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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Jk_Alentejano em 13 de Maio de 2015, 19:26 pm
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Boa tarde, então aqui o Clio já a uns meses que por vezes ligava a luz da resistência no quadrante e durante o tempo que tivesse acesa o carro pedir força, o ralenti fica muito inconstante podendo mesmo o carro ir abaixo e ouve-se um barulho tipo com a cadencia de um relógio mais mais grave parecendo vir da zona por detrás do porta luvas.
Ligando o carro à maquina dá um erro no "sensor de pressão de colector- pressão incoerente" ou algo do género. Pensou-se assim que fosse o dito sensor avariado, e enquanto tive à espera do mesmo cada vez mais o carro entrava nesse modo a falhar que dura cerca de 30s-1m. Hoje o sensor veio, substitui-se mas o comportamento do carro continua igual e o mesmo erro voltou a aparecer.
Alguém tem ideia do que poderá ser?
(https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpt1/v/t1.0-9/11181808_998847100140176_46155049063479516_n.jpg?oh=c1f8ebdebb8af7a5301afb3450fa74a6&oe=55CADDD2&__gda__=1442999386_179efef7906be5dfffa1b2a1271906a4)
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O que poderá ser, não sei e há por aqui malta que percebe mais disso do que eu e que pode dar algumas dicas.
Um dos erros frequentes ao lidar com avarias num carro, é de substituir o que está a dar leituras erradas, sem se pensar que o lê esses dados (sensor) até pode estar em condições.
Se não há pressão é porque pura e simplesmente ela está a escapar-se por algum lado. Não há fugas no circuito de alimentação ao rail/colector? A bomba de pressão está ok?
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Obrigado pela a ajuda Rui, reli o que escrevi e não disse que era no colector de admissão. Como me disseram que havia outros carros a ter esse problema assumiu-se que também fosse, estou a ver agora que provavelmente erradamente.
Assim como verifico se a bomba de pressão está boa? E não noto haver fugas de combustível mas podem haver sem eu saber.
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Aproveitei e vou dar uma olhadela no cofre, fora algum óleo babado não vi nada que indicasse fugas de combustível, mas tirei fotos e pode ser que algum olho mais treinado encontre algo errado.
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xtp1/v/t1.0-9/11159458_998862590138627_2196485999059438608_n.jpg?oh=0645289a211cc24ff02b0b4a712de15c&oe=55CC4B0A)
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xta1/v/t1.0-9/11258105_998862593471960_3051954903251503942_n.jpg?oh=7d18ce3a76ec027179e90a87642d322c&oe=55CFC25B)
O sensor é esse que diz FAE
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xta1/v/t1.0-9/11235431_998862586805294_6993389652559130055_n.jpg?oh=f96144aab2f52d2bcac46fb8a481c159&oe=55CDB3D0)
(https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/10995365_998862653471954_5067491354190145148_n.jpg?oh=847cc4392eb4a83f14e9a7a01a180201&oe=560CC1E3&__gda__=1438801258_5ca5e6baf7202ad5a7d3ed9649c28cd4)
(https://www.facebook.com/photo.php?fbid=998862663471953&set=a.997606933597526.1073741828.100000446878548&type=3&theater)
Estas duas são na zona por baixo do filtro de ar:
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xaf1/v/t1.0-9/11147578_998862666805286_1929606729766173411_n.jpg?oh=35e74cf6cb303147e7082980f64543b3&oe=55CBF169)
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/10423729_998862686805284_1560703490424275483_n.jpg?oh=2472d25d8d9f887016549d6310e55460&oe=560C5D67)
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/11000421_998862710138615_1056878867427644128_n.jpg?oh=e955c214e39854acdd8842bc5c9ad92c&oe=560DB71C)
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Pelo que tenho visto e ouvido por aí é muito raro estes sensores periféricos avariarem, espera que alguém mais entendido te dê uma opinião melhor, não gastes dinheiro sem ser bem empregue
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Sim senick é o que estou a tentar fazer, noutro fórum li o seguinte de um clio com sintomas parecidos:
"Esse problema tem a ver com os colectores de admissão. Têm que ser desmontados e colocadas novas juntas. O que acontece é que com o tempo começa a haver um ligeiro empeno dos colectores que são em plástico e entra ar, assim a sonda não consegue fazer as leituras correctas originando em alguns casos o ralenti irregular e em outros"
Que acham?
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O jogo de 4 vedantes mais o grande são referências com muita saída na loja de peças da Renault
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Esquece o meu comentário da bomba de pressão, pensei que fosse diesel.
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Ok Rui, obrigado pela tentativa de ajuda na mesma :smiley:
Isto das juntas do colector realmente estava a fazer algum sentido, só que pensando melhor isto é um problema que se manifesta por um período de tempo definido, e nem é quando aperto com o carro, acontece até quando vou devagar, talvez até só em desacelerações. Assim acho que aponta para algum mau funcionamento de um componente que tenha electrónica em vez de algo exclusivamente mecanico.
Lembrei agora de uma coisa que nos diesel costuma ser problemático, inclusive no meu já limpei, como isto acontece a baixa rotação será que isto pode ser um problema da EGR? Não digo estar entupida mas a funcionar mal, tem maneira de desligar sem ser na maquina para testar?
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E onde está a EGR no teu Clio? Já a viste alguma vez?
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Não vi nem sei se tem, isto sou eu a pensar alto, normalmente não sou eu que ando com este carro, como agora fui com ele à inspecção vi que estava muito abandalhado e resolvi arranjar eu antes que fique ainda pior.
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A borboleta é interna, se os vedantes do colector, nunca foram mexidos, os da borboleta, também devem nunca ter sido mexidos, e podem não estar a vedar bem.
Alem dos vedantes dos colectores, as borrachas da tampa de válvulas ali dos tubos das velas também devem ser substituídas pois já deixam sair óleo e entar humidade ;)
Alem disso estas borboletas costumam dar raia ;)
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Aquela luz da resistência num carro que não tem pré-aquecimento por norma não é sinal da caixa da mariposa a dar erros? Pergunto eu?
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Boa tarde, então aqui o Clio já a uns meses que por vezes ligava a luz da resistência no quadrante e durante o tempo que tivesse acesa o carro pedir força, o ralenti fica muito inconstante podendo mesmo o carro ir abaixo e ouve-se um barulho tipo com a cadencia de um relógio mais mais grave parecendo vir da zona por detrás do porta luvas.
O meu quando acontecia isso, era a borboleta de admissão toda suja... experimentem limpar a borboleta e fazer um "reset" dos valores da mesma com a CLIP a ver se resolve...
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Amanhã tenho que ir à oficina e vou falar com eles a ver o que pensam também, mas pelo que vi limpar os colectores e a borboleta pode ser uma solução, assim como trocar os vedantes.
Obrigado pela ajuda, amanhã digo mais algo-
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Bem venho dar feedback do que se passou, depois de testarem vários sensores incluindo o captor PMS e o de detonação e nada resolver os problema resolveram então tirar o colector de admissão, limpar a borboleta que segundo disseram não estava muito suja e trocarem logo as juntas do colector.
Com essas coisas coisas o problema ficou resolvido, para mim o problema seria mesmo a borboleta por causa da maneira que se manifestava o problema, o sensor de pressão do colector de admissão é que não deu para devolver e acabei a paga-lo, mas para compensar não paguei mão de obra nenhuma e perderam bastante tempo de vota do carro.
Como pedi o usado de volta hoje meti-o no carro e continua a funcionar bem comprovando que o sensor está bom.
Obrigado pela ajuda, cumprimentos.