira... Posso andar um mês inteiro sem acontecer... como acontecer 2 ou 3 vezes no mesmo dia...
E só volta a acelerar se levantar o pé todo do pedal de acelerador e voltar a carregar... e responde normalíssimo...
Vi em foruns que fosse do sensor do travão com mal contacto e cortasse a aceleração, mas se fosse de esse sensor o carro acendia as luzes de stop, e no meu caso virei o 3º stop para dentro para quando isso acontecesse pudesse ver se a luz acendia e não acendia...
Se entretanto descobrir agradeço que partilhe a solução...
Abraço
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Errado. O sensor de travão engloba 2 contactos. Um para acender luzes e outro para informação de centralinas. Por isso tem 4 fios e não 2.
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E o que é que posso fazer? Desligar a ficha do sensor, limpá-la?
Enviado do meu iPhone 6 usando o Tapatalk
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Não. Testa-lo com máquina de diagnostico e substituir se se confirmar.
Já agora, fazer o mesmo com o sensor do pedal de embraiagem...por via das duvidas.
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Já agora.... onde é que o motor k9k tem borboleta??
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Estique La Pisse, na foto está identificado com o círculo vermelho!
(http://images.tapatalk-cdn.com/15/04/19/e4c8b6ffd25894325e4b20cfd2681fcc.jpg)
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eu vou para o sensor do pedal de acelerador, mas se és de M-Martins estás perto da Amadora e perto do Caçoila . portanto combina com ele e vai lá ver isso
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O que assinalaste é a bomba de vácuo, não é borboleta :wink:
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Esquece que vi mal :grin: tens razão é a borboleta sim senhor :laugh: :laugh:
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Eu tive esse problema no meu Laguna durante algum tempo... Também esteve na Renault ligado a Clip e nada. Não havia luz service nem nada ligado. Solução foi um sensor de posição da borboleta que foi diagnosticado por mim. Demorou ate descobrir o problema mas agora esta top!
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E como é que resolveu?
Enviado do meu iPhone 6 usando o Tapatalk
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Sensor novo. Na Renault queriam 158 euros e eu com 80 e pouco fiz a festa.
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Os sintomas que eu tinha eram que as vezes carregava no acelerador e o carro não respondia, havia um hesitação. A frio quando ligava o carro as rotações oscilavam.
Deixo aqui um pequeno vídeo se não se importarem.
Laguna F3P670/F3R768 TPS test Part1 (http://www.youtube.com/watch?v=z_QPMvbD-xo#ws)
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Nribeiro.... o que é que um motor de um laguna monoponto dos anos 80 tem a ver com um k9k euro 4 common rail a diesel??
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Monoponto? Que eu saiba não é monoponto... Já na Renault quase me chateei para saber o preço do sensor... Loool
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Mesmo que seja multiponto... são motores absolutamente diferentes. Basta dizer que um é gasolina e outro diesel e que um foi feito nos anos 80 e o outro passados 20 anos. Os metodos de diagnostico são diferentes, funcionamento e gestão completamente diferentes, causas de avaria completamente distintas...
Acredito que a tua intenção era ajudar. Mas não podes explicar todas as avarias de todos os motores do mundo com uma que tiveste no teu carro e que por acaso nem é parecida com a do Dci do topico ;)
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Seja como for eu não digo que seja o mesmo problema ou que a solução seja a mesma. No meu muitas vezes carregava no acelerador e não se passava nada... Largava r voltava a carregar e lá desenvolvia. Neste tempo em que andei desaparecido daqui o carro mediu compressão , bomba de combustível, etc etc e o problema era do sensor e fui eu que dei com o gato. Sensor novo e ate agora maravilha. Mais, quando ligava o carro a frio as rotações oscilavam e desapareceu com a troca do sensor.
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Certo. Isso é num motor a gasolina. Num motor diesel com borboleta essa só serve apenas para ajudar na desaceleração do motor. Para baixar a pressão da admissão quando se desacelera e o turbo continua a comprimir ar por inercia. Ha quem punha uma dump valve que faz o mesmo efeito mas para a pressao se libertar para fora do circuito. Nos de mais baixa potencia nem tem borboleta nem nada disso.
