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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Ganzado75 em 30 de Abril de 2015, 08:22 am
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Hoje a minha Megane III 2009 1.5 DCI 110 cv resolveu me brindar as 6.00h com luz e apitos a dizer Perigo gripagem motor, e com um trabalhar irregular.. por sorte tenho uma maquina que da para ler os codigos de avaria e dizia isto glow plug heater ckt a malfunction e para ver cilindro 3.
no tradutor diz que é uma vela a parte do cilindro estara relacionada com a vela ??
toda a informação é bem vinda
ps: desculpem os erros mas era para ir para fora de fds e ja tou com uma azia... :dance:
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Boas,
Na minha LAguna III 1.5dci esse erro era o filtro de particulas. Foi apenas forçar uma regeneração, e ficou ok. Mas fiquei na estrada duas vezes à conta disso...
Mas também já ouvi dizer que pode ser outras coisas...
Abraço, e boa sorte!
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mas a minha foi o injetor n:3 que morreu.. injetor novo problema resolvido.. uma dubida carro tem de ir a maquina fazer alguma afinacao ou é automatica..
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Terá de programar o injector colocado
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tem de ser a clip da renault ou outra maquina faz isso ?
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Algumas maquinas conseguem, quais não sei, essa é mais a área do estique lá pisse ;)
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:azn:quer dizer que se o injetor for posto mas não programado o carro não trabalha ou trabalha mal ?
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alguém me pode dizer se um injetor novo faz mais barulho que os outros 3 que lá andam ou é ao contrario..
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Pode não estar correctamente codificado ou então está mais algum avariado
Sent from my german saloon car with Quim Barreiros playing "Cabritinha" on the radio.
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fui lá ao bacano e pa semana vou la para ele ligar a frogoneta a maquina.. erros não da nenhuns no CB.. deixa ver na maquina depois . obrigado pela ajuda :happy:
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Ufa :dance: problema resolvido.. bastou ir ver o codigo do injetor ir a centralina e meter codigo novo e voilá.. :lamp:.
maquina a bombar as mil maravilhas.. o que uma treta de numeros faz... pelo que ele me explicou a versão antiga não era preciso meter codigo.. bastva andar uns kilometros e a centralina fazia isso.. se é verdade ou não não sei :O) 0:))
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Ainda bem que ficou resolvido.
No entanto essa informação está errada. O código está escrito no próprio injector no exterior. Sabes o que significa esse código?
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amigo disso não percebo muito.. eu vi ele a fazer o teste e vi os codigos dos injetores.. ele meteu o codigo do novo e a carripana deixou de fazer martelinhos :lamp:
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Boa noite
Tenho um megane coupe de 2009 de 110 cv
Apareceu a mensagem perigo gripagem motor.(derivado ao filtro de partículas)
Agradecia ajuda em quem me poder ajudar.
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Tens que ir fazer uma regeneração forçada possivelmente ;)
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Como sabes que se deve ao FAP?
Se assim for terás que substituir óleo e filtro após uma regeneração forçada.
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o que é necessário para fazer isso.
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é necessário mudar o filtro de partículas, o filtro de partículas deve de ser mudado de quantos em quantos km.
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Em vez de estares a pensar já em trocas de fap, o meu conselho é fazeres um diagnóstico com a Clip. Essa mensagem pode ser muita coisa e não obrigatoriamente um problema do fap.
E o fap no 1.5 dCi não tem manutenção nem está previsto no plano a sua troca.
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o mecânico disse que isso acontece porque o carro anda pouco e não chega a fazer a regeneração.
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concluir que o problema é do fap apenas pelo aparecimento de um erro genérico ?
como é que ele chegou a essa conclusão?
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ligou a maquinha e disse que era do filtro de partículas.
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Então vai fazer auto-estrada com isso a uma rotação constante (tipo 3.000). Se não resolver tem que se forçar a regeneração com a máquina de diagnóstico. O ideal é levar a máquina durante a ida à auto-estrada para ver em tempo real a quantidade de fuligem no filtro :wink:
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Boa noite a todos, desta vez calhou-me a mim :cry:, acabei de chegar a casa,
Vinha na autoestrada e reduzi para 50 na via verde e comecei a acelerar e apareceu a mensagem "Perigo gripagem do motor". A luz apagou logo de seguida. Andei mais 1 km e voltou a acender e ficou a fazer uma vibração estranha apesar de ligeira. A primeira coisa que fiz foi desligar o motor e abrir o capôt para ver o oleo, está a um quarto do limite inferior, parece tudo normal...
