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OFF TOPIC => Tasca => Tópico iniciado por: GeoAir em 03 de Julho de 2015, 16:17 pm
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Boas,
Deixo aqui um problema que um colega de trabalho está na sua Ford CMAX : (não sabia bem que fórum seria mais adequado, por isso ficou mesmo aqui)
Tenho Ford C-Max 1.6 TDCi 109cv - ano 2008 que anda (de novo!) com um sintoma de motor a falhar e mesmo a desligar e o filtro de combustível completamente atolado. Tem sido sempre assistido em representantes da marca.
Por volta dos 53/54.xxx começaram os 1ºs sintomas. Aguentou até aos 60.000kms, na revisão programada trocaram o filtro e ficou boa.
Por volta dos 76.xxx kms voltaram os sintomas, trocado o filtro aos 77.xxxkms, ficou boa.
Por volta dos 85.xxx kms voltaram os sintomas, limpo o deposito e trocado o filtro aos 86.xxxkms, ficou boa.
Por volta dos 91/92.xxx kms (agora) voltaram os sintomas...
O carro está na oficina de um concessionário. Em testes, nem precisaram de ir à estrada com ela, meteram-na às 3500rpm e o motor falhou logo. Erros no computador, diz logo que é falta de combustível. Testaram com outro filtro usado, mas em condições, deixou de dar esse erro e o carro ficou impecável.
O(s) mecânico(s) não faz(em) ideia do que seja, que nunca viu(viram) nada daquilo. Pelo menos em filtros com tão poucos kms (cerca de 6.xxx kms). Um deles tem uma C igual, que tem cerca de 120.000 kms e que lhe vai pôr agora o 2º filtro. (coincide com a manutenção programada da Ford).
Duas teorias que ele avançou:
- Depósitos do posto onde costumo abastecer estarem mesmo muito sujos (apesar de ser regular o abastecimento nesse posto (+-90%), penso não ponderar isso, parto do principio que se estivesse mesmo muito mau, outros já teriam tido o mesmo problema...)
- Alguma reacção química entre os aditivos do combustível e o liquido do FAP. (faz algum sentido... )
Aquilo à vista parece serradura misturada com gasóleo, ao tacto dá mesmo a sensação de serradura, mas depois (ao esfregar os dedos um no outro) "desfaz-se" não se sentindo "nada" entre os dedos.
Conclusão, vão limpar de novo o depósito, filtro novo e vou passar a abastecer noutras bombas e esperar para ver... :?
Alguém tem conhecimento de algo igual ou parecido?
(https://lh3.googleusercontent.com/-UCCsRePRi48/VZaljEZ9lLI/AAAAAAAAMkY/yFy_S4S7Y1U/s640/Filtro1.jpg)
(https://lh3.googleusercontent.com/-nr4x_9BLqA0/VZaljBWcH9I/AAAAAAAAMkQ/Ml-igyjVm0w/s640/Filtro2.jpg)
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Ja vi pior...
Sent from my german saloon car with a blow up turbocharger
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E quais eram as causas? De referir que esta CMAX nunca levou combustíveis de marca branca, e o posto de combustível habitualmente utilizado é bastante concorrido...
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Pa, ja apanhei um peugeot com esses sintomas e a solução foi limpar o deposito e tubagens do filtro de gasoleo, isso segundo me disseram tem a haver com o gasoleo e o eolys, em principio se isso for bem limpo fica resolvido e nunca mais da raia...
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Vi dois casos. Um foi no tractor do meu pai. Os filtros e tubagens completamente entupidos de uma massa preta e nalgumas zonas essa pasta amarela. O tractor não tinha força nenhuma e ia abaixo com facilidade.
Outro caso foi num clio 2.2 dci65 dum membro aqui do forun que tinha a boia do deposito e o filtro de gasoleo e tubagens completamente saturados do mesmo e fornicou bomba injectora.
No primeiro caso usa e continua a usar gasóleo agrícola. No segundo caso suspeita-se que o carro usou muito gasóleo agricola antes do actual dono o comprar...
Sent from my german saloon car with a blow up turbocharger
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Eu quando tive carro a gasóleo, também tive um problema semelhante, mesmo com a limpeza do deposito o problema volta e meia aparecia.
Eu punha combustível quase sempre na mesma bomba. depois deixei de por tantas vezes nessa bomba e o problema deixou de aparecer com tanta frequência.
Se essa bomba tem muito movimento é provável que os contaminantes do combustível, andem mais dispersos e não cheguem a assentar nos depósitos, como em bombas onde há menos abastecimentos, permitindo o assentamento das impurezas nos depósitos da bomba.
E quais eram as causas? De referir que esta CMAX nunca levou combustíveis de marca branca, e o posto de combustível habitualmente utilizado é bastante concorrido...
Se calhar o problema está ai. Ele que experimente utilizar só combustíveis de outra marca a ver se o problema persiste.
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"nunca levou combustíveis de marca branca" se meter de marca branca até é capaz de não voltar a ter o mesmo problema :grin:
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Eu não quis ser tão directo :laugh: :laugh:
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Ele tem uma bomba intermarche a caminho de casa, pode ser que resolva.
Entretanto já tem a máquina de volta, com depósito lavado e filtro novo.
Obrigado pelos votos contributos.
Cumps