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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: dacosta89 em 13 de Julho de 2015, 18:26 pm
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Boa tarde.
Eu já fiz umas pesquisas no fórum e já sei que os consumos do motor 1.5 dCi 110cv são um bocado elevados... No entanto, acho que isto é demais. Não consigo baixar dos 7 e é muito raro andar em cidade. Tinha um ford Focus 1.6 tdci, que estava a dar problemas e troquei pelo Megane a pensar que iria ter melhores consumos (devia ter pesquisado primeiro). Gosto bastante do carro, é confortável mas os consumos são horríveis. Agora que já comprei o carro, há alguma coisa que eu possa fazer para tentar melhorar os consumos? Por exemplo, ir à oficina ver se há algum problema com o carro, etc... Alguém que tenha este motor e que (quase de certeza) sofrem deste problema?
Muito obrigado.
btw, eu conduzo sempre com o CB, tenho muita atenção aos consumos que eu estou a fazer...
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Se queres informação sobre consumos, bastava ires à pesquisa e encontravas isto: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=916.msg276984#msg276984 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=916.msg276984#msg276984)
Quanto aos consumos elevados, e não sabendo que motor tem o teu Megane, depende muito do tipo de condução que se faz...
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Viva.
Antes de mais nada, o meu motor é um 1.5 dCi 110cv.
Já tinha visto essa tabela. E ai encontrei alguns valores esquisitos. Já encontrei alguns tópicos a dizer que o dito motor consome mais. No entanto, nessa mesma tabela, há um utilizador que está a fazer consumos de <5L em cidade, com velocidade média de 59Kmh, com o mesmo motor. Tudo bem que não é uma velocidade alta e é com combustível ultimate, mas é em cidade. Eu que tento fazer uma condução calma, sem grandes acelerações fica-se pelos 7L, em AE. Talvez esteja a fazer qualquer coisa mal, mas para percursos fora da cidade, qual é a melhor maneira de reduzir os consumos? E em termos mecânicos, o que é que eu posso fazer para optimizar os consumos (eu não percebo nada de mecânica, mas há alguma coisa que se possa afinar)?
Obrigado!
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As manutenções tambem influencia. Filtros muito sujos, oleo de ma qualidade ou ja com pouca viscosidade, etc.
A quanto tempo/km foi feita a ultima revião?
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A última revisão foi feita no final de Janeiro com 30.000Km. Neste momento o carro tem 39.000Km...
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e não sabendo que motor tem o teu Megane, depende muito do tipo de condução que se faz...
Ele disse no topico inicial qual o motor ;)
Tenho esse motor e ando com média neste momento de 5,1 l/100 isso depende muito da condução (pé), tipo de estradas..... ou então como disse o Tony do atrelado a manutenção influencia se nao for feita dentro dos intervalos.
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Pois disse, mas podia não ter sido bem explícito, não me custava nada dizer outra vez :)
Foi exactamente o teu post que vi na tabela de consumos. É caso para dizer, "teache me, Master" que esses consumos parecem ser muito bons, lol :)
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Também depende da zona a onde moras, será por exemplo mais dificil ter estes consumos em Lisboa e Porto.
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7 faz o meu é sempre a puxar por ele, é zonas com subidas bastante acentuadas e muitas curvas. Portanto algo se passa com o teu, se fazes condução ligeira. Se eu fizer condução ligeira mesmo nestas condições ele desce para os 6
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Viva.
Nunca mais disse nada, porque queria verificar melhor se conseguia de facto baixar a média. A verdade é que estava nos 7.2 e, no seguimento de fazer 2000Kms sem alterar as estatísticas, lá consegui baixar para 7.1 fazendo uma condução (aind) mais ligeira.
Still, no CB, sinto que ele faz consumos demaisado altos. Por exemplo, se meter o CC a 100 ele faz médias de 5-6L, o que é muito alto (O avensis 2L dos meus pais nem chega a 4). Isto vai de encontro com aquilo que li no fórum, que este motor consome substancialmente mais que o 1.5 dCi 100cv (ou 105, agora não me recordo). Existe algo que possa ser feito para reduzir estes consumos? Alguém que tenha eliminado o filtro de partículas, sabe dizer se ajuda de facto nos consumos? O tipo de combustível faz diferença?
