Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: tejotabe em 04 de Maio de 2015, 20:38 pm

Título: Desgaste Anormal de Pneus
Enviado por: tejotabe em 04 de Maio de 2015, 20:38 pm
Viva,

Montei uns penus Continental SC5 na minha Renault Megane Break fase II de 2008. Contudo decorridos 23000Km (montei-os em fev/2013), já estão praticamente lisos nos lados (sobretudo na parte externa do pneu) e no centro já estão quase a tocar na marca.

Para uns pneus que me custaram 270€ parece-me que andaram pouco. Acresce o facto de ter uma condução bastantes suave (nunca ultrapasso os 130Km na AE) e na cidade sempre a baixa velocidade.

Em Maio de 2014 antes de ir à inspeção na mesma oficina  pedi um alinhamento da direção e deram-me a folha que anexo e disseram que estava tudo Ok.

Hoje fui lá levar a fazer a revisão (óleo + filtro) e disseram-me que tinha de os mudar pois já para além da multa já poem em causa a segurança. O desgaste deveria ser do eixo torto.

Ara os entendidos, podem dar-me a vossa opinião sobre os resultados? Já não confio muito neles...
Título: Re: Desgaste Anormal de Pneus
Enviado por: tejotabe em 04 de Maio de 2015, 20:44 pm
(http://imageshack.com/a/img661/6600/ofyAo3.jpg) (http://imageshack.com/a/img661/6600/ofyAo3.jpg)
Título: Re: Desgaste Anormal de Pneus
Enviado por: pjrcampos em 04 de Maio de 2015, 21:38 pm
Desgaste anormal de pneus no meio, normalmente significa excesso de pressão. Na parte de fora, regra geral é desalinhado.
23000 de facto é pouco..
Título: Re: Desgaste Anormal de Pneus
Enviado por: MauroTM em 04 de Maio de 2015, 22:12 pm
Alinhamento da direção.

Há um pneu (dos dianteiros) que está mais gasto certo?
Título: Re: Desgaste Anormal de Pneus
Enviado por: RenaultTurbo em 04 de Maio de 2015, 22:29 pm
Pressão a menos gasta mais as partes exteriores. Pressão a mais gasta mais o centro do pneu.
Se em ambos os pneus tanto a lateral interior como exterior estiverem mais gastas que o centro é porque andaste com pressão a menos.
O alinhamento da direção provoca desgaste diferente entre 2 pneus no mesmo eixo e costuma comer mais o interior.

Se for atrás ou é o caso da pressão ou o eixo já teve melhores dias.