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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: ferrari_boy em 22 de Abril de 2015, 16:48 pm
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Boa tarde,
Tal como digo no assunto deste tópico, tenho sentido desde a última revisão, em que mudaram o filtro do habitáculo, que a ventilação não tem funcionado conforme deveria.
Trata-se de uma Laguna 2 1.9dci de 2003 e o sintoma é: regulando a temperatura dos 16ºC até aos 25,5ºC não há qualquer alteração da temperatura da ventilação (isto já com o motor quente) - apenas sai quente quando se regula para o máximo (26ºC) - ou seja, não há uma regulação progressiva.
Isto não parece acontecer sempre, às vezes parece estar normal, mas poucas vezes.
Não sei se possa ter alguma coisa que ver com a troca do filtro de ar do habitáculo na revisão, ou se seja outra coisa.
Já alguém teve algum problema idêntico?
Obrigado desde já!
Rui
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Assumindo que o carro tem AC automático, o sensor de temperatura do habitáculo que está no espelho retrovisor (ou no encaixe do espelho, já não me lembro bem, mas tem um pequeno orifício) poderá estar avariado e daí não estar a detetar corretamente a temperatura no interior. Parece-me o mais provável, dados os sintomas
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Obrigado pela resposta.
No caso tem AC automático, mas isto acontece com o AC desligado e sem acionar o modo AUTO.
Seria na mesma o sensor de temperatura interior avariado?
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Correndo o risco de estar enganado, julgo que o modo auto só influencia se o módulo controla ou não o compressor AC, isto é, se liga ou não o AC. Não estando no modo auto, ainda assim só liga o aquecimento quando, ao regular para uma certa temperatura (nível de conforto), o módulo deteta que a temperatura interior é inferior àquela definida, e assim liga o aquecimento para que o habitáculo atinja a temperatura desejada.
Como disse, se o aquecimento apenas é ativado quando colocas a temperatura nos 26º, parece-me que o problema pode ser do referido sensor. Mas espera um pouco que há-de haver alguém que sabe mais do que eu que já dará a sua opinião daqui a bocado.
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Boas
Retira a tampa junto ao retrovisor no interior porque essa parte acomula muito muito pó e pode de algum modo influenciar
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sitio do sensor de temperatura
(http://i1072.photobucket.com/albums/w368/jorgeferro96/31%20-%20Coacutepia_zpsccq3atfq.jpg) (http://s1072.photobucket.com/user/jorgeferro96/media/31%20-%20Coacutepia_zpsccq3atfq.jpg.html)
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Obrigado,
Já desmontei e limpei o sensor localizado no espelho, mas o resultado continua a ser o mesmo. O motor que possui trabalha.
Alguma sugestão mais?
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mas não faz frio? é isso?
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O problema é que só faz frio e sempre à mesma temperatura, isto em modo manual e regulando a temperatura do ar desde 16ºC até aos 25,5ºC nos comandos.
Só colocando o regulador a 26º é que sai ar quente e mesmo quente, ou seja, não há temperaturas intermédias.
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para mim é o sensor de temperatura, ou num caso extremo o módulo de A/C avariado
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fui dar a um sitio em que dizem para trocar a sonda do evaporador, situa-se na zona dos pes do condutor do lado dto
depois diz alguma coisa
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Olá,
Obrigado pelas respostas.
Já descobri o sensor, mas ainda não consegui desligar a ficha, e estou com algum receio de arrancar os 2 cabos.
Aquilo parece ter um espigão algures para não sair facilmente, mas ainda não consegui descobri em que lado (ou lados) estão, e o espaço para manobra não é muito.
Alguém tem alguma dica para retirar a ficha?
Obrigado!
Rui
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tira o sensor para fora 1º , tens fio que chegue para isso e depois com ele cá fora desligas a ficha
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Ligar a um aparelho de diagnostico e ver os valores de temperatura que os sensores estão a enviar... antes de começar a trocar peças sem certezas...
Sent from my german saloon car with Quim Barreiros playing "Cabritinha" on the radio.
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Já consegui retirar o sensor.
Tinha visto num outro forum inglês alguém com o mesmo problema, e que o problema foi este sensor e que tinha bastado limpar e ficou bem.
No meu caso, aparentemente o sensor não tem nenhum dano, mas não sei a nível elétrico se tem ou não dano. Limpei, voltei a colocar, mas o problema permanece.
Hoje na Renault, queriam-me ficar com o carro porque já diziam que seria a resistência e o permutador de calor, que não seriam os sensores etc, com uma postura que não me deu confiança nenhuma, porque nunca acederam à hipótese de fazer o diagnóstico.
O que queria perguntar, é se há alguma forma de verificar em casa se os sensores estão em ordem ou não, ou se indo a uma oficina com o "computador" deles se conseguem detectar isso.
Obrigado!
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Se o problema surgiu após troca do filtro, já verificou se o mesmo está bem montado, é o correcto e não ficou nada a obstruir a passagem de ar?
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alguem sabe quais os valores de teste (ohm) para estes 2 sensores?