O carro ainda está dentro da garantia pois compreei-o há uns meses mas estou preocupado pois gosto muito deste carro...
Que acham que pode ser assim muito por alto e sem ver? Será as capas das bielas? Ou será problemas de injectores?
Acho que vou ter mesmo que mandar rebocar o carro...
Obrigado, Um abraço a todos!
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Maioritariamente tem a ver com a injecção/anti-poluição, geralmente é algo relacionado com o FAP que não está bem. Mas pode ser outra coisa qualquer.
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Já não é mau de todo, ja o pus no reboque e ja esta na renault amadora, agora é esperar o melhor
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É bem capaz de ser o fap a querer regenerar e não conseguiu :laugh: :laugh:
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Se o deixaste na Vesauto (Amadora) deixaste-o em boas mãos :wink:
Depois vais perceber porquê :laugh: :laugh:
Tudo se resolve, tens aí uma boa grande máquina.
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O trauma das capas de biela... ;)
A minha Laguna 1.5 teve o mesmo sintoma uma semana depois de a comprar... Isso quase de certeza é o filtro de particulas. O carro deve ter falhado algumas regenerações, e depois dá esse erro.
Abraço!
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Boa tarde a todos, obrigado pela a ajuda e pelas dicas do que poderia ser,
MauroTM já tinha deixado antes na Vesauto e gostei muito do serviço, e gostei muito da atenção do mecânico que o tratou, muito porreiro, por acaso não és tu? :happy:
Telefonaram-me mesmo agora a dizer que o problema são os injectores que têm de ser trocados, como estava a trabalhar não deu para perguntar quantos era nem muito muito mais...
É normal os injectores irem à vida nestes motores? Eu por acaso puxo um pouco por ele, em autoestrada ando em média a 145km/h e todos os dias costumo passar na IC16 que é uma subida valente...
De qualquer modo para um 1.5 este carro anda mesmo muito bem nunca pensei que pudesse existir tal coisa, era daqueles que ainda pensava que a cilindrada era igual a performance :afro: mas já fico a pensar que a fiabilidade não é o forte dele
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O trauma dos FAP´s lol.
Sendo assim tens aí uma "bela" despesa, se tiveres que mudar os 4.
Boa sorte
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Se o deixaste na Vesauto, deixaste-o em boas mãos :wink:
Depois vais perceber porquê :laugh: :laugh:
Hmmm... porqué o desconfio da vesauto? {winks}
O miguel é joia de pessoa, vendedor conheço hà 25 anos
Mas tb nunca deixei meus carros na oficina... oops
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Se estiveres a falar do Miguel Marques só se for uma jóia para os clientes...
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uiiii.... para os colegas nao é ?
:x :x :x
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Diria que abusa um pouco como se fosse mais importante que aquilo que é.
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é triste, de facto... bom ambiente no trabalho é crucial.
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Boa noite malta .
Tenho um Megane 3 coupe 1.5 dci 110cv
Hoje vinha a andar normalmente com o carro e voltou-me a aparecer a mensagem "perigo de gripagem de motor" , esta já a segunda vez que me aparece .
Da primeira vez dava erro num injector , na altura troquei e resolveu o problema até hoje .
Fui a um mecanizo colocar o carro na máquina para ver qual o problema e deu isto :
(http://i.imgur.com/V5GqFvT.jpg)
Outra coisa que "descobri" junto que o mecânico é que o meu computador de bordo está "atrofiado" , isto porque na mensagem de "Próxima revisão" aparece 30000km/s / 299mes (sim 299 meses) e não conseguimos resetar aquilo de forma nenhuma .
Obrigado desde já pela ajuda .
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Bom, tens alguns Erros que fazem despoletar essa informação no CB.. parece-me que tens o FAP colmatado, a precisar de regeneração (forçada?) ou o sensor de pressão dessa unidade com problemas (caso que aconteceu a um amigo recentemente).