Num carro a gasolina ela é um do actuadores principais de controlo do motor.
Não tem uma nada a ver com a outra.
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Fixe. É isto que gosto de aprender e tenho feito isso! Aprendi muito mais com o meu Laguna! Não cheguei ao ponto de gastar rios de dinheiro como no Clio e o problema lá continuar... Depois vou postar no DB do Laguna tudo.
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Sim. Do que conheço de ti já ha uns anos no forum, sei que tens gosto e vontade em aprender.
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Boa noite,
eu tenho um problema parecido com este que descreves no tópico... no entanto nunca tentei resolver o problema, só acontece numa situação muito específica:
- Acontece quando estou a arrancar e dou pouca ou nenhuma aceleração, quando tento acelerar fico uns 3 a 5 segundos sem resposta por parte do acelerador!
Já liguei o carro ao OBD e dá um erro que penso ser throttle position sensor P0121.
Sabem o que possa ser?
Cumprimentos.
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Pedal do acelerador.... qual o carro?
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deve ser um renault
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Pode ser um Dacia.
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É um Renault Laguna II 2.0dci... :)
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Ficha do pedal do acelarador talvez...
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Mas é muito estranho acontecer apenas naquela situação...
vou ter de comprar um spray para limpar conectores e ver se dou com a tal ficha do pedal... aproveito e dou uma limpeza na MAF que parece-me que o carro está com menos força!
Obrigado pela ajuda.
cumprimentos,
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E ja testaste o que te disse? Ou não interessa?
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Pedal do acelerador.... qual o carro?
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Boas,
tinhas dito pedal do acelerador, o que é que eu posso verificar lá além da ficha?
abraço,
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Eu verificaria se o sensor do pedal de travão está a funcionar correctamente.
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esses 3 a 5 seg não será só 1 seg e isso que referes ser simplesmente LAG?
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Não, são mesmo 3 a 5 segundos e se estiver com muita inclinação tenho de pisar novamente a embraiagem para não ir abaixo! o acelerador não responde!
vou verificar também o sensor do travão, visto que se não me engano acontece mais quando levanto a embraiagem tiro o pé do travão e só depois dou aceleração... e é aqui que ele não responde durante uns segundos...
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ao fazer o ponto de embraiagem acelera mais um bocado, como se fosse um carro a gasolina ;)
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Tem de ser!
é um problema que consigo controlar bem... por isso é que nunca me preocupei muito em o resolver e acontece muito raramente!
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Ultimamente tenho estado mais atento e quando me acontece a falha, poucos segundos antes estive a travar e quando acelero, népias e quando volto a acelerar é como se nada fosse. Já me falaram em injectores, é possível?
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É possível sim, nas teres algum problema no sensor do pedal de travão, pois se estiveres a travar a centralina de injecção não vai acelerar pois não é necessário.
O sensor do pedal de travão, tem 2 circuitos, um que faz acender a luz de travão e outro que dá informação à centralina. Verifica se esse sensor está a funcionar bem.
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Viva,
É algo parecido com isto.
(http://i836.photobucket.com/albums/zz289/RFST/3.jpg)
Eu tinha exactamente o mesmo problema, resultado era o sensor, mas apenas um dos contactos dava falha. Era o que enviava info para a centralina, dai as luzes não ligarem quando o sensor falhava.
Se não estou em erro os contactos são entre o pino 1 e 2 , 3 e 4.
Um dos contactos é normalmente aberto, outro é normalmente fechado. Quando carregas no sensor trocam.
Eu acabei por comprar um numa sucata com medo de estragar o sensor ao abrir.
Mas afinal é simples, abre-se facilmente o sensor e é só lixar os contactos e fica novo.
Cmps.
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E o sensor resolveu? Ainda hoje falhou-me 2 vezes mas estava sempre a acelerar...