Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Jormmm em 07 de Setembro de 2015, 18:40 pm
-
Boas!
Mais um daqueles casos com o meu Mégane... É um 1.4 16v de 2003, e desde há uns bons meses para cá tem dado um problema que me parece que vai custar uns bons euros a resolver. Por muito que pesquise não encontro nada conclusivo..
Quase todos os dias, principalmente com o carro a frio, basta andar uns km´s para de repente ele dar um solavanco e acender a luz "service" juntamente com um "verificar injecção". O carro fica mais "responsivo", mas limitado às 3500rpm, e a condução é extremamente desagradável de tão sensível que fica o acelerador. No entanto, se eu parar o carro, desligar, voltar a ligar, o problema desaparece, e por vezes desaparece por alguns dias.
Através de um amigo que tem um mecânico de confiança, foi-me dito desde o início que seria um problema com a válvula de admissão (julgo que seja este o nome), já que com os injectores estava tudo ok. A válvula foi toda limpa, e durante um mesito a coisa até esteve bem, até que voltou outra vez, numa base quase diária.
Esse mecânico falou-me numa despesa de uns 400 euros para substituir a válvula, mas a minha dúvida em dar tanto dinheiro é saber se realmente o problema ficará resolvido..
Já alguém teve este problema?
-
Não será borboleta de admissão?
Não terá entradas de ar na admissão?
Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension
-
Julgo que o nome que estou a dar à válvula de admissão deverá ser a mesma coisa que referes...realmente também penso que poderá ser isso mesmo. Mesmo que eu vá a uma velocidade estável, "aquilo" de repente acaba por se passar e dispara, com o tal limite das 3500rpm... Pelo que percebi do que andei a pesquisar a válvula deverá ter um pequeno motor eléctrico que faz com que a mesma abra ou feche, controlando assim a admissão de ar, e supostamente será esse motor que está na idade da reforma, será?
-
Pode ser... como pode não ser. Quais os códigos de erro que tinha?
Entradas de ar na admissão é ver os vedantes da borboleta, do colector ou se o colector não está rachado....
-
Pronto, aí é que já me tramaste....não faço ideia de quais os códigos, estou a ir só pelo que o mecânico me disse. Basicamente ando a sondar a ver se alguém já teve problemas parecidos, com esse tipo de solução (a troca da válvula). É que ainda são uns bons trocos.. :\ Tenho adiado a reparação mas é muito chato ter de fazer sempre uma paragem forçada para desligar e voltar a ligar o carro para que o problema desapareca. Pior ainda, se o problema aparece a meio de uma ultrapassagem, automaticamente o corte de injecção entra em cena, e ainda me meto numa alhada..
-
Existe um spray próprio para detectar se existem entradas de ar, alem disso, se mexeram na borboleta, deviam ter colocado vedantes novos.
O ideal é fazer um diagnostico por alguém que saiba bem o que está a fazer ;)
Pois para chegar à conclusão que é a borboleta marada, é necessário fazer uma serie de testes à mesma, não é só de olhometro nem por palpitologia que se chega a essa conclusão ;)
Sendo da zona de lisboa, tens um parceiro do forum capaz de verificar isso, vê aqui - http://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0)