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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Olives em 27 de Junho de 2015, 14:06 pm
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Sou desde há 5 anos dono de um Renault Clio 1.2 RN de 1997, que tem sido impecável... até há uns meses, quando começou a dar-me problemas no mínimo estranhos. E com o passar dos tempo os problemas têm trazido mais problemas, evidentemente. Neste momento o carro apresenta os seguintes sintomas, que acontecem de vez em quando:
- Ao ligar a ignição, não faz o reconhecimento da chave, o carro não pega e, ao ligar qualquer interruptor (4 piscas, limpa para-brisas, vidros... enfim, qualquer coisa), faz um zumbido e ao mesmo tempo o ponteiro das rotações vai ao máximo. Zumbido esse que parece vir do lado dos fusíveis, mas já estive a ver e estão todos operacionais.
- Após andar alguns km, o carro começa a engasgar e a perder força quando preciso de acelerar mais um pouco, principalmente se for a baixas rotações. Tenho de desacelerar e voltar a acelerar para isso parar.
- Ainda em pleno andamento, toda a instalação eléctrica falha. Fico sem luzes, sofagem, rádio... nada. Às vezes até o motor pára, tendo de o pôr novamente a trabalhar. A electricidade vai e vem logo.
- Ao fazer marcha-atrás, quanto mais o volante fica virado, mais barulho faz. Barulho esse que dá a sensação que é alguma coisa a roçar algures no eixo dianteiro.
Quais são as possíveis causas destes problemas, e quais são em média os custos para o conserto? :huh:
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Os primeiros problemas parecem-me relacionados ou com fios partidos ou algum fio de massa que não faz contacto. Mas assim sem ver o carro é impossivel adiantar mais que isto...
Quanto ao ultimo problema. Provavelmente tem a ver com alguma folga nos triangulos ou alinhamento incorrecto da direcção.
Sent from my german saloon car with a blow up turbocharger
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Não custa tentar, tirar os bornes da bateria, com lixa fininha dar uma lixadela nos terminais da bateria e no interior dos bornes de ligação... ligar e apertar bem as porcas
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Os primeiros problemas parecem-me relacionados ou com fios partidos ou algum fio de massa que não faz contacto. Mas assim sem ver o carro é impossivel adiantar mais que isto...
Quanto ao ultimo problema. Provavelmente tem a ver com alguma folga nos triangulos ou alinhamento incorrecto da direcção.
Sent from my german saloon car with a blow up turbocharger
Bem, não sei porquê, mas a eventualidade de haver fios partidos ou algum mau contacto até faz sentido, já que estes problemas não ocorrem constantemente, embora com alguma frequência. Quanto à direcção, está alinhada, pelo que se calhar tem a ver com os triângulos. Apesar de achar estranho o facto de fazer barulho só com a marcha-atrás, quando estou a fazer manobras.
Mas de qualquer forma, espero que tudo isto sejam coisas assim simples.
Não custa tentar, tirar os bornes da bateria, com lixa fininha dar uma lixadela nos terminais da bateria e no interior dos bornes de ligação... ligar e apertar bem as porcas
Não. Bornes e terminais da bateria também não é, que já fiz esse procedimento e não deu em nada. A própria bateria também está boa. Relé, a mesma coisa. Não percebo
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Ora bem, sei que este tópico já tem 3 anos, e já resolvi o problema a nível eléctrico há quase 2, quando o carro deixou de trabalhar de vez. Mas mesmo assim vou dar o feedback. Mais vale tarde que nunca.
Ainda demorou um bom bocado o mecânico perceber de onde vinha o problema, mas quando descobriu tratava-se de algo simples. Como o Estique La Pisse tinha adiantado e muito bem, tratava-se de um fio partido. Mais concretantente, era o cabo da massa que estava a partir-se. Era precisamente esta falta de massa que fazia todo o sistema eléctrico falhar.