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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: luistvr em 12 de Outubro de 2015, 22:35 pm
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Boa noite
Este problema já tem algum tempo e nota-se nos dias de mais humidade, reparei no inverno passado mas com o passar do tempo passou e agora com o tempo novamente frio e humido voltou a fazer, quando ligo o carro a frio farta-se de soluçar por uns segundos. Depois anda como se nada fosse.
O que acham?
Abraços
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O gasóleo tem tendência a deslassar com o frio e com a humidade, quando fica a uma temperatura maior volta a agrupar os componentes e a fazer uma mistura correta.
Há uns anos, por exemplo quando saiu o mercedes 190D, nos manuais dos carros aconselhavam a misturar um litro de petróleo para cinquenta de gasóleo precisamente para manter a mistura homogenia, mais propriamente não isolar as parafinas que são um dos seus componentes.
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Provavelmente é por isso que os filtros common rail fazem decantação de água e o sistema ajusta a mistura a partir dos valores de temperatura do gasóleo ;)
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Essa explicação está quase lá :laugh: É mais pelo facto de ocorrer condensação dentro do deposito, porque ao sair do deposito faz com que entre ar, de inverno, esse ar tem mais humidade.
O gasóleo que retorna ao deposito vem quente, entre outros factores que fazem com que o deposito fique mais quente que o ambiente , o que provoca um aumento da temperatura do ar lá dentro. Quando o carro está parado, principalmente durante a noite, o ar arrefece e dá-se a condensação da humidade retida no ar dentro do deposito.
Como a agua é mais densa, mantém-se no fundo do deposito e é facilmente sugada pela bomba de combustível.
Normalmente fica depois retida nos filtros com decantador, ou então nos que não têm é injectada para dentro do motor, provocando esses soluços e algum fumo branco.
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Que aula de quimica ehehe ;) bom, mas então isto não tem solução? sim quando ligo o carro a frio parece sair umpouco de fumo branco misturado com o preto, mas depois o fumo branco desaparece.
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Tem uma solução simples, é atestar o deposito no final do dia, ao encheres o deposito, retiras o ar que está lá dentro, sem ar, não há condensação.
Esta é a recomendação para as maquinas agrícolas e industriais, que costumam sofrer muito deste problema porque passam muitas horas a trabalhar e a variação térmica é muito maior que num carro ;)
Com a utilização de depósitos de plástico reduziu-se este problema mas não a 100%
Que aula de quimica ehehe
As Leis da Fisica não perdoam :laugh:
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ahaha vou ter de andar sempre de deposito cheio??? ahahaha tou feito :suicidio:
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Não quero ser alarmista mas todos os sintomas, mesmo todos, são iguais aos do meu antigo Rover quando tinha a junta queimada. Verifica se estás a perder líquido de refrigeração.
Enviado do telemóvel
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Se estiveres a perder líquido de refrigeração vê também o estado do mesmo, se já tem óleo misturado
Enviado do telemóvel
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Não precisas de andar de deposito cheio, basta arranjar maneira de ter um filtro com decantador e de vez em quando, ir lá tirar a água.
Não querendo alarmar nem nada, mas a agua não é nada amiga dos injectores ;)
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Bom, já estou assustado xD a junta tem um ano e pouco e não perco água da refrigeração e tem a cor verde normal.
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Está sossegado e não inventes, o carro está bom e um soluço também te dá a ti de vez em quando e não vem mal nenhum ao mundo
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Se não perdes líquido e ele tem a cor normal então, pelo menos quanto à junta, podes estar descanso, pelo pouco que conheço de mecânica
Enviado do telemóvel
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Não é assim tão linear, a junta da cabeça pode estar queimada e não afectar nem o circuito de refrigeração nem de óleo. Por exemplo, se tiver queimada na zona entre os buracos dos cilindros, passa compressão entre os dois cilindros e não há contaminações nem de óleo nem de liquido de refrigeração.
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não podem ser apenas as velas? visto fazer só com frio?
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Num diesel common rail?
Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension
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Hoje fiz a revisão ao carro, e reparei que na bomba injetora ela estava com uma fuga e saia gasóleo.
O megane I 1.9 Td rt tem filtro de habitaculo? alguem sabe dizer onde?
Quis mudar as pastilhas de travão mas a peça do parafuso de segurança não estava a agarrar ao parafuso e não consegue tirar. quanto custa mais ou menos uma peça dessa?
Abraços
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Poderá ser isso que provoca as falhas.
Manda arranjar isso o quanto antes ;), cuidado com essa fuga, verifica se o gasóleo não cai para cima do alternador nem nenhum componente do género.
Quanto às outras questões, há sitios mais correctos para as colocar, em vez deste tópico ;)
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Boas, antes de mais nao tinha a certeza se era a area correta para postar isto mas cá vai.
Comprei a 1 mes um Renault Megane de 2014 com 124 mil km.
Quando ligava o carro a frio, de manha o carro começava com soluçoes, apos o arranque e aquecendo passava. Fui ao stand disseram que era o filtro do gasoleo, trocaram, e na verdade é que comparando ao que fazia ficou melhor.
Passaram 5 dias desde que tenho o carro de volta, e aconteceu novamente o mesmo, ao arrancar o carro soluça.
Alguem que tenha o mesmo problema ou ja passou por isto e saiba do que é?
Obrigado