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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: lagunamos em 19 de Junho de 2015, 00:27 am
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Viva,
A minha Laguna II (motor MR9) apareceu-lhe no início desta semana uma mensagem no CB de "Verificar injeção". Não é ainda luz vermelha, é "apenas" a laranja, mas como não gosto muito deste tipo de avisos, fui a um concessionário Renault para que fosse feito o diagnóstico.
De referir que a carrinha não apresenta nada de anormal no seu funcionamento, anda bem, responde bem, não deita fumos, não aquece, não noto a ventoinha a trabalhar mais, mudanças e ralenti tudo ok. De diferente noto apenas o seguinte: um cheiro mais intenso dos gases de escape e quando a desligo, noto um desligar diferente, ou seja, faz um barulho que acaba de repente e que não é suave (normalmente desliga de forma progressiva, natural).
Na Renault fizeram-me um diagnóstico um pouco estranho: não sabem dizer o que está a provocar a mensagem porque a bateria não está a dar a energia que a carrinha precisa. Segundo eles, a centralina precisa de 80% ou 85% de carga da bateria, mas esta apenas está a fornecer 60%. Deste modo, apenas trocando a bateria (e eu pagando quase Eur 200) poderiam saber a verdadeira origem do problema.
Achei estranho e como não noto nada de mal na bateria (que é de gel, e com quase 3 anos, portanto, muito recente), disse para não fazerem mais nada e testei a bateria em casa. Com um multímetro e com a ajuda de um amigo, acusou 12.1V com a ignição desligada e mais de 14V com o motor a trabalhar. Conclusões do meu amigo: a bateria está em bom estado e o alternador está a trabalhar bem, que também é a minha opinião.
Face a isto, estou tentado a ir a outra Renault...
Até lá, peço que quem tenha conhecimentos suficientes que alvitre o que pode estar a originar esta mensagem e se vêm mal em andar com a carrinha nos entretantos?
Obrigado pela ajuda que possam dar.
P.S. a luz do filtro de partículas até ao momento não acendeu e ainda há pouco tempo (menos de um mês) fiz viagem em condições para que a regeneração se tivesse feito... só falo disto porque no passado já tive esta mensagem no VB e a mesma resultou de não ter feito as regenerações na altura devida.
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Vê este tópico - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5665.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5665.0)
Normalmente quando a bateria esta a dar as ultimas, costumam aparecer uns comportamentos pouco normais por parte da electrónica, mensagens de erro sem existir qualquer problema, efeito árvore de natal no quadrante, etc
Aproveita e faz de novo o teste com a bateria completamente desligada do carro. se ela apresentar só 12v é porque já não deve estar de boa saúde segundo a tabela no tópico referido
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Viva, tens razão, a carrinha começou a dar outros sintomas que não deixam dúvidas que o problema reside na bateria (ar condicionado não arranca, o arranque está mais custoso, etc).
Portanto, os homens da Renault a que fui fizeram o diagnóstico correcto.
Enfim, no meio disto tudo só lamento não ter tido o cuidado de me lembrar de carregar a bateria de vez em quando, pois faço muito circuito urbano. Esta durou menos de 3 anos!
Há alguma marca de bateria recomendada para este tipo de utilização muito urbano (ficaria satisfeito se durasse 5 anos)? É que se é para durar o que esta durou (marca EXIDE), então mais vale por marca branca.
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(...)É que se é para durar o que esta durou (marca EXIDE), então mais vale por marca branca.
...que até pode vir da mesma fábrica e tudo. :laugh:
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Boas....
é engraçado que eu tendo um laguna 3 tenho a bateria ainda de origem (vai fazer 7 anos) e de há um tempo para cá noto alteração no carro, p.ex ao ligar a luz d serviço acende e mal calco a embraiagem ela apaga, às vezes ao desligar noto que não é tão suave. Poderá também ser a bateria nas últimas assim como válvula EGR a ficar entupida :P
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Na mudança da bateria, verifiquei o manual da carrinha e o mesmo diz que é suposto haver um tubo que deve ser ligado à bateria por causa dos ácidos.
No entanto, não encontro o tubo na carrinha. Será que o tubo apenas está disponível em certas versões? É só curiosidade minha, pois a carrinha desde que está nas minhas mãos nunca teve o tal tubo ligado e nunca notei problemas (embora o borne positivo agora na mudança acussasse alguma sufaltação).
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Boas,
Só para dar conta que o problema residia no motor da borboleta que deixou de funcionar. Teve de levar uma nova, com a devida reprogramação.
Até agora sem problemas, a mensagem deixou de aparecer e a carrinha funciona normalmente.
O único sintoma da avaria foi um aumento no consumo de combustível - passou de 7l para os 8,5-9l - devido à mistura "rica" que a ausência da borboleta estava a provocar.
Depois da carrinha vir da oficina, reparei nesta ficha "solta". Sabem dizer-me do que é?
(http://s10.postimg.org/6zal4i0it/IMG_1259.jpg) (http://postimg.org/image/6zal4i0it/)
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quando me apareceu essa mesmo erro era uma valvula dita por eles, mudaram ate hoje... mas desde que a tenho que baixar dos 7,5l aos 100km nao dá... lol