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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: luistvr em 12 de Outubro de 2015, 22:35 pm

Título: soluços
Enviado por: luistvr em 12 de Outubro de 2015, 22:35 pm
Boa noite

Este problema já tem algum tempo e nota-se nos dias de mais humidade, reparei no inverno passado mas com o passar do tempo passou e agora com o tempo novamente frio e humido voltou a fazer, quando ligo o carro a frio farta-se de soluçar por uns segundos. Depois anda como se nada fosse.

O que acham?

Abraços
Título: Re: soluços
Enviado por: S0usa em 13 de Outubro de 2015, 23:00 pm
O gasóleo tem tendência a deslassar com o frio e com a humidade, quando fica a uma temperatura maior volta a agrupar os componentes e a fazer uma mistura correta.
Há uns anos, por exemplo quando saiu o mercedes 190D, nos manuais dos carros aconselhavam a misturar um litro de petróleo para cinquenta de gasóleo precisamente para manter a mistura homogenia, mais propriamente não isolar as parafinas que são um dos seus componentes.
Título: Re: soluços
Enviado por: Xmarine em 13 de Outubro de 2015, 23:03 pm
Provavelmente é por isso que os filtros common rail fazem decantação de água e o sistema ajusta a mistura a partir dos valores de temperatura do gasóleo ;)
Título: Re: soluços
Enviado por: Sls a GPL em 13 de Outubro de 2015, 23:16 pm
Essa explicação está quase lá  :laugh: É mais pelo facto de ocorrer condensação dentro do deposito, porque ao sair do deposito faz com que entre ar, de inverno, esse ar tem mais humidade.
O gasóleo que retorna ao deposito vem quente, entre outros factores que fazem com que o deposito fique mais quente que o ambiente , o que provoca um aumento  da temperatura do ar lá dentro. Quando o carro está parado, principalmente durante a noite, o ar arrefece e dá-se a condensação da humidade retida no ar dentro do deposito.
Como a agua é mais densa, mantém-se no fundo do deposito e é facilmente sugada pela bomba de combustível.
Normalmente fica depois retida nos filtros com decantador, ou então nos que não têm é injectada para dentro do motor, provocando esses soluços e algum fumo branco.
Título: Re: soluços
Enviado por: luistvr em 14 de Outubro de 2015, 19:39 pm
Que aula de quimica ehehe ;) bom, mas então isto não tem solução? sim quando ligo o carro a frio parece sair umpouco de fumo branco misturado com o preto, mas depois  o fumo branco desaparece.
Título: Re: soluços
Enviado por: Sls a GPL em 14 de Outubro de 2015, 23:01 pm
Tem uma solução simples, é atestar o deposito no final do dia, ao encheres o deposito, retiras o ar que está lá dentro, sem ar, não há condensação.

Esta é a recomendação para as maquinas agrícolas e industriais, que  costumam sofrer muito deste problema porque passam muitas horas a trabalhar  e a variação térmica é muito maior que num carro ;)
Com a utilização de depósitos de plástico reduziu-se este problema mas não a 100%
Que aula de quimica ehehe
As Leis da Fisica não perdoam  :laugh:
Título: Re: soluços
Enviado por: luistvr em 15 de Outubro de 2015, 17:48 pm
ahaha vou ter de andar sempre de deposito cheio??? ahahaha tou feito  :suicidio:
Título: Re: soluços
Enviado por: rui.costa em 15 de Outubro de 2015, 18:12 pm
Não quero ser alarmista mas todos os sintomas, mesmo todos, são iguais aos do meu antigo Rover quando tinha a junta queimada. Verifica se estás a perder líquido de refrigeração.

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Título: Re: soluços
Enviado por: rui.costa em 15 de Outubro de 2015, 18:13 pm
Se estiveres a perder líquido de refrigeração vê também o estado do mesmo, se já tem óleo misturado

Enviado do telemóvel

Título: Re: soluços
Enviado por: Sls a GPL em 15 de Outubro de 2015, 21:10 pm
Não precisas de andar de deposito cheio, basta arranjar maneira de ter um filtro com decantador e de vez em quando, ir lá tirar a água.

Não querendo alarmar nem nada, mas a agua não é nada amiga dos injectores ;)
Título: Re: soluços
Enviado por: luistvr em 18 de Outubro de 2015, 00:17 am
Bom, já estou assustado xD a junta tem um ano e pouco e não perco água da refrigeração e tem a cor verde normal.
Título: Re: soluços
Enviado por: scenick em 18 de Outubro de 2015, 20:35 pm
Está sossegado e não inventes, o carro está bom e um soluço também te dá a ti de vez em quando e não vem mal nenhum ao mundo
Título: Re: soluços
Enviado por: rui.costa em 20 de Outubro de 2015, 16:06 pm
Se não perdes líquido e ele tem a cor normal então, pelo menos quanto à junta, podes estar descanso, pelo pouco que conheço de mecânica

Enviado do telemóvel

Título: Re: soluços
Enviado por: Sls a GPL em 20 de Outubro de 2015, 16:45 pm
Não é assim tão linear, a junta da cabeça pode estar queimada e não afectar nem o circuito de refrigeração nem de óleo. Por exemplo, se tiver queimada na zona entre os buracos dos cilindros, passa compressão entre os dois cilindros e não há contaminações nem de óleo nem de liquido de refrigeração.
Título: Re: soluços
Enviado por: luistvr em 25 de Outubro de 2015, 23:47 pm
não podem ser apenas as velas? visto fazer só com frio?
Título: Re: soluços
Enviado por: Xmarine em 25 de Outubro de 2015, 23:57 pm
Num diesel common rail?

Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension

Título: Re: soluços
Enviado por: luistvr em 02 de Novembro de 2015, 00:43 am
Hoje fiz a revisão ao carro, e reparei que na bomba injetora ela estava com uma fuga e saia gasóleo.

O megane I 1.9 Td rt tem filtro de habitaculo? alguem sabe dizer onde?

Quis mudar as pastilhas de travão mas a peça do parafuso de segurança não estava a agarrar ao parafuso e não consegue tirar. quanto custa mais ou menos uma peça dessa?

Abraços
Título: Re: soluços
Enviado por: Sls a GPL em 02 de Novembro de 2015, 07:26 am
Poderá ser isso que provoca as falhas.
Manda arranjar isso o quanto antes ;), cuidado com essa fuga, verifica se o gasóleo não cai para cima do alternador nem nenhum componente do género.

Quanto às outras questões, há sitios mais correctos para as colocar, em vez deste tópico ;)
Título: Re: soluços
Enviado por: marcoslopes em 16 de Dezembro de 2016, 21:46 pm
Boas, antes de mais nao tinha a certeza se era a area correta para postar isto mas cá vai.
Comprei a 1 mes um Renault Megane de 2014 com 124 mil km.
Quando ligava o carro a frio, de manha o carro começava com soluçoes, apos o arranque e aquecendo passava. Fui ao stand disseram que era o filtro do gasoleo, trocaram, e na verdade é que comparando ao que fazia ficou melhor.
Passaram 5 dias desde que tenho o carro de volta, e aconteceu novamente o mesmo, ao arrancar o carro soluça.
Alguem que tenha o mesmo problema ou ja passou por isto e saiba do que é?
Obrigado