Outro problema é a anomalia de sinal do OQS (sensor de qualidade do óleo motor) - é como no caso do sensor de temperatura de líquido de refrigeração, caso tenha anomalia atua a ventoinha do radiador por precaução.. O sensor OQS também interfere com o cálculo da periodicidade de manutenção, logo pode estar na origem do erro do período de manutenção.
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O arranjo para isso é de alto custo ?
Ou é fácil de se fazer ?
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Isso é mais dificil... tens se conhecer as causas efetivas desses erros, se de natureza eletronica ou dos referidos componentes... tem de ser visto pelo mecânico..
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Boas,
sei que este tópico já tem sido falado várias vezes, mas queria expor uma dúvida diferente daquilo que vi já discutido.
Antes de mais, o carro é um Megane de 2009 com 110cv. (1.5 dci)
Ontem, quando a esposa saiu de casa acendeu a luz de reserva. Mesmo assim, e confiando numa reserva bastante grande, decidiu fazer um pouco mais de 50Kms sem abastecer. Claro que quando chegou a casa e me disse o que se tinha passado fiquei um pouco preocupado com a autonomia que me poderia restar.
Hoje, dirigi-me imediatamente à gasolineira que tenho mais perto de casa (E. Leclerc) e atestei o depósito com o que eles chamam de gasóleo aditivado.
Depois de uns 2KM, quando carreguei na embraiagem para parar num cruzamento, o motor parou e acendeu o tal "Perigo de gripagem do motor". Tentei colocar novamente o carro em funcionamento (o que consegui à segunda tentativa) e cheguei a casa.
Abri o capot e vi umas pequenas bolhas de ar a circular naquele tubo que tem a bomba manual para ferrar o "gazoil". Parei o motor, dei umas duas ou três bombadas naquilo, liguei o motor, e lá estava outra vez o aviso de "Perigo de gripagem do motor", o STOP e a luz de motor.
Acham o aviso pode estar relacionado com as tais bolinhas de ar (que entraram no tubo devido a uma quase quase falta de combustível) e com o andar aquilo passa-lhe, ou o melhor é mesmo estar quieto?
Agradecia a vossa sábia opinião!
Um abraço!
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Ou nível de óleo baixo ou excessivamente alto. Penso que esse motor já tenha OQS (sensor de qualidade do óleo).
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Não terá nada a ver com injeção, isso é um alerta associado ao circuito de lubrificação.
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Ou nível de óleo baixo ou excessivamente alto. Penso que esse motor já tenha OQS (sensor de qualidade do óleo).
Na altura tentei ver mas não tinha forma de limpar a vareta como deve ser, mas pareceu-me bastante bem "oleada".
Vi o óleo para aí há um mês e na altura o nível estava bom. Entretanto não lhe adicionei óleo nenhum.
Quando voltar para junto do carro verifico isso como deve ser e depois digo alguma coisa.
Obrigado!
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Actualização
Hoje à tarde liguei o carro e voltou a aparecer a mensagem.
Percorri uns 2KMs e desliguei. Passados uns 10 minutos, quando liguei novamente já não apareceu o "Perigo de gripagem de motor" + STOP + Chave inglesa + Motor, mas passados uns segundos apareceu "Mandar verificar antipoluição" + Chave inglesa + Motor.
Pelo menos já não parece tão assustador. Amanhã vou mandar ver aquilo.
Um abraço!
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Essa mensagem perigo gripagem do motor tambem ja apareceu no megane do meu pai. Megane dci 110 de 2011 com 60 mil km. Registou um injector, foi visto pela clip e apagados os erros. Agora vamos a ver se volta a aparecer. Fap nao é pois já nao tem. Pelo que vejo é usual aparecer isso, no senhor onde fui fazer o diagnostico tava lá um igual com o mesmo problema.
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Medo destes motores...
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Boas.
