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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: fabio.silva em 10 de Setembro de 2015, 15:10 pm
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Boas.
Tenho um Clio 1.5 dCi, de 2001, que de vez em quando me acende a luz de avaria devido a um problema num injector (sobre-combustão, algo deste género, quando aperto demais por ele). Acontece que, depois desta luz acender, o carro nunca pega à primeira, quando está em frio. O mais engraçado é que, depois de ir ao mecânico e remover a luz através da máquina, sem nenhum outro tipo de manutenção, o carro pega normalmente, mesmo de manhã.
A questão é: existe alguma maneira de apagar aquela luz sem ter que recorrer à máquina de diagnóstico? É que gostava de conseguir apagá-la, pelo menos enquanto não tiver hipótese de arranjar a injecção. Já tentei remover o cabo negativo da bateria, deixei por duas horas, mas quando voltei a ligar a luz ainda lá estava.
Desde já obrigado.
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Não.
Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension
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Não é possível apagar esse tipo de erro manualmente, só mesmo com máquina de diagnóstico.
O facto do motor pegar mal a frio é devido a um modo de segurança. Ao surgir uma anomalia num injector, o mesmo passa a funcionar a 75%. O motor fica com um ruído ligeiramente diferente, mas pouco se nota na performance. No entanto, no arranque essa ligeira diferença na injecção é suficiente para custar a pegar.
Ao limpar a memória de avarias o injector passa a trabalhar com o débito normal, e problema resolvido.
Sugestão de quem já passou pelo mesmo num Megane II: antes de mexeres nos injectores, verifica os códigos dos mesmos. Se estiverem correctos, experimenta trocar o código do injector que falta por outro qualquer. Por ex: se falha sempre o injector 4 e o código está correcto, colocas o código do 3 no 4.