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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Caracol em 07 de Julho de 2015, 09:44 am
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Boas pessoal
Ontem o meu mecânico iniciou a troca das cames de válvula, e durante o processo reparou que os balanceiros estavam um bocado marcados. (milésimas segundo ele)
A minha questão é a seguinte, é normal visto que a função que exerce não era de esperar outra coisa, logo deixo ficar os mesmos, ou é imperativo a sua troca?
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É normal ter marcas derivado do uso. Não tens de trocar... Mas já que estás a mexer mete o veio novo. Pelo menos ficas sem folgas e sem barulhos daí derivados.
Sent from my german saloon car with a blow up turbocharger
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Obrigado pela resposta
Sim, vou deixar os mesmos e aguardar pelo resultado.
Em relação ao veio não estou a ver a qual te referes.
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Se o tema são os balanceiros só pode estar a falar do veio dos balanceiros não achas?
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oh scenick, lamento mas não cheguei lá. Ou achas que estou a meter conversa? Quando falou em trocar o veio dos balanceiros, por momentos fiquei na duvida, ou estaria a falar do rolamento do balanceiro (por mais estranho que pareça) ou veio de excentricos/arvore de cam, que neste caso, está em muito bom estado.
(https://cdn.pkwteile.de/thumb?id=2384216&lng=pt&m=2)
veio de excentricos/arvore de cam, era a isso que te referias
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Edit: o meu amigo google mostrou-me de que falavam... desconhecia por completo da existência desse veio
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Ter em atenção que veio de excêntricos vulgo arvore de cames é uma coisa e o veio dos balanceiros é outra.
Os motores de 4 tempos têm todos arvore de cames e podem não ter veio dos balanceiros.
A rotação das cames da árvore de cames vai provocar, de forma directa ou indirecta (através dos balanceiros), a abertura das válvulas de admissão e de escape do motor
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Eu sei perfeitamente o que é uma árvore de cames e sei qual é a função dela.
O que se sucede neste caso é que eu estive com o material "todo" na mão, e não vi nenhum veio de balanceiros. Daí a minha duvida...
A imagem que coloquei, anteriormente, é uma "amostra" do balanceiro utilizado no meu motor.
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Para não estar a criar um tópico novo, vou continuar a "saga" neste mesmo...
Na realidade após a troca das cames de valvula o barulho não desapareceu por completo...
Agora a minha duvida é de a referencia que estava no injector 4 não bater certo com a da centralina. E não faço a mínima ideia se quando foram para limpar, trocaram o injector ou está ali um serviço feito anteriormente... Palpites...
Após ver este video, complicou tudo! ! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=3z-IdGKmTcg#)
Alguém me pode elucidar em relação a este assunto?
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Não será já uma biela a bater?
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São novas as capas. Mas não vou descartar essa hipótese...
O barulho não é continuo. Em quente quase que nem faz.
Será que ainda estão a carregar?
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Com o auxilio de um estetoscópio eletrónico, tudo indica que é mesmo biela.
Aparentemente o xmarine estava certo desde o inicio.
Em setembro vou dar uma espreitadela às capas. Espero não ir já muito tarde.
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Vê isso E vê se a cambota não está tocada