Obrigado pelas respostas!
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Eu tirei o filtro da minha Laguna, e fiz repro. De facto baixou os consumos em cerca de 0,6. Existem repros orientadas especificamente para os consumos. Mas antes dessas medidas mais drásticas, parece-me que realmente estás a gastar demasiado. Eu conheço pessoas com carrinhas Megane com esse motor, e que fazem médias de 5,6. Tenho até um colega na empresa que tem uma, e faz 6 com condução despreocupada, sendo da empresa.
Outra coisa que tens claramente que ver, é validar o teu CB. No caso da minha Laguna o CB marca sempre mais 0,6 a 0,7 do que medido na realidade (encher o deposito até à rolha, andar e voltar a encher até à rolha. Aí é facil fazer as contas reais de consumos). E lá está, a minha marca cerca de 6,8 no CB (quase sempre em cidade), com um percurso maioritariamente citadino. Mas na realidade a média é de cerca de 6,2...
Das duas uma: ou é realmente da tua condução, ou então algo estranho se passa. Filtro de ar, por exemplo...
Do que conheço, este motor (mesmo nesta potência) só é um pouco mais gastador na Laguna, devido ao peso. Do que conheço, nos Megane até costuma ser económico...
Abraço!
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eu faço media de 7 lts com um 1.5 dci 110cv 2 lugares .... mas não sou exemplo para ninguem e o meu normal é andar a fundo
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Mete o cb a zeros e tenta ver. Médias com muitos kms feitos é difícil baixar.
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Costumo em Portugal conduzir um A180cdi com esse motor e faço medias de 4 a 6 normalmente.
Aliás a minha mãe so usa o carro para descer a serra, subir a próxima para ir buscar a minha irmã e voltar ou então mais uma serra á frente para ir as compras....faz 7.4 no consumo acumulado com trajectos de 2 + 2 kms ou 5 + 5 kms. Raramente anda mais que isto
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Tenho um amigo que tem uma MEgane Break de 2008 1.5dci de 105cv, e a andar em cidade constantemente nunca passa dos 5.6/5.7...
Para fazeres as contas aos consumos, basta atestares com o que quiseres, e depois fazes as contas com os kms percorridos a dividir pelos litros gastos... ;)
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Mas esse motor já é um pouco diferente do 110cv Kovinha.
Pegando nisto
eu faço media de 7 lts com um 1.5 dci 110cv 2 lugares .... mas não sou exemplo para ninguem e o meu normal é andar a fundo
logo 7 no teu dacosta89 é um pouco puxado quando dizes que andas nas calmas.
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Depende do pneu que está montado, jante, etc etc... Não esquecer que o megane do Artur traz jante de ferro ;)
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Podemos sempre fazer um comparativo, simulado claro:
@pjrcampos: em ciclo misto, e em estradas sem ser as de serra, que consumos fazes? Tendo tu um clio igual ao meu mas com jante 16'' e pneu 195/55 R16, eu faço 4/4.1L com jante 17'' e pneu 205/45 R17...
A jante pode fazer diferença, mas não faz assim tanta...
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No Clio já fiz desde 4,5 (claro que a poupar), mas com o andamento normal (é carro de empresa, logo sempre um pouco mais acelerado) cerca de 6. Mas já muitas vezes fiz 7, aí sem qualquer cuidado, e andamento muito vivo, em autoestrada. Mas lá está, o consumo reflete o comportamento do nosso pé direito... E o meu, no clio, é bastante pesadote... ;)
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Eu só fiz média de 4.5L nas primeiras duas semanas, onde o carro ainda tava bastante preso e não o conhecia em condições...
Mas mesmo assim é perfeitamente aceitável
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Fiz uns kms hoje com um 1.5 de 110cvs e com o cb a zeros acabei com um consumo de 5,3L/100kms, isto com condução mesmo para consumos. De salientar que eu em particular não gosto da maneira como o megane mostra o consumo instantâneo, prefiro ter lá mesmo os números mais exatos que aquela barra a mexer. Já num clio IV de 90cv é muito fácil ver o instantâneo nos 2/3, como é óbvio a média acabará por andar nos 4 que depois também aparecem as subidas :laugh:
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Tens de experimentar o megane 3 fase 1 já não tem a barra ahahahaha
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Eu curiosamente, quando andei com o Megane III phII Societe 1.5 110cv a quando da troca da caixa de velocidades do meu Clio, gostei bastante do mostrador do consumo instantaneo, pois dá para termos a noção se estamos a andar acima ou não da média. Claro está que os pixeis do mostrador não ajudam muito, mas a ideia fica mais clara se estamos a andar abaixou ou acima da média
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Depende do pneu que está montado, jante, etc etc... Não esquecer que o megane do Artur traz jante de ferro ;)
e 500 kgs ou mais na mala
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6.4 ~ 6.6 faço eu com um motor 2.4 em regime misto e a andar às curvinhas pela serra (v. média 50 km\h) :lipsrsealed:
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E 7 faço eu no clio se me controlar minimamente :grin:
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Eu com o meu megane coupe com esse motor faco em ae 5.3 com ac ligado com velocidades de 130.
Em estrada sobe para os 6.2.
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Boa tarde!
Antes de mais, obrigado pelas respostas e pela partilha de informação :)
Tenho novidades. Cheguei à pouco de férias e quando peguei no carro apareceram dois avisos no computador de bordo:
-Mandar verificar injecção
-Mandar verificar antipoluição
Calculei que fosse o filtro de partículas que estivesse entupido, no entanto, no meu carro anterior (ford focus 1.6 tdci 2009), tive o mesmo problema e ele protegia o carro cortando a potência do carro. No Megane não verifiquei isso e marquei um dia na oficina da Renault e ao que parece o intercooler e o tubo que o liga ao turbo estavam furados, provocando uma fuga de ar (algo que eu simplesmente pensava ser o barulho do turbo).
Ora, na altura eles perguntaram-me se eu tinha batido nalguma coisa e eu disse que sim, que eu atropelei dois pombos na AE (suicidas!). No entanto, duvido que os pombos tenham causado tal problema por diversas razões:
-Eu perguntei se isto podia provocar um aumento dos consumos e disseram-me que sim mas que principalmente eu iria notar perca de performance do motor. Eu não notei nenhuma diferença de performance
-Os pombos ficaram presos na grelha, não chegaram a tocar no intercooler e quando os tirei estavam inteiros. Mortos, mas inteiros. Além disso, duvido que eles tenham massa suficiente para provocar os estragos reportados na oficina.
Quando é que eu tive este problema não consigo dizer. Agora, uma coisa que eu tenho reparado é que desde que tive o carro sempre achei que ele desenvolvesse muito pouco a baixas rotações. Este domingo fui a Coimbra no carro do meu irmão (também um ford focus) e ele desenvolve muito melhor entre as 1200-1500rpm que o meu Megane.
Acham que os consumos e a performance do carro podem melhorar quando este problema estiver resolvido?
Mais uma vez, obrigado a todos pela vossa colaboração :)
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PS: Atestei o carro, continuei a fazer uma condução calma, e neste momento o CB marca 6.6/6.7 em condução citadina/AE. Será que consigo chegar aos 6 quando o carro estiver arranjado? :assobio:
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...Agora, uma coisa que eu tenho reparado é que desde que tive o carro sempre achei que ele desenvolvesse muito pouco a baixas rotações. Este domingo fui a Coimbra no carro do meu irmão (também um ford focus) e ele desenvolve muito melhor entre as 1200-1500rpm que o meu Megane.
Por acaso o que me levou a comprar o de 90 cavalos, foi precisamente isso. A melhor disponibilidade a baixa rotação. É uma coisa que valorizo muito.
O meu está neste momento, depois de 400 e tal klm, na media de 5.5 l/100, nas voltinhas mas a trocar as mudanças quando as "setinhas" mandam...
Cumptos
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O desenvolver em baixas rpms é normal, no meu noto isso desde novo. Mas em altas ate responde bem.
O meu neste momento está com 530km feitos estou no Gerês de férias e a media esta nos 5.4
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Por acaso o que me levou a comprar o de 90 cavalos, foi precisamente isso. A melhor disponibilidade a baixa rotação. É uma coisa que valorizo muito.
O meu está neste momento, depois de 400 e tal klm, na media de 5.5 l/100, nas voltinhas mas a trocar as mudanças quando as "setinhas" mandam...
Cumptos
Pois, agora que conduzi o carro do meu irmão é que dei valor a isso... Mas hoje tive novidades. Ao que parece este carro já tinha este defeito, dai eu não ter notado nenhuma diferença de performance. Mas o meu irmão também já tinha conduzido o meu carro e ele também partilhou a minha opinião. O meu carro tinha de facto menos força que o focus. Estou a procurar a peça que me falta e se tudo correr bem, o carro deverá ter o mesmo rendimento e ter melhores consumos..
O desenvolver em baixas rpms é normal, no meu noto isso desde novo. Mas em altas ate responde bem.
O meu neste momento está com 530km feitos estou no Gerês de férias e a media esta nos 5.4
Há carros que respondem melhor a baixas rotações que outros. Mas foi uma coisa que notei quando conduzi o Focus. Muito melhor a baixas rotações que o Megane. Pelo menos que o meu Megane. Agora vamos a ver se depois da fuga de ar estiver arranjada ele responde melhor a baixas rotações (e, claro, que os meus consumos melhorem...!)
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Sim esperemos que isso melhore
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Boas.
Só para dar o meu feedback acerca dos consumos do meu Megane III 90cv de 2013.
Comprei-o em Agosto e ainda tinha andado pouco como ele, pois tenho um"burrico" Clio 1.9d que me faz as voltinhas todas.
Vamos ao que interessa.
Eu todos os dias á noite fazia Sintra/ Av Berna e mais uma ou outra volta (poucas) sempre a meter a mudança quando a "seta"manda e a media andava nos 4.4/4.5.
Este fim de semana fui á Beira Alta pela A23 andei 874 Klm e para lá circulando na casa dos 126/136 fiz a media de 5.85/100.
Para cá circulei entre os 136/156 fiz a media de 7.1.
No total deu a media de 6.4.
Acho muito bom!
Mas...ontem lá vou eu á noite e volto á Av de Berna, sao 48 Klm e a media ficou nos 3.9!
É realmente espectacular o consumo deste motor, para quem saiu de uma Laguna 2.0dci que pesava 1530 kilos e nem a pisar ovos baixava dos 7litros aos 100.
Nem um Panda 1.3D que tive se dava ao luxo de fazer medis destas...
Cumptos
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É realmente espectacular o consumo deste motor, para quem saiu de uma Laguna 2.0dci que pesava 1530 kilos e nem a pisar ovos baixava dos 7litros aos 100.
Boas
Isso é relativo, e depende muuuuuuito do pé. Eu com um Laguna 2.2 ando na casa dos 6 (5,9 - 6,1), e quando o trouxe do Algarve fiz 5,1 :tongue:
Com um Megane da empresa (1.5 de 110), Moscavide - Portimão foram 3,7, a média de 96 km/h com cruise control.
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Pois...eu quando comprei a Laguna 2.0dci tambem diziam que gastava menos que a 2.2dci.
Mas sendo como dizes (5.9 - 6.1) afinal gasta mais...e garanto-te que sei conduzir com "pé-leve"...lol
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Boas
...Isso é relativo, e depende muuuuuuito do pé....
....Com um Megane da empresa (1.5 de 110), Moscavide - Portimão foram 3,7, a média de 96 km/h com cruise control.
Então como é que depende do pé, se vieste com Cruise Control?....
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E?