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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: pfortunas em 24 de Abril de 2015, 23:40 pm
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Boas pessoal
Tenho um Laguna 1.9 DCI 120 cv de 2001 com a Luz ABS, Travão, e Stop a Vermelho tudo aceso ao mesmo tempo.
Já houve quem me dissesse que o problema era no modulo do Abs, o que não duvido.
a minha duvida é: é possível saber com diagnostico (ligado à Clip ou outra maquina) se o problema é electrónico ou mecânico?
É que me afirmaram que o problema era mecânico.
Sendo problema mecânico não poderá ser da bomba central ou do servofreio? Ou será que as máquinas já estão tão avançadas que informam logo as avarias mesmo de componentes que não têm qualquer parte electrónica?
Peço desculpa pela ignorância mas...
E já agora alguém tem ou usa uma "Delphi ds150 Pro " e que me possa dar a sua opinião, é que estou a pensar comprar uma mas queria saber se funciona bem com os Renault, é que já tentaram ligar algumas maquinas no meu carro que não deram indicação nenhuma de jeito ou pura e simplesmente não funcionaram.
Um grande obrigado a todos pela ajuda que me possam dar e um grande abraço.
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só mesmo ligando à clip, mas pode ser de um simples sensor abs de roda até ao módulo de abs
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Pois, amigo scenick
a questão é essa deixei o carro na oficina para verem o problema e no dia seguinte disseram que o diagnostico foi esse, mas nem um print com o resultado da anomalia nem mais nada, o problema é da parte mecânica do modulo de ABS e um novo é para mais de 800€.
o que me deixa algumas duvidas, dos sensores já os testei e estão OK isto fazendo o teste com um Multímetro e uma alimentação de 12v com uma resistência de + - 500 Om aproximando um íman e afastando todos eles variaram a leitura da voltagem.
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Experimenta falar com o artur - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=15567.0, (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=15567.0,) pode ser que ele tenha alguma bomba de abs
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Obrigado, Rodinhas
Mas antes quero ter a certeza que é mesmo do modulo.
É que não me fio muito no diagnostico que me foi dado, mas se realmente não tiver outra hipótese la terei que ver a ref do Modulo e tentar ver se o Amigo Artur me safa. :wink:
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Passa na caçoilauto ;) ele vê-te isso - http://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0)
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Provavelmente é o que irei fazer,
tenho que ver a melhor forma de la chegar sem apanhar :police: pelo caminho Pq. Não fui à Inspecção :assobio:
O meu pobre (calcinhas) Já esta parado à porta vai fazer 1 Ano. Falta de $$$$$ e outros problemas que me surgiram, mas quero por o bichinho a funcar com tudo a que tem direito. Aos poucos Vai...
Obrigado
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Boa Noite pessoal,
Finalmente chegou a :happy: "Delphi ds150 Pro" que mandei vir e já estive a ver os erros do meu carrito e o que me diz no ABS é:
Brake (ABS (Anti-lock braking system) - Diagnose - MT/AT)
DTC Description
DF185 - Brake servo solenoid valve circuit/internal feed
- Unknown status
- Present
Será que há aqui alguma alma caridosa que me possa dar alguma informação de como verificar e reparar isto?
um grande obrigado a todos
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Modulo de ABS
Sent from my german saloon car with Quim Barreiros playing "Cabritinha" on the radio.
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Finalmente problema com o ABS resolvido; (modulo em 2ª mão 80€) substituí-o e depois substitui também o óleo com a maquina para a sangrar os travões como a que o Tony do Atrelado Fez, mas parece que não ficaram bem sangrados, já não sai nem uma bolhinha de ar mas não trava como travava mesmo com a bomba do ABS avariada, dantes carregava no pedal e o carro estancava, agora mesmo dando uma sapatada o pedal vai indo para baixo e o carro vai afrouxando sem dar sinal de ser o abs em acção, pois não se sente aquele trepidar característico.
Já estou a dar em doido com esta Me.... :parede: o pedal vai quase sempre até ao fundo e começou a fazer um barulho de ar no pedal do travão assim que ligo o carro, mas não é sempre por vezes basta tocar-lhe com o pé na parte de lado do pedal e ele cala-se.
Segundo sei seria a membrana do servo freio mas era quando se carrega no pedal, neste caso passasse o contrario, quando carrego no pedal o barulho do ar pára :huh:
Alguém me pode dar alguma dica, sem ser ir à oficina é que estou no desemprego e o $ mal chega para as peças.
Um grande abraço e Obrigado pelas dicas que me foram dando anteriormente.
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Sim, parece que o servo-freio está estragado...
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Obrigado Estique La Pisse, La vai Barão :cry:. Já agora se-calhar é melhor procurar também a bomba central não?
Alguém me sabe dizer onde posso ver a referencia do servo e da bomba central, para ver se encontro alguma em 2ª mão?
Obrigado
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as de experimentar carregar no pedal do travão com o carro desligado, se ficar tipo pedra, é quase de certeza o servofreio nas lonas.
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Bom é assim: Com o carro desligado carrego no pedal uma vez e vai até ao fundo com um barulho tipo bomba de bicicleta :assobio:
(FFFFFFFFFFF) depois sim fica rijo como ferro.
De qualquer forma com o carro desligado é normal que o pedal fique rijo pois o servo não esta a actuar o que não é normal é o assobio. Mas já consegui um servo-freio em 2ª mão vou busca-lo hoje as 10H.
Vamos lá a ver se não está pior que o meu, o que vale é que o gajo diz que me devolve o Pilim se não estiver bom. E por 60€ completo com a bomba central e o copo do oile acho que até está um bom preço.
Depois digo e tento postar umas fotos da montagem, obrigado.
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seria normal ficar rijo, depois de 2 ou 3 pisadelas no pedal e não logo a seguir à primeira. ou melhor, vai ficando cada vez mais rijo à medida que vais carregando no pedal. Os sintomas que descreves é de certeza o servofreio nas lonas.
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Pois.
Já agora alguém me sabe dizer como posso testar o servo-freio antes de o montar, é que queria ver se este que comprei está bom ou se tenho que o devolver.
obrigado.
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Primeiro não há necessidade de usar o citar da mensagem imediatamente anterior, há i botão responder para se usar ;)
Não faço a mínima ideia, se existe alguma forma de o testar antes de o montar, ou que tipo de teste fazer, mas pelo menos antes de desmontar seja o que for, podes-lhe ligar o tubo de vácuo , e com o carro a trabalhar ver como se comporta, se faz os mesmos barulhos quando é accionado, etc
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OK!
Obrigado Tony, já tinha pensado fazer isso mas tinha receio de danificar a bomba central por não ter óleo ao accionar o embolo só com ar.
Amanhã já vou experimentar.
uma vez mais Obrigado.
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à que ter cuidado com o curso da bomba central, não deixar ir até ao fim do curso se não os vedantes vão à vida.
A ideia também não é estares para ali a carregar naquilo, basta ver só se ele mantém o vácuo ou não.
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Bom Já está Montado, agora é atestar sangrar e experimentar, Mas isso só mais logo pela fresca porque isto de se tentar reparar o carro sem ter garagem, tem que se lhe diga é esperar por uma hora em que a sombra chegue ao lugar onde o carro se encontra ou esturricar ao sol enquanto se trabalha :grin: