Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: mantixl em 17 de Abril de 2015, 18:54 pm
-
Saudações
No outro dia estava eu numa subida com o meu clio 1.2 (2000) e reparo que de um momento para o outro fico sem acelerador... sorte que tinha um bom balanço e ainda deu para completar a subida e encostar. Nisto, pensei que o tivesse deixado ir a baixo e tento dar à chave. A única coisa que parecia trabalhar era o motor de arranque. Nisto, fui espreitar o compartimento do motor e não vejo nada de anormal, exceto naquela zona da proteção da correia de distribuição (aquela que supostamente está escondida), vi um ligeiro desfasamento nesse encaixe e dá para ver a roda dentada sem a aparente correia. Ainda não tive oportunidade de o levar ao mecânico, mas suspeito que a mesma tenha partido, o que achei estranho, dado que não fez nenhum barulho estranho. Dito isto, qual é o pior cenário possível se for este o caso de correia partida? Pior cenário também em termos monetários... O carro já conta com 210k+ km's, portanto não sei até que ponto é viável investir numa reparação no pior cenário. O que acham?
-
O pior dos cenários?
Valvulas empenadas
Veio de martelos empenado
Cabeça rachada/empenada
Pistão com buracos das válvulas ou partido...
Etc etc
Resumindo: motor ou pelo menos cabeça nova
Melhor dos cenários...
Montar correia nova e tudo OK.
Só depois de desmontar dá para avaliar.
-
Tive esse problema com o meu ex-Clio II 1.2.
saca cabeça
leva ao torneiro
troca as 8 válvulas
junta nova
kit distribuição novo
óleo motor e filtro
motar tudo e pagar 400€ ao artista que fez o trabalho.
Como é natural fiquei todo contente... :laugh: :laugh: :laugh:
-
Estique La Pisse, o pior caso que descreveste seria capaz de produzir um sinfonia metálica imponente.
Rui, e ficou fino depois da "operação"?
-
Ficou impecável e sem qualquer problema durante 2 anos, até o trocar pela minha actual Sucata.
Até há cerca de 3 anos ainda sabia por onde ele andava, depois perdi-lhe o rasto.