Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: fabio.silva em 10 de Setembro de 2015, 15:10 pm

Título: Clio II - Apagar luz de resistência/avaria sem ir à máquina?
Enviado por: fabio.silva em 10 de Setembro de 2015, 15:10 pm
Boas.

Tenho um Clio 1.5 dCi, de 2001, que de vez em quando me acende a luz de avaria devido a um problema num injector (sobre-combustão, algo deste género, quando aperto demais por ele). Acontece que, depois desta luz acender, o carro nunca pega à primeira, quando está em frio. O mais engraçado é que, depois de ir ao mecânico e remover a luz através da máquina, sem nenhum outro tipo de manutenção, o carro pega normalmente, mesmo de manhã.
A questão é: existe alguma maneira de apagar aquela luz sem ter que recorrer à máquina de diagnóstico? É que gostava de conseguir apagá-la, pelo menos enquanto não tiver hipótese de arranjar a injecção. Já tentei remover o cabo negativo da bateria, deixei por duas horas, mas quando voltei a ligar a luz ainda lá estava.

Desde já obrigado.
Título: Re: Clio II - Apagar luz de resistência/avaria sem ir à máquina?
Enviado por: Xmarine em 10 de Setembro de 2015, 16:05 pm
Não.

Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension

Título: Re: Clio II - Apagar luz de resistência/avaria sem ir à máquina?
Enviado por: youresocool em 11 de Outubro de 2015, 05:26 am
Não é possível apagar esse tipo de erro manualmente, só mesmo com máquina de diagnóstico.

O facto do motor pegar mal a frio é devido a um modo de segurança. Ao surgir uma anomalia num injector, o mesmo passa a funcionar a 75%. O motor fica com um ruído ligeiramente diferente, mas pouco se nota na performance. No entanto, no arranque essa ligeira diferença na injecção é suficiente para custar a pegar.

Ao limpar a memória de avarias o injector passa a trabalhar com o débito normal, e problema resolvido.

Sugestão de quem já passou pelo mesmo num Megane II: antes de mexeres nos injectores, verifica os códigos dos mesmos. Se estiverem correctos, experimenta trocar o código do injector que falta por outro qualquer. Por ex: se falha sempre o injector 4 e o código está correcto, colocas o código do 3 no 4.