Tenho uma Megane de 2010, 110cv, 1.5 dci com 190.000km Durante algum tempo que anda com o aviso de anti-poluição acesso, só consigo apagar na máquina mas volta sempre a aparecer mas não chateia nada. Ontem à noite quando ia em sexta a cerca de 120km/h numa grande subida apareceu-me mensagem de perigo de gripagem de motor. Segundos antes senti uma perda de força muito ligeira. A luz desapareceu passado uns segundos e volta a aparecer sempre que meto pé a funda em sexta. Sinto perder ligeiramente a força e se insistir com o pé do fundo dá a mensagem. Se retirar o pé assim que perde força nem chega a aparecer o erro. O que acham que pode ser? Vou levar ao Mecanico mas com o Natal pelo meio e com algumas viagens para fazer precisava da carrinha. Acham que com o erro apagado não há grande perigo?
Obrigado desde já.
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O carro entra em "safe mode".
Será o filtro de partículas, com partículas a mais? :wink:
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Porque é que o filtro de particulas surge sempre em primeiro lugar nos pseudo-diagnosticos, se a experiencia de quem anda pelos foruns, e tem esses motores, chega sempre á conclusao de que os FAP nos 1.5dci é raro darem problemas?...
Leva-o á CLIP Renault e depois diz aqui qual era o problema. O pessoal agradece.
Cumptos e Bom Natal!
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Recentemente isso acontece numa kangoo lá do serviço, e era um erro causado pela válvula que controla a pressão diferecial interna do FAP, exatamente a ocorrer nos mesmos moldes que descreves, só ocorria em carga e normalmente em AE
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Não entra em safe mode. Apenas sinto uma paragem na aceleração por um ou dois segundos. Se deixar de acelerar nem chega a aparecer o erro. Se insistir aparece o aviso apenas por alguns segundos. Depois do alerta aparece sempre outro alerta para verificar o ESP. Hoje fiz alguns quilómetros sem me aparecer nenhum aviso porque não foi necessário meter o pé no fundo. Obrigado a todos pelas respostas.
Não sei quando vou conseguir levar a carrinha à Renault mas quando for partilho aqui os resultados.
Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
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Isso já me aconteceu numa altura em que a bateria estava fraca. Primeiro o "perigo de gripagem do motor", depois o " verificar ESP" e terminou no "verificar faróis direcionais". Esta última falha é que me levou a concluir que estava tudo bem, pois a minha sucata não tem xenon





Mas o melhor mesmo é isso ser analisado com a Clip. Apagar erros não resolve nem nunca resolverá nada. Apenas adia...
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Olá! Tenho um Megane III 1.5 dCi 110 cv GT-Line de 12/2010 e hoje apareceu-me esse problema.
Procurei sobre esse problema ( " PERIGO GRIPAGEM MOTOR " ) e os tópicos que me apareciam sempre era a falar sobre o "fap". Nos quais li para fazer cerca de 100km com uma velocidade constante (100 ou 120 por exemplo) mas não sei se isso tem a ver com o problema que me apareceu pois não percebo muito de carros. Alguém me sabe ajudar ?
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Primeiro de tudo, é ver nível de óleo á vareta e de líquido de refrigeração, isso é o que pode causar gripagem do motor e possível de controlar visualmente... Se estiver tudo ok aí, pode ser muita coisa mas aí já convém ter um técnico a analisar o problema..
Recentemente vi um problema num injetor gerar essd aviso...
Pelo sim, pelo não, evite andar com o carro se a coisa não estiver relcionada com o nível de água e óleo, considere levar o carro de reboque á oficina.
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Verifiquei ambas as coisas antes de colocar algo aqui pois considerei essa hipótese e ambos estão bem. Comprei o carro a 14/05 ao stand. Consegui entrar em contacto com eles à coisa de 2h e amanhã eles vão meter o carro numa oficina e resolver o problema (tenho garantia de motor e caixa) o mais rápido possível.
Mas um muito obrigado! Quando souber qual o problema, a solução e o custo, informo aqui para quem puder vir a ter o mesmo problema.
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Os erros que aparecem no cb são genéricos, não dizem exactamente qual é o erro. Consoante a zona em que se dá o erro é lançada uma mensagem de erro. Que serve para alertar a existência de uma avaria, neste caso no motor, mas pode ter sido causado por vários componentes ou varias situações.
