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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Gerimbeta em 11 de Maio de 2015, 15:48 pm
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Boas
Ao fazer a mudança de óleo deparei com esta baba na caixa de velocidades, será válvolina? Vem de onde do eixo?
(http://s18.postimg.org/tvmjrg9cp/CAM01137.jpg)
Obrigado.
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Só com esta imagem será um pouco dificil dizerem ao certo de onde vem o oelo.
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Boas.
Não tenho outra.
Aquela parte preta circular e no canto superior direito é julgo que o eixo para a roda da frente esquerda.
Obrigado.
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Lava isso bem, e vê se volta a aparecer, como essa parte fica por baixo do motor, pode estar sujo por ser óleo proveniente da zona do motor.
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Ok.
Obrigado.
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Pelo menos no meu C2, quando tive que trocar o retentor da cambota, também tinha um bocadinho de óleo na junta da caixa, mas não era de lá que ele vinha...
Por isso elimina essa hipótese, lavando o motor e vendo de se ele volta a aparecer no mesmo local ;)
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Na minha laguna era um retentor do eixo mesmo junto há caixa, com a rotação mandava a valvoline para todo o lado
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Retentor do eixo?
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Na minha laguna era um retentor do eixo mesmo junto há caixa, com a rotação mandava a valvoline para todo o lado
Boas.
Nesse caso não se sentiria algo na caixa?
Perde a valvolina rapidamente?
Obrigado a todos.
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Fole de transmissão com retentor roto
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Então e que motor é?
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Bruno110,
É o 1.5 Dci de 105 CV o K9K 732.
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Eu perguntei porque tenho 5carros com esses motores lá na oficina e todos eles teem uma fuga idêntica a essa e é na união da coloxe com o corpo da caixa,ou seja pela junta "cola" não usa junta.
Mas cada caso é um caso, lavas bem a caixa para depois poderes tirar mais conclusões.
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Boas.
Podes explicar isso melhor? É que pesco pouco da poda.
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Na minha Laguna tive uma situação idêntica e era um furinho que se torno num buraco no dia em que mudei a valvolina resultado fiquei com 2litros de valvulina no chão da garagem
Se é do lado esquerdo esse fole tem um rolamento que trabalha em conjunto com o cardan e dentro desse mesmo fole existe valvulina, mas nada como verificares o nível da mesma....ou então faz como te disseram limpa e ve de onde pode vir.
Esse mesmo fole aparafusa-se a caixa de velocidades penso que é o que Bruno110 queria referir.
Fica aqui umas fotos do possível fole que esta equipado com a tua Laguna
(http://i1122.photobucket.com/albums/l528/whitexoc/WP_20150529_18_13_46_Pro_zpsvisstdat.jpg)
(http://i1122.photobucket.com/albums/l528/whitexoc/WP_20150529_18_13_35_Pro_zps0hscyl5k.jpg)
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lol... O Bruno não se referiu a nada disso mas pronto ok :P
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ok não foi o que o bruno110 disse mas....se é óleo ele tem de vir o do motor ou da caixa, mas neste caso aposto mais na caixa
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O óleo da caixa e do motor teem cores e cheiros diferentes.
Mas este carro em questão não usa aquele tipo de fole.
A posivel fuga de que eu falo e na união da caixa com a coloxe da para perceber que a caixa è unida e nessa união è que será a possível fuga.
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Boas Whitexoc, não é ima laguna mas sim uma Megane.
O nível da valvulina vê-se por baixo na caixa?
A mudança desse fole para um mecânico é coisa demorada?
Obrigado.
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Já agora o que é a cloche?
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E se for nessa união da caixa com a cloxe qual é a solução?
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a coloxe é aquela zona da caixa onde fica a embraiagem, se a junta entre esta parte da caixa e a zona onde trabalham os carrectos, só abrindo a caixa para renovar o vedante.
O nivel da caixa ve-se por baixo, há um bujão a meio da caixa com esse objectivo.
Quanto à substituição do fole, ainda é coisa que demore algum tempo ;)
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a megane não usa esse fole usa retentores nas entradas das transmissões.
Ou perde óleo pelos retentores, ou se o óleo vem de dentro da cloche trata-se de óleo de motor perdido pelo retentor da cmbota ou dot 4 do rolamento hidraulico de embraiagem
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Desculpem "desenterrar" este tópico mas gostava de uma ajuda. A minha Laguna, uns tempos depois de a comprar, quando puxei mais por ela, perdeu parte da valvulina da caixa. Fui ao mecânico e ele, além do que saiu em andamento, ainda tirou 3,8lts da caixa quando só deveria levar 2,4lts. Ele disse que tive sorte em não ter danificado nenhum vedante com a pressão do óleo a mais, mas que contudo deveria ficar atento pois algum poderia acabar por ceder entretanto. O que é certo é que reparei hoje que tinha umas pingas no chão da garagem e, ao ver a carrinha por baixo, reparei que o fole esquerdo que liga a transmissão ao diferencial está molhado e com pingas e tudo chapinado em baixo, já o resto da caixa está completamente seca.
A minha dúvida é, do lado esquerdo do diferencial leva algum retentor ou é o fole que faz a vedação?
A carrinha é uma Laguna II 1.9dci com caixa PK6.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210626/9a5550249418051b9ff66a11c682147c.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210626/17a3febe100d52eea1e75b104b5de3f6.jpg)
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O fole veda junto a caixa, mas na transmissão tem um rolamento, e esse sim, costuma perder oleo com o uso.
Sendo o mais provável no teu caso.
No entanto podes ver se o fole não está roto ou mal apertado.
Substitui isso o quanto antes.
Verifica o nível de óleo e atesta se necessário enquanto andares com ele assim..
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O fole veda junto a caixa, mas na transmissão tem um rolamento, e esse sim, costuma perder oleo com o uso.
Sendo o mais provável no teu caso.
No entanto podes ver se o fole não está roto ou mal apertado.
Substitui isso o quanto antes.
Verifica o nível de óleo e atesta se necessário enquanto andares com ele assim..
O rolamento que fala é aquele que fica dentro do fole onde aperta a abraçadeira, certo?
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(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210626/17a3febe100d52eea1e75b104b5de3f6.jpg)
A imagem tem a seta a apontar para o rolamento que está na transmissão, e sim o fole prende ao rolamento com uma abraçadeira.
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Resolvido!!
Sempre foi o fole que rasgou, cabiam 2 a 3 dedos no rasgo que tinha. Já o substituí, deu uma trabalheira do caraças mas ficou impecável!!
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Também acontece, andas-te por sitios com paus ou caminhos mais acidentados?
Trocaste tudo? rolamento e fole ou só o fole?
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Não, só fiz estrada!! O fole estava rasgado mesmo na parte de baixo.
Troquei o fole e o rolamento, vinha tudo num kit de reparação da Sasic. Tinha perdido cerca de meio litro de valvolina. Já está tudo impecável.
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Boa, pode ter sido a borracha que estava ressequida.
Comigo tem sido mais rolametos, qualquer dia tenho uma coleccção de foles usados mas ainda em bom estado. :laugh: :laugh: