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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: BIGBLUE em 03 de Setembro de 2015, 18:13 pm

Título: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: BIGBLUE em 03 de Setembro de 2015, 18:13 pm
Boas tardes a todos.

Vendi a minha Kangoo.
Vou comprar um Clio.
A minha pergunta complicada é:
É possível alterar o "motor", talvez melhor dizendo, algumas peças e ficar com 80cv ou mesmo 100cv ?
Li por alto na net, que muda-se o turbo e "já está", é assim ?

Agradeço verdadeiramente que me possam ajudar.

Obrigado.
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: RenaultTurbo em 03 de Setembro de 2015, 18:41 pm
É meter turbo e injeção a condizer e reprogramar. Mas o de 65cv aguenta os 80 sem mudar nada, é só reprogramar e o mesmo se aplica se for o de 80 para 100, de 65 para os 100 é que convém fazer alterações.
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: Xmarine em 03 de Setembro de 2015, 19:18 pm
Do 65 para 80 muda apenas programação de centralina, injectores e o de 80 tem IC. O turbo, e periféricos são iguais

Do 65 para o 100 basicamente mais de 80% do que está debaixo do capô é diferente do 65 e 80. Não tem mesmo nada a ver....

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Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: BIGBLUE em 03 de Setembro de 2015, 19:19 pm
É meter turbo e injeção a condizer e reprogramar. Mas o de 65cv aguenta os 80 sem mudar nada, é só reprogramar e o mesmo se aplica se for o de 80 para 100, de 65 para os 100 é que convém fazer alterações.

Muito obrigado pela resposta.
Mas esta resposta de que o 65 aguenta passar a 80, deu-me uma duvida!
Existe realmente diferenças no bloco de motor?
Se não existem, nesse caso não estarei a provocar danos?
Será como se tivesse comprado um "verdadeiro" 80cv certo?

Obrigado uma vez mais pela sua partilha de sabedoria.
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: BIGBLUE em 03 de Setembro de 2015, 19:28 pm
Estou a ver que é muito mais fácil mudar para 80cv do que para 100cv.

Assim sendo, e por estas respostas que tive o prazer de ler.
Tenho que comprar uns injectores (não a bomba injectora), um InterCooler e uma reprogramação da centralina.
Isto pelo que entendi, o bloco de motor é rigorosamente igual, e então não haverá um, direi, esforço suplementar, mas sim uma normalidade.
é que tenho "medo" de comprar um carro 65cv, alterar para 80cv e passados alguns Km, BUM, estoirou-se o motor.

Obrigado por toda a vossa atenção.
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: BIGBLUE em 03 de Setembro de 2015, 21:18 pm
Segundo o que encontrei aqui no forum:

http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4919.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4919.0)

MODELOS        Ano de fabrico  KW      CV      cm³        Código do motor

1.5 dCi (B/CB3M)      06.05 -      47      64      1461      K9K 740
1.5 dCi (B/CB07)      06.01 -      48      65      1461      K9K 700, K9K 704
1.5 dCi (B/CB08)      06.01 -      60      82      1461      K9K 702
1.5 dCi                   01.04 -       74    100     1461       K9K 712
1.5 dCi (B/CB3N)      02.07 -      62      84      1461      K9K 718

Há ou não diferenças nos blocos de motor?

E já agora, a caixa de velocidades é a mesma?

Obrigado.
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: Xmarine em 03 de Setembro de 2015, 21:24 pm
Onde é que no que tu encontraste diz que há diferenças no bloco de motor? Já te expliquei as diferenças....

Se pesquisares como pesquisaste para isso encontras as diferenças nas caixas...que sim, há.

Mas se ainda não compraste o carro porque é que não compras logo o de 100cv e ficas com os teus problemas com a potência resolvidos?
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: RenaultTurbo em 03 de Setembro de 2015, 22:12 pm
O motor em si é o mesmo, os periféricos é que mudam consoante a potência. É aí que se centra a principal diferença, mas na minha opinião se comprares um de 80cv podes meter com 100 na boa sem alterar nada. Geralmente o pessoal que quer passar a barreira dos 100 é que costuma meter material do de 100cvs.
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: rui_ferreira em 03 de Setembro de 2015, 22:40 pm
A nivel do bloco são todos exactamente iguais.
Do 65 para o 80 muda a injecção e muda que o 80cv tem intercooler e o 65 não.
No do 100cv o turbo é diferente, o IC é diferente e a injeccao é diferente, e entre todos eles mudam a caixa e relações de caixa.
A questão é que para passar a barreira dos 100cv um 65 e um 80 conseguem fazer 120cv sensivelmente sem grandes problemas com as suas injeccoes e turbos originais, no caso do 65cv convem acrescentar um IC e no caso do 80cv por o IC do megane ou do Dácia.
Podes sempre optar logo por um 100cv que sao mais raros de encontrar e a cavalagem final, entre os 3 conseguem-se andar sempre com as mesmas cavalagens ou proximas.
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: Xmarine em 03 de Setembro de 2015, 22:48 pm
No do 100cv o turbo é diferente, o IC é diferente e a injeccao é diferente,

Mais, muito mais... cabeça de motor, cambota, bielas, colector escape, catalisador, cablagem, radiadores, tubagens de água, tem MAF, a geometria do turbo é actuada electricamente.... logo a gestão de motor é bastante diferente... caixa é Nissan, logo o motor de arranque é a frente e é actuada por cabos e não por tirante.... por aí fora...
logo....como disse.. praí 80% de tudo o que está debaixo do capo é diferente dos outros...
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: BIGBLUE em 04 de Setembro de 2015, 17:05 pm
Vocês têm sido formidáveis, com a vossa atenção.
Por isso o meu mais sincero obrigado.
Devo acrescentar, que a minha ideia não é alterar a cavalagem de forma desmesurada.
O problema é que aqui em França, encontra-se à venda Clios 2 Fase 2 de 65cv na ordem dos 70% e os 80cv serão uns 20% o que deixa aproximadamente uns míseros 10% ou nem isso, com 100cv.
A minha ideia inicial era comprar o de 65cv e transforma-lo em 80cv, mas como se o carro assim viesse de origem.
Sem estar a arriscar um hipotético motor partido.
Pelo que aqui vocês escreveram, acho que vou por de lado a ideia de passar um 65cv a 80cv e comprar um já de origem com 80cv ou 100cv.

Assim que o comprar ponho aqui umas fotos, a malta gosta...
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: Xmarine em 04 de Setembro de 2015, 18:33 pm
Se não queres arriscar compra o de 65cv e não alteres absolutamente nada. E olha que os 65cv no clio não são nada de extraordinário mas também não desiludem. Em quase 10 anos que tenho o meu clio dci65 nunca senti que fosse fraco.

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Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: BIGBLUE em 04 de Setembro de 2015, 18:52 pm
O que eu gosto é de meter o Cruise Control a 120 e não mexer mais até ás próximas portagens, isto duas pessoas, deposito cheio e a mala a abarrotar, sobrando sempre mais umas coisas para pousar no banco de trás.
E isto tudo mesmo nas subidas de montanha (Pirenéus).
Claro que estou a falar do meu Qashqai 1.5 com 106cv e 6ª velocidade.
Carro que a minha esposa não gosta de conduzir e pimba, tenho que gramar 1.500 Km a conduzir.
Não creio que um Clio 65cv faça o mesmo.
Atenção que não estou a dizer mal do 65cv, bem pelo contrário, até é super económico uma coisa que eu valorizo muito.
Mas, no arranque e em subidas, acho sinceramente, que estará fora de questão.
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: Xmarine em 05 de Setembro de 2015, 10:07 am
Pensas mal...

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Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: BIGBLUE em 17 de Setembro de 2015, 23:35 pm
Boa noite a todos.

Depois de muito ponderar e discutir com a minha esposa...

Acabei por optar por um Clio 3 2007 86cv.

Acham que fiz uma boa opção?

Se quiserem, posso postar aqui duas ou três fotos.

Obrigado por toda a vossa colaboração e atenção dispensada.
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: BIGBLUE em 18 de Setembro de 2015, 00:20 am
(http://i77.photobucket.com/albums/j66/joserolando1970/Renault%20Clio%203%20Phase%201%20-%201_zpsj0yv6rrg.jpg) (http://s77.photobucket.com/user/joserolando1970/media/Renault%20Clio%203%20Phase%201%20-%201_zpsj0yv6rrg.jpg.html)
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: sykios em 18 de Setembro de 2015, 01:27 am
Acho que fizeste uma boa escolha. Fiz algumas vezes viagens ate França no meu e fez se bem  :smiley:
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: rui.costa em 18 de Setembro de 2015, 18:53 pm
BIGBLUE, quanto as subidas e aos arranques com o Clio de 65cv, a ideia de que é fraco engana. Eu tive um Rover 45 com 103cv e tenho agora um Megane ST com 130cv. Tenho também um Clio de 2001 com o motor de 65cv e posso dizer que nos arranques o Clio portava-se muito bem. Nas subidas só ao fim de um bom bocado é que se notava a falta de mais uns cavalos.

Enviado do telemóvel

Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: RenaultTurbo em 18 de Setembro de 2015, 20:25 pm
A própria caixa de velocidades ajuda muito. A falta de potência nota-se mais quando realmente puxas por ele, em utilização normal só em certos casos pontuais é que se nota.
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: BIGBLUE em 03 de Outubro de 2015, 15:38 pm
(http://i77.photobucket.com/albums/j66/joserolando1970/Renault%20Clio%203%20Phase%201%20-%202_zps4wfp0bgn.jpg) (http://s77.photobucket.com/user/joserolando1970/media/Renault%20Clio%203%20Phase%201%20-%202_zps4wfp0bgn.jpg.html)

Acho que sim, que fiz uma boa compra.

Mas digam da vossa justiça.

Renault Clio III Fase I 2007 Privilege ou Luxe Privilege, não sei!

86 Cv e 105.000 Km.

Ah, é verdade, paguei 5.200€

Nas acelerações e recuperações, gostei do "desembaraço" dele.

Faltam-lhe uns "mimos", dentro de algum tempo, vai ter que ser devagar, os €€€ agora andam escassos, mas mesmo assim já lhe meti escovas limpa-vidros bosch novas, lampadas (quatro) de piscas em cor de laranja (as que lá estavam, já estavam quase sem cor), auto-radio Philips USB/SD/Bluetooth e estou à espera que cheguem as lampadas led brancas para o interior e matricula.

O radio de origem com Bluetooth/usb, terá que aguardar.

Assim, como o GPS, os sensores de estacionamento, chuventos, chapeleira initial, alti-falantes, encostos de cabeça traseiros, volante/airbag, jantes de aluminio, pelicula nos vidros, luz nevoeiro trás direita e engate de reboque.
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: Kovinha em 03 de Outubro de 2015, 16:26 pm
Acho que antes disso tudo, podias apostar numas jantes ;)
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: Marckux em 14 de Dezembro de 2015, 22:40 pm
Do 65 para 80 muda apenas programação de centralina, injectores e o de 80 tem IC. O turbo, e periféricos são iguais

Do 65 para o 100 basicamente mais de 80% do que está debaixo do capô é diferente do 65 e 80. Não tem mesmo nada a ver....

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Aproveitando esta resposta, para perguntar se ao mudar o motor de 86cv para 68cv com os respectivos injectores e com o turbo da mesma referência do motor de 86cv é preciso reprogramar a centralina?
E já agora a questão principal o que é que pode prejudicar mais no que toca à sua fiabilidade?

Cumprimentos
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: Xmarine em 14 de Dezembro de 2015, 22:49 pm
Mas em clio 2 ou clio 3?
Já estás a falar em motores dci70 e dci85 com injecção euro 4....um dos quais saiu apenas no clio 3.

Basta codificar os injectores e funciona... fica a andar o mesmo que estava...são praticamente motores iguais. Nesses a principal diferença é mesmo a centralina.

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Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: Marckux em 15 de Dezembro de 2015, 08:33 am
Em clio 3,  o motor original é o K9K 766 e o motor que se substituiu é um K9K V 714 e já estive a consultar é um de 86 cv por um de 68cv!
A verdade é que fui testar com o mecânico e notei bastante menos potência, quando o carro desenvolve.
Mas o motor soa melhor agora, do que antes. Pois o motor antes soava como uma carrinha e agora como um carro.
Agora é que eu gostava de saber se são motores praticamente iguais sabendo vocês quais são os motores em troca? A codificação dos injectores para que serve neste caso? Como é que podem ficar com potências semelhantes e ter um carro fiável?
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: luisnogueira em 15 de Dezembro de 2015, 08:52 am
Mas saiu um motor com 86CV do carro para entrar um de 68!?  :rolleyes:

Mas o motor soa melhor agora, do que antes. Pois o motor antes soava como uma carrinha e agora como um carro.

Como é que soa um carro e como é que soa uma carrinha? Partindo do principio que têm o mesmo motor. Não sabia que o tipo de carroçaria influenciava o som do motor!
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: Marckux em 15 de Dezembro de 2015, 10:05 am
Como disse é um k9k v 714... o motor é suave e o barulho do motor de uma carrinha é diferente como é que queres que te explique. Ouve as 2 e destingue por ti próprio.
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: Xmarine em 15 de Dezembro de 2015, 10:13 am
O k9k 714 só saíu um clio 2 storia e kangoo.

Isso do barulho não quer dizer absolutamente nada. Podes meter 2 carros exactamente iguais e com o mesmo motor ao lado um do outro e obteres 2 sons de motor diferentes! Essa comparação não faz sentido algum. Ainda não percebi foi onde entra a carrinha na história... afinal o carro é um clio 2 ou clio 3??

Sim, se os injectores não forem codificados, a centralina não sabe com o que pode contar de débito de cada um. O carro trabalha, mas em alguns casos pode falhar.


Mas duvido que o luís Nogueira vá a Elvas de propósito ouvir um motor. Até porque de Elvas só conheci uma vez uma gaja e ela era completamente maluca... mas isso não vem agora ao caso...



Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: Marckux em 15 de Dezembro de 2015, 12:08 pm
O carro é um clio 3 e agora o motor é um 714 que tem 68 cv menos 18 cv. Da oficina dizem que o carro não vai dar problemas mas eu duvido. E que me dão 4 meses de garantia para problemas do motor!
Isso que dizes de que "se os injectores não forem codificados, em alguns casos pode falhar". É sobrecargar os injectores a pressões mais elevadas na compressão. E quanto provável é disso acontecer? E se mandar programar a centralina que mais problemas posso vir a ter?
Isso do Luís Nogueira querer ou não querer vir de propósito também já não lhe podia mostrar nada porque o motor já tinha ido à vida, eu também só quis dizer que o gargarejar do carro antes era parecido com o de uma carrinha de caixa aberta e que noto diferença agora, mas não quis dizer que influenciava alguma coisa. Abraços
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: Marckux em 15 de Dezembro de 2015, 12:15 pm
Gostava de corrigir as questões:

Isso que dizes de que "se os injectores não forem codificados, em alguns casos pode falhar". É sobrecargar os injectores a pressões mais elevadas na compressão? E quanto provável é disso fazer o injector queimar o pistão? E para mandar programar a centralina onde a posso fazer e quanto custa?

Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: Marckux em 16 de Dezembro de 2015, 18:36 pm
Realmente essa codificação dos injectores é que me aconselham fazer XMarine! E quem é que pode fazer essas alterações? São para que valores?
Título: Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
Enviado por: Xmarine em 16 de Dezembro de 2015, 18:40 pm
Qualquer oficina que tenha uma maquina de diagnóstico decente.

Não devem levar caro...