Normalmente associado ao erro, costuma-se notar alguns sintomas que ajudam a despistar o problema.
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Boas,
Hoje ao entrar no carro, apos ter feito uma pequena viagem (nem 5km), meti o cartão e liguei o carro, problema foi que o motor nao queria ligar totalmente empancando as 500RPM aparecendo o beep beep "Perigo de gripagem de Motor", eu decidi desligar e voltar a tentar, e sem surpresas o mesmo aconteceu, desta vez dando a mensagem antes do motor sequer ligar, ate que tentei uma 3 vez em que ele não mostrou mensagem nenhuma e o motor arrancou suavemente. Após isto fiz uma viagem de 50km e o motor parecia estar a trabalhar as mil maravilhas. A minha questão é se é algo de preocupar, ou posso deixar passar.
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Fui hoje ao mecanico e apos ter posto o carro na maquina ele afirmou que foi a valvula EGR que nao abriu. Gostava de saber se já aconteceu com alguem e que precauções deva ter futuramente.
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Pouco ou nada há a fazer quanto a EGR a não ser fazer una limpeza a cada 100 mil km para evitar o acumular de carvão fora isso só a velha máxima mudança de óleo e filtros a tempo e horas ...
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Pois mas o anormal é que o carro ainda nem fez um ano e ainda só fiz 30,000 km com ele. Foi comprado usado e sou o primeiro dono português, sendo este importado da alemanha se não me engano.
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Ainda não fez um ano nem 30000kms na tua mão, mas presumo que tenha mais que esses 30000kms ao longo da vida, não?
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Claro que tem, ele de momento está com 143,000 tendo vindo para a minha mão com 114,000.
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Se eventualmente tivesse sido limpa aos 100mil km que te falei não "bloqueava" tens aí a confirmação que a informação que te dei não estava de todo incorrecta.
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Isso também é muito relativo andré... depende muito do tipo de percursos e muitos outros factores. Andam por aí muitos carro e com muitos mais kms e nunca a EGR foi mexida...
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Exatamente, Luís.
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Isso também é muito relativo andré... depende muito do tipo de percursos e muitos outros factores. Andam por aí muitos carro e com muitos mais kms e nunca a EGR foi mexida...
Também não disse que se não se limpar a cada 100mil km a EGR avaria o user perguntou o que podia fazer para evitar problemas a limpeza a cada 100mil evita potenciais problemas a minha fez 280 mil sem ser limpa e nunca deu problemas (estava suja que doía mas estava a funcionar) só foi limpa aquando da mudança do turbo.
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Tenta confirmar os kms do carro...
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Independentemente dos km que fez ou que tenha, uma coisa é certa, percursos curtos, causam o entupimento da egr.
A solução é fazer limpezas de vez em quando, 100 mil km, pode ser pouco ou demasiado, e isso vai depender do tipo de percursos que o carro faz.
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Boas malta.
Efectuei a mudança da distribuição completa e revisão com troca oleo e filtros todos!
Kit Distribuição Power Gates (Tensor, Bomba Agua, correia)
Anticongelante Swagg
Oleo Valvoline 5w30
Filtro Ar purflux
Filtro Habitaculo Purflux
Filtro Oleo Purflux
Filtro Gasoleo Purflux
Tudo às mil maravilhas....
Passados uns dias aparece-me a mensagem no CB - PERIGO GRIPAGEM DO MOTOR.
Efectuei diagnostico do meu portatil com programa DELPHI e não me aparece qualquer codigo avaria....
Mensagem desaparece, e depois volta a aparecer.....
Alguem com o mesmo problema ou que tenha resolvido, ou conhecimento de algum parceiro onde possa fazer um diagnostico como deve ser ao carro?
OBRIGADO!
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Pedro, dá uma vista de olhos neste tópico que já tem muita informação.
Quanto a parceiros do fórum, tens a Caçoilauto na Amadora - https://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0 (https://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0)
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O meu megane 3 de 86 cvs acendeu hoje este aviso em andamento em estrada nacional, o mais estranho é que acendia avisava e apagava e voltava a acender passado 2 ou 3 minutos, andei assim ums 4 ou 5 kms enconstei e chamei reboque para nao arriscar mais, o estranho é que o comportamento do carro par3ceu-me completamente normal, do que podera ser? Esta ainda nao tem fap.
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Acompanho esta thread há alguns anos, desde que me deparei com a mesma mensagem "Perido de Gripagem de motor" na minha Megane 3 1.5 :police: :police:
Os diagnósticos e reparações foram feitos na Vesauto:
Gripagem de motor versão 1
- 2 injectores danificados e mais 1 já com erros/avisos
Gripagem de motor versão 2
- Ficha/cabelagem para o motor danificada (na altura fiquei tão contente de só pagar 1/2 hora de mão d'obra que nem quis saber que ficha/cabo era :angel:
Gripagem de motor versão 3
- Filtro particulas obstruido + Oléo diluido (esta já é certamente fruto do COVID, passei de 150km diários de AE para 5Km em cidade :evil:
Para concluir, e em termos de alterações no comportamento do carro, só mesmo desta vez do FAP é que notei alguma "falta de resposta", parecia que patinava entre mudanças, até já andava há umas semanas a pensar "a minha embriagem qlqr dia vai de galheto"
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Boa tarde a todos,
Pois bem tocou-me a mim. Megane 3 Gt Line de 2014 com cerca de 90000km, manutenções em dia (?).
Na passada sexta-fera ia a 150 com cruise control activo numa ligeira subida. Senti um leve engasgo, uma pequena perda de potência como se tivesse dado um ligeiro toque no travão. Logo de seguida todas as luzes ligam no painel, a STOP vermelha, a chave amarela, e a vermelho PERIGO GRIPAGEM DE MOTOR no lado direito. O carro perdeu toda a potência, rapidamente para 70kmh, foi o tempo de encostar e chamar a assistência em viagem. Do que me lembro de cabeça, no mesmo sítio do “gripagem de motor”, deu várias mensagens, verificar ESC, verificar mais não sei o quê, mudou rapidamente, mas eram umas 2-3 coisas diferentes ou mais.
Como disse o carro não tinha absolutamente nenhuma força, era como se estivesse em 5ª ao ralenti.
Ao encostar deixei estas uns segundos a trabalhar e de seguida desliguei o motor.
Esteve algum tempo com os 4 piscas ligados, quando veio o reboque e coloquei a chave na ranhura sem ligar o motor (este modelo não tem o keyless), ligou o perigo gripagem de motor e bateria fraca. Tanto o bateria fraca pode ter ficado por causa de algum tempo com os piscas, como ela podia já estar no limite de dar a mensagem (o carro tem andado muito pouco) e com os piscas ter ido ainda mais abaixo.
Foi rebocada e estou à espera que ma entreguem para ir claro está, à máquina.
Já li várias coisas que pode ter sido, aqui e em outros sítios: bateria, alternador não carregar a bateria, injectores, FAP, EGR, algum mau contacto qualquer sabe-se lá onde, etc.
Sendo eu um completo leigo em mecânica e não estando vocês com a viatura à frente, o que me poderá esperar e qual o seu custo médio de cada potencial avaria? Para ver se não sou comido por lorpa…
Estas avarias com a máquina descobrem-se e resolvem-se a 100%?
Muito obrigado a todos!
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Já me aconteceu algo parecido e posso ser mais preciso com o que se passou e qual o problema no meu caso.
Começou com o aviso de avaria elétrica (o carro em questão é uma grand Scenic mk4 (2017-2021). Aparecia e desaparecia. Numa pesquisa Google encontrei uma folha de um manual do kadjar que indicava para este erro problema no alternador. Como não me dava jeito encostar o carro insisti andar com o carro a dar esse aviso de avaria eléctrica. No dia seguinte com o carro em andamento começa a aparecerem vários erros ( verificar arranque em subida, verificar esc, verificar ABS, perigo de grilagem do motor, fiquei sem direcção assistida, etc. Resultado, tive que encostar o carro e não pegou mais, nem os vidros conseguia subir ou descer. Chamei o reboque e ele disse logo que devia ser o alternador. E era. Teve que ser reparado. Isto foi o que se passou comigo. Mas não há nada como ligar